Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 27/Apr/2016 às 10:15
79
Comentários

Rede Globo pede direito de resposta ao The Guardian e leva fora

Depois de ser citada em texto do The Guardian que trata do que está por trás do impeachment de Dilma Rousseff no Brasil, a Rede Globo exigiu um direito de resposta, mas recebeu o desprezo do jornal britânico

the guardian globo bonner marinho
William Bonner, editor-chefe do Jornal Nacional, telejornal de maior audiência do Brasil. Seu patrão, João Roberto Marinho, está incomodado com a repercussão internacional do impeachment

A publicação de um artigo de David Miranda no jornal britânico The Guardian provocou (leia o texto abaixo) forte reação das Organizações Globo.

Por meio de seu vice-presidente, João Roberto Marinho, o grupo Globo insistiu para que o jornal publicasse uma resposta ao texto, dizendo que jamais houve apoio ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

O The Guardian tratou a Globo de uma maneira que a emissora não está acostumada no Brasil: com desprezo.

Na ânsia de produzir uma contra-narrativa ao texto do The Guardian, o poderoso executivo da Globo enviou sua opinião, numa tentativa de rebater os elementos apontados no jornal britânico. O texto de Marinho, no entanto, foi relegado à singela caixa de comentários do jornal e não foi publicado.

Em seu texto “A razão real que os inimigos de Dilma Rousseff querem seu impeachment”, Miranda apresenta ao mundo os interesses que estão por trás do golpe em curso no Brasil. Entre eles, o da mídia, setor extremamente concentrado no país.

Desde o início do processo de impeachment de Dilma, outros diversos veículos internacionais denunciaram o golpe em curso no Brasil e manifestaram preocupação com a condução do caso por Eduardo Cunha (PMDB).

Ps.: No jornal O Globo, dois textos desmentem a tese de Marinho de que a Globo não apoia o impeachment. São os editoriais intitulados “O impeachment é uma saída institucional da crise” e “Tempo no impeachment corre contra o país”. A cobertura enviesada do Jornal Nacional, comandado por William Bonner, também é um elemento que merece destaque.

Abaixo, leia a íntegra do texto que enfureceu a família Marinho:

“A razão pela qual os inimigos de Dilma querem seu impeachment”

A história da crise política no Brasil, e a mudança rápida da perspectiva global em torno dela, começa pela sua mídia nacional. A imprensa e as emissoras de TV dominantes no país estão nas mãos de um pequeno grupo de famílias, entre as mais ricas do Brasil, e são claramente conservadoras. Por décadas, esses meios de comunicação têm sido usados em favor dos ricos brasileiros, assegurando que a grande desigualdade social (e a irregularidade política que a causa) permanecesse a mesma.

Aliás, a maioria dos grandes grupos de mídia atuais – que aparentam ser respeitáveis para quem é de fora – apoiaram o golpe militar de 1964 que trouxe duas décadas de uma ditadura de direita e enriqueceu ainda mais as oligarquias do país. Esse evento histórico chave ainda joga uma sombra sobre a identidade e política do país. Essas corporações – lideradas pelos múltiplos braços midiáticos das Organizações Globo – anunciaram o golpe como um ataque nobre à corrupção de um governo progressista democraticamente eleito. Soa familiar?

Por um ano, esses mesmos grupos midiáticos têm vendido uma narrativa atraente: uma população insatisfeita, impulsionada pela fúria contra um governo corrupto, se organiza e demanda a derrubada da primeira presidente mulher do Brasil, Dilma Rousseff, e do Partido dos Trabalhadores (PT). O mundo viu inúmeras imagens de grandes multidões protestando nas ruas, uma visão sempre inspiradora.

Mas o que muitos fora do Brasil não viram foi que a mídia plutocrática do país gastou meses incitando esses protestos (enquanto pretendia apenas “cobri-los”). Os manifestantes não representavam nem de longe a população do Brasil. Ao contrário, eles eram desproporcionalmente brancos e ricos: as mesmas pessoas que se opuseram ao PT e seus programas de combate à pobreza por duas décadas.

Aos poucos, o resto do mundo começou a ver além da caricatura simples e bidimensional criada pela imprensa local, e a reconhecer quem obterá o poder uma vez que Rousseff seja derrubada. Agora tornou-se claro que a corrupção não é a razão de todo o esforço para retirar do cargo a presidente reeleita do Brasil; na verdade, a corrupção é apenas o pretexto.

O partido de Dilma, de centro-esquerda, conseguiu a presidência pela primeira vez em 2002, quando seu antecessor, Lula da Silva, obteve uma vitória espetacular. Graças a sua popularidade e carisma, e reforçada pela grande expansão econômica do Brasil durante seu mandato na presidência, o PT ganhou quatro eleições presidenciais seguidas – incluindo a vitória de Dilma em 2010 e, apenas 18 meses atrás, sua reeleição com 54 milhões de votos.

A elite do país e seus grupos midiáticos fracassaram, várias vezes, em seus esforços para derrotar o partido nas urnas. Mas plutocratas não são conhecidos por aceitarem a derrota de forma gentil, ou por jogarem de acordo com as regras. O que foram incapazes de conseguir democraticamente, eles agora estão tentando alcançar de maneira antidemocrática: agrupando uma mistura bizarra de políticos – evangélicos extremistas, apoiadores da extrema direita que defendem a volta do regime militar, figuras dos bastidores sem ideologia alguma – para simplesmente derrubarem ela do cargo.

Inclusive, aqueles liderando a campanha pelo impeachment dela e os que estão na linha sucessória do poder – principalmente o inelegível Presidente da Câmara Eduardo Cunha – estão bem mais envolvidos em escândalos de corrupção do que ela. Cunha foi pego ano passado com milhões de dólares de subornos em contas secretas na Suíça, logo depois de ter mentido ao negar no Congresso que tivesse contas no exterior. Cunha também aparece no Panamá Papers, com provas de que agiu para esconder seus milhões ilícitos em paraísos fiscais para não ser detectado e evitar responsabilidades fiscais.

É impossível marchar de forma convincente atrás de um banner de “contra a corrupção” e “democracia” quando simultaneamente se trabalha para instalar no poder algumas das figuras políticas mais corruptas e antipáticas do país. Palavras não podem descrever o surrealismo de assistir a votação no Congresso do pedido de impeachment para o Senado, enquanto um membro evidentemente corrupto após o outro se endereçava a Cunha, proclamando com uma expressão séria que votavam pela remoção de Dilma por causa da raiva que sentiam da corrupção.

Como o The Guardian reportou: “Sim, votou Paulo Maluf, que está na lista vermelha da Interpol por conspiração. Sim, votou Nilton Capixaba, que é acusado de lavagem de dinheiro. ‘Pelo amor de Deus, sim!’ declarou Silas Câmara, que está sob investigação por forjar documentos e por desvio de dinheiro público.”

Mas esses políticos abusaram da situação. Nem os mais poderosos do Brasil podem convencer o mundo de que o impeachment de Dilma é sobre combater a corrupção – seu esquema iria dar mais poder a políticos cujos escândalos próprios destruiriam qualquer carreira em uma democracia saudável.

Um artigo do New York Times da semana passada reportou que “60% dos 594 membros do Congresso brasileiro” – aqueles votando para a cassação de Dilma- “enfrentam sérias acusações como suborno, fraude eleitoral, desmatamento ilegal, sequestro e homicídio”. Por contraste, disse o artigo, Rousseff “é uma espécie rara entre as principais figuras políticas do Brasil: Ela não foi acusada de roubar para si mesma”.

O chocante espetáculo da Câmara dos Deputados televisionado domingo passado recebeu atenção mundial devido a algumas repulsivas (e reveladoras) afirmações dos defensores do impeachment. Um deles, o proeminente congressista de direita Jair Bolsonaro – que muitos esperam que concorra à presidência e em pesquisas recentes é o candidato líder entre os brasileiros mais ricos – disse que estava votando em homenagem a um coronel que violou os direitos humanos durante a ditadura militar e que foi um dos torturadores responsáveis por Dilma. Seu filho, Eduardo, orgulhosamente dedicou o voto aos “militares de 64” – aqueles que lideraram o golpe.

Até agora, os brasileiros têm direcionando sua atenção exclusivamente para Rousseff, que está profundamente impopular devido à grave recessão atual do país. Ninguém sabe como os brasileiros, especialmente as classes mais pobres e trabalhadoras, irão reagir quando virem seu novo chefe de estado recém-instalado: um vice-presidente pró-negócios, sem identidade e manchado de corrupção que, segundo as pesquisas mostram, a maioria dos brasileiros também querem que seja cassado.

O mais instável de tudo é que muitos – incluindo os promotores e investigadores que tem promovido a varredura da corrupção – temem que o real plano por trás do impeachment de Rousseff é botar um fim nas investigações em andamento, assim protegendo a corrupção, invés de puni-la. Há um risco real de que uma vez que ela seja cassada, a mídia brasileira não irá mais se focar na corrupção, o interesse público irá se desmanchar, e as novas facções de Brasília no poder estarão hábeis para explorar o apoio da maioria do Congresso para paralisar as investigações e se protegerem.

Por fim, as elites políticas e a mídia do Brasil têm brincado com os mecanismos da democracia. Isso é um jogo imprevisível e perigoso para se jogar em qualquer lugar, porém mais ainda em uma democracia tão jovem com uma história recente de instabilidade política e tirania, e onde milhões estão furiosos com a crise econômica que enfrentam.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. José luis costa ferreira Postado em 27/Apr/2016 às 10:55

    Essa ,globo como band, rede tv são golpista ,seletiva ,parcial e manipuladoras,se eu fosse Presidenta Dilma mandava a receita federal fazer uma devassa fiscal nessas empresas , tá faltando o pulso que teve Lula quando fez junção e maosanta não se reelegeu e outros bichos de orelha.

    • Cacilda Galiotto Postado em 07/May/2016 às 13:48

      Faz um bom tempo que deixei de assistir essas emissoras compradas e mentirosas, hoje só assisto a Rede Brasil,que é isenta, sem firulas de qualquer partido!

  2. Bruno Postado em 27/Apr/2016 às 11:11

    Mas cadê a resposta do The Guardian?

    • Victor Postado em 27/Apr/2016 às 14:40

      A resposta do jornal britânico foi colocar a tentativa de direito de resposta dos marinho na caixa de comentários dos leitores. Desprezoinfinito.exe

    • Rodrigo Santos Postado em 27/Apr/2016 às 14:42

      O texto explica. The Guardian apenas colocou a resposta na seção de comentários do texto de David Miranda.

    • Carolina Postado em 27/Apr/2016 às 15:04

      A notícia da conta de que não houve resposta. Eles foram ignorados.

    • Márcio Postado em 27/Apr/2016 às 18:14

      Não houve, jogaram o pedido de resposta da Globo, na caixa de comentários como essa aqui e pronto.

    • Julião Postado em 27/Apr/2016 às 18:14

      Não teve resposta, isso se chama desprezo.

    • jo victor Postado em 27/Apr/2016 às 20:15

      você leu o texto?

    • Johnny Postado em 28/Apr/2016 às 13:14

      Essa é a matéria do The Guardian. A Resposta do Marinho aparece nos comentários da matéria no site do Jornal.

  3. Carlos Augusto Normann Postado em 27/Apr/2016 às 11:30

    a imprensa gringa está abrindo o bocão. Enquanto isso, a imprensa brasileira, de forte viés oligarca e plutocrata, segue acobertando os chacais congressistas. Enquanto o mundo todo se dá conta de que uma inocente está sendo detonada pela mídia sacana, os jornalões e televisões seguem insistindo em tratar como idiotas a população...força do hábito (deles)....

    • maria lucia carneiro Postado em 27/Apr/2016 às 16:33

      A imprensa Brasileira,nuca vai mostrar o que ocore sobre a opinião estrangeira.

    • mariani silva Postado em 27/Apr/2016 às 17:55

      Então nos resta , chorar o leite derramado , parece que estamos satisfeitos com toda essa bandalheira , joga a pedra na Geni . Ninguém sentou em cadeira vazia . Quem vai colocar em pauta no Congresso a reforma política? ,quem vai exigir ficha limpa? quando o cargo político vai deixar de passar de pai pra filho ? Quando teremos o Brasil que merecemos , nós trabalhadores , em dias com suas obrigações sociais , construtores das riquezas desta nação .

      • inacio zanin Postado em 08/May/2016 às 19:42

        UNO MINHA VOZ A SUA AMIGA MARIANI.....BELAS PALAVRAS......REPRESENTOU BEM O DESEJO DO POVO BRASILEIRO.... AFINAL NÓS >>>>O POVO BRASILEIRO ....A GENTE SÓ QUER TER A CHANCE DE SER FELIZ......NADA MAIS....

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Apr/2016 às 12:08

    A megalomania dessa familia não tem limite. Acham que podem pautar o mundo e mentir para o universo. Dêem-se por felizes por ainda conseguirem fazer isso em nível Brasil, e mesmo isso também tem data pra acabar. De qualquer forma, o grande "João Roberto Marinho - Editorial Board Chairman, Globo Group" levar um chute na boca internacionalmente, não tem preço, não tem dinheiro que pague.

  5. Rodrigo Postado em 27/Apr/2016 às 12:48

    Belo argumento.

  6. Geruza Postado em 27/Apr/2016 às 12:57

    Falou tudo como eu queria ser tirar uma palavra... Esse cara fez uma leitura excelente de tudo o que esta acontecendo no brasil.

  7. Maria Postado em 27/Apr/2016 às 13:00

    Só posso dizer : Parabéns! Parabéns pela clareza e objetividade com que os fatos foram tratados! A classe pobre desse país sabe de tudo isso, mas depois de séculos de opressão grande parte ainda tem medo da mão forte do opressor!

  8. Maria Postado em 27/Apr/2016 às 13:00

    Só posso dizer : Parabéns! Parabéns pela clareza e objetividade com que os fatos foram tratados! A classe pobre desse país sabe de tudo isso, mas depois de séculos de opressão grande parte ainda tem medo da mão forte do opressor!

  9. Eduardo Postado em 27/Apr/2016 às 13:27

    o The Guardiam devia é ter mandado eles todos "cagar no mato e parar de alimentar discórdia" Falam o que querem como querem e quando alguém retruca quer direito de resposta, vá responder na casa da mãe joana.... aquela que os amigos dela comanda.

  10. Rogério Postado em 27/Apr/2016 às 13:31

    Isso mostra que a Globo realmente está incomodada com a repercussão da mídia internacional, pedindo direito de resposta e dando espaço para petistas falarem ao vivo, como aconteceu com o Zé de Abreu no programa do Faustão. Vários jornais denunciaram a vergonha midiática e política que tem ocorrido no Brasil. Agora vão tentar limpar a sua barra e mudar um pouco sua imagem que ficou queimada internacionalmente.

  11. Katherine Postado em 27/Apr/2016 às 13:35

    A questão não é queremos o Temer como Presidente e sim, punir exemplarmente a Residente Dilma pelos crimes de responsabilidade fiscal, dentre inúmeros outros, sem falar dos que apenas supomos que foram comentidos mas não foram provados. Não queremos Temer, Cunha, Dilma, Lula e muitos outros, quero justiça! Sou contra o PT, a Dilma e não faço parte da elite!

    • Ricardo Postado em 04/May/2016 às 12:41

      Tchê, sequer os crimes de responsabilidade são inequívocos. Tem importantes juristas de Direito Financeiro (http://calle2.com/pedalada-nao-tem-nada-a-ver-com-crime-de-responsabilidade/) dizendo que não houve crime financeiro!!! E vc quer "punir exemplarmente"?! Admita, vc não quer puni-la por "crime de responsabilidade", mas por ser a Dilma.

  12. Gabriel Postado em 27/Apr/2016 às 13:43

    Não adianta, gente burra só tem paciência pra ler memes. Esse texto é muito grande e porisso apenas entendem como "blá blá blá". A ignorância ultimamente tem sido vendida como uma virtude, então aEsse Naro Solbo está ostentando a sua.

