Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 15/Apr/2016 às 11:26
26
Comentários

Impeachment de Dilma vira piada em TV dos EUA

TV norte-americana faz piada e se diz espantada com tentativa de golpe em curso no Brasil, já que "60% dos legisladores que pretendem afastar a presidente Dilma enfrentam acusações que variam de fraude eleitoral até homicídio"

impeachment dilma john oliver
O comediante britânico John Oliver

O comediante britânico John Oliver abordou a crise política brasileira e o processo de impeachment na última semana em seu programa na HBO (vídeo abaixo).

No programa “Last Week Tonight with John Oliver”, não faltaram críticas ao Congresso brasileiro e aos condutores do impeachment. Até o boneco inflável gigante de Lula com roupas de presidiário, chamado de ‘pixuleko’, foi alvo das piadas.

“Os legisladores brasileiros estão se movendo para retirar a presidente [Dilma] Rousseff”, explicou. “Mas eles podem não estar na melhor posição para julgá-la pois 60% deles enfrentam acusações que variam de fraude eleitoral até homicídio“, acrescentou, citando números que o jornal americano “The New York Times” usou do portal Transparência Brasil.

“O Legislativo brasileiro potencialmente contém 40% de criminosos per capita a menos que o sistema penitenciário”, concluiu o comediante.

Oliver também afirma que Dilma pode ter agravado a crise do governo ao nomear Lula para a Casa Civil. “Embora Lula afirme que as acusações [contra ele] tenham motivação política, Rousseff não acalmou as coisas”, disse.

Sem citar as conversas grampeadas, o apresentador explica que Lula é investigado por sua suposta participação no esquema de propina na Petrobras. “Existe alguma estatal de petróleo que não seja corrupta?”, pergunta o comediante.

Ao falar das liminares concedidas para derrubar a nomeação e a posse do ex-presidente na Casa Civil, Oliver afirma: “O Judiciário está agora em revolta aberta contra o Executivo.”

Sobre as manifestações realizadas recentemente, o comediante não poupou o Pixuleko: “Esse balão se parece menos com Lula e mais com um desenho por Picasso de Mandy Patinkin [ator da série Homeland]”.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Randy Postado em 15/Apr/2016 às 11:43

    impedir uma presidenta democraticamente eleita é implantar o BANANISMO... via PSDBanana... o símbolo do partido oficial da república das bananas é um tucano, cujo nariz forma uma banana...

    • marcus Postado em 15/Apr/2016 às 19:21

      DEMOCRATICAMENTE OU URNAMENTE FRAUDADA

      • Andre Postado em 16/Apr/2016 às 13:35

        Realmente só não teve fraude nas urnas que elegeram deputados e senadores do PSDB KKKKKKK

      • eduardo Postado em 17/Apr/2016 às 00:45

        Prove.

      • Marcos Postado em 24/May/2016 às 10:28

        A do Alckmin foi fraudada também? Se fraudaram a eleição para presidente, por que não colocaram também mais base no senado e câmara? São bem menos votos e não haveria tanta resistência...Ou isso "não vem ao caso"?

    • LUIZ GIANCOLI Postado em 15/May/2016 às 20:18

      O COLLOR TAMBEM TEVE UMA VOTACAO ATE MAIOR QUE A DILMA , E ELE SIM APESAR QUE ACHO HOJE ELE UM BOSTA CHEIO DE DINHEIRO QUE GANHOU MAIS NO GOVERNO LULA NO QUE SEU PROPRIO GOVERNO DE 2 ANOS ROUBOU MAIS JUNTO COM LULA DO QUE QUANDO ERA PRESIDENTE IMAGINE, LOGO APOS O IMPEACH DO COLLOR COM O JULGAMENTO MOSTRARAM QUE ELE FOI IMPEACH POR CAUSA DE UM CHEVETTE BEM VLLHEO ESTA FOI A ACUSACAO QUE O LEVOU A SAIR DO GOVERNO E ERA LEGITIMO TAMBEM , E AGORA O QUE ME DIZ TAMBEM FOI ERRADO OU FOI O TUCANO NAQUELA EPOCA QUE FEZ OU FOI O PT , EU NAO TENHO PARTIDO SO A VERDADE

