Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 01/Apr/2016 às 16:57
22
Comentários

Procurador da Lava-Jato diz que PT é o único que não impede investigações

Procurador da Lava Jato surpreende ao admitir que os governos Lula e Dilma foram os únicos que não impediram investigações: “Aqui temos um ponto positivo que os governos do PT têm a seu favor. Boa parte da independência do Ministério Público e da Polícia Federal decorre de uma não intervenção do poder político, fato que tem que ser reconhecido. Os governos anteriores realmente mantinham o controle”

Procurador PT Carlos Fernando dos Santos Lima
O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima (esquerda, ao microfone)

O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-­tarefa da operação Lava Jato, disse esperar que a operação siga com independência para atuar.

Numa palestra proferida ontem em São Paulo, o procurador afirmou que o PT, nos quatro mandatos na Presidência – Lula e Dilma – fortaleceu e deu autonomia à Polícia Federal e ao Ministério Público.

Confira trecho de sua palestra: “Um ponto positivo que os governos que estão sendo investigados, os governos do PT, têm a seu favor é que boa parte da independência atual do Ministério Público, da capacidade administrativa, técnica e operacional da Polícia Federal decorre de uma não intervenção do poder político”, disse.

“Isso é importante, é um fato que tem que ser reconhecido, porque os governos anteriores realmente mantinham controle das instituições. Nós esperamos que isso esteja superado.”

O Instituto Fernando Henrique Cardoso ainda não comentou as declarações do procurador.

Anteontem, outro procurador da força-­tarefa, Paulo Roberto Galvão, afirmou em um seminário na capital paulista que a intenção do Ministério Público é dar continuidade às investigações independentemente de quem estiver no poder. “A intenção da força­-tarefa é continuar as investigações, independentemente e de forma absolutamente autônoma do que ocorre no mundo político”, afirmou o procurador.

Os investigadores também lembram que cabe ao MPF a investigação de crimes envolvendo o governo federal e que o PT está há treze anos no poder, praticamente impossibilitando a punição de crimes cometidos antes disso, pois, eles já podem estar prescritos.

“Em relação aos fatos ocorridos nos governos anteriores (aos do PT), para condenar alguém tem que ter uma pena por um crime maior do que oito anos”, explicou Galvão, lembrando que, pela lei brasileira, o prazo para a prescrição dos crimes depende do tamanho da pena e que nem na Lava Jato os réus foram condenados a oito anos de prisão por um único crime (as condenações na operação, quase sempre, envolvem mais de um crime, aumentando assim o tempo total da pena).

com Agência Estado

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 01/Apr/2016 às 22:08

    É, amigão, você é MUITO alienado (e olha que estou sendo bacana ao usar um mega eufemismo). Ou vive numa caverna.

  2. Ronaldo Postado em 01/Apr/2016 às 22:32

    O procurador se referiu a governos do PT. Lula também era incompetente? Vc acha que distorcer a realidade para manter preconceitos é uma boa maneira de descobrir a verdade?

  3. Filipe Postado em 02/Apr/2016 às 00:22

    Qual escuta???? Pq eu ouvi várias (não todas porque tenho mais o que fazer) e nenhuma deixou isso claro. Você pode me indicar uma específica?? Resposta: Não

  4. Paulo Veiga Postado em 02/Apr/2016 às 00:48

    Como dizia Paulo Freire, não adianta ensinar quem está disposto a não aprender... podem dizer, mostrar, provar seja lá o que for que valorize o PT e a Dilma ou que inocente Lula; que a oposição não estará interessada, ela quer é acusar, pouco se importa com a verdade dos fatos.

  5. Carlos Postado em 02/Apr/2016 às 02:27

    "Os investigadores também lembram que cabe ao MPF a investigação de crimes envolvendo o governo federal e que o PT está há treze anos no poder, praticamente impossibilitando a punição de crimes cometidos antes disso, pois, eles já podem estar prescritos." Está aí a desculpa mais esfarrapada da história, ou seja, já tem mais de 13 anos então deixa de lado. Primeiro que não existe prescrição para crimes de corrupção e segundo que a sociedade tem o direito de saber quem está saqueando ou que já saqueou o país, pois esses bandidos que estão sendo poupados poderão se tornar no futuro presidentes da república. E mais, investigando perídios anteriores ao governo PT vão deparar com crimes praticados por pessoas que estão aí tramando contra o estado democrático de direito. Esses procuradores de Curitiba ha muito não disfarçam suas preferências político partidária, postura incompatível com seus cargos públicos.

  6. Deisi Postado em 02/Apr/2016 às 08:18

    Nós tempos do FHC ele tinha o engavetador geral da república, sem dúvidas no governo o PT existe liberdade para investigação. Tanto é que o juizinho de primeira instância rasga a constituição e nada acontece.

  7. Thiago Teixeira Postado em 02/Apr/2016 às 08:45

    Engraçado, porque o Bonner não abri o JN com essa manchete?