    • Rose Postado em 27/Apr/2016 às 15:09

      Verdade! De modo geral as pessoas não leem mais que cinco linhas! Lamentável!

    • Wylie Postado em 27/Apr/2016 às 15:20

      porisso!

    • Cristiano dos santos Postado em 27/Apr/2016 às 19:49

      colega Gabriel, com todo respeito a sua opinião , mais eu discordo, eu li o texto todo e concordo com a colocação do jornal britânico, infelizmente essa mídia que fica concentrada na mão de pouco, controla e manda no país ,um povo sem edução não tem cultura nem escolha , esse é o brasil

    • verimel Postado em 28/Apr/2016 às 11:33

      Quem tem que entender é o marinho da Globogolpe kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Lúcia Magalhães Fagundes Postado em 04/May/2016 às 19:24

      Eu lii todo o texto sim, e queria que fosse maior, porque não caberia aqui de tão longo, que se tratasse de colocar em questão toda a ladroagem bem como a citação dos nomes dos golpistas, salafrários, bandidos, medíocres que vão fazer deste país um prostíbulo. Tem que expulsar pelo voto essa cambada. FORA CUNHA, FORA TEMER e NÃO AO GOLPE.

  13. poliana Postado em 27/Apr/2016 às 14:16

    a única coisa q me consola diante de todo esse circo, é saber q TODA IMPRENSA INTERNACIONAL está falando sobre esse maldito GOLPE DE ESTADO q está sendo orquestrado no brasil. pelo menos lá fora, as pessoas terão conhecimento desse absurdo e saberão claramente quem está por trás de tudo isso!!!!

    • Ricardo Postado em 04/May/2016 às 12:44

      Poli, isso já acontecia em 1964, basta ver o documentário "O dia que durou 21 anos". Nele, os historiadores (americanos) afirmam que a comunidade internacional se perguntava sobre o golpe que ocorria, o que, no Brasil, era chamado carinhosamente de "revolução" (até hoje tem retardado que acredita nisso). A diferença é que o oligopólio midiático controlava com facilidade o acesso à informação, o que hoje não é mais possível graças à Internet. A propósito, não parece calhar estranhamente a limitação de acesso à internet em 2017, quase que imediatamente após o golpe?!

  14. poliana Postado em 27/Apr/2016 às 14:16

    sério q diante de tudo q vc leu, a única coisa q vc consegue falar é "bla bla bla"?

  15. jane gurada Postado em 27/Apr/2016 às 14:33

    Voces disseram tudo e isso mesmo que esta acontecendo no meu pais.T omaram o poder pela traiçao.

  16. Ricardo Postado em 27/Apr/2016 às 14:55

    Realmente este texto é muito grande para algumas pessoas qu e são Maria vai com outras. Se perguntarmos pra metade das pessoas q tanto protestam afinal é seu direito ainda bem, nem vão saber o que estão fazendo nessa ou naquela manifestação. Mas fazer o quê né? O que esperá de um congresso onde tem a bancada da bala, boi e de uebra tem Paulo Maluf, Jair bolssonaro e Eduardo Cunha, Tiriria Aecio Neves , meu deus alhai por nós esta republiquetas das bananas........

  17. Paulo Roberto Caetano Postado em 27/Apr/2016 às 14:55

    A Globo com o que anda aprontando ainda vai por o exercito no governo.Como mandam no Brasil !!!!

  18. Shirley Postado em 27/Apr/2016 às 15:00

    Muito bemmmmmmm!!! toda vida achei isso mesmo!

  19. Shirley Postado em 27/Apr/2016 às 15:00

    Muito bemmmmmmm!!! toda vida achei isso mesmo!

  20. Heliane Santos Postado em 27/Apr/2016 às 15:13

    Realmente, este texto, é tudo aquilo que nós brasileiros estamos sentindo. Os que foram denunciados por corrupção, são os que estão tramando para assumir o PODER. Nós estamos contra o golpe, não sabemos mais o que fazer, estamos agora confiando no bom senso dos SENADORES, que votem pela DEMOCRACIA e em prol da população, que continua contando com o governo que aí está, a favor do povo e não da elite brasileira.

  21. Monica Postado em 27/Apr/2016 às 15:22

    "O partido de Dilma, de centro-esquerda, ..." Amém. E que mais jornais parem de falar que o PT é de esquerda.

  22. Marcelo Sousa Postado em 27/Apr/2016 às 15:24

    Amigo, não houve reposta! Houve desprezo!

  23. Raphael Postado em 27/Apr/2016 às 15:33

    https://theintercept.com/2016/04/25/joao-roberto-marinho-me-atacou-no-guardian-e-tentou-enganar-o-mundo-eis-minha-resposta/ - Aqui estão as informações que você busca.

  24. Andrei Postado em 27/Apr/2016 às 15:38

    Talvez esse seja o artigo explicativo mais incrível que já li.

  25. Fabiana Bueno Postado em 27/Apr/2016 às 15:45

    Nao ao GOLPE!!!!

  26. poliana Postado em 27/Apr/2016 às 16:44

    Gente, kd o PP q n publica meus posts desde ontem??????????

  27. tadeu sena Postado em 27/Apr/2016 às 17:34

    E duro,mas temos que começar a prestigiar os jornais estrangeiros pois no Brasil somente sobraram as revistas carta capital e caros amigos So nos resta ir para a rua, pois o golpe vem ai.