  2. gustavo0 Postado em 15/Apr/2016 às 13:32

    Enfim o humor americano não é tão desprezível assim, não é mesmo? Seria a hora de se render a sua acidez e passar uma borracha em todo o tipo de investida ofensiva proferida por muitos de seus humoristas em seus comentários e piadas? Ou não, trata se apenas de um lapso de lucidez intelectual e moral de um estadunidense subversivo, que embora ganhe o pão em solo imperialista não se priva da luta contra a ilegalidade em terras distantes? Ou pode ser tão somente um incauto americano fazendo rir, mesmo que podre de incoerência.

    • Ricardo Postado em 15/Apr/2016 às 16:39

      Chupa essa manga aqui ó: https://www.youtube.com/watch?v=D8iolkj5Kpo

    • Pedro Postado em 16/Apr/2016 às 03:26

      Hein? Humor americano é muito liberal e tudo pode ser dito. Veja como George Carlin fazia humor no final de sua carreira. Ele falava aos americanos que o pais é um clube e o povo não é membro.

  3. sandro Postado em 15/Apr/2016 às 13:37

    Não podemos,em hipótese alguma deixar temer e cunha em paz.

  4. Deisi Postado em 15/Apr/2016 às 13:56

    Realmente é inacreditável, só no Brasil acomtece, corruptos viram heróis, basta ser contra o PT. Cunha e Roberto Jefersn, são exemplos de bandidos heróis.

  5. Rodrigo Postado em 15/Apr/2016 às 14:37

    (Outro Rodrigo) Ué, coloca o vídeo todo... Tem outro, anterior, sobre os panelaços também.

    • poliana Postado em 15/Apr/2016 às 15:56

      (outro) rodrigo..é inacreditável q uma pessoa tão sensata como vc esteja apoiando todo esse espetáculo armado com uma única finalidade, e vc sabe disso!!! eu esperaria isso de qq um aki no pp, menos de vc, te juro. vc me surpreendeu!

      • Rodrigo Postado em 15/Apr/2016 às 17:54

        (Outro Rodrigo) Poliana, aqui apenas pedi o vídeo todo, aliás, os dois, pois a piada é com todos. Bom, quanto ao caso em questão, desde o princípio sempre que, presentes os requisitos, apoiarei o impeachment - nesse sentido, o de Dilma, de Temer, bem como dos 16 governadores que também "pedalaram" (a exemplo de Alckmin - infelizmente o PT e/ou base aliada só não pedem o de Alckmin para não declararem, objetivamente, que cabe o de Dilma). De outro lado, se você quiser discutir se a figura de Cunha, como Parlamentar, Presidente da Câmara e e condutor do processo nesta casa, concordo que é algo vergonhoso, eu sendo a favor da cassação do mesmo, mas até aqui é o regimental, legal e constitucionalmente competente para a condução - infelizmente ele é Deputado Federal, eleito presidente da casa, até aqui (mais uma vez) infelizmente detendo a titularidade do cargo. Assim: 1- jurídica e politicamente entendo que cabe o impeachment de todos esses, 2- não acho que Temer e Cunha sejam salvação alguma, eu apoiando o impeachment daquele (sou a favor mesmo da cassação da chapa) e a cassação deste; 3- Deus me livre de "Bolsonaros". Por fim, fico feliz pela sua consideração (sem qualquer ironia e você sabe disso) à minha pessoa e você sabe que é recíproco, como já disse em outros momentos, eu desejando a você realizações ainda maiores nos concursos (é difícil, mas a vitória é sua!). São momentos conturbados e há muita hipocrisia dos dois "lados" hoje prevalentes, mas creio (opinião minha) ser o momento em que podemos assumir que não dá mais pra adotar a conduta do "se ele fez, eu posso". P.S.: ontem conversava com dois amigos sobre o caso e mais uma vez concluímos que o cenário, qualquer que seja o resultado, será muito ruim. Ainda, que Lula foi eleito em 2002 com tudo para fazer grandes reformas (ao menos da educação...), mas preferiu (como Frei Betto bem analisou) financiar uma inclusão econômica, em vez de inserção em serviços básicos, bem como abandonou a base (ele chega a dizer que o PT só busca a base pra "apagar incêndio"), preferindo seguir com o fisiologismo de sempre (concluímos que ele buscou a forma mais fácil de se reeleger, mas não de governar). P.S.2: votei em Lula em 2002.

