Redação Pragmatismo
Compartilhar
Terrorismo 14/Apr/2016 às 17:51
15
Comentários

ABIN confirma autenticidade de ameaça do Estado Islâmico contra o Brasil

Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirma alerta de ameaça do Estado Islâmico. Nas redes sociais, integrante do grupo terrorista afirmou que o Brasil é o próximo alvo para um ataque. Maxime Hauchard, autor da mensagem, é o segundo na linha de comando de decapitadores

Estado Islâmico Brasil ataque mensagem
Agência de inteligência confirma ameaça de atentado do EI ao Brasil. Mensagem publicada pelo terrorista Maxime Hauchard é autêntica

“Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse País de merda”. A ameaça foi postada em novembro de 2015, em um perfil do Twitter que tinha como dono Maxime Hauchard, 22 anos. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirmou, nesta quarta-feira (13), que o perfil realmente pertence ao terrorista francês que aparece em vídeos do Estado Islâmico decapitando sírios.

A mensagem foi postada uma semana após os atentados coordenados na França, que deixaram 129 mortos e dezenas de feridos. A conta na rede social do terrorista já foi suspensa. “Monitoramos e percebemos que o perfil realmente era do Maxime, um dos líderes do Estado Islâmico. A partir do momento da postagem houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores do grupo terrorista no Brasil”, afirmou o diretor de Contraterrorismo da agência, Luiz Alberto Sallaberry, na Feira Internacional de Segurança que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

“Maxime é uma espécie de garoto-propaganda do Estado Islâmico. Saiu de um vilarejo no interior da França para a Síria, aos 18 anos, onde se integrou ao terrorismo. É o segundo na linha de comando de decapitadores e gosta de dizer que estar no grupo “é como estar no Éden”, descreveu o diretor a uma plateia de especialistas em segurança.

Segundo Sallaberry, no Brasil há um crescente nível de pessoas que dizem ter feito o juramento ao califado do Estado Islâmico, ou seja, concordantes com um grupo que deturpou os princípios da religião islâmica e utiliza a violência para expandir seu domínio territorial.

“Quando uma pessoa faz o juramento ao califado e se torna autoproclamado ela está disposta a cometer qualquer atentado violento em nome do grupo. A ordem não precisa ser presencial, pode ser via internet”, disse Sallaberry.

Lobos Solitários e as Olimpíadas do Rio de Janeiro

Os ataques dos chamados ‘lobos solitários’, pessoas que praticam ataques sozinhas, são a maior preocupação da agência para a Olimpíada no Rio de Janeiro. Dez delegações, entre elas dos Estados Unidos e Canadá, são classificadas pela agência com nível “muito alto” para ataques. O nível de ameaça da delegação brasileira é alto.

O monitoramento das redes sociais é uma das atividades da Abin para combater o terrorismo. Por razões de segurança, Sallaberry não divulga o número de pessoas que se dizem autoproclamadas e que são monitoradas.

Cursos para auxiliar na identificação de terroristas

Para melhor ilustrar seu discurso na Feira Internacional de Segurança, o diretor de Contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Alberto Sallaberry, apresentou bandeiras do Brasil onde, em árabe, está escrito “Deus acima de tudo”, com símbolos do Estado Islâmico, postadas por pessoas monitoradas.

“Posso dizer que são de origem salafista sunita, comunidade que está ligada ao Estado Islâmico. Não estou dizendo que vai acontecer um atentado. Estou dizendo que é a primeira vez que a probabilidade aumentou sobremaneira no nosso país”, afirmou o diretor da agência.

Para evitar possíveis ataques, a Abin intensificou cursos com setores de hotelaria, taxistas e outras pessoas para que elas possam identificar possíveis alvos terroristas em território nacional. Além disso, faz constante intercâmbio com forças estrangeiras e internas. “O sucesso contra o terrorismo só é possível com cooperação. O terrorista é a ameaça sem rosto. Pode ser qualquer um”, afirmou em seu discurso.

Último Segundo / O Dia

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Paulo Rozendo Ferreira Postado em 14/Apr/2016 às 20:02

    Estou achando que isto é armação da oposição, para criarem um clima de terrorismo e depois colocar a culpa no PT, ou por outra praticarem um atentado, como foi a bomba do Aeroporto e a do Parque Treze de Maio, na época da ditadura para colocarem a culpa nos comunistas, Eu não acredito que o estado Islâmico, tenha algum a fazer aqui no Brasil

    • Guilhermo Postado em 14/Apr/2016 às 23:16

      Gostaria que voce estivesse certo, mas infelizmente acho que você está errado. Por tudo que tenho lido a respeito do Daesh e sua cultura baseada na sharia, o objetivo deles é implantar um califado global, no qual todos deverão aderir à religião islâmica e viver sob as leis de Alá. Talvez vc fique surpreso, mas o próprio Corão, bem como a Sunna e o Hadith (livros sagrados deles) aprova o extermínio dos kafir, Esse termo quer dizer "