  28. Marcos Postado em 27/Apr/2016 às 17:37

    Os pontos de vista apontados pelo The Guardian são sobretudo observáveis. Dá pra ver que as coisas aqui no Brasil são conduzidas pela mídia de maneira bem parcial. Mas o jornal fez acusações sem ouvir a parte acusada, isso não se faz em jornalismo.

  29. Carlos Morelli Postado em 27/Apr/2016 às 17:56

    Os brasileiros deixaram a corrupção correr solta, e isso é uma verdade. A grande maioria dos comerciantes e industriais são corruptos porque sonegam a valer , o quanto podem e não podem. Na realidade o "jeitinho brasileiro" é sinonimo de corrupção. Os que mais sonegam são os defensores do impeachement de Dilma porque querem se proteger acabando com a Lava Jato.

  30. Anderson Postado em 27/Apr/2016 às 19:20

    Artigo original: http://www.theguardian.com/commentisfree/2016/apr/21/dilma-rousseff-enemies-impeached-brazil Resposta da Globo: http://www.theguardian.com/world/2016/apr/24/globo-duty-to-report-on-the-brazilian-crisis

  31. Cristiano dos santos Postado em 27/Apr/2016 às 19:41

    concordo plenamente com o texto publicado pela A publicação de um artigo de David Miranda no jornal britânico The Guardian, o poder fica concentrado nessa mídia de rico ,que a população não consegue ver a real intenção dessas mídia , apoiada pelos grandes grupos de evangélico dono de grande redes de mídia e que controla um grade grupo de seguidores fanático, esse é o brasil controlados por pouco em beneficial próprio ,

  32. poliana Postado em 27/Apr/2016 às 20:41

    sério q depois de tudo q vc leu (será q leu mesmo?), a única coisa q vc tem a dizer é "bla bla bla"?

    • Luiz Cesar da Cruz Postado em 27/Apr/2016 às 23:34

      Pelo nome dá pra ver que é bolsonete.

  33. poliana Postado em 27/Apr/2016 às 20:48

    PRAGMATISMO POLÍTICO, PUBLIQUE MEUS COMENTÁRIOS!!! DESDE ONTEM QUE NÃO VEJO MEUS POSTS AQUI!!!!

    • João Carlos Postado em 27/Apr/2016 às 23:53

      Xiii, poliana! Cuidado! Pode ser um possível "justiçamento" de seus companheiros. E sobre o The Guardian, será que ele cospe também?

    • enganado Postado em 28/Apr/2016 às 01:32

      Cara poliana. Aguarde porque com certeza vão censurar TODOS os Blog´s Sujos, segundo çERRON, vão se acabar. A Direita não aceita críticas, contestações e/ou verdades, estão acima do bem e do mal, são imortais, DEUS que se cuide! Pergunto: Será que o AÓPIO algum dia vai ser processado por levar PROPINAS? A resposta está com gen. Mourão. O que Vcs acham que o valentão vai responder? O BRASIL é um mero detalhe, não vai ao caso (PHA)!

  34. Julio Postado em 27/Apr/2016 às 21:47

    Não votei na Dilma, mas todo o circo é notório. Foi dito após as ultimas eleições presidenciais que não deixariam Dilma governar e nem terminar o mandato. Acho que foi o senhor Aécio.

  35. Sirlei Postado em 27/Apr/2016 às 21:49

    Pois é, infelizmente é isso mesmo o que jornalista escreveu, pelo sobrenome, parece ser brasileiro ou latino. Ñ sei se ele expessa a opinião da Ingalterra, mas a esta foi a mais sacana hostoricamente falando, levou vantagem em tudo, é só olhar a geografia. Apontar erros é fácil, quero ver ter peito pra ñ reconhecer o golpe publicamente, na ONU, isto nenhum país fará. Os contrátos serão honrados é os pobres do Brasil voltarão pra senzala.

  36. marcia julita f dos santo Postado em 27/Apr/2016 às 23:41

    Deve ser um coxinha burro,analfabeto político que só vê a globo e não percebe a corda que está colocando no próprio pescoço.

    • marcus Postado em 29/Apr/2016 às 21:40

      Para você se não está de acordo com os planos de poder do PT e alinhado com o Marxismo Cultural e aceitando um governo corrupto, então são analfabetos. Acho que você deve rever seus conceitos. Aliás você vez o dever de casa pregado por eles. Aplicam sempre a regra básica. Palavras de Lenin: "Acuse-os adversários do que você faz, xingue-os do que você é”

  37. Bruno Postado em 27/Apr/2016 às 23:54

    Burro

  38. Beatris Postado em 28/Apr/2016 às 00:05

    The Guardian, mandou a Rede Globo catar coquinhos.... esse me representa.

  39. enganado Postado em 28/Apr/2016 às 01:25

    naroX, vc vai trabalhar em qual Estatal doada aos Anglo-SIONISTA? PETROBRAX, ELETROBRAX, Bco. do BRA(z)IL, CaixaX EconomicaX, Exército do BRA(z)IL "Trade Marck" ou "S/A" (cabo corno)teiro?), ... etc. Agora abriu sim um leque de chances para Vc, que vai fazer inveja até ao CÚnha que nunca viu tanta grana passando em sua frente. naroX pegue algum! Porque até o Beto Bicha do Paraná já até entrou no rachucha!

