Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2018 09/Apr/2016 às 20:01
48
Comentários

Lula lidera nova pesquisa Datafolha para a eleição presidencial

Datafolha divulga nova pesquisa eleitoral para eleição presidencial. Levantamento destaca o crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula. Nome de Sergio Moro também foi incluso em um dos cenários. Tucanos despencam e Aécio Neves perde 10 pontos percentuais desde dezembro

Lula pesquisa datafolha eleição
Lula e Marina, respectivamente, lideram nova pesquisa Datafolha para eleição presidencial. Tucanos despencam

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral para presidente da República em 2018. A ex-senadora Marina Silva (Rede) aparece em segundo lugar. Entre as opções do PSDB, todas têm demonstrado tendência de queda nas intenções de voto.

Segundo nova pesquisa Datafolha, em três dos quatro cenários eleitorais pesquisados, Lula e Marina estão empatados dentro da margem de erro, com ligeira vantagem para o ex-presidente.

Na comparação com a pesquisa anterior, de março, a intenção de voto em Lula cresceu em três cenários, voltando ao patamar observado em fevereiro, enquanto Marina se manteve estável em todas as simulações.

No cenário de uma disputa entre Lula, Marina e Aécio Neves, por exemplo, o petista tem 21%, a ex-senadora, 19%, e o tucano, 17%.

Entre meados de dezembro e agora, Aécio perdeu dez pontos percentuais em suas intenções de voto, enquanto Lula e Marina se mantiveram no mesmo patamar. Já Geraldo Alckmin, em um cenário alternativo, encolheu cinco pontos no mesmo período.

Em todos os cenários testados para 2018, o vice-presidente Michel Temer, que assumiria em caso de impeachment de Dilma Rousseff, aparece com apenas 1% ou 2%.

Em relação a um eventual governo Temer no caso de Dilma ser afastada, a pesquisa Datafolha mostra que apenas 16% acreditam que ele faria uma gestão ótima ou boa, mesmo índice do levantamento realizado em março.

A nova pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 7 e 8 de abril de 2016. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Confira abaixo os números de todos os cenários.

CENÁRIO 1

Lula — 21%
Marina — 19%
Aécio — 17%
Bolsonaro — 8%
Ciro Gomes — 7%
Luciana Genro — 2%
Michel Temer — 2%
Eduardo Jorge — 1%
(Branco/Nulo: 17%)
(Não sabe: 5%)

CENÁRIO 2

Lula — 22%
Marina — 22%
Serra — 11%
Bolsonaro — 7%
Ciro Gomes — 7%
Luciana Genro — 2%
Michel Temer — 2%
Eduardo Jorge — 1%
(Branco/Nulo: 18%)
(Não sabe: 6%)

CENÁRIO 3

Marina — 23%
Lula — 22%
Alckmin — 9%
Bolsonaro — 8%
Ciro Gomes — 8%
Luciana Genro — 2%
Michel Temer — 2%
Eduardo Jorge — 1%
(Branco/Nulo: 18%)
(Não sabe: 6%)

CENÁRIO 4 (com os três tucanos e Sergio Moro

Lula — 21%
Marina — 16%
Aécio — 12%
Sergio Moro — 8%
Bolsonaro — 6%
Ciro Gomes — 6%
Serra — 5%
Alckmin — 5%
Luciana Genro — 2%
Michel Temer — 1%
Eduardo Jorge — 1%
(Branco/Nulo: 13%)
(Não sabe: 4%)

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Lopes Postado em 09/Apr/2016 às 20:11

    Três palavras para os golpistas: Ha ha e ha

    • Onda Vermelha Postado em 10/Apr/2016 às 00:34

      Beth Carvalho e um lindo samba contra o golpe: “reage, meu povo” em https://youtu.be/ybupAcialpU e Segunda-feira, dia 11/04 - 19:00 hs tem Lula, Chico e Beth Carvalho na Lapa no Rio pra fechar o caixão do Golpe contra Dilma.

