Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 12/Apr/2016 às 10:52
7
Comentários

Mano Brown, Rappin' Hood, Renegado e nomes do Hip Hop dizem não ao golpe

“Os articuladores do impeachment estão preocupados em chegar ao poder. Não estão preocupados com o povo brasileiro”, diz Mano Brown. Mais de 50 entidades e líderes ligados ao movimento Hip Hop divulgam manifesto contra o golpe: “Sempre que a Globo, a Veja e a Folha estiverem de um lado. Pode acreditar, nós estaremos do outro lado”

brown emicida rappers golpe impeachment
Rappers e artistas ligados ao movimento hip hop se posicionam contra o golpe (Pragmatismo Político)

O rapper Mano Brown se pronunciou sobre a crise política no Brasil. Em entrevista à BandNews FM, o líder do grupo Racionais Mc’s afirmou que a oposição e aqueles que querem derrubar o governo da presidente Dilma Rousseff querem apenas trocar o comando, mas não estão verdadeiramente preocupados com os problemas do país.

“O triste é ver que eles não estão preocupados com Brasil. Eles estão preocupados em substituir quem está no poder”, afirmou o músico, da banda Racionais MC´s, um dos maiores sucessos do rap nacional.

Mano Brown afirmou que o começo do governo do ex-presidente Lula foi brilhante. “A ideia do Bolsa Família tirou o Brasil de uma condição e levou para outra”, afirmou.

Nessa época, diz ele, as pessoas se encheram de um orgulho de ser brasileiro. “Quando o Brasil pagou a dívida do FMI. Quando teve uma crise mundial e o Brasil passou por ela”, diz ele.

Mas, segundo o músico, essa estratégia foi sabotada por quem se sentiu prejudicado pelas novas divisões sociais mais igualitárias possibilitadas pelo governo Lula. “Nas novas divisões o dinheiro teve que ser repartido por pessoas que antes não comiam, não vestiam, não tinham vontade de viver mais”, afirmou o artista.

“Tem gente que vivia melhor antes. Vivia do privilégio e não da Justiça. E milhões de pessoas que viviam abaixo da Justiça, abaixo da humanidade”, declarou Brown.

Renegado

Em um depoimento comovente durante o ato realizado contra o golpe no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 11, o cantor e compositor de rap, funk, hip hop Flavio Renegado declamou um poema e afirmou: “A periferia está organizada. As comunidades nunca se calaram. O Brasil nunca ouviu as comunidades. Nós sempre sobrevivemos a tudo e vamos sobreviver ao golpe”.

Emicida

Nas últimas semanas, em vídeo que convocava a população a defender a democracia no Brasil, o rapper Emicida citou Malcolm X: “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você amar os opressores, e odiar os oprimidos”.

Emicida continuou: “Sofremos muito para conquistar a democracia que temos hoje. Peço a todos muito calma, serenidade e inteligência nesses tempos difíceis. Golpe não é andar para frente”.

Criolo

No mesmo vídeo em que aparece Emicida, outro grande artista do cenário da música negra brasileira se posiciona contra o golpe. Para Criolo, o momento é de não abrir mão das conquistas históricas. “Não vamos abrir mão dos direitos que tanto lutamos para conquistar. É necessário, é urgente e é agora”, afirma o músico.

Rappin’ Hood

Rappin’ Hood já se manifestou diversas vezes contra o golpe e em defesa da democracia. Para ele, a tentativa de tirar Dilma Rousseff do poder, à força, tem a ver com as conquistas do povo pobre ao longo dos últimos anos.

Para o rapper, “alguém” está incomodado com o progresso da classe trabalhadora e dos mais pobres. “Não é por mal, mas são anos de injustiças sendo reparados, quer eles queiram ou não. Dilma foi eleita de forma legítima e terminará o mandato legitimamente. Eu não conheço terceiro turno”, ironizou.

Ao se referir à grande mídia, Hood disse que não é de hoje que os meios de comunicação manipulam o povo. “As pessoas não podem acreditar naquilo que veem na TV, elas têm que acreditar naquilo que veem nas ruas. As ruas dizem a verdade, a mídia não”.

Hip Hop contra o golpe

Diversos representantes do Movimento Hip Hop no Brasil divulgaram recentemente uma carta em defesa da democracia, frente às ameaças de golpe contra a legalidade institucional do país.

O documento afirma que “sempre que a Globo, a Veja, a Folha, a política e todos esses filhos da ditadura estiverem de um lado, nós estaremos do outro lado, do seu lado”, afirma, convocando “todas as manas e manos que vivem ou desenvolvem ‘arte-vismo’ nas periferias” a defenderem direitos democráticos.

A carta classifica como golpista as investidas da grande mídia, e de setores ligados ao capital, contra o governo da presidente Dilma Rousseff, eleita via processo eleitoral democrático constitucional.

“Quando homens sem caráter, que roubaram durante 500 anos riquezas da nação e tentam culpar a única mulher presidenta de nossa história, nós não vacilamos, lutaremos e diremos em alto e bom som: É GOLPE”, afirma o documento.

Vídeos:

Roda Mundo“Todos na rua!Todos!Unidos,juntos, fortes, felizes. NA RUA!”

Publicado por Roda Mundo em Quinta, 31 de março de 2016


Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. DANIEL Postado em 12/Apr/2016 às 11:54

    com todo esse apoio, quero ver quando as esquerdas vão denunciar ao mundo o extermínio do povo NEGRO, um verdadeiro genocídio que está ocorrendo no nosso país, com total apoio da mídia SIONISTA, tendo como carro chefe o sistema GLOBO.

  2. DANIEL Postado em 12/Apr/2016 às 12:13

    com todo esse apoio, gostaríamos que a nossa dita esquerda denunciasse ao mundo o extermínio do povo NEGRO um verdadeiro genocídio que está ocorrendo em nosso país, com total apoio da mídia SIONISTA, tendo como carro chefe as organizações GLOBO.

    • João Carlos Postado em 12/Apr/2016 às 15:09

      Genocídio, Sionista? Meu deus! A galera força a amizade tbm, hein. Não creio que uma pessoa fale isso consciente. A pior que já li o pp foi golpe midiático-judiciário-legislativo-policial-ministerial-magistratura-fazendário. Ou seja, todo mundo está cometendo golpe! O mundo é golpista! E existe uma conspiração alienígena-sionista-imperialista, com apoio dos EUAs e Israel! hahaha O PT que está "sertu", afundando cada vez mais o Brasil. Realmente, petista é um "estado" que deve ser estudado pela psiquiatria. Até o fanatismo tem os seus limites.

      • nadja Postado em 12/Apr/2016 às 16:48

        Este golpe com certeza é patrocinado pela PF, MPF e PGR e o chefe da gang é o presidente da câmara, melhor você ler a reportagem do New York Time..please,

      • DANIEL Postado em 13/Apr/2016 às 13:35

        João Carlos o mais grave disso tudo, é que a essa altura da vida tu não tenha percebido isso!

    • gustavo0 Postado em 12/Apr/2016 às 17:53

      Acredito que não saibas a aplicação correta da palavra genocídio, seu conceito histórico e atual. Enfim, tranquilize se, pois não há genocídio do povo negro e nem de povo algum. Dissestes algo sobre uma certa mídia sionista, creio que tenha sido um ato falho. Sugiro que releias vosso comentário, pois não podes estar falando sério, só podes estar de brincadeira.

      • DANIEL Postado em 13/Apr/2016 às 13:45

        GUSTAVO, falar em SIONISMO parece ser um grande tabu quem tu achas que está por trás desse golpe? e a grande mídia tá na mão de quem? SILVIO SANTOS, EDIR MACEDO, FAMÍLIA BLOCH, FAMIÍLIA FRIAS, familia Marinho todos JUDEUS/SIONISTA. quanto ao Genocídio 36 mil negros mortos somente ano passado!