  40. Jorge Postado em 28/Apr/2016 às 07:41

    Acho que estão subestimando o fator POVO, tanto a mídia estrangeira quanto a nacional, assim como o PT, PMDB, PSDB e a corja toda. Acreditam que saindo o PT do poder irá criar um vácuo que será ocupado por outros escrotos e vai ficar por isso mesmo. Ultimamente, o que eu tenho visto e acredito que seja isso mesmo, é o POVO ocupando o que é seu por direito, o poder de decidir o que quer. Lembrem-se que hoje existem outros meios de notícias além da tal mídia nacional. Aliás, a internet hoje é a principal fonte de notícias do povo brasileiro. No Facebook é possível perceber a insatisfação geral. Portanto, o que importa são os fins e não os meios. Se temos que utilizar políticos corruptos para tirar outros corruptos do poder, assim o faremos. Daqui a pouco tiraremos estes outros corruptos também. Acredito no poder do POVO. Se erramos, temos todo o direito de corrigir os nossos erros, afinal, quem manda nesta bodega é o POVO. Entendam isso de uma vez por toda...

  41. Maurício de Souza Matos Postado em 28/Apr/2016 às 09:31

    Daqui a pouco o Moro passará a ser o vilão da história. Será contestado pela imprensa, como foi no caso do BANESTADO e terá que abafar a Lava-Jato, para não atingir os novos membros do Planalto.

  42. Ana Lúcia Postado em 28/Apr/2016 às 09:52

    Parabéns para esse jornal que teve a coragem de dizer e publicar o que milhares de brasileiros precisam saber. Acorda gente. Alguém precisava dar uma resposta a altura a esse meio de comunicação (GLOBO) que, descaradamente vem manipulando a opinião pública nesse Pais, dia-após-dia, até conseguir seus objetivos políticos e financeiros através do poder, já que isso não foi possível no governo do PT. Parabéns para o THE GUARDIAN.

  43. Otávio Belshoff Postado em 28/Apr/2016 às 10:31

    Que matéria mais arbitrária, vocês reclamam do jornalismo da TV Globo mas fazem o mesmo, não são imparciais, assumem uma posição e expõem só o que acham necessário. Tal artigo se mostra totalmente irrelevante e desnecessário, enquanto vocês perdem tempo tentando denegrir a segunda maior emissora de televisão comercial do planeta, ela vê as tuas cifras aumentarem exponencialmente.

  44. verimel Postado em 28/Apr/2016 às 11:39

    ha ha ha .. o marinho da #globogolpe tá furioso, porque o tiro da globo pegou no próptio pé. BEM FEITO !!!!! THE GUARDIAN: - WELL DONE !!!!!!!!

  45. Hermes Postado em 28/Apr/2016 às 12:54

    Não ao impeachment, nao aos governadores, nao aos senadores, não ao congresso, chega. essa luta te que ser nas urnas. Queremos eleições diretas ainda este ano, para prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores estaduais e federais vereadores em fim todo tipo de representante público. Leva e confusão para urnas deixa o povo tomar o seu curso. Quem será que vai aparecer com candidato em? diante tanta Barbare, de tanta corrupção se que o povo esses mesmos representantes? não vejo o Brasil em Crise! vejo um tabuleiro de xadrez onde o povo brasileiro esta e cheque.

  46. IVETE Postado em 28/Apr/2016 às 13:16

    GLOBO PAGUE O QUE DEVE , SEU JORNAL VIROU UM JORNALECO,A GLOBO SIM ESTA ENVOLVIDA NESSA SITUAÇÃO QUE ESTÁ O BRASIL COM O SEU JORNAL SUJO COLABORANDO COM ESSE GOLPE NA NOSSA DEMOCRACIA,PAPEL IMUNDO COLABORANDO COM OS BANDIDOS RÉUS,PERDEDOR QUE NÃO ACEITA DERROTA PELO VOTO,UM DESLEAL VICE PRESIDENTE E UM BANDIDO QUE RECEBE PROPINA COMPROVADA E AINDA QUE PARECER INOCENTE PODE TER CERTEZA TUDO O QUE ACONTECER NO BRASIL E COM O POVO TAMBÉM SERÁ CULPA DA GLOBO SIM SIM JORNALECO .

  47. Maria Nair Postado em 28/Apr/2016 às 13:23

    Gabriel, embora eu seja burra sei que POR ISSO, se escreve separado, tá bom? É Só uma dica pra te ajudar.

  48. Sandra Lobato Postado em 28/Apr/2016 às 14:04

    A globo É SÓ UMA das instituições + corrupta desse país, ASSIM COMO a suprema corte que se vende por alguns muitos trocados e pisam BA constituição e na DEMOCRACIA usando as leis para beneficiar grupos elitistas e suas FACÇÔES criminosas....ou SEJA estamos à Mercer de corruptos inescrupulosos que atuam em favor do domínio pelo poder de formar descarada passando por cima da ÉTICA moral e direitos DEMOCRÁTICO e constitucionais.

  49. Manoel Postado em 28/Apr/2016 às 14:54

    O face me trava constantemente mas aqui não será o pq? aqui da certim, mas no face estou bloqueado sera o pq? uai, deixa face vc pode ser vitima da oabzinha tbm. Aplausos Parabéns, Aplausos Parabéns, Aplausos Parabéns, A culpa da presidenta cair foi da tal oabzinha Tem razão o governo ser cassado, os adivugadi são da oabzinnha. Se fosse de Portugal tava livre disso. venho Portugal "salvar teu filho," O direito morreu na boca da oabzinha letra morta, verbete morto, oabzinnha doente sem "discernimento" discernimento" discernimento" A culpa é da oabzinha, letra morta, verbete morto, culpa da oabzinha da presidenta cair. Pergunte ai o povo do direito desumano se os TARADOS COMER NOSSA GABIRROBINHA SE ELES DEIXAM PRENDER QUE COMER NOSSO CU: Aplausos Parabéns, Aplausos Parabéns, Aplausos Parabéns, moços da oabzinnha, mas me fala se os TARADOS COMER a nossa GABIRROBINHA, de nossa famiia e filhos, vcs deixam prender eles ou vamos levar eles em frente o juiz e apresente-os, e diz que eles arregaçou nosso cu e que o juiz deixem eles soltos ZOMBANDO DE NOSSO cu sem as pregas das MORROIDAS e PRÓSTATAS TODAS ARREGAÇADINHA moços da oabzinha estudar para deixar TARADOS comer o cu da gente e fica SOLTOS NÃO DA HEIN? Vcs podia deixar prender quem comer nosso cuzim. vcs deixam moços da oazbinha? Falam! Quero ver vcs cai na taca, para ver se vcs deixa prender seus agressores moços,, comer seus cuzim , arregaçar suas morroidas e próstatas do cu. Boa tarde amigo do Consultor Assistente Jurídico, esta oabzinha é mãe do crime.. cuidado com esta maldita ai pessoal, esta criminosa. Portanto moços fala para este Luis ai, se o Direito que eles tem fosse bom, que tanto critica as faculdades onde eles mesmos são donos e estudarão e ministra aulas fosse tão boa, tinha libertado o nosso Herói " Tiradentes", este bando de covardes.Vcs dizem que advocacia não é para covarde né Luís Cláudio, mas na oabzinha não tem só covardes, mas um bando de letra morta, verbete morto, enfezados, adoentados. Procura-se um advogado ai na sua oabzinha que tem coragem e honesto que ama o Direito e justiça moço. Fala Luis para a não que ai tem moço. fala de direito é face quero ver ter coragem de fazer cumpri, esta oabzinha é uma ruína na sociedade uma hipócrita, dessoladora dos homem de bem da nação; Esta oabzinha sua ai Luís Cláudio não tem moral para falar de Direito e justiça na faculdades não moço, Quero ver vcs serem espancados, serem estuprados, roubados, cair na taca mesmo ai se vcs deixam prender seus agressores, fala moço vcs deixam fala para sociedade que é vitima de vcs ai moço, Quero ver a taca cai em vcs, para ver se tem justiça para a oabzinha bandida. "salve uns" mas tem medo dos tiranos ai. Quero ver vcs serem vitima um dia, para ver se tem justiça cambada de mal feitores , um dia vcs vão precisa de justiça seus mal feitores.mmm

  50. enganado Postado em 28/Apr/2016 às 15:17

    A rede gRoubo pensa que a Inglaterra é a Casa da Mãe Joana e que consegue embromar a mídia do 1º mundo. A gRoubo sim, consegue embromar aqui no CX da Mãe Joana=BRAzIL dando o 1º GOLPE-2016, porque o segundo será qdo for anunciado novas eleições. Lógico! Acionam o Venal-Tradicional juizeco MORO (((juiz bola da vez=comprado como o JB)) e sua troupe de Procuradores da República de Guantânamo do Paraná para cassar os Direitos Políticos do LULA, ou seja, 2º GOLPE-2016. Penso até que cassam também a da DILMA para não perderem a viagem, ou seja vão tentar dizimar o PT, com a eterna ordem da rede gRoubo=já comprada pelo AIPAC para servicinho menores na república de Bananas=BRAzIL. Falando em República de Bananas, lógico! Um país que tem um exército que não se dá ao respeito para defender o solo Pátrio (((só falam em defender o BRAzIL porque a Venezuela vai invadir o BRAzIL-tem que rir, né))), o Cumprimento das Leis (((o MORO rasgou a CONSTITUIÇÃO, me desmintam!))) e assistem as riquezas minerais da Pátria sendo entregues aos Anglo-SIONISTA (((PRE-SAL da PETROBRAS a Chevron))) e não se levantam sequer da cadeira para pelo verem o que está se passando, é porque tão achando lindo o GOLPE-2016, orquestrado pela rede gRoubo. Mas voltemos a República de Bananas=BRAzIL, pois notem que o endereço do BRAzIL na internet é: ??? @ ???. com.br, então o ___”””br”””__ , nada mais nada menos que ___(b)anana (r)epublic (english)___ br , assim fica estereotipado e confirmado que somos uma republiqueta de merda cujos donos são uma filial da AIPAC no hemisfério sul: rede gRoubo. Então muitos GOLPES ainda virão contra as Conquistas Sociais, que mudarão de Nomes e suas verbas cairão em 90%. Onde já viu uma “Direita fdp” como esta permitir que Pobre andem de avião. Jamais né gen. Mourão! Isso é Puro COMUNISMO=BOLIVARIANISMO=REPÚBLICA SINDICALISTA=AUTORITARISMO SOVIÉTICO=SOCIALISMO=LUTA DE CLASSES=PUTINISMO=CHAVISMO=FIDELISMO ... qq coisa que não seja aprovado pela CIA/NSA/MOSSAD/AIPAC, e isto NUNCA PASSARÁ pelo crivo do FHC/çERRON/AÓPIO/RATAZANA=TEMERário/BOÇAL-naroX/ ... / ... etc. Imaginem o Ali Babá, Aloysio “300 MIL”, AÓPIO ANDAREM de avião ao lado de um 7P´s! Isto não pode ocorrer NUNCA! Mas NUNCA nos esqueçamos que se tudo NÃO passar pela CENSURA da rede gRoubo, podem esquecer, portanto vai ser como a rede gRoubo QUER! O que mais me deixa alegre é que a rede gRoubo foi criação pura e exclusiva do tal exército do BRAzIL, e hoje o Monstro=rede gRoubo cresceu mais que o tal exército do BRAzIL, e se tornou invencível! Será que nesta Trademark e/ou S/A tem alguém Patriota, como o GENERALÍSSIMO/PATRIOTA/HONRADO Gen. LADÁRIO? Difícil né! Não custa lembrar que o tal exército do BRAzIL vai ser a última coisa a ser PRIVATIZADO (((vai virar uma S/A=TRADEMARK))), porque garante as instalações dos donos do BRAzIL=rede gRoubo, fortunas dos FHC, çERRON, AÓPIO, Bancos, MORO´s, ... contra os 7P´s. Rede gRoubo esqueça o The Guardian porque quem explora as Minas de Nióbio são os INGLESES, e Vcs sabem que se eles se emputecerem e abrirem as contas bancárias da gRoubo lá na Inglaterra, aquele rachucha que a gRoubo NÃO DEU a alguém da Direita vem à tona, e lógico, vão ter que dividir a SONEGAÇÃO USUAL na rede gRoubo. gRoubo não brinquem com o 1º MUNDO, pois suas granas estão escondidas LÁ!

