Redação Pragmatismo
Compartilhar
Educação 29/Apr/2016 às 09:42
49
Comentários

Michel Temer sinaliza privatização do ensino médio e do ensino superior

Michel Temer sinaliza privatização do ensino médio e do ensino superior caso assuma a Presidência. Retrocessos incluem fim de programas como o Pronatec, Ciência Sem Fronteiras e de bolsas de pós-graduação; são previstos recuos até nas políticas afirmativas

michel temer privatizar educação universidades pronatec
Michel Temer, vice-presidente do Brasil (reprodução)

Cida de Oliveira, RBA

Como os demais setores da área social, a já negligenciada educação pública será duramente atacada num eventual governo de Michel Temer (PMDB). O ensino médio deverá ser totalmente privatizado, assim como o ensino superior. A análise é de especialistas em educação a partir de estudo do documento “Uma ponte para o Futuro“, divulgado pelo partido de Temer no final de outubro passado, quando o peemedebista assumiu o rompimento com o governo de Dilma Rousseff, de quem foi eleito vice. E também da configuração que esse eventual governo vai construindo a partir de encontros e defesa de nomes para ocupar postos.

Numa perspectiva de “desengessamento” dos orçamentos públicos e de limitação das despesas, o documento defende a desvinculação de recursos orçamentários para as áreas de educação e saúde nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). E ainda recomenda o desatrelamento das receitas dos royalties do petróleo e do Fundo Social para o financiamento das políticas sociais, especialmente educação.

Em participação no debate Educação: avanços, retrocessos e desafios, realizado na noite de ontem (27) na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, o professor Alexsandro Santos, assessor legislativo na Câmara Municipal de São Paulo e ex-secretário municipal da Educação de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, apontou retrocessos embutidos na desvinculação de recursos recomendado na cartilha de Temer.

Há uma pauta nesse programa que indica, pra já, uma espécie de pro-Uni do ensino médio, abrindo parcerias com escolas privadas. Um retrocesso abissal porque entrega para a iniciativa privada a formação básica. Está na pauta também desse eventual governo que começa a se desenhar, que a gratuidade na graduação dependerá avaliação. Outra ameaça: a lógica de que os professores precisam ser melhor controlados para ensinar melhor“, disse.

Alexsandro entende que o perfil extremamente conservador de Temer e seus aliados sinalizam ainda recuos em políticas pela consolidação dos direitos humanos, como o combate ao racismo e a inclusão de pessoas com deficiência na educação regular. “Nessa lógica, poderá haver retrocessos também na políticas de cotas, currículo para equalizar diversidade. Esse grupo aliás, foi contrariado décadas passadas, quando a educação inclusiva ganhou espaço“.

michel temer privatização educação universidade

Vouchers

Para o professor Ariovaldo de Camargo, diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial no Estado de São Paulo (Apeoesp), a principal ameaça é que o Sistema Nacional de Educação não venha a ser aprovado. “Sem ele, as metas que os movimentos sociais conseguiram construir para o Plano Nacional de Educação serão letras mortas. E se não houver esses recursos novos colocados no PNE, que tem a ver com royalties do petróleo, não vamos sair da situação que estamos hoje“, disse.

Segundo ele, “O túnel para o atraso” que Temer propõe não se limita às novas vinculações que tramitam no Senado, que passará a ter índices menores. E sim em acabar com a fixação de percentual para financiamento da educação, bem como outros setores da área social. “Com modificações previstas em legislação, União, governadores e prefeitos deixarão de ter um percentual mínimo obrigatório para investir. Vão investir quanto quiserem. Vai nos restar brigar ainda mais.”

É provável, segundo Ariovaldo, que venham a ser adotadas medidas semelhantes às do estado do Rio de Janeiro, que distribue vouchers com valor determinado aos pais, que devem completar o pagamento do ensino em rede particular, quando a Constituição assegura a educação como direito da população e dever do estado.

Leia também:
Professores de Alagoas não podem mais opinar em sala de aula
A Ponte para o Passado de Michel Temer
Os 4 elementos determinantes no processo de impeachment
Temer dá palestra a convite de Gilmar e diz que governaria para empresariado

Ele considera ainda a adoção de medidas retrógradas para agradar à população conservadora que vai às ruas defender o golpe e que aprovam nomes como o do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Ou mesmo da militarização de escolas, como em Goiás, onde se busca a solução de conflitos educacionais não pela ação da educação, mas da Polícia Militar que passar a administrar a escola.

