Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 01/Apr/2016 às 17:48
39
Comentários

Eduardo Cunha: Dilma pode barrar impeachment, mas não vai conseguir governar

Eduardo Cunha diz que Dilma Rousseff pode até conseguir barrar o golpe, mas não conseguirá governar. Presidente da Câmara chamou os atos em defesa da democracia deste 31 de março de "manifestações mortadela"

Eduardo Cunha Dilma impeachment
Eduardo Cunha e Michel Temer traçam estratégia para assumir comando do Brasil

Desde a saída do PMDB do governo no início desta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vem reiterando as críticas às negociações de cargos que estão sendo feitas nos bastidores pela presidente Dilma Rousseff (PT) para formar uma nova base aliada.

Nesta sexta-feira (1º), Cunha disse que “o governo está fazendo uma luta insana de tentar fazer cooptação” com os parlamentares para atingir o número de votos para barrar o processo de impeachment na Casa. Dilma precisa de 172 deputados.

“Se por acaso o governo conseguir evitar a abertura do processo de impeachment, ele vai ter que governar no outro dia, e não vai governar”, disse Cunha. Ele acredita que mesmo que o governo consiga fazer uma repactuação até o dia da votação, depois teria que fazer novos acordos para garantir a governabilidade.

O presidente da Câmara também criticou os atos contrários ao impeachment desta quinta-feira, 31, que classificou como “manifestação da mortadela”. “O PT pedindo fora Cunha só me honra”, provocou o peemedebista. Ele também disse que “Dilma usa a estrutura pública para fazer atos políticos e fazer campanha”.

Réu no STF

Eduardo Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Cunha foi o primeiro parlamentar no exercício do mandato a se tornar réu a partir das investigações da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras.

Ainda não há data marcada para o julgamento do deputado no STF. Se condenado, Cunha pode perder o mandato. A cassação, no entanto, precisa ser aprovada pela maioria dos votos dos 513 deputados.

Acordo Temer-Cunha

Caso Dilma Rousseff saia da Presidência e o vice-presidente Michel Temer assuma o Palácio do Planalto, Eduardo Cunha pode renunciar ao comando da Câmara.

A estratégia vem sendo traçada na cúpula do PMDB e tem por objetivo livrar Eduardo Cunha da cassação no Conselho de Ética da Câmara, onde enfrenta processo por quebra de decoro parlamentar.

Cunha renunciaria à presidência da Câmara dos Deputados sob o argumento de que o novo governo precisaria articular nova maioria no parlamento. Seria suspenso pelo Conselho de Ética, mas manteria o cargo, garantindo o foro privilegiado no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF)

com agências

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 01/Apr/2016 às 18:04

    já está reconhecendo a derrota??

    • Denisbaldo Postado em 03/Apr/2016 às 10:29

      De qualquer maneira a Dilma já não governa desde outubro de 2014. Pelo jeito iremos assim até a direita entender que para tomar o poder tem que ganhar no voto. Eu espero eles aprenderem...

      • poliana Postado em 03/Apr/2016 às 17:51

        e vc acha q vão aprender, denisbaldo? tu já não tá vendo as ameaças do pmdb à governabilidade de dilma? meu medo é de o país continuar estagnado por pura birra dessa oposição nojenta em não aceitar a derrota nas urnas, até 2018!!!

      • Denisbaldo Postado em 04/Apr/2016 às 12:26

        Pois é, a luta será longa. Agora teremos a votação do impéachment com uma cobertura nacional ao vivo em um domingo, com narração dos maiores reaças do país. O nojo cada vez aumenta mais, democracia nunca foi a cara do Brasil

  2. Deisi Postado em 01/Apr/2016 às 18:54

    Esse é a cara da direita brasileira, afinal coxinhas fazem parte da gangue dos milhões de Cunhas.

  3. João Paulo Postado em 01/Apr/2016 às 22:25

    A Dilma renunciou, a Dilma renunciou! ---- Calma, coxinhas, contenham seus orgasmos. Primeiro de abril! Não vai ter golpe, não.

  4. Salomon Postado em 01/Apr/2016 às 22:52

    Tolo. Você deve ter copiado e colado a opinião de um dentre tantos 'formadores de opinião".

    • poliana Postado em 02/Apr/2016 às 15:12

      rodrigo, eventual ação no TSE levaria alguns anos pra ser julgada, e caso isso aconteça, já estaremos em 2018 próximo às novas eleições presidenciais! pára q já está feio!! deixem dilma governar e ponto final!!ela foi eleita com 54 milhões de votos e é a PRESIDENTE DA REPÚBLICA! o país está parado há quase 2 anos por pura birra dessa oposição nojenta q n aceita mais uma derrota nas urnas. vc acha q tudo isso está sendo bom para o país!!!?? pelo amor de deus, deixem dilma governar e em 2018 iremos às urnas novamente escolher um novo representante. democracia é isso!!! vc pode não gostar da gestão dela, mas isso não é motivo pra tirá-la do cargo à força por meio de um golpe!! respeitemo resultado das urnas e em 2018 tentem tirar o pt do poder de forma DEMOCRÁTICA! mas por ora, deixem dilma governar e q o país volte a caminhar...vc quer q fikemos estagnados até 2018, sem q dilma consiga governar por simples birrinha da oposição!!!??? que mentalidade é essa???

    • poliana Postado em 02/Apr/2016 às 16:36

      "Quer uma saída democrática? Ela também pode vir por parte de Dilma. Renuncia"........................................é muita imaturidade! é muita birra!!!!!! tá bom, querido, continue n aceitando a derrota. continue com essa infantilidade. VCS N IRÃO GANHAR NO GRITO! ACEITEM LOGO A DERROTA NAS URNAS E PONTO FINAL!!!!

    • poliana Postado em 02/Apr/2016 às 16:37

      a única saída democrática q existe aqui é essa oposição nojenta aceitar a derrota nas urnas e deixar dilma governar!!! nada além disso!!! NÃO VAI TER GOLPE!!!!

    • poliana Postado em 02/Apr/2016 às 16:39

      o POVO já escolheu em 2014 o seu governo com 54 milhões de votos, e foi DILMA ROUSSEF!! não adianta gritar, n adianta espernear, não adianta ficar de birra!!! VCS PERDERAM!!! A OPOSIÇÃO PERDEU OUTRA VEZ!!!!!! ACEITEM E EM 2018 VCS TENTAM NOVAMENTE!!!!!!!!

    • poliana Postado em 02/Apr/2016 às 18:26

      henrique, se foi isso q vc entendeu do meu posicionamento, paciência.

  5. Éder Postado em 01/Apr/2016 às 23:10

    Rodrigo, vai a pqp. Sem discursinhos, chega de medíocres, recolha-se, parem com esse papinho, direita, espera 2018. E ponto final.

  6. Euripedes Postado em 01/Apr/2016 às 23:29

    kkkkk, pode ficar tranquilo, esses cunhas vão ser preso, pode acreditar e o país volta a crescer

  7. George Postado em 02/Apr/2016 às 02:43

    Bom, significa que esse golpe disfarçado de "impítimam" já caiu por terra de acordo com essa opinião do réu-presidente da câmara. Resta saber o que a Lei (com "L" maiúsculo) vai fazer com quem atrapalha propositadamente o andamento do país como esse eduardo cunha e a 'querida' extrema-direita dele. Vai deixar ou vai tomar providência?

  8. Jorge Viana Postado em 02/Apr/2016 às 04:30

    Esse acordo Temer-Cunha nada mais é do que "obstrução à justiça", como vem sendo entendida pela oposição a prerrogativa de foro por função. Se essa objeção vale para o Lula, tem de valer para o Cunha também.

  9. Deisi Postado em 02/Apr/2016 às 08:10

    Os coxinhas taradinhos do impeachment, são admiradores do Cunha, depois vão pra marcha reclamar de corrupção. Não passam de um.bando de hipócritas.

  10. Thiago Teixeira Postado em 02/Apr/2016 às 08:48

    Vai pro G1 COXINHA, já deu.

  11. sidney Postado em 02/Apr/2016 às 08:50

    A saída do PMDB do governo só enfraqueceu esses traíras da nação. Para o governo foi a melhor coisa que aconteceu. Dilma governará porque tem o apoio do povo. Se obstruírem a vontade do povo, o povo vai ao congresso e toma providências duras contras esses ladrões imbecis. FORA Cunha bandido mor da República.

  12. Carol Postado em 02/Apr/2016 às 11:26

    Ta difícil ter para onde correr, se ela não sair agora já tem mais uns 2 processos a caminho e continua essa novela. Caso ela saia, vão tentar tirar o Temer e ai começa tudo outra vez. No fim das contas, vai piorar bastante antes de começar a melhorar.

  13. poliana Postado em 02/Apr/2016 às 15:00

    e vc acha isso lindo, né? pura birrinha da oposição que por n aceitar mais uma derrota, simplesmente decidiu por não deixar dilma governar!!!!! pobre povo brasileiro!!!