  51. Fernando Postado em 28/Apr/2016 às 15:26

    O pior é que todos sabemos que a Globo é mídia chapa-branca, pró governo e, na realidade, atenua os "malfeitos" (rsrsrs) da quadrilha.

  52. Fabio Nogueira Postado em 29/Apr/2016 às 19:04

    Este é um texto que distorce a realidade da primeira até sua última palavra. O legal da História é que ela não precisa de manipulação para sempre estabelecer e reconhecer a verdade. O articulista pode inventar a versão que quiser da situação atual do Brasil. Infelizmente para ele é impossivel negar o rombo de R$ 98 bilhões no orçamento porque ele está escrito em um relatório do próprio governo; é impossivel negar o desvio de bilhões de reais da Petrobrás porque há 15 tomos de mais de 1.000 páginas cada um nas mãos do STF comprovando isso; não há como negar que a dívida pública brasileira passou de 220 bilhões para quase 3 trilhões de reais ao longo do governo petista sendo que ninguém sabe onde esse dinheiro foi aplicado porque nossa infra-estrutura continua tão pobre quanto antes; não há como negar a ascenção da inflação, os 11 milhões de desempregados, o aumento desmesurado das despesas públicas com funcionalismo, o travamento do funcionamento do executivo pelo conflito de interesses entre os 12 partidos que ocupam os 39 ministérios de Dilma ... porque tudo isso está escrito nos relatórios que o próprio governo publica. Sua inutil tentativa de divulgar um suposto golpe no Brasil é patética. Tão patética que nenhuma midia internacional a endossa. Quando muito abre espaço para opiniões sem pé na cabeça como condescendência. O PT já foi varrido da história brasileira. Teve seu passado. Felizmente não terá nenhum futuro.

  53. josé luiz Postado em 29/Apr/2016 às 23:33

    the guardian ouviu o galo cantar , mas não sabe onde!, o impeachmente é legal e constitucional, atende os clamores de um povo sofrido, que ao longo dos anos ´e refém dos senhores feudais que estão instalados em todos os poderes da república saqueando e quebrando o país. print screen

  54. josé luiz Postado em 29/Apr/2016 às 23:38

    Fábio nogueira,ótimo comentário, real e lúcido, parabens.

  55. ohfmann Postado em 09/May/2016 às 11:49

    Seria hilário, se não fosse triste! Este governo, com seu ex-presidente, e com a atual (já quase ex também) quebraram a Petrobrás, rombos financeiros e econômicos na maioria das instituições governamentais,em resumo; conseguiram levar o País a mais aguda recessão, e ainda tem gente que, não sei se por burrice ou conveniência, tem a capacidade de defende-los! E em se tratando de ricos explorando pobres, vejamos a relação e as vantagens que concederam aos bancos, assim como as maiores empreiteiras do país, e as vantagens concedidas a Eike Batista, Friboi etc..., todos para ajuda-los a sair da "miséria"!

    • TIJUANO Postado em 20/May/2016 às 11:10

      (...) Este governo, o do Fernando Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso, (...) O sr. quis se referir, suponho né? Pois, o enredo é o mesmo, só mudaram os personagens e suas pseudos ideologias... O Pais está entregue ao bando de plutocratas mesmo, sem o menor escrúpulo com os elementos das classes inferiores.

  56. TIJUANO Postado em 19/May/2016 às 16:44

    A pergunta é: Será que não dá para criar um modelo no qual não seja necessário subserviência à maçonaria plutocrática do tio Sam bem como ser refem da plutocracia soviética? Ao olharmos as politicas sul americanas é isso mesmo: os países ou são bolivarianos e têm o tio Sam como verdadeiro inimigo mortal, ou são "democratas" e ficam lambendo os sapatos daqueles que que pregam uma verdadeira cultura da violência (EUA). Já está mais do que na hora de uma atitude do coletivo em prol de uma estabilidade politica, não precisa ter uma doutrina como os militares convencionais, mas também não precisam ser beligerantes como o povo do esquadro nem tão pouco fanáticos e autoritários como os russos.