Para não mergulhar no túnel do passado, temos de estar mobilizados para que esse cenário não venha a se concretizar. Precisamos continuar nas ruas e resistir ao golpe que avança. Mas se vier, precisamos continuar nas ruas. Porque os de amarelo não vão voltar mais porque já cumpriram sua missão, assim como as prisões e a própria Lava Jato devem cessar, conforme já afirmou Sérgio Moro“, disse.

Ele lembrou que as forças conservadoras que conspiram pela deposição da presidenta Dilma começam a ganhar força nos estados. Na terça-feira (26), a Assembleia Legislativa de Alagoas derrubou veto do governador Renan Filho (PMDB), filho do senador Renan Calheiros, sobre a polêmica lei da mordaça. Pelo projeto do deputado Ricardo Nezinho, do mesmo partido, o profissional da educação deve ser manter neutro nos âmbitos político, ideológico e religioso apesar de ter de manter a pluralidade de ideias no âmbito acadêmico das escolas estaduais. “Isso para que não haja espaço para debate sobre concepções políticas.”

Realizado no âmbito do ciclo SP em Debate, uma iniciativa do Coletivo Ocupar e Construir, o debate abordou ainda desafios na educação pública paulista, como o fechamento de salas de aula pelo governo de Geraldo Alckmin, especialmente no ensino médio e de jovens e adultos, que superlota as turmas e prejudica ainda mais o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos, a desvalorização dos profissionais, que chegam a ganhar R$ 2.400 por uma jornada de 40 horas, sem tempo para aperfeiçoamento profissional, e o desrespeito às leis, inclusive quanto à falta de concursos e contratação precária.

Quanto à educação municipal, foram apontados avanços, como a aprovação do Plano Municipal de Educação de São Paulo, o aumento do percentual a ser investido em educação, que passou de 31% para 33% do orçamento e avanços na gestão democrática, além de realização de concurso para professores – que desfalca ainda mais a rede estadual. No entanto, permanecem desafios, como a oferta de creches, e há retrocessos, como a volta da reprovação.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel Postado em 29/Apr/2016 às 10:49

    A educação pública é ruim e sempre estudei em escola particular... e as universidades públicas estão cheias de pessoas pobres?? Desde quando?? Aff...CLARO QUE NÃO! Na faculdade pública estão aqueles que vem de uma camada mais alta ou média da sociedade enquanto que nas faculdades particulares estão os mais pobres, mais como assim?? é simples: O pobre trabalha feito um condenado o dia todo para no fim do dia poder estudar e pagar pela sua graduação, então essa medida do governo Temer, acho que de nada vai adiantar...e nem mudar nada, pior fica? bom, nossa realidade é essa: enquanto o pobre rala para poder pagar a particular, o mais rico estuda na pública e não paga, se essa mediada for realmente acontecer do jeito que está aí...o rico também vai pagar...rsrsrs, quero ver a "esquerda caviar" "perder seus privilégios que a titia Dilma deixou"... Ah vá catar coquinho...

    • simon teles Postado em 13/May/2016 às 20:00

      A ver por tal testemunho, esse Brasiu está fodido, beato, atrasado, reacçãs que nem evangélico golpista .

  2. DANIEL Postado em 29/Apr/2016 às 16:05

    muito antes da petezada, mesmo antes dos POBRIS, os cursos já eram mequetrefes de curta duração, a unica diferença é que agora os POBRIS tinham como pagar essa mensalidade de 200.00.

  3. guilhermew Postado em 29/Apr/2016 às 23:35

    Volta da reprovação não é retrocesso, tem que reprovar mesmo. O ensino tem que ser público, mas o crivo deve ser severo e quem não tem conhecimento nao pode progredir, pelo menos não na escola.

    • Pardo Postado em 17/Jul/2016 às 14:52

      Onde eu assino????

  4. LOBOSOLITARIO Postado em 30/Apr/2016 às 05:43

    EU JÁ SABIA, PRA ELITE EDUCAÇÃO NÃO SERVE. ASSIM, A POBREZA NÃO TEM ACESSO AO ENSINO E VOLTA SER CAPACHO DELES. MALDITOS PMDB E PSDB.

