Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 19/Apr/2016 às 16:32
7
Comentários

Processo contra Cunha no Conselho de Ética caminha para terminar em pizza

Vice Presidente da Câmara estabeleceu nesta terça-feira (19) duras limitações às investigações contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética. O Conselho está proibido, por exemplo, de usar provas e documentos da Lava Jato contrários ao presidente da Casa. Na prática, foi dado um passo decisivo para uma 'pizza' no colegiado. Ninguém está nas ruas. Panelas não são ouvidas

eduardo cunha waldir maranhão conselho ética
Eduardo Cunha e Waldir Maranhão, aliado e vice-presidente da Câmara

Em decisão lida no plenário da Câmara dos Depurados nesta terça-feira (19), o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), estabelece duras limitações às investigações de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Casa e, na prática, dá um passo decisivo para uma “pizza” no colegiado.

Na decisão desta terça, Maranhão proíbe que o Conselho investigue e use como prova contra Cunha qualquer documento ou depoimento que não diga respeito à suspeita de que ele mentiu à CPI da Petrobras em março de 2015. Na ocasião, ele negou ter contas no exterior.

Ao aprovar a continuidade do processo contra Cunha, o Conselho de Ética retirou, por pressão dos aliados de Cunha, a acusação de que ele recebera propina. Ficou apenas a acusação sobre a mentira na CPI.

O Conselho, porém, tinha deixado claro que iria usar toda a investigação da Lava Jato no seu relatório final. É isso que Maranhão proíbe. Ele diz que se qualquer prova adicional à acusação de mentir à CPI for usada no relatório, ele será considerado nulo.

Maranhão também acolhe vários argumentos de aliados de Cunha, apontando supostos “vícios” no processo, o que possivelmente será usado por esses mesmos aliados para conseguir a anulação de eventual resultado contrário ao presidente da Câmara.

Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal sob a acusação de integrar o petrolão. Delatores e documentos apontam envolvimento do peemedebista com desvios de recursos da Petrobras.

Desde que seu pedido de cassação foi feito na Câmara, em outubro do ano passado, o processo anda a passos lentos e frequentemente sofre reviravoltas já que a palavra final sobre questionamentos apresentados por aliados de Cunha é de Maranhão, um desses aliados.

Aliados e adversários do peemedebista dão como certo que o processo não dará em nada. A probabilidade é que Cunha sofra uma punição muito mais branda do que a cassação. Até agora, ninguém está nas ruas e panelas não são ouvidas.

SAIBA MAIS: Com o impeachment de Dilma aprovado, Eduardo Cunha receberá ‘anistia’

Folhapress/EBC/Ranier Bradon

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Deisi Postado em 19/Apr/2016 às 17:37

    Esse é o herói dos coxinhas, tem o mesmo perfil com.certexa nao sairão as ruas, não baterão panelas nas varandas gourmet, a mídia vai abafar o caso, também vão aposentar suas camisas da CBF. Enquanto isso na republiqueta do Cunha, os ratos farão a festa, a ratazana velha, vai triplicar seu patrimônio, os coxinhas aplaudem. Para coxinha não tem problema roubar e depositar em paraíso fiscal, o problema é pagarem impostos e contribuir, para que pobre tenha Bolsa Família, "Porque não pode dar o peixe tem que ensinar a pescar.

  2. EDUARDO DO PT Postado em 19/Apr/2016 às 17:41

    Fala isso pra um coxinha e ouvirá: a culpa é do PT.

  3. Line Postado em 19/Apr/2016 às 20:52

    Onde estão os idiotas úteis do impeachment? Estão planejando ir as ruas protestar? Que nada!

  4. Antonio Palhares Postado em 20/Apr/2016 às 10:21

    Vou repetir. Crônica de uma morte anunciada. O Lula não acabou com uma peste desgraçada chamada globo. Era so fazer uma lei de imprensa. Fazendo uma investigação da privataria tucana. Mandaria para a cadeia todos os caciques do psdb. Os partidos de esquerda fizeram o jogo da direita.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 20/Apr/2016 às 11:25

    Parabéns aos envolvidos. Tá na conta de vocês. E vai ter mais, Cunha "na limpeza" depois de tudo é só o primeiro tapa na cara. Quero ver em que buraco vão se enfiar quando a merda estiver no pescoço e for irreversível. Ah, mas eu esqueci: vocês são """""contra toda a corrupissaum que está aí""""", certo? Vocês querem moralizar o Brasil, como sou esquecido.....vocês tem muita ética, são brasileiros exemplares, e vão bater panela, vão encher um balão gigante e vão batizar ele de "Suiçaleco", vão vestir amarelo, encher a Paulista num domingo, vão parar o Brasil, e depois vão impichar geral até não sobrar ninguem lá, não é isso aí? Eu levo a maior fé em vocês.

  6. poliana Postado em 20/Apr/2016 às 14:27

    alguma surpresa?

  7. Magali Postado em 23/Apr/2016 às 22:40

    Nossa, não sei o que dizer. Estou paaaaaaaaaaaassssssssssssma.Sem palavras.