      • Aristóteles Postado em 10/Apr/2016 às 13:02

        E, tem mais: essa pesquisa é matusquela. Lula dá de lavada nessa Marina "camaleão". Em 2018, olha o povão, de novo, no Palácio da Alvorada! É Lula e, estamos conversados!

    • Mauro Postado em 10/Apr/2016 às 16:58

      Thiago, não devemos comemorar, subestimar os golpistas.Você viu quem está em segundo lugar?

  2. Flávio Postado em 09/Apr/2016 às 20:24

    Sonho meu: Ciro ou Luciana se elegeriam. Mas preferia Marina, apesar dos pesares, a um novo governo petista. Agora PSDB, jamé mané. Voto no Lula mas não voto em PSDB. Agora o que devia existir era uma lei proibindo essas pesquisas. Muita gente tem vontade de votar em nomes menos expressivos mas "para não perder o voto" mudam para alguém mais bem cotado. Isso interfere negativamente na democracia. Queria ver era uma eleição às cegas. Pode ter certeza que PSOL, PSTU e PCO teriam mais votos do que costumam ter. Taí a dica de projeto de lei para algum deputado que, sonho meu, leia este comentário.

    • eu mess Postado em 10/Apr/2016 às 00:16

      Tanto faz. Pra mim Ciro Gomes e segundo turno caso não dê, nulo.

    • Carlos Postado em 13/Apr/2016 às 18:33

      Excelente comentário e excelente ideia. Concordo plenamente com vc. As pesquisas interferem diretamente nos resultados. Deveriam ser proibidas e o voto no escuro, apenas baseado no que o eleitor sabe do candidato.

  3. Conceição Carneiro Postado em 09/Apr/2016 às 20:39

    Paradoxo esse jornalixo. Vive de manchetes golpistas, agora me vem com esta pesquisa. Penso que ele está começando a ver a merda que fez apoiando o golpe.

    • Guilherme Silva Postado em 12/Apr/2016 às 09:00

      Senhora, a pesquisa saiu em todos os jornais, golpista não é esse jornal e sim a globo! Mas tenho uma dica para a senhora, basta não acessar a página, fiz isso com a globo, folha e todos esses lixos, me fez um bem danado.

  4. Asdrubal Mascaranha Postado em 09/Apr/2016 às 21:23

    Suicídio dos v coxinhas

  5. Alan Kevedo Postado em 09/Apr/2016 às 21:27

    MAIS FÁCIL A GENTE CRER NO CRIACIONISMO DO QUE EM PESQUISA ELEITORAL. POR QUÊ? PORQUE ESSES RATOS AÍ, O JARARACA COME TUDO. E O CIRO GOMES E A LUCIANA TRITURAM FÁCIL.

  6. jorge Postado em 09/Apr/2016 às 22:18

    Corrige: Cenário 04 com os 04 tucanos(Aecio,Alckmin,Moro e Serra)

    • Carlos Postado em 13/Apr/2016 às 18:34

      Perfeito. MORO TB É TUCANO!

  7. Salomon Postado em 09/Apr/2016 às 22:21

    Aécio, Bolsonaro e quejandos estão assentados na ignorância dos que têm o jornal nacional como dogma da informação. Numa comunidade habitada por seres minimamente racionais, políticos da direita brasileira jamais teriam a lembrança do eleitorado. Lula diz que vai fazer a regulação da mídia, só por isso mereceria a totalidade dos votos.

  8. João Carlos Postado em 09/Apr/2016 às 22:37

    Haahhaha, datafolha? Quer dizer que o pp acredita em papai noel agora? Só rindo mesmo...

    • poliana Postado em 10/Apr/2016 às 12:35

      Vc realmente achaq como todo esse golpe, o psdb ia sair ileso e ganhar as eleições presidenciais? N precisa ser nenhum especialista pra saber q isso jamais acontecerá. E te digo mais: se não conseguirem prender o lula, EM 2018 ELE SERÁ ELEITO! não eh minha primeira opção. Em 2018 votarei no ciro gomes. Mas a depender de quais sejam as opções do 2* turno, votarei em lula sim. De olhos fechados. Mas psdb, marina, bolsonaro ou moro, jamais terão meu voto!

  9. douglas Postado em 09/Apr/2016 às 23:44

    Se fazer pesquisa dentro da cut valesse a pena, então estariamos fodidos. Essa DATA FOLHA é a mais corrupta desss agências.

  10. Sérgio Postado em 09/Apr/2016 às 23:52

    Cobra na cabeça! Lula é o cara, um símbolo, um ícone, é o povo brasileiro.

    • Eduardo Postado em 10/Apr/2016 às 00:26

      o Mito vivo de um país que teima em ser grande e justo com seu povo.

  11. Fabrício Postado em 09/Apr/2016 às 23:53

    "Abaixo a Rede Globo, o povo não é bobo!" rs... Tem gente que fica postando na net que é culpa do povo do Nordeste e da região Norte do país as vitórias de Lula e Dilma. Povo nordestino e do norte vocês sempre terão minha admiração e respeito!! Nada contra as outras regiões do Brasil, eu mesmo sou mineiro, mas não admito racismo, xenofobia e preconceito com meus irmãos e irmãs [email protected] do Norte e do Nordeste que eu sempre amei, amo e vou amar forever!!! NãoVaiTerGolpe#VaiTerDemocracia#ForaCunha#

  12. Eduardo Postado em 10/Apr/2016 às 00:25

    juntem todos golpistas e Lula ganha de todos em primeiro turno.....

  13. Vitor Postado em 10/Apr/2016 às 01:34

    a oposição vai pirar

  14. Leonardo Gama Postado em 10/Apr/2016 às 02:02

    o resultado em sí, é bom pra baixar a bola dos golpistas, mas se Lula e o PT pensassem no Brasil antes de pensar no poder, não lançariam candidato em 2018, o que já deveriam ter feito em 2010. Seria bom, não só para o Brasil, quanto pro próprio PT sair do poder. O país não guenta e não merece a.a continuação desse confronto odiento entre a diteita e o PT.

    • poliana Postado em 10/Apr/2016 às 12:41

      O q o brasil n merece eh ter uma oposição golpista, elitista e extremamente corrupta! Com os caciques dessa oposição nojenta, vc ainda tem coragem de dizer q o pt q n deveria lançar candidatura desde 2010?! Eh serio isso? Tb detesto essa maldita polarização pt x psdb q vem dsde 94, mas enqto essa for nossa realidade, vc ainda acha q eh o pt q n deveria lançar candidatura? E nos entregar de bandeja outra vez pro PSDB!? oi???? Eh isso msmo????

  15. Jonas Schlesinger Postado em 10/Apr/2016 às 02:30

    Queria ver um cenário entre Marina e Ciro Gomes no 2º turno. Porque vamos pensar, se hoje o bicho papão mídia-judiciário-legislativo está fazendo esse estardalhaço com o PT no poder imagina um candidato ainda mais o Lula. Prefiro mil vezes pessoas que não cheiram à corrupção mesmo sendo até do PSTU, do que ver esses caciques que adoram a palavrinha que começa com o prefixo CLEPTO.

    • poliana Postado em 10/Apr/2016 às 12:46

      Queria ver o ciro no 2* turno em 2018.

    • felipe Postado em 26/Apr/2016 às 14:17

      Marina e Ciro seriam o ideal, iriam formar os dois novos lados da política a Marina pulando pro lado de centro direita e o Ciro centro esquerda como não acompanho o Ciro ia ser legal ver o que ele tem de apresentar, a Marina tem que provar muita coisa ainda mas os dois, hoje, são de longe muito melhor que PT e PSDB.

  16. Pedro Postado em 10/Apr/2016 às 04:17

    Marina Silva nao tem competência para gerir a nação. Ela é uma estranha versão da incompetência de George Bush em bandas tupiniquins. Assustador ver a popularidade dessa mulher, que por exemplo, quis tirar das usinas hidro-elétricas a classificação de energia renovável: é uma pessoa capaz de entrar no cargo para prejudicar a nação. De resto: lula, meu querido, pijama e chinelo. Deixa o trem andar. Luciana Genro, va a luta!

  17. ODECIO Postado em 10/Apr/2016 às 07:53

    ACREDITO QUE A "FOLHA GOLPISTA" ESTÁ DEIXANDO DE FAZER AS PESQUISAS NA AV PAULISTA, NOS JARDINS, EM PINHEIROS ,NO ALTO DA LAPA,E OUTROS BAIRROS MAIS FAVORECIDOS DE S PAULO.

  18. Fonseca Postado em 10/Apr/2016 às 08:00

    Queria ver lula destruindo bostanaro num debate.

    • poliana Postado em 10/Apr/2016 às 12:44

      Qq um humilharia o analfabeto político do bolsonaro em um debate. O cara n constroi um raciocínio coerente. Dá até pena...vou me divertir nos debates com ele sendo trucidado pelos adversários.

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2016 às 09:07

      Covardia. kkkkkkkkk coitado do Coxinha Mor.

  19. Leonardo Postado em 10/Apr/2016 às 10:22

    Esse site não mostrou, mas foi avaliado tbm a rejeição aos cadidatos, e lula eh de longe o mais rejeitado.

    • poliana Postado em 10/Apr/2016 às 12:44

      Em qual nicho a pesquisa, foi feita, vc sabe dizer?

      • felipe Postado em 26/Apr/2016 às 14:18

        no segundo turno o Lula sera o mais rejeitado, dificilmente ganha de alguém.

  20. poliana Postado em 10/Apr/2016 às 12:37

    Não se preocupe. 2018 eh logo ali, naro. Continue cantando vitória antes do tempo e subestimando a história do lula!!! Continue assim!

    • poliana Postado em 10/Apr/2016 às 17:23

      toda vez q o pp posta alguma notícia relacionada ao golpe, vc começa a fazer piadinha, sobretudo qto ao número de deputado a favor ou contra. vc age e fala como se o golpe fosse certo. e isso há muito tempo. por isso o meu post pra vc...n foi com relação a essa pesquisa em si não...mas sobre ela, tb n me apego, apenas lhe digo q 2018 está logo ali, e n precisa ser um especialista em política pra saber a força q o lula tem perante o eleitorado nacional né??!!! a única - acredito eu - q tem chances de derrotá-lo nesse cenário, é a marina! mas lhe garanto q tucano nenhum derrota lula em 2018!

    • poliana Postado em 10/Apr/2016 às 20:26

      depende de qual interpretação vc faz de todo o contexto, naro. se vc questiona o fato de o eleitorado achar lula bom, por si só, ainda te entendo; outra coisa é achá-lo bom diante dos adversários, sobretudo os caciques do psdb. aí, realmente, até eu vibro e choro de emoção!!! entre lula e QUALQUER TUCANO, eu vou preferir lula, eternamente! e do q dizer sobre lula e jair bolsonaro? lula e marina silva??!! não é síndrome de estocolmo não, é o PAVOR, PÂNICO de ver o psdb de volta à presidência, o ultra direitista (pra n dizer outro nome) do jair bolsonaro ou ainda, a marina silva com toda a bancada evangélica e outros males por trás...daí a força de lula perante o eleitorado nacional. estou torcendo muito pro ciro gomes em 2018, e ele terá meu voto. agora num 2º turno com qq desses candidatos q mencionei aki, realmente, é lula 2018!!!

    • poliana Postado em 10/Apr/2016 às 23:28

      Não eh confissão de aceitação do psdb mas eh a nossa realidade política dsde 94. Vc pode anular seu voto, ou votar em branco. Mas diante da polarização histórica q existe entre pt x psdb, naro, o eleitor eh sim obrigado a votar no menos pior. O fato de vc e milhões anularem o voto, n acaba com a polarização e a disputa continua a mesma no 1* e 2* turno. Infelizmente eh a nossa realidade politica. Tenho fé q num futuro n tão distante, essa polarização acabe, haja vista a queda vertiginosa do psdb. Já eh um alento e q continue assim. Fora isso, até aqui n tivemos outra saída senão votar no menos pior. Agora veja a linha de sucessão de dilma caso o golpe se concretize e aí vc me diz se realmente concorda com esse absurdo de impeachment.

    • Carlos Postado em 13/Apr/2016 às 18:42

      Naro, meu caro (rimou), vc que odeia o Lula e o PT deveria se perguntar o porque, de apesar de todos os ataques ad oposição e midia, o Lula continuar no topo. Eu explico: Essas intenções de voto vieram de pessoas que foram REALMENTE ajudadas pelo governo Lula. Alguns acham que é por causa do "populismo" dos programas sociais, mas o que essas pessoas não entendem com sua lógica distorcida, é que os tais "programas compra voto", como eles mesmos chamam, só conseguem "comprar voto", porque são REALMENTE BENÉFICOS para uma parcela da população brasileira. Em outras palavras: Quem vota é porque foi beneficiado por ele DE VERDADE, e por isso, vota defendendo seus interesses, assim como a elite defende o dela, tentando derrubar o Lula. Há mais ou menos 5 anos, o Lula está afastado da presidência e até hoje ganha muitos votos, porque? Porque os programas sociais NÃO SÃO FALSOS como muita gente sem um pingo de noção lógica acredita. Se fossem prejudiciais ao povo, Lula perderia votos. E se ele ajuda ao povo, ELE ESTÁ CUMPRINDO A SUA FUNÇÃO COMO ESTADISTA. E não me venha com a falacia de que os programas sociais acomodam as pessoas e as tornam vagabundas porque essa é a maior inverdade já plantada pela oposição. Qualquer um que quiser se informar como funcionam os programas sociais, podem pesquisar rapidamente na internet (como eu fiz), e vai ver que ninguém consegue sobreviver apenas com Bolsa Família. Quem acredita que a pessoa não só vive do Bolsa família, como abandona emprego e escambau, não fez o dever de casa. É impossível uma pessoa SOZINHA viver apenas de Bolsa Família, o que dirá uma família com 5 membros ou mais. Fora os programas sociais, nós temos várias obras que beneficiaram o povo, como as obras de irrigação do nordeste, as plataformas de petróleo, as rodovias, as ferrovias, as universidades, etc. O Brasil com o Lula foi bom pra todos. Então, por isso o Aécio, o Moro, a Globo e a turminha, querem tanto que o Lula caia. Porque eles não tem a menor chance contra ele. E se ele e Marina forem pro segundo turno, ele ganha. E se não tivessem fazendo essa campanha contra ele, ele estaria no primeiro lugar disparado, talvez até ganhando no primeiro turno.Nenhuma falacia que vc lançar vai mudar o fato do Lula AINDA ser muito querido pelo povo brasileiro, por ter sido o ÚNICO presidente que lembrou que eles existem. PONTO!

  21. Jonas Schlesinger Postado em 10/Apr/2016 às 15:19

    O PT deveria lançar um candidato de base aliada. Tipo o Ciro Gomes e os petistas saírem às cegas propagando o cara no brasil todo. Assim teríamos um presidente de um partido mediano com o PT na base aliada e sem precisar do PMDB. A derrota de um governo bom, que não foi o caso da Dilma, foi ter dado muita confiança pra esse partido sanguessuga. Puta quel pariu até quando esse partido vai continuar mamando nos governos?

    • Pedro Postado em 11/Apr/2016 às 03:53

      Complicado Jonas. O ideal seria pararmos de votar tanto no PMDB. Parece impossível. Mas eu gosto muito da sua idéia, talvez seja a forma de o PT se reinventar. Mas sera que eles conseguem fazer isso? Sao capazes de ficar nos bastidores, como base aliada durante um ciclo presidencial? Eu acho que PT apoiando Ciro Gomes faz todo sentido, pode ser muito bom para o Brasil. Meu voto continua indo para a Luciana Genro.

  22. Luann Postado em 10/Apr/2016 às 15:39

    Gostaria de saber mais sobre a pesquisa; algumas informações não ficam claras. Esse recorte -as pesquisas- foi feito em qual esfera social? Não tenho dúvidas da superioridade do Lula em relação aos demais candidatos e acredito que o apoio ao petista em regiões mais periféricas, universidades, zonas rurais é ainda maior. E tem mais, esperem até o debate; Lula foi agraciado com o dom da retórica, dom muito trabalhado, aliás, durante toda a vida. Não tem pra ninguém.

  23. Eduardo Ribeiro Postado em 10/Apr/2016 às 21:00

    Duas coisas: 1- Marina cresce quando Aécio sai. Conclusão: vagabundo realmente acha que Aécio - e não o PSDB - é a salvação do Brasil pois, sem Aécio, eles não vai em cima dos demais tucanos, eles vão pra cima de Marina. O eleitor de Aécio é incontestavelmente um quadrúpede aloprado. 2- Golpistinhas: o que vocês vão fazer com Lula? Pensem na quantidade de barbaridades, de covardias, de artificios inomináveis provenientes do combo oposição/mídia/judiciario contra ele, e ele SEGUE INABALÁVEL....vocês vão lidar com isso aí de que jeito? Lidar com esse MONSTRO com qual estratégia daqui pra frente? O que há pra ser feito que ainda não tenha sido? Como enfrentar um inimigo inexpugnável? Vão continuar enxugando gelo com os pedalinhos, triplex, sitiozinhos, barco de lata? Vocês vão ter que dar um passo a frente na estratégia de destruir Papai Lulão. Tá na cara que isso que estão fazendo é completamente inócuo, e se ele chegar respirando em 2018, quem vai barrar o melhor presidente da história do país?

    • Onda Vermelha Postado em 11/Apr/2016 às 00:11

      Eduardo, que tal se tucanos elaborassem um projeto para o país que possa ser debatido por quem não apoia o PT, e ser apresentado nas próximas eleições em 2018? Ah, mas isso dá muito trabalho, e ademais quem concordaria com um Projeto Anti-povo? Ao que parece os tucanos preferem um Golpe Parlamentar ao invés de ter que se submeter ao "risco da rejeição da urnas" novamente. Cansaram de "brincar de democracia"? Hehehe! Esqueceram de combinar com o povo. #NaoVaiTerGolpe #VaiTerLuta . Segunda-feira #EuVou ver o Chico, a Beth Carvalho, João Bosco e o Lula, e um monte de gente legal às 17 :00 hs na Lapa-RJ, defendendo a nossa democracia e o estado de direito #DilmaFica e estamos conversados!

  24. Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2016 às 09:06

    Ciro Gomes ... na boa ... desça do palanque e seja vice de Lula. Marina e Tucanos, querem vencer? Montem uma chapa única, pois a chapa do eu sozinho é vitória do PT no segundo turno. Notei que que os eleitores de Serra e Bolsonaro se combinam. Moro? Se ele for vice da Marina ... sei não ...

  25. gustavo0 Postado em 11/Apr/2016 às 09:49

    2018 será o ano da vida de Ciro Gomes. Algo me diz que ele será eleito. Marina fracassará novamente.

  26. MAURO Postado em 06/Jul/2016 às 15:19

    VOCÊS ACHAM MESMO, QUE DEPOIS DE TODO ESSE ESFORÇO, QUE A DIREITA CANALHA TÁ FAZENDO, ELES VÃO DEIXAR O LULA CONCORRER A ALGUMA COISA?