  5. Solange Nascimento Postado em 30/Apr/2016 às 09:21

    Sacanagem falar isso, Rodrigo. Tenho muitas críticas ao governo Dilma, de gestão e até de natureza ética, mas no que se refere ao ensino superior sou muito grata ao governo Lula quanto à questão da inclusão. Eu e meu irmão só nos formamos por causa da oportunidade que tivemos através do ProUni. E pode parecer clichê ou conversa mole, mas os alunos mais dedicados e que apresentavam melhor desempenho no meu curso eram justamente os bolsistas do ProUni. Talvez pela oportunidade única, não sei. Hoje estou bem alocada no mercado de trabalho graças a minha formação superior. Enfim, essa não é uma história que foi vivida somente por mim.

    • Vinicius Postado em 30/Apr/2016 às 10:12

      Parabéns você e ao seu irmão, Solange! Precisamos de mais pessoas batalhadoras como vocês! Sei da batalha dos estudantes do Prouni, pois em minha faculdade tem pessoas humildes que não conseguiriam arcar com mensalidades altas que entraram e são as que mais se esforçam mesmo. Ignore os classe "mérdia" ai de cima que eles só sabem repetir discurso de Jornal Nacional, Veja, Revoltados online e afins. *Outro Vinícius

    • Ismael Silva Postado em 30/Apr/2016 às 10:52

      Rodrigo e Naro,vivam as suas vidinha medíocres de atirar pedras em vidraças alheias e deixem que os outros realizem seus sonhos.Quem sabe,um dia,perceberão que quem ficaram para trás são vocês.E aproveitem que estão parados,observando o tempo e os outros,vão limpando o caminho.

    • Livia Postado em 30/Apr/2016 às 12:10

      Também sou crítica ao governo PT, mas não dá pra negar que houve sim ampliação de vagas, incluindo aqui as universidades federais. Podes te informar mais aqui: http://brasildebate.com.br/numero-de-matriculas-nas-universidades-da-um-salto-no-governo-dilma/

    • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Apr/2016 às 12:24

      ""mimimi estou revoltado porque o ensino superior ficou acessível a quem antes não conseguiria chegar perto...mimimi dividir sala de aula com brasileiros humildes me irrita...""....Solange, ignore porque esse coitado é o esgoto desse forum. Sua história é linda, e é a história de muitos milhares, e sua história incomoda muita gente. Aliás, sua história vai virar lenda com o "Bonde do Golpe" assumindo o poder daqui 2 semanas. Aí ele vai ficar feliz, aí "discursos e atos vão bater" e ele vai se regozijar em saber que pobre voltou a ter o destino único dos pobres de 20 anos atrás.

  6. Rodrigo Postado em 30/Apr/2016 às 09:36

    q??? Vocês estudam em alguma universidade?

  7. Liana Postado em 30/Apr/2016 às 09:37

    Sou "POBRIS" e estudo em uma das melhores universidades federais desse país. Nunca teria condições de pagar uma universidade. Os 200 reais que poderia gastar com qualquer coisa utilizo pra pagar meus livros. Acho triste ver esse tipo de pensamento. Provavelmente de gente que não fz a mínima idéia do que é depender da educação pública e de políticas afirmativas.

  8. Rodolfo Postado em 30/Apr/2016 às 09:47

    Que cara despeitado esse naro solbo, viu...igual ao bolsonaro na camara, gosta de uma atenção mas ninguém dá a mínima pra o q ele diz...

  9. Manoel Postado em 30/Apr/2016 às 09:58

    E isso tudo pode acabar, e o retrocesso ira nos levar ao suicídio educacional!

  10. Leonardo Postado em 30/Apr/2016 às 10:08

    Medicina é um murso mequetrefe e de curta duração?6500 de mensalidade é barato?Opinião de bosta hein!OS avanços no ensino superior promovidos pelo PT são inegáveis,principalmente Prouni e Fies!Antes pobre como eu era bem mais raro em cursos de medicina,seja menos idiota pelo menos cara.

  11. Eliana Postado em 30/Apr/2016 às 10:14

    Trabalho com educação especial e ja estão terceirizando a função do auxiliar de educação especial, abriram vagas apenas com ensino médio sem nenhuma qualificação, fiz faculdade e pós graduação na área, sou concursada ,e muitas colegas de trabalho estão sendo substituídas sem nenhuma qualificação.... E aqui quem governa é PMDB e PSB.....