      • poliana Postado em 15/Apr/2016 às 19:27

        sei q vc n foi irônico...e falei pq de uns tempos pra cá, vc ´parece ter "assumido" de vez o seu viés tucano. percebe-se pelos seus posts q vc apoia o impeachment de dilma, todo esse espetáculo montado pra derrubar uma presidente honesta, q n cometeu qq crime, e democraticamente eleita por 54 milhões de votos. é revoltante tudo q está acontecendo nesse momento. e olha q nem citei o cunha, o moro, o temer e todos os demais envolvidos nesse circo golpista!! é pra sentar e chorar de tanta revolta. mas enfim...seja o q deus quiser! concordando ou não com a política econômica de dilma, n há qq motivo pra q ela sofra impeachment...vamos ver como tudo isso vai acabar. mas moro já nos deu pistas sobre isso né? já disse q em dezembro a lava jato se encerra. ou seja, já sabemos bem como tudo isso irá acabar.

      • Pedro Postado em 16/Apr/2016 às 03:27

        Esse rapaz nao é sensato. Controlar o verbo para falar atrocidades não é sensatez.

      • Rodrigo Postado em 17/Apr/2016 às 11:15

        (Outro Rodrigo) Só simples etiquetas, Pedro? O equilíbrio te incomoda, por você preferir a verborragia e o desespero? Qual atrocidade? O quê te aflige, prezado?

      • Rodrigo Postado em 18/Apr/2016 às 12:24

        (Outro Rodrigo) Poliana, não tenho "viés tucano", mesmo porque apoio o Impechment de Alckmin, conheço e lembro de todas as mazelas do governo FHC (por isso tendo votado Lula em 2002), bem como governos Alckmin e Serra, enquanto morei em SP - desde o começo dessa discussão venho, sim, repetindo que serei a favor de impechment sempre que se fizerem presentes as condições (após 2002 aprendi que não posso misturar emoção com política, não podendo ainda ver este ou aquele como "herói" ou "ídolo" - falo de mim, sem indiretas). No caso concreto, em que pese a lei fale em "crime", o que há é uma "infração político-administrativa", como leciona Damásio de Jesus, mesmo porque tem fundamento em condutas praticadas na esfera administrativa e é julgada politicamente no Parlamento - Dilma não matou, nem torturou, a peça de acusação descrevendo infrações político-administrativas devidamente previstas como fundamento para o processo, a exemplo das "pedaladas" e da edição de decretos suplementares sem autorização do Congresso (aí reside a tipicidade da conduta da mesma, a partir de quando praticou tais condutas enquanto gestora pública). Em que pese, pois, eleita, certo é que a vitória não confere um "salvo-conduto" à mesma (mesmo por isso Collor, também eleito por milhões, foi "impeachmado"), sendo uma sanção legal e anteriormente prevista para os casos de prática de tais infrações político-administrativas. Assim, vejo apenas como um primeiro passo, pois ainda faltam Temer, Cunha e tantos outros. E, quanto à votação, apesar de ter gostado do resultado, vi uma sessão ampla e mutuamente nauseante, especialmente por Bolsonaro e filho, bem como Jean e tantos outros que levantaram o nome de Deus em vão. P.S.: com a devida vênia para uma piada, em que pese o momento, creio que também ficaram tristes as amantes, pois ninguém lembrou delas.

  6. MAGDA SANTOS Postado em 15/Apr/2016 às 15:01

    NESTAS HORAS DA´VONDADE DE PENDURAR OS RESPONSÁVEIS NUM POSTE À EXECRAÇÃO PÚBICA! VÃO PASSAR VERGONHA EM OUTRO PAÍS, DEIXEM NOSSO GRANDE E LINDO BRASIL SEGUIR SEU RUMO QUE É ELOGIADO POR TODOS OS PAISES! NÃO TIVERAM COMPETÊNCIA PARA GOVERNAR, PARA GANHAR UMA ELEIÇÃO, SÓ PRA FRAUDAR E ENGENDRAR GOLPES!! PODRES IMPRESTÁVEIS!! AR E

  7. Ingrid Postado em 15/Apr/2016 às 15:07

    Na verdade esse programa está fazendo piada com nosso cenário politico faz muito tempo.

  8. enganado Postado em 15/Apr/2016 às 15:12

    E o tal exército do BRASIL assiste impassível ao descrédito da Pátria de braços cruzados, até o MORO virou protegido do serviço secreto do tal exército, ou seja, aquele que rasgou a Constituição e ainda foi premiado pela rede gRoubo e convidado para festividades dos militares. Parabéns, militares! Rasgaram também o artigo 142 da Constituição e já tomaram partido do Golpe=P$$$DB/DEM/PF_DB/STF_DB/AGU_DB/ ... etc? Sugiro que o tal exército do BRASIL de ""Honra de General aos Três Metralhas ((donos da gRoubo)) da rede gRoubo, porque não teve um generaleco para dar o Golpe nos moldes de 1964. Constato que falta Testosterona na tropa ou então as ordens que emanam do Pentágono estão sendo obedecidas à risca, assim até o vagabundo do çERRON tem toda razão qdo quis dizer que o tal atual exército é frouxo, aliás o Merdal da gRoubo falou a mesma coisa. Imagina se o LULA e/ou a DILMA falam alguma coisa parecida? Serão mortos por até telegramas! Raça covarde! Pergunto: De que lado os Guardiões da Constituição estão: 1_) Ao lado da Leis e de uma Presidenta ""HONESTA"", vencedora no voto; ou _) A favor dos probíssimos CÚnha, Gilmar "Dantas", FHC, rede gRoubo, Álvaro Dias, çERRON, Cunha Lima, AÓPIO, Aloysio "Trezentinha", ... etc. Se vencerem os golpistas o slogan deveria ser : ___""BRAZIL, pátria de injustiças, viciados e ladrões""___. Gostou rede gRoubo? Poe essas e outras que uma guerra civil poria as entranhas da Direita a vista que achou que defendia gente HONESTA! Tiraria a pratos limpos tudo, pois as MORTES das Famílias dos 7P´s mostraria as entranhas de um CÚnha, FHC, çERRON, BOÇALNARO´s ....

  9. Pedro Accioli Postado em 15/Apr/2016 às 15:59

    Muito boas as criticas deste programa de humor yankee à crise política brasileira! O programa foi bem sensato em criticar esta crise!!!

  10. eduardo de paula barreto Postado em 15/Apr/2016 às 16:53

    . PEGA LADRÃO! . Um pulha gritou: ‘Pega ladrão!’ E multidões saíram correndo Eram políticos de toda a Nação E de todos os níveis de governo Em Brasília apenas ficaram Aqueles que não se mancharam Com os escândalos de propina E liderando o grupo dos justos Estava em pé atrás do púlpito A corajosa Presidente Dilma. . Diante de alguns gatos pingados Ela fez um discurso comovente Lembrando a conspiração do passado Que agora se mostrava presente Como um golpe parlamentar Liderado por Temer que está Mancomunado com Cunha Os quais são os chefes da quadrilha Que saiu correndo de Brasília Quando ouviu o grito do pulha. . Já escondidos em suas tocas Os ratos do golpe se organizaram E espalhando na Mídia fofocas Um grupo de julgadores formaram Para votar a favor do impeachment Que tiraria do poder a Presidente Sem que ela tivesse cometido crime Mas as pessoas de bem se uniram E para Brasília partiram Formando o exército mais sublime. . Diante do repúdio do povo Os ratos traidores ficaram mudos E os seus votos foram tão poucos Que Dilma ganhou o terceiro turno E entrou para a história como heroína Enquanto o lixo e a latrina Foram destinados aos golpistas Que passaram a preferir o anonimato Ao verem que a história julga os fatos Sem a seletividade da Justiça . Eduardo de Paula Barreto 13/04/2016 .

  11. Roberci Postado em 16/Apr/2016 às 18:47

    Eu penso um pouquinho diferente de alguns colegas; caso o Impeachment passe, porque TEMER realizaria Reformas, criaria impostos, cortaria os tais dos programas sociais? Só se for um otário; vai chegar em 2018(se chegar) todo “ensaguentado”, desgastado, para entregar tudo bonitinho para o senhor Lula, como fez o Líder FHC. Nada disso senhores. Deve começar cortando os 32 mil cargos em mãos de militantes do PT; cortar as verbas dos tais “movimentos sociais”(forçando estes vagabundos a procurarem trabalho ao invés de saquear, destruir e roubar); enxugar um pouco a Máquina no que concerne aos Ministérios e Estatais; e continuar com os malditos Programas Sociais(infelizmente; se possível, aumente o Bolsa-família; prometa 10 milhões de casas) que nunca deveriam ter sido criados, mas foram, agora tirar o crack do povo, é dar um tiro na cabeça. Se ele abruptamente romper com o que está aí, vai entregar de mãos beijadas o País, repito, todo bonitinho, ou para Marina ou para Lula; e vai sair como ladrão e popularidade de 0,1 por cento. Temer sabe que precisa agradar a todos na medida do possível, se fortalecer, porque em 2 anos temos novas Eleições. E o inimigo vem cheio de ódio: o discurso de Dilma é um filme que vem passando de 4 em 4 anos, e sempre dá certo para o PT. Existe muita coisa que TEMER pode fazer sem gastar rios de dinheiro: endurecer com os criminosos que atormentam a vida das pessoas, transformando as cidades num Campo de Guerra; cortar mordomias e gastos supérfluos do Governo, dando o bom exemplo a partir de casa.

    • enganado Postado em 17/Apr/2016 às 10:57

      Roberci, Vc se encontra nas Condições Normais de Temperatura e Pressão - CNTP?

  12. James Gutemberg Postado em 22/Apr/2016 às 15:25

    Nunca elegi Michel Temer a qualquer cargo político. Nunca apoiei um governo que tivesse Eduardo Cunha por uma década como um dos seus principais articuladores. Nunca votei num presidente que atraísse o PMDB para o centro das decisões do país. Nunca fui às ruas defender um governo eleito com o apoio de Paulo Maluf, Fernando Collor, José Sarney, Renan Calheiros e Jader Barbalho. Nunca reclamei da Rede Globo apoiando um governo que aumentasse ao maior nível da história os gastos com publicidade oficial com a Rede Globo. Nunca disse lutar pela democracia defendendo um governo que tivesse como principal projeto de integração política financiar ditaduras latino-americanas. Nunca combati a elite apoiando um governo que tivesse como principal projeto econômico construir "campeões nacionais" repassando centenas de bilhões de reais a alguns dos empresários mais ricos do país. Nunca fiz campanha contra a desigualdade defendendo um governo que rendesse os maiores lucros para os banqueiros da nossa história. Nunca levantei a bandeira da educação apoiando um governo que despencasse a posição do país nos principais exames de avaliação de educação no mundo e tendo como lema "Pátria Educadora", mas cortou bilhões em investimento nessa área. Chegou a hora de encarar o espelho. Foi você quem fez tudo isso, amigo petista.