    • Onda Vermelha Postado em 02/Apr/2016 às 22:42

      Hehehe! No JN? Não vem ao caso!

  8. Thiago Teixeira Postado em 02/Apr/2016 às 08:47

    Dilma e o PT conseguem 54 milhões de votos graças a aversão a pessoas do seu tipo.

    • Wagner Postado em 24/May/2016 às 12:37

      Graças a aversão? Você quer dizer graças ao engano. Prometeram não fazer isso ou aquilo, de que o outro é que iria fazer. Mas quem acabou fazendo isso foi o próprio governo petista de Dilma, fato já admitido por Lula. De que tinham um discurso para ganhar a eleição, porém tiveram que mudar esse discurso e fazer aquilo que disseram que não fariam.

  9. Jane Postado em 02/Apr/2016 às 10:32

    Rodrigo, meu caro, para com isso que tá feio. Quer dizer que a presidente Dilma é incompetente para esconder as verdades e sujeiras de outros governos?? Aqueles que tu defendes??? Tomara que ela continue assim. Incompetente aos teus olhos e limpando a casa. NÃO VAI TER GOLPE!!!!!

  10. Jorge Luiz Postado em 02/Apr/2016 às 13:36

    Agora conta uma novidade! Eu quero é cassar coxinha!

  11. luis Postado em 02/Apr/2016 às 20:01

    Parabéns pro PT, espero que prendam todos os corruptos.

    • Lopes Postado em 03/Apr/2016 às 15:14

      Menos Lulla.

  12. gustavo Postado em 03/Apr/2016 às 19:22

    Agora me expliquem como isso se encaixa com a outra tese de que existem um complô mídia-justiça-polícia-oposição para derrbar Dilma?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 04/Apr/2016 às 14:44

      """""""""tese""""""""""

    • João Paulo Postado em 05/Apr/2016 às 12:54

      Vazamento seletivo na véspera da eleição e divulgações criminosas de interceptações telefônicas são o quê? Complô ou mero filho da putismo? E, em interrogatório, o investigado dizer de propina ao Aópio e a promotora ser ríspida e dizer que "não é isso que ela perguntou"?

  13. Jeane Postado em 05/Apr/2016 às 21:58

    https://www.youtube.com/watch?v=vGGKxCzQUxU

  14. Yara Postado em 15/Apr/2016 às 10:39

    Interessante essa ilógica de alguns comentários que dizem que os governos da Dilma e do Lula não barraram as investigações por incompetência. Pode ser que tenham errado em uma coisa ou outra, mas se eles tivessem tentado barrar essas investigações seriam o quê? Ladrões? Parece que para maiora o esperto será admirado é quem rouba e consegue se safar. Não importa o que façam a alienação tanto feita pela mídia como a que já carregamos, por outras formas de aprendizado, essa sim, é o grande mal.

  15. Wagner Postado em 24/May/2016 às 12:34

    Uma simples pergunta: Já que o PT é um partido tão ético e honesto, e que não impediu as investigações, porque tentou a todo custo dar foro privilegiado ao seu ícone máximo que está sendo investigado?

  16. Flora Beliski Postado em 24/May/2016 às 13:20

    Na era FHC nada era investigado porque Gilmar Mendes engavetava tudo , no governo PT a Dilma deu total autonomia a PF pra investigar e punir ,Agora que a verdade ta mais que escancarada , não tem nada pra querer dizer que ele tem que se explicar , Oras !! explicar o que ?? falou tudo nos áudios , Não podemos aceitar a volta pra miséria . Agora o que resta a PF e o STF apurar julgar e expulsar da politica esses bandidos ,

  17. Cézar Luz Postado em 26/May/2016 às 03:53

    Falamos e discutimos sobre o mesmo assunto. Percebo uma convergência que é sobre um Brasil melhor para as gerações futuras, por isso não vejo outra alternativa senão um aprofundamento das investigações e cumprimento do estrito processo legal condenando todos os culpados sejam de partido forem, sem protecionismos ideológicos nem funcionais. (Políticos, Juízes, Empresários, etc.) corruptos, caso contrário ficaremos esperando sempre as migalhas que caem da mesa onde está servido banquete que com muito suor preparamos para estes sanguessugas se sirvam sem nenhum pudor. Gilmar, Lula, Aécio, Jucá, Moro, Feliciano, Temer, Serra, Gedel, Dirceu, ACMs, Maluf, Alkimin e tantos outros que vicejam neste lodo fétido da corrupção transferindo às suas gerações o imoral patrimônio conseguido com o suor do povo brasileiro. A consequência de tudo isto é a explosão da violência social, injustiça praticada pelo Estado contra nossa juventude, negando-nos educação de qualidade oferecendo-nos como saída a marginalidade, ou seja punição dupla o Estado "anêmico" dessa sangria não tendo o recurso necessário para uma distribuição igualitária do PIB envia seu braço armado para numa tarefa comparada a enxugar gelo, solucionar e/ou eliminar o "problema".