  12. Vera Postado em 30/Apr/2016 às 10:20

    TUCANO.......!!!........."VEM PRÁ RUA".....................VOCÊ É RESPONSÁVEL....!!!....São Paulo...Minas Gerais...Paraná...Goiás...Pará...etc...............e a agora Michel Temer...............PSDB ...e...PMDB...........contra a EDUCAÇÃO...................Sinto Muito...Ho'oponopono... https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.vagalume.com.br%2Fdom-e-ravel%2Fvoce-tambem-e-responsavel.html&h=WAQEyJwm9&__mref=message_bubble&hc_location=ufi

  13. Taiane Postado em 30/Apr/2016 às 10:22

    Estudo na federal do RS e não pago um centavo (diretamente) por isso, assim como nenhum colega.

  14. Vinicius Postado em 30/Apr/2016 às 10:33

    Parabéns mesmo a todos os "verde amarelos"! Infelizmente os mais atingidos serão os mais humildes, mas quem é classe "mérdia" , se acha elite e acha que vai se dar bem, você ainda vai pagar muito caro! *Outro Vinicius

  15. Vinícius Postado em 30/Apr/2016 às 10:35

    Não sei de onde tiraste isso. Eu sou um destes "pobri" que puderam fazer faculdade e fiz numa das melhores universidades particulares do sul do Brasil. Preferia que o dinheiro utilizado pra pagar a minha bolsa e a de tantos outros alunos fossem utilizados pra construir mais universidades (que foram construídas, mas obviamente, ainda em número insuficiente), mas como uma forma TEMPORÁRIA, o Prouni é uma ótima alternativa.

  16. Luigy Postado em 30/Apr/2016 às 11:21

    Não cara, significa que as pessoas pobres tem mais chance de conseguir bolsa e financiamento. Não fala besteira.

  17. enganado Postado em 30/Apr/2016 às 11:27

    Se for verdade da PRIVATARIA fica constatado que para o P$$$DB/DEM/ ... e toda Direita, pensa que """Educação é coisa do passado""" (qto mais burro melhor), pois os 7P´s merecem mesmo é bordunha, pois os colégios particulares serviram apenas para o ensino dos filhos da Direita serem treinados a lavarem pratos qdo imigrarem para a Matriz=EUA. Engraçado que estas “”escolas privatizadas”” aqui serão entregues para a """""LAVAGEM CEREBRAL do que RESTA dos 7P´s"""", AOS EDUCADORES ____anglo-sionistas___ , futuros donos treinados pela CIA. Só assim conseguirão mudar o modo de pensar dos “”antigos BRA(S)LEIROS. LÁ MATRIZ estas escolas são públicas, """___DE GRAÇA___""". Esperem para verem a GRADE de ENSINO que vem acompanhada da PRIVATARIA; 1º) Item: """Amar a rede gRoubo"""; 2º) No PT só tem Comunista, 3º ) .... . Mas aqui como a rede gRoubo conseguiu transformar """o BRASIL em braZil""", """Casa da Mãe Joana""" em """CX da Mãe Joana""", impor uma """ DITADURA do JUDICIÁRIO""" a classe média=7P´s, e assim todos nós=MORTAIS estamos indo para o matadouro a passos largos, e neste caso com certeza vamos precisar dos serviços profissionais da Patota do Gen. Mourão. Sim! gen. Mourão aquele que caça os Comunistas exportados pela Coréia do Norte que chegam aqui à nado. Olha gente! Ou fazemos uma Guerra Civil para pôr o Rei Nú=DIREITA e quem os apoia (ñ é gen Mourão/BoçalnaroX/cel. Telhada) porque senão em um mês acaba o futebol bra(z)ileiro e começaremos a jogar basebol, só basquete, futebol americano, e assim vai ... . No final seremos os “””brazi(F)eirós””” não é FHC, dono da BRASIF.

  18. Daniel Postado em 30/Apr/2016 às 11:44

    É bem fácil falar de uma situação a qual não se viveu. Quem sempre teve acesso a faculdade não consegue nem imaginar o que é não ter.

  19. Patricia Postado em 30/Apr/2016 às 11:56

    Hahahhhahahahahahahahahhahahahahahahahahahahhahahahahahhahahahaha É piada ne?

  20. Aline Postado em 30/Apr/2016 às 12:00

    Passando só pra avisar que eu faço psicologia com bolsa de 100% pelo prouni, a mensalidade é de 1.108,21 e a duração do curso é de 5 anos.

  21. Prof. MSc. Dimas Postado em 30/Apr/2016 às 12:01

    Só para esclarecer o dinheiro do ProUni não saiu do bolso da população. O dinheiro que uma instituição privada iria pagar para a União na forma de impostos é revertido em bolsas de estudo, só isso. O sistema se retroalimenta e no final tem mais gente graduada. O povo que é contra a popularização das universidades é contra o progresso dos mais humildes, é gente de baixo nível sem consciência e solidariedade. A formação humana deles tem lacunas!

    • Vinicius Postado em 30/Apr/2016 às 18:22

      Concordo com você, quem é contra a popularização das universidades são pessoas que nunca tiveram que lutar por nada, são mau caráter e medíocres. *Outro Vinicius

  22. Patrícia Postado em 30/Apr/2016 às 12:03

    Tá por fora amigo. O pt seu bolsa em integral em faculdade referência pra filho de faxineira. BOLSA INTEGRAL DE CURSP DE MEDICINA, DIREITO, ENGENHARIA, E TANTOS OUTROS. Não só isso. Aumentou as vagas nas universidades públicas e aumentou as universidades públicas.

  23. Ney Lousada Postado em 30/Apr/2016 às 12:03

    Tragédia anunciada,,, PMDB e PSDBosta já articulam e fecham os acordos para dividir o enorme bolo milionário, vender todo nosso patrimônio, (que sobrou depois do câncer FHC) retomar as antigas e acabar com a classe média onde, minoria burguesa que detém grande parte da riqueza e o restante, grande maioria dos brasileiros, pobres que desta vez, baterão panelas sem comida !!! Resumindo, massa pobre trabalhando para encher os bolsos de poucos ricos ( como era antes), !! Eu quero dar muitas risadas e perguntar a esses que incentivam tamanha merda,,, e aí ???

  24. Ana Maria Postado em 30/Apr/2016 às 12:06

    Não, caríssimo... o Partido dos Trabalhadores criou inúmeras novas Universidades FEDERAIS, PÚBLICAS, GRATUITAS... inclusive BOLSAS para PÓS GRADUAÇÃO. Fiz minha graduação, meu mestrado e estou cursando meu doutorado em universidades federais, sem custo, com BOLSAS... Sabe quem é que corre atrás de FIES? Aluno preguiçoso de ensino médio, que não estuda, não consegue passar em ENEM (criado pelo PT)... Aliás, além de Universidades Federais, o PT também criou inúmeros Institutos Federais de Ensino, voltados para o Ensino Médio e Tecnológico. Escolas com quadros de professores altamente qualificados. Sabe como era antes do PT assumir? Dá uma pesquisada... se for capaz de entender, verás que a educação estava quase falindo, as universidades sucateadas, servidores públicos com OITO anos sem reajuste salarial... Pesquisa aí... é de graça.

  25. Nelo de Carvalho Postado em 30/Apr/2016 às 12:06

    Para aqueles que andaram batendo panela, isso é muito bom. Vai chegar a hora de gemerem.

  26. Cristiane Postado em 30/Apr/2016 às 12:07

    Esta resposta é para Rodrigo. Primeiro: Os governos do PT foram os únicos que ampliaram a educação superior neste país. Através de Prouni e da criação de várias Universidades Federais. Além da educação superior, houve também a restauração da educação técnica profissional no ensino médio com a expansão dos Institutos Federais que oferecem ensino médio técnico, ensino superior e pós- graduação. Pergunto o que o PSDB nos dois mandatos de FHC fez pela educação e pelo Brasil ? Certamente, esta classe média tacanha pagará muito caro por apoiar o golpe engendrado pela FIESP.

  27. Fabian Postado em 30/Apr/2016 às 12:31

    como tem gente que fala bobagem, dá pra ver que não frequentem uma faculdade, 18 novas universidades federais e o aumento da oferta de vagas nas que já eistiam e que estavam a mingua com o FHC não contam... Qualquer coisa serve para denegrir os avanços que tem havido e que não querem reconhecer....

  28. Marcos Marques da Silva. Postado em 30/Apr/2016 às 12:40

    Pra mim se isso pudesse ser VERDADE talvez no Brasil poderia haver uma revolução com resultados daqui a vinte anos. Mas pra ter apoio das esquerdas os mesmos pmdebistas teriam que grátis creches grátis e ensinos fundamentais também... www.pcdob.org.br em Paraty-RJ/Brasil/ América do sul.

  29. Guilherme Postado em 30/Apr/2016 às 13:47

    Infelizmente esses casos de pessoas do pro uni que se superaram nao são a maioria. A qualidade so tem caído e é preciso reverter isso.

  30. João Postado em 30/Apr/2016 às 18:36

    O ensino vai ficar de melhor qualidade e de menor preço. O governo continua pagando por bolsas, mas para mais pessoas, isto por ser mais barato e por economizar na administração da educação, a qual será privada, ou seja, será dividido o processo de educação entre diversos gestores, melhorando, então, o ensino em geral.

    • Vinicius Postado em 01/May/2016 às 17:29

      KKKKKK como tem gente ingênua aqui! *Outro Vinicius

    • Pedro Postado em 03/May/2016 às 03:39

      Entao privatize USP e ITA querido. Alias, porque a USP ja não foi fundada privada? Porque foi criada publica? Onde estão nossas grandes universidades de pesquisa privadas? Onde estão nossas Harvards e MITs? Enfim....

  31. Pedro Postado em 01/May/2016 às 07:43

    Quando eu vir USP e EMBREAR privatizadas, vou começar a acreditar na honestidade intelectual da agenda neo-liberal. Privatizar apenas o que convém é moleza demais. Comece pela EMBREAR que eu milito pelo DEM por um ano.

  32. João Paulo Postado em 02/May/2016 às 20:00

    Isso é balela, pois o negócio mesmo é privatizar a Petrobrás, o BB, CEF, etc. O Temer acabará com alguns cargos comissionados em nome da moralização do desserviço público e, em compensação, terceirizará presídios, escolas e hospitais públicos, que serão novos meios de atender os interesses dos segundo e terceiro escalões.

  33. ODECIO Postado em 07/May/2016 às 07:39

    ESSE É OUTRO GOLPISTA ,QUERIA SER PRESIDENTE A QUALQUER CUSTO, POIS JAMAIS SERIA ELEITO NAS URNAS. É GOLPE SIM !

  34. Pedro Postado em 08/May/2016 às 16:59

    Olha...na boa, isso é exagero do PP. Nao ha qualquer possibilidade que o "governo Temer" consiga implementa 30% dessas medidas. Chegou num nível "Veja" de exageros sobre a capacidade de "fazer o mal" que eles sequer têm. Podem e vao piorar a educação, mas eliminar o Pro-Uni, privatizar o ensino médio não vao conseguir, nem que queiram muito. E se conseguirem, não dura 4 anos. Sao medidas inviáveis. Se a reportagem for verossímil, isso não é túnel pro passado: isso é um túnel para o buraco abaixo do subdesenvolvimento, é a completa admissão de que o Brasil sequer pais é: me junto a lutas separatistas se uma coisa dessas é levada a cabo, não tem mais pais.

    • Diego Postado em 12/May/2016 às 11:23

      Pedro, faço sinceros votos de que você tenha razão, que o alarmismo seja exagerado, mas tenho pouca esperança disso. Pense o seguinte, o governo Temer não quer se reeleger, ele pode ser impopular o quanto quiser e depois ainda pode vir um governo Alckmin dizendo que que vai salvar o pais.

  35. José Milton Postado em 11/May/2016 às 06:35

    Alguém tem que avisar a este cópia de Dracula que ele vai estar interino, caso o arremedo de senado aprove o afastamento. O impeachment é depois. Se todo mundo ficar calado e aceitar. Caso este peste se afirme no poder a desgraça vai estar implantada, meu Deus perdoai-me!!!

  36. Anderson Nicolau Postado em 12/May/2016 às 15:03

    Uma pergunta honesta de alguém que está tentando assimilar tudo o que está ocorrendo: em caso de retorno da Dilma, tudo o que esse "senhorzinho" fez, pode ser desfeito? Tenho minhas críticas ao PT e ao governo Dilma, mas o que foi feito para retirá-la do poder é execrável, desmedido e inconcebível. Torço para que as coisas se resolvam de forma positiva, sem o Temer. Já que eles não aceitam a derrota

  37. Marco Sousa Postado em 12/May/2016 às 22:44

    A "ponte para o futuro" do (Temeroso) é a ponte para o futuro do EMPRESARIADO!. O Resto que se foda!.

  38. Grace Diniz Postado em 20/May/2016 às 13:46

    "trouxinha" pediu... "trouxinha" tem...

  39. Flora Beliski Postado em 09/Jul/2016 às 01:13

    PSDB PMDB Incitavam o povo a sair as ruas aos gritos fora Dilma fora PT , quero ver agora como vão agir , reagir sugiro que saiam as ruas pedir a volta da presidente Dilma e acabar com a casa grande que ta tentando se firmar e destruir as nossas conquistas , desejo o melhor para meus netos e para todos que lutam pra ter uma vida melhor