  14. poliana Postado em 02/Apr/2016 às 15:13

    qta birrinha, meu deus!!!! eu n sei se rio ou se choro!!!

    • Deisi Postado em 03/Apr/2016 às 19:35

      Poliana, melhor é ignorar os coxinhas inconformados.

  15. Maria Elisa Gonçalves Postado em 02/Apr/2016 às 19:21

    Ele vai ver a mortadela no rabo dele! É assim que esse lixo tem que ser tratado.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  16. Márcio Ferreira Postado em 02/Apr/2016 às 19:25

    É, Rodrigo... Você menciona um parceiro do governo mais sujo que pau de galinheiro, que está envolvido em toda e qualquer maracutaia que envolva o Congresso sem exceção, que é investigado não em 7 mas em NOVE inquéritos, mas você é o coxinha, você está de birrinha, você é o seletivo por criticá-lo. Assustador...

    • poliana Postado em 02/Apr/2016 às 21:29

      Marcio ferreira, vc está sendo um demagogo! A política tem sujeira em todos os lados! Se o renan tivesse seguido o pmdb e abandonasse dilma, permitindo q um eventual processo de impeachment passasse no senado, vc não estaria com esse discusso. Da mesma forma q pelo fato de cunha ser um grande opositor a ela, pra vc n importa. 61%dos membros da comissão do impeachment estão sendo investigados na lava jato. Vc pediu a saída de todos eles? Pra vc isso n eh nada? Não neh? Pra vc e pras pessoas como o rodrigo, o importante eh derrubar dilma, uma pessoa q não responde a sequer um crime!? Mas como eh o renan calheiros q está do lado dela, aí n presta, eh corrupto! Dilma está se defendendo! O jogo político eh sujo de todos os lados. N venha vc com seletividade! Diferente do cunha e da maioria dos membros da comissão fo impeachment, bem como o temer, a dilma n responde a um unico crime e n eh sequer alvo de investigação!

    • poliana Postado em 02/Apr/2016 às 22:42

      discurso*

    • Márcio Ferreira Postado em 02/Apr/2016 às 23:38

      Mas que viagem, poliana... Você é cheia de "ses" aleatórios. Esse safado que preside o senado é o pior, não é um dos, é o pior pilantra entre todos os poderes, mais até que o Sarney, independente de quem ele apoie, seja a Dilma, o Cunha, o papa ou até o meu filho. Hipótese mais estúpida essa sua de que "não estaria com esse discurso". Demagoga é você com essa conversinha mole de política ter sujeira em todos os lados. Se você apoia um lado que sabe ser sujo, você está tão imunda quanto ele. "Pedir a saída de todos eles." Argumento mais infantil. Pronto, pedi desde a posse de todos, e agora? Sou tão digno quanto você? Agora ser investigado na lava jato conta pra você, né? Você se dispõe a defender investigados, condenados, corruptos assumidos e eu é que sou o demagogo seletivo. É por gente como você que há essa corja de safados lá, gente que se dispõe a votar em picaretas porque diz "não ter escolha". Já vi você dizer isso para defender safado candidato então não venha com esse papinho mequetrefe de que safado é que vai julgar a Dilma. Safado que gente como você ajuda a colocar lá. Agora não venha exigir Madre Teresa de Calcutá de juíza como argumento de defesa porque isso não existe nem nunca vai existir. É com isso que você conta? Quem defende bandido é VOCÊ. Você defende bandido e agora reclama que eles se voltaram contra a presidente. Ou aja com responsabilidade lá atrás ou assuma as consequências da sua complacência com pilantras.

      • JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 14/Jun/2016 às 11:46

        marcio,pena que seu discurso valha também para você,é so se olhar no espelho.

    • poliana Postado em 03/Apr/2016 às 17:17

      viu essa última do ídolo de vcs: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/223725/FHC-Dilma-%C3%A9-honesta-mas-deve-ser-impichada.htm

    • poliana Postado em 03/Apr/2016 às 17:26

      eu não defendo corruptos coisa nenhuma, marcio ferreira. o q eu defendo com unhas e dentes é a nossa democracia!!! é a manutenção do mandato presidencial de uma mulher eleita com 54 milhões de votos, e QUE NÃO RESPONDE A QUALQUER CRIME, TAMPOUCO É ALVO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL! impeachment sem crime é GOLPE!!!!!! pra vc está ok em dizer q renan calheiros é O MAIS SUJO de todos os políticos, simplesmente pq ele apoia dilma, mas já o eduardo cunha, os 61% dos membros da comissão do impeachment q são alvos da lava jato, bem como os maravilhosos tucanos q estão envolvidos até o pescoço em casos de corrupção não tem problema, pq o importante é derrubar dilma e tirá-la do poder nem q isso seja feito mediante um GOLPE DE ESTADO??? eu eu sou a demagoga??!! me diga onde foi q eu menti ao dizer q a política tem sujeira de ambos os lados??!! a nossa realidade está aí pra te provar isso com milhares de exemplos!!!! digo e repito: se o renan calheiros tivesse abandonado dilma e apoiando o golpe, vc n abriria a boca pra condená-lo e dizer q ele é o mais corrupto de todos os políticos!!! sua revolta é sim seletiva! vc é apenas mais um coxinha hipócrita q acha q o mais importante é derrubar uma presidente democraticamente eleita e desestabilizara nossa democracia, conquistada a duras penas!! pra isso vc n enxerga a corrupção dos demais políticos não é?! eduardo cunha é um santo, temer um anjinho e o q dizer dos tucanos, hein??!!mas tá "sertinhu"...corrupto mesmo é o calheiros!!!! vc é (mais um) demagogo q frequenta o pp!!!hipócrita!!!! #NÃOVAITERGOLPE!

    • poliana Postado em 03/Apr/2016 às 17:29

      naro solbo, e a qual crime dilma responde/ de qual operação ela está sendo alvo??? vc viu o nome dela na lista de marcelo odebretch? isso com todo aparato judicial fortemente em conluio com os barões da mídia, e nada foi encontrado contra ela. me responda, a qual crime ela responde? com base em que vc quer o impeachment dela? o fato de vc n aprovara sua gestão não é motivo para tirá-la do poder, menos ainda mediante um golpe!!tome vergonha e veja o q está acontecendo em seu país!!!! até qdo vcs vão continuar impedindo a governabilidade do país por n aceitarem a derrota nas urnas, a 4º derrota consecutiva, diga-se de passagem??? e olha q eu nem deveria está falando isso pra vc já q VC VOTOU EM DILMA!!!

    • poliana Postado em 03/Apr/2016 às 21:59

      "Quando o time vai mal, troca-se o treinador. Não se espera o campeonato acabar pra isso"...............claro, claro. vc só esquece q política não é futebol!!! e depois reclamam qdo falo q vcs são birrentos!!! putz!!!!!! não vai dar, naro solbo!!! aceite q dilma terminará o mandato e em 2018 tentamos tirar o pt do poder. apenas isso! pedir pra vc respeitar a nossa democracia, o resultado das urnas, do qual vc tb contribuiu, é muito!!!!!!!!!???? pelo amor, qta birra!!!!!!!! até qdo, meu deus!!!!!!!!!!!!!????

  17. Lopes Postado em 03/Apr/2016 às 15:11

    E sobre o Santo Renan Calheiros, nada a declarar?

    • poliana Postado em 03/Apr/2016 às 17:31

      vc tem algo a declarar sobre o cunha? o temer? o aécio? o serra? o alckmin? os 61% dos membros da comissão de impeachment q são alvos da lava jato e sobre todos os demais corruptos da oposição que querem dar o golpe??? pra vc só interessa a corrupção do calheiros né??!!sei!!!! queria ver se vc continuaria com esse mesmo discurso se ele tivesse rompido com o planalto e apoiado o golpe!!!santa hipocrisia!!!!!!!!!

    • poliana Postado em 03/Apr/2016 às 17:32

      agora volta lá pro g1, pra veja, pra folha e toda sua mídia golpista q tenho certeza q lá vc vai achar muitas informações sobre o calheiros.

      • Lopes Postado em 04/Apr/2016 às 07:44

        Querida, quem és tu para decidir o que devo ler? Fica na tua!

      • poliana Postado em 05/Apr/2016 às 13:22

        e quem é vc pra dizer o q pp deve ou não publicar? quem fala o q quer, ouve o q não quer! fica na tua, querido!!!!

  18. poliana Postado em 03/Apr/2016 às 17:35

    a arrogância nata dos tucanos e de toda direita golpista deixa claro o pq de vcs perderem há 4 eleições consecutivas!!! impressionante!!! já pegou teus 1000 reais pra ir hostilizar o ciro gomes publicamente ou qq outro político contrário ao golpe?! entra em contato com o movimento endireita brasil q eles tem muito a te oferecer! boa sorte...