Redação Pragmatismo
Compartilhar
História 20/Apr/2016 às 16:43
11
Comentários

As “profecias” de Brizola e Chico Anysio sobre o atual cenário político do Brasil

Registros de longa data retratam fidedignamente o que tem acontecido no atual cenário político do Brasil e revelam como o País está amarrado às mesmas forças há décadas

brizola chico anysio impeachment

Dois vídeos que se propagaram com extrema rapidez nas redes sociais após a votação do impeachment de Dilma Rousseff no último domingo (17) são protagonizados por Leonel Brizola e Chico Anysio.

Antes ou depois de assisti-los, porém, sugerimos que o leitor confira o texto ‘A cara do PMDB’, publicado pela revista Piauí, do Estadão, datado de 2010. Trata-se de um apanhado de nobilíssimo valor jornalístico, de autoria de Consuelo Dieguez e que esclarece ao brasileiro os trâmites da política nacional com enfoque nas múltiplas facetas do maior partido político do país.

Voltando aos vídeos. No primeiro, Brizola alerta sobre o jogo de conveniências do PMDB — partido que compôs a base aliada do PT desde o segundo mandato do governo Lula.

“Mais hoje, ou mais amanhã, muitas personalidades importantes que estão no PMDB de hoje, vão se unir ao PDS na medida em que formos levantando as questões sociais e questionando o atual modelo econômico”, diz Brizola.

O PDS, na época, era o principal partido da direita brasileira, sucessor da ARENA e antecessor do PFL e do DEM.

“Quando chegar a hora da verdade, a sua verdadeira natureza [do PMDB] irá levá-los para uma aliança com os conservadores”, alerta o fundador do PDT.

Trazendo a fala de Brizola para a realidade política atual, ficou claro que todos os caciques do PMDB abandonaram o PT no momento crucial, quando os petistas mais precisavam de sustentação política.

Isto se revelou não apenas no recente desenrolar do processo de impeachment, com o desembarque de Temer e Jucá, mas já nas eleições de 2014, quando o próprio José Sarney, cacique maior da legenda, admitiu ter votado em Aécio Neves para a Presidência da República.

O PT nunca se sentiu confortável em ter o PMDB ao seu lado, mas precisava dele para governar — do contrário, teria de recorrer mais uma vez aos nanicos para construir a base. O PMDB não queria o PT no poder, mas abriria negociação (ou chantagearia) com qualquer agremiação política que lá estivesse.

No segundo vídeo, da Escolinha do Professor Raimundo, programa humorístico clássico criado por Chico Anysio e exibido durante anos e anos, uma cena que provavelmente satirizava o processo de impedimento do ex-presidente Fernando Collor representa fidedignamente — embora às avessas — o que aconteceu na votação do impeachment de Dilma Rousseff no último domingo.

A peça é de humor, mas revela como o Brasil está amarrado às mesmas forças há décadas, e a sua história, ao invés de evoluir, não deixa de se repetir e andar em círculos.

VÍDEOS:

Brizola:



Chico Anysio (Escolinha):

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 20/Apr/2016 às 17:14

    Me arrepiei no segundo vídeo. Caralho!

    • Antonia Postado em 04/Oct/2016 às 21:39

      Na verdade , não foi uma profecia, mas uma alusão ao dia do impedimento de Collor. lógico que nem chegou perto das bizarrices ditas pelos atuais congressistas no de Dilma, mas também teve este tipo de homenagem a família, mesmo sabendo que eles têm sempre mais de uma , e nem sei se são tão famílias assim. Mas nesta época tínhamos bons humoristas , pelo menos e lavávamos a alma. Mas hoje em dia nem isso mais ...

  2. Débora Postado em 20/Apr/2016 às 19:44

    A única diferença no segundo vídeo, é que esse foi o discurso dos que disseram sim!!!

  3. enganado Postado em 21/Apr/2016 às 01:51

    ____"" BRAzIL, Pátria das Injustiças, Viciados e Ladrões"". ____ Golpe é na gRoubo ___ .

  4. Edson Postado em 21/Apr/2016 às 23:46

    Ô Rabo Solto, vai dar seu rabo pro Bolsotário, mané. Se escondendo atrás de capetinha, boiola? Vaza!

  5. enganado Postado em 22/Apr/2016 às 02:38

    O naroX pois fique Vc sabendo que o personagem que interage com o Professor Raimundo é um ex-Polícia Federal. Vc só escreve merda! Seus Senhores vão lhe colocar olho da rua por falta de conhecimento de causa, se bem que quem milita na Direita para desempenhar o seu papel de papagaio, as exigências devem ser poucas porque difícil com alguém um mínimo de discernimento/ conhecimento aceita ser pau-mandado. Veja o caso da mariaX, expurgada porque devia ser mais burra do que as mulheres de políticos da Direita. Sua batata está assando!

  6. enganado Postado em 22/Apr/2016 às 18:22

    Repito POLÍCIA! Tá!

  7. enganado Postado em 23/Apr/2016 às 10:09

    naroX um forte abraço!

  8. enganado Postado em 23/Apr/2016 às 18:30

    Só para esclarecer. O repórter que entrevista é o BRITO. Lembrm-se do BRITO? Repórter da rede gRoubo, ex-governador do RS, PMBD (afundou o estado), trablhou no staff do ex-Presd. Tancredo Neves. Expulso do CMPA por roubo!

  9. enganado Postado em 25/Apr/2016 às 00:45

    narox deixa de ser histérico porque errei em vez de civil, escrevi federal. Se vc quer saber mais, o mesmo deu entrevista para a televisão e contou ser polícia. Se eu me enganei, Parabéns para Vc meu naroX-coxinha! Engraçado qdo um coxinha consegue acertar alguma entram em orgasmo; só espero que vc de tanta alegria não tente tirar as calças pela cabeça. Tchau tá! ___“”BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados e Ladrões”” ___ “”Golpe é na gRoubo””__ .

  10. enganado Postado em 25/Apr/2016 às 02:12

    narox deixa de ser histérico porque errei em vez de civil, escrevi federal. Se vc quer saber mais, o mesmo deu entrevista para a televisão e contou ser polícia. Se eu me enganei, Parabéns para Vc meu naroX-coxinha! Engraçado qdo um coxinha consegue acertar alguma entram em orgasmo; só espero que vc de tanta alegria não tente tirar as calças pela cabeça. Gostei muito do seu cinismo: Glorioso Exército Brasileiro, ou seja, aquele que sempre deu os GOLPES para garantir a GRANA ROUBADA da Direita e qdo ainda não participou dela na hora do rachucha da UDN, ARENA, P$$$DB e DEM (ex-PFL). Aliás continua participando, permitindo as violações das Leis da PROStituição pelos juízes MORO, JB, Gilmar “Dantas”, FUX, Toffoli, ... e assim vai ... . Glorioso né! Tu ainda vais arrumar uma patente, é só falar com o BOÇAL-NAROx. Tchau tá! ___“”BRAzIL, Pátria de Injustiças, Viciados e Ladrões”” ___ “”Golpe é na gRoubo””__ .