Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 13/Apr/2016 às 11:30
26
Comentários

Jornalista da Globo apaga post vergonhoso sobre impeachment após críticas

Jornalista da Globo é corrigido após publicar declaração sem fundamento sobre impeachment. Irritado e possivelmente envergonhado, Jorge Pontual apagou o texto. A declaração do global provocou espanto no renomado jornalista internacional Glenn Greenwald

jorge pontual globo impeachment golpe
Post de Jorge Pontual (dir), da Globo, chamou a atenção até do jornalista internacional Glenn Greenwald, que comentou a publicação

Fábio de Oliveira Ribeiro, Jornal GGN

O jornalista internacional Glenn Greenwald, vencedor de um prêmio Pulitzer e um prêmio Esso, publicou no Twitter a imagem (ver acima) de um Twitter apagado por Jorge Pontual, correspondente da Globo em Nova York.

Diz a mensagem que:

“Impedimento: processo político. Não é necessário preciso provar que um crime foi cometido. Basta que o governante tenha perdido o apoio do Parlamento.”

Ao contrário do que disse Jorge Pontual, no Brasil o impedimento não é um processo político. Aqueles que querem desvirtuar a Constituição em vigor para depor Dilma Rousseff pretendem parlamentarizar nosso presidencialismo. Fazem isto, naturalmente, porque perderam a eleição e não aceitam o resultado das urnas.

A afirmação de Pontual somente seria verdadeira o nosso regime de governo fosse o parlamentarismo. No regime parlamentar o governante não é eleito diretamente pelo povo, mas pelos parlamentares.

Em razão disto, o primeiro ministro precisa manter o apoio da maioria no Parlamento. O mandato de um primeiro ministro não tem termo fixo. Portanto, ele pode ser forçado a deixar o cargo quando não tiver mais maioria parlamentar ou quando a mesma tenha perdido a confiança nele.

No presidencialismo o mandato presidencial tem termo fixo e só pode ser interrompido na forma da Constituição em vigor.

A mensagem de Jorge Pontual dá a entender que nós vivemos num parlamentarismo. Ele provavelmente não leu a CF/88. Se tivesse lido isto teria se deparado com o seguinte:

“Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:

I – a existência da União;

II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;

III – o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais;

IV – a segurança interna do País;

V – a probidade na administração;

VI – a lei orçamentária;

VII – o cumprimento das leis e das decisões judiciais.

Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.”

O Impedimento é um processo jurídico, uma medida extrema para preservar o regime constitucional quando o Estado foi capturado por um criminoso. O procedimento não pode ser utilizado só porque a oposição ou o mercado não gostam da presidenta eleita pelo povo brasileiro, nem deve instrumentalizar uma nova eleição presidencial restrita aos parlamentares.

Todo cidadão brasileiro tem direito de petição e pode, portanto, pedir o Impedimento de Dilma Rousseff. Compete ao presidente da Câmara dos Deputados avaliar a viabilidade ou não do pedido. Eduardo Cunha cometeu grave abuso de poder ao aceitar o processamento de um Impedimento sem fundamento jurídico.

O pedido formulado pelos inimigos de Dilma Rousseff ao presidente da Câmara – ele mesmo confessou ser inimigo dela numa entrevista – não se ajusta a nenhuma das hipóteses constitucionais e deveria ter sido arquivado. Foi por isto que Jorge Pontual disse que o processo é político.

Durante este mandato Dilma Rousseff não colocou em risco a existência da União. Os autores do Impedimento não acusaram a presidenta de interferir no funcionamento do Legislativo, do Judiciário, do MP ou das outras unidades da federação.

Até a presente data a presidente nada fez para suspender os direitos políticos, individuais e sociais dos cidadãos brasileiros e estrangeiros no país. De fato, o mercado e seus serviçais e sabujos a querem fora do cargo justamente porque ela tem se esforçado bastante para garantir a preservação dos direitos sociais o exercício destes pelo povo. As Forças Armadas estão sendo modernizadas, as demandas do Ministério da Defesa não tem sido ignoradas por Dilma. Não há dúvida sobre a honestidade dela.

Ao contrário de Eduardo Cunha, a presidente não tem milhões de dólares depositados no exterior, nem tampouco foi acusada de ter se apropriado de dinheiro público durante sua carreira política. A Lei Orçamentária tem sido executada de maneira adequada, como disse o TCU.

Mesmo que as pedaladas fiscais possam ser consideradas uma irregularidade, o ato imputado a Dilma Rousseff não ocorreu neste mandato e sim no mandato anterior. Além disto, quase todos os governadores e prefeitos de capitais desde FHC deram pedaladas fiscais e nenhum deles foi Impedido de continuar no cargo. Dilma Rousseff não tem impedido o MP de acusar seus aliados. A celeuma existe porque os autores do golpe de estado estão entre os criminosos e não querem ser punidos.

O rito do processo de Impedimento também é definido pela CF/88.

“Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

§ 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções:

I – nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

II – nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

§ 2º Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

§ 3º Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.

§ 4º O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.”

Em razão das pedaladas parlamentares dadas por Eduardo Cunha para facilitar o golpe de estado disfarçado de Impedimento, o STF foi obrigado a dizer de maneira detalhada como o Congresso Nacional deve proceder. Irritado, o presidente da Câmara tentou intimidar ou obter algum tipo de composição numa audiência com o presidente do STF. Ricardo Lewandowski o recebeu em audiência aberta à imprensa, deixando bem claro que o poder do réu (Eduardo Cunha já foi denunciado por crimes financeiros no STF) não seria reforçado ou consolidado nos bastidores.

Se Aécio Neves tivesse sido eleito, Jorge Pontual diria o que disse no Twitter? Creio que não. Ele provavelmente seria um ferrenho defensor do presidencialismo. O casuísmo da imprensa se ajusta perfeitamente ao casuísmo de Eduardo Cunha. O caso é que a população nas ruas já demonstrou que está cansada destes casuístas e seus casuísmos.

Jorge Pontual não é um ignorante. Ele sabe exatamente o que pretende quando tenta induzir a população a acreditar que Dilma Rousseff pode ser politicamente deposta por parlamentares. De fato, ao disfarçar o golpe de estado inconstitucional ele se coloca a serviço do mesmo e sem dúvida alguma colherá os frutos da violência caso o golpe provoque uma guerra civil. É isto o que ele deseja?

ignorancia

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Paulo Postado em 13/Apr/2016 às 12:04

    Talvez fosse melhor ele falar a verdade sobre o que acha, ou seja, que eleito por maioria trabalhador não pode ficar no governo se minoria dominante no Brasil e mídia não quiserem.

    • Remídio Pereira Postado em 20/Apr/2016 às 17:11

      Esse veião é uma bichola safada que mama nas varas americanas faz tempo. Se ele podesse votar no domingo, ele diria: Pelos Estados Unidos ,para que voltemos a ser colonia,Sim !

      • Franklin J. Alencar Postado em 22/Apr/2016 às 21:51

        Onde estão seus argumentos? Você quer defender o jornalista da Globo, apenas tentando desqualificar quem o contrapôs? E com esta ilação fajuta de que "Se ele pudesse votar.....

  2. Esmael Leite da Silva Postado em 13/Apr/2016 às 12:42

    Jorge Pontual, é uma pena. Fico chateado com isso, espero que tenha sido apenas um pensamento enviesado num dia infeliz, talvez algum dia ele justifique isso ou cale-se para sempre. Estou com vergonha alheia.

  3. Deisi Postado em 13/Apr/2016 às 12:44

    Atualmente no Brasil do Cunha, estamos vivendo um regime parlamentarista, onde ele reúne sua corja, rasga a constituição, abre processo de "impeachment", sem crime de responsabilidade, tem apoio de corruptos de uma direita que perdeu 4 eleições e não consegue se conformar. O Cunha fez do país, quintal de sua casa, onde manipula, faz manobras, falcatruas e ameaças, tudo pelo poder e para sastifazer seus anseios de psicopata.

    • felipe Postado em 13/Apr/2016 às 15:28

      Quem deu esse poder a ele foi o PT, quem fez o pacto com o PMDB foi o PT, se ele não soube domar o monstro criou e agora esta pagando caro por isso não chame isso isso de Brasil do Cunha, que apoiou i Cunha desde o começo foi a esquerda não a direita, o psicopata sempre existiu ali, só agora vc notou isso? So depois que ele se rebelou vc descobriu o quanto ele é rum? vcs criam um monstro e agora querem colocar isso na conta de outro?? que beleza hein!!!

      • furnandes albaralhim Postado em 13/Apr/2016 às 19:44

        a culpa é sempre da mulher para os machistinhas imbecis.

      • Francisco Postado em 14/Apr/2016 às 15:01

        O PT não ajudou a eleger o Cunha, foi a oposição.O Pt tinha seu candidato para a presidência da Câmara. No entanto, Cunha foi alçado a chefia da Câmara com ajuda da oposição e não do PT. Ele sempre se declarou inimigo do PT e do governo, mesmo antes de se eleger presidente da Câmara.

      • Fernando Postado em 15/Apr/2016 às 12:25

        Se não sabe o que fala, não posta bobagem imbecil. O PT tinha candidato próprio, CUnha venceu com a ajuda do DEM, que até onde se sabe, não é de esquerda.

      • Franklin J. Alencar Postado em 22/Apr/2016 às 21:57

        Felipe você é um boneco de ventríloco que fala compulsivamente o que lhe mandam falar. É por causa de pessoas como você que os corruptos como o Cunha continuam sendo eleitos. Pare de culpar os outros e preste atenção em que tipo de político você já votou e ainda está se propondo a votar....

  4. Deisi Postado em 13/Apr/2016 às 12:44

    Atualmente no Brasil do Cunha, estamos vivendo um regime parlamentarista, onde ele reúne sua corja, rasga a constituição, abre processo de "impeachment", sem crime de responsabilidade, tem apoio de corruptos de uma direita que perdeu 4 eleições e não consegue se conformar. O Cunha fez do país, quintal de sua casa, onde manipula, faz manobras, falcatruas e ameaças, tudo pelo poder e para sastifazer seus anseios de psicopata.

  5. roberto Postado em 13/Apr/2016 às 12:47

    O erro do PT foi não fechar A GLOBO

    • Line Postado em 29/Apr/2016 às 22:12

      O pt preferiu fazer aliança achando que a globo iria para o seu lado e se ferrou, a globo por mais que seja bem paga tem muito mais afinidades com os seus, como o psdb e toda a direita.

  6. Phelipe Postado em 13/Apr/2016 às 13:01

    Plim plim

  7. Marivaldo Antunes Netto Postado em 13/Apr/2016 às 13:08

    Como disse o Jorge Pontual, explicando a "vitória de Pirro", outro dia na GloboNews, o general ganhou várias batalhas, mas perdeu a guerra. Igual aos que os articulistas da Globo fazem. Guerra de escaramuças, distorcendo as informações. A Eliane Cantanhede chega a ter orgasmos quando a Dilma ou PT é atacada. Eliane, representante do Partido "cheiroso e limpinho" não consegue esconder em sua face o contentamento em estar ao lado da elite branca. Estar na Globo e sentar-se à Casa-Grande era tudo o que ela queria. Mas Pontual, Eliane e demais: cuidado com a senzala, pois o Haiti pode ser aqui.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 13/Apr/2016 às 14:20

    Se for pensar, ele está apenas reverberando o pensamento de muito braZileiro. Tem muita gente que está cagando pra saber se há motivo expressamente previsto em Constituição pro Impeachment. Decidiram, após a quarta derrota seguida, que Dilma não chegaria até 2018, e pronto. Crime previsto em lei pra que? Isso é irrelevante pra eles. Agora pra ter Impeachment basta discordar do resultado das urnas, qualquer desculpa mal ajambrada serve pra justificar o GOLPE...esse é o nível de podridão dos envolvidos. E não foi só esse print aí não. Pontual, pelo que andei lendo, também defendeu o direito da imprensa mentir e falar besteira livremente. Tem o que na cabeça esse lixo? Se for ver, tá certo ele. Tá fazendo o jogo dos patrões dele e preservando o emprego lambendo as bolas de quem sempre teve como filosofia de trabalho o enriquecimento em cima de imoralidades, mentiras e manipulação.

  9. roberto Postado em 13/Apr/2016 às 18:11

    Para a vergonha saber, o primeiro voto dos canalhas será de um deputado federal do PP/RS, investigado por corrupção. Todos os deputados federais do PP do RS estão envolvidos em corrupção. Isto tudo da nojo, mas a guerreira Dilma Não esta derrotada, na segunda estaremos longe destes partidos oportunistas e canalhas,um governo do povo e para o povo.

  10. Luiz C. Cardoso Postado em 13/Apr/2016 às 18:16

    Lamentável ver esse jornalista velho e experiente postando tanta bobagem com tão poucas palavras. Muito tempo na Globo causa essas diarreias mentais.

  11. Thiago Teixeira Postado em 13/Apr/2016 às 19:04

    A mascara dos golpistas não estão caindo, estão despencando.

  12. Grace Diniz Postado em 13/Apr/2016 às 21:26

    Rasga o diploma! Quanta ignorância! Tinha que ser globo golpista.Que vexame!

  13. Alice Postado em 14/Apr/2016 às 03:10

    Eu entendi de outra maneira, gente.... entendi como uma 'crítica', manobra política: se o governante perde apoio do Parlamento, este consegue (eu entendo, tacitamente, como complô) depôr o governante, mesmo sem crime algum. Mas, obviamente, pra tanta crítica, o cara deve ser, declaradamente, pró Impeachment.

  14. Gustavo Horta Postado em 14/Apr/2016 às 08:06

    VOCÊ JÁ SE SENTIU ENGANADO? NÃÃÃOOO? VOCÊ SABE O QUE É ENGANAR?VOCÊ SABE O QUE SER ENGANADO? >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/14/enganar-e-45/ ENGANAR É ... FAZER DESAPARECER DOS NOTICIÁRIOS DE TODO O PAÍS QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE A OPERAÇÃO ZELOTES DA POLÍCIA FEDERAL QUE ENVOLVE A SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS DE GENTE MUUUUIIITO GRANDE. SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS DE GENTE GRAÚDA! ISTO SIM É ENGANAR! ISTO SIM É GOLPE. ISTO É GOLPE SIM! SÃO COXINHAS HIPÓCRITAS, SABOTADORES DA ECONOMIA DO PAÍS, TRAIDORES DA PÁTRIA. ABRAM SEUS OLHOS! AJUDEM A QUE OUTROS POSSAM ABRIR OS OLHOS! JÁ PASSOU DA HORA DE DESPERTAR! A C O R D E M !! CHAMEM OS VIZINHOS! É HORA DE ACORDAR!! “SE OS POBRES DESTE PAÍS SOUBESSEM O QUE ESTÃO PREPARANDO PARA ELES, NÃO HAVERIA RUAS QUE COUBESSEM TANTA GENTE PARA PROTESTAR CONTRA O IMPEACHMENT.” – Leonardo Boff OLHA SÓ, NÃO HAVERIA MAIS PAZ PARA OS ENDINHEIRADOS DESTE PAÍS!

  15. Dedé Postado em 14/Apr/2016 às 14:55

    Não ao impeachment! O governo Dilma já acabou, deixa o partido se esfacelar até ela renunciar ou ser cassada.

    • Franklin J. Alencar Postado em 22/Apr/2016 às 22:08

      Ela não tem motivos para renunciar nem para ser cassada legalmente. Não há indicação de que o seu partido vá se esfacelar sem mais nem menos.... E seu governo tem realizações históricas, só que são ocultadas do grande público pela mídia reacionária..

  16. Gustavo Horta Postado em 14/Apr/2016 às 15:04

    >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/14/enganar-e-46/ VOCÊ JÁ SE SENTIU ENGANADO? NÃÃÃOOO? VOCÊ SABE O QUE É ENGANAR?VOCÊ SABE O QUE SER ENGANADO? ENGANAR É … FAZER DESAPARECER DOS NOTICIÁRIOS DE TODO O PAÍS QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS CRIMES DE EVASÃO DE DINHEIRO DO BRASIL PARA CONTAS SECRETAS NA SUÍÇA, CONFORME DENÚNCIA COMPROVADA DA JUSTIÇA DELES. ESTA FUGA DE DINHEIRO ENVOLVE GENTE MUUIIITO GRAÚDA DA MÍDIA E DOS ENDINHEIRADOS DO BRASIL, ACOSTUMADOS A LESAR A NAÇÃO E O POVO DESTE NOSSO PAÍS. ISTO SIM É ENGANAR! ISTO SIM É GOLPE. ISTO É GOLPE SIM! SÃO COXINHAS HIPÓCRITAS, SABOTADORES DA ECONOMIA DO PAÍS, TRAIDORES DA PÁTRIA. ABRAM SEUS OLHOS! AJUDEM A QUE OUTROS POSSAM ABRIR OS OLHOS! JÁ PASSOU DA HORA DE DESPERTAR! A C O R D E M !! CHAMEM OS VIZINHOS! É HORA DE ACORDAR!! “SE OS POBRES DESTE PAÍS SOUBESSEM O QUE ESTÃO PREPARANDO PARA ELES, NÃO HAVERIA RUAS QUE COUBESSEM TANTA GENTE PARA PROTESTAR CONTRA O IMPEACHMENT.” – Leonardo Boff OLHA SÓ, NÃO HAVERIA MAIS PAZ PARA OS ENDINHEIRADOS DESTE PAÍS!

  17. Gustavo Horta Postado em 29/May/2016 às 22:18

    "ESCULACHA, ESCULHAMBA, ESCRACHA, ARREGAÇA, POIS SOU MESMO UM BABACA DE MERDA! ALÉM DO MAIS, ISTO AQUI VIROU MESMO UM BORDEL, UM BACANAL ..." >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/29/esculacha-esculhamba-escracha-arregaca-pois-sou-mesmo-um-babaca-de-merda-alem-do-mais-isto-aqui-virou-mesmo-um-bordel-um-bacanal/ "EM QUAL PAÍS DO MUNDO UM JUIZ PASSA A NOITE NA CASA DE UM DOS INVESTIGADOS POR CRIMES?" OU SERIAM INVESTOGADOS? Não sei se haverá outro, mas no Brazil (não, não está errado!) isto é possível. APAPORRA!!! Aqui em nosso país há hoje três tipos de cidadãos: 1 - Há os que sempre souberam que aqui se dava um golpe de estado para derrubar uma presidenta eleita democraticamente e honesta. 2 - Há os que, manipulados e iludidos, como idiotas completamente idiotizados, acham que ela deveria ser mesmo deposta pelos GOLPISTAS SABOTADORES E TRAIDORES e pensam ainda hoje que esta ação não teria sido um GOLPE, apesar de todas as evidências. São os imbecilizados. 3 - Há os que são os manipuladores profissionais, cretinos, covardes, que encabeçam o movimento GOLPISTA e que vêm sabotando o país ha mais de um ano com o claro objetivo de entregar o país, nosso povo, nossa nação ao controle e ao jugo estrangeiro, notadamente estadunidense. Escolha em qual grupo você se enquadra?