Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 06/Apr/2016 às 11:09
8
Comentários

Janaina Paschoal é advogada do procurador que torturava a esposa

Janaina Paschoal não apenas advoga para Douglas Kirchner, o ex-procurador que torturou a esposa repetidas vezes. A advogada também defendeu Mayara Petruso, a estudante de direito que disse, após o resultado das eleições de 2010, que “nordestino não é gente e tem que morrer afogado”

Janaina Paschoal Douglas Kirchner
Janaina Paschoal, autora do impeachment, é advogada de Douglas Kirchner, o procurador que torturava a esposa e a mantinha em cárcere privado

Janaina Paschoal se tornou o assunto mais comentado do Brasil nesta terça-feira (5). A autora do processo de impeachment contra Dilma Rousseff foi registrada em vídeo protagonizando um discurso inacreditável. Juristas consideraram que a fala da advogada, que deveria se comportar como uma técnica, não se diferencia em nada das pregações acaloradas de pastores neopentecostais.

Curiosamente, Janaina é advogada do procurador Douglas Kirchner, demitido do Ministério Público por torturar e manter a sua esposa em cárcere privado com a ajuda de uma pastora evangélica. Douglas foi demitido pelo CNMP por 12 votos a 2.

Ao apresentar a defesa do procurador, Janaina afirmou que o réu era inocente porque se tratava de um “típico caso de liberdade religiosa”.

Depois, a certa altura da sessão, Janaína mudou a estratégia e alegou que Douglas tinha “a mente propícia para ser cooptada”, ou seja, teria maltratado a mulher sob influência da igreja.

A presidente do Conselho do Ministério Público e relatora Ela Wiecko Volkmer de Castilho rebateu e citou o laudo pericial demonstrando que Tamires, esposa de Douglas, foi espancada com instrumento contundente. Segundo ela, Tamires foi submetida a violência “psíquica, moral e simbólica”.

Ela Wiecko lembrou que Douglas “admite que assistiu a surra com cipó e não teve forças para reagir. Nesse dia, não era procurador ainda, mas tornou-se depois e mesmo sendo procurador continuou morando na igreja, casado com Tamires e a situação permaneceu a mesma até a fuga dela em julho”.

A relatora argumentou que as provas de que Douglas praticou violência contra a mulher e fanatismo religioso eram mais que suficientes para um juízo do Conselho Superior do MPF de que Douglas “não possui idoneidade moral para exercer o cargo de procurador da República”.

Laudos comprovaram que Tamires foi violentamente espancada mais de uma vez.

Mayara Petruso

Janaina Paschoal também foi advogada da jovem Mayara Petruso, a estudante de direito que ficou famosa, em 2010, por expressar seu ódio contra nordestinos nas redes sociais após a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais. “Nordestino (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”, publicou Mayara.

Janaina Paschoal, a advogada do impeachment, não conseguiu inocentar Mayara. A jovem foi condenada pela Justiça Federal de São Paulo pelo crime de discriminação e recebeu uma punição de 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão, mas a pena foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa.

Mayara trabalhava em um escritório de advocacia, mas perdeu o emprego depois do caso. Ela também teve que mudar de cidade e de faculdade por conta da repercussão de suas mensagens.

A culpa é de quem?

Numa recente entrevista à BBC Brasil, Janaina Paschoal declarou que “seu compromisso é com Deus”.

Na Folha, a advogada se declarou preocupada com as “forças ocultas e bolivarianas” que manipulam nossos jovens, e disse que Lula é o principal culpado pelas mazelas que assolam o país: “ele [o ex-presidente] separa o Brasil em Norte e Sul. É ele quem faz questão de cindir o povo brasileiro em pobres e ricos”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rogério Britto Postado em 06/Apr/2016 às 12:07

    Percebe - se que a doutora não tem escolhido bem os seus caminhos! Só dá bola fora pô!

  2. Marlon Assis Postado em 06/Apr/2016 às 13:14

    O Lula diz o que o povo brasileiro tem vontade de dizer.

  3. Rodrigo Postado em 06/Apr/2016 às 14:33

    (Outro Rodrigo) Eu, particularmente, não atuaria em nenhum dos dois casos. Mas a defesa técnica decorre do princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa, sendo ainda certo que, caso o réu não nomeie um Advogado, o juiz nomeará um Advogado dativo, a depender do caso mesmo um valoroso integrante da Defensoria Pública. Assim, qualquer Advogado buscará a melhor defesa para seu cliente, motivo este que sempre me levou a, mesmo que discordando da tese, respeitar os Advogados de defesa dos condenados no "Mensalão", especialmente defendendo o Advogado de José Genuíno, indevidamente retirado de plenário com clara violação de suas prerrogativas. Tentando atacar a Advogada e Professora, infelizmente, o blog atenta contra o princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa - art. 5º, LV, CR - " aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes".

  4. João Paulo Postado em 06/Apr/2016 às 15:00

    Depois do espetáculo e demonstrar que está possuída, o ex-procurador, digo, o vagabundo, filho da puta e covarde poderia levá-la a um dos cultos para ser exorcizada à base de porrada com cipó.

  5. Marco Sousa Postado em 06/Apr/2016 às 23:13

    Ahhhh...., tá explicado....

  6. Esmeraldo Cabreira Postado em 07/Apr/2016 às 10:22

    OS SEMELHANTES SE ATRAEM.... E ESTÃO SE ESFUMAÇANDO... ELES VEM À LUZ, BRILHAM ENSANDECIDAMENTE E, NUM FULGOR, DESAPARECEM! KKKKKKKKKKKKKK! HERÓI COXINHA É EFÊMERO! BOICOTE AOS ANUNCIANTES DA GLOBO-MOSSACK; SEMANA DE APREENDER A "DESCOMPRAR" PRODUTOS UNILÉVER, SEARA, SADIA, NESTLÉ, E UFA! FRIBOI... AOS POUCOS EU VOU LIMPANDO MINHA MENTE DESTES PRODUTOS FINANCIADORES DOS FASCISTAS DA GLOBO, DA VEJA, DO ESTADÃO... IDEOLOGIA É PARA SEMPRE! Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

  7. EDUARDO DO PT Postado em 07/Apr/2016 às 15:51

    Você quem é patético. Mas uma coisa eu concordo. Ela é muito sabia sim. Se lançando no movimento golpista para uma futura candidatura para câmara. Esperem e verão. O que me desespera, mesmo respeitando a democracia, é que tal fulana consegue, mesmo que pouco, atrair seguidores. Vaaaaaaaaaa pa put# que te pariu.

  8. Line Postado em 09/Apr/2016 às 22:26

    Esse maluco é da turma do pereira e cia, só horrores.