Redação Pragmatismo
América Latina 14/Abr/2016 às 12:38 COMENTÁRIOS
América Latina

Milhares de argentinos vão às ruas para defender Cristina Kirchner

Publicado em 14 Abr, 2016 às 12h38

Dezenas de milhares de argentinos vão às ruas em apoio a Cristina Kirchner e param Buenos Aires nesta quarta-feira, 13

milhares argentinos apoio Cristina Kirchner
Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina (reprodução)

Dezenas de milhares de apoiadores da ex-presidente argentina bateram tambores e fecharam o trânsito em Buenos Aires nesta quarta-feira, à medida que seguiam em direção ao tribunal onde ela iria prestar depoimento em um caso sobre irregularidades no banco central durante seu mandato.

Cristina Kirchner, que deixou o cargo em dezembro após governar por oito anos, é uma figura reverenciada por muitos por conta de programas sociais e odiada por outras pelas intervenções na economia.

Ela apareceu em Buenos Aires pela primeira vez em quatro meses na segunda-feira e iria testemunhar nesta quarta-feira em um caso sobre venda de dólar futuro no banco central em taxas abaixo do mercado durante seu mandato, custando bilhões de dólares ao setor público.

Cristina, de 63 anos, também foi acusada por um procurador na semana passada de lavagem de dinheiro, após testemunho de um empresário. Sob a lei argentina, um juiz ainda precisa determinar se aceita a acusação para iniciar uma investigação.

Os apoiadores de Cristina gritaram “iremos voltar” ao governo e “se tocarem em Cristina, vamos criar o caos“, à medida que marcharam em grupos pelo centro da cidade. Muitos chegaram de trem e ônibus de outros subúrbios e cidades, carregando faixas e bandeiras argentinas.

Os protestos ocorrem em um momento crítico para o atual presidente Mauricio Macri, cuja popularidade está caindo pela adoção de políticas impopulares.

Leia também:
Depois da energia, tarifas de gás vão aumentar até 300% na Argentina
Medidas de Macri aumentam conta de luz em 300%; preço da carne sobe 22%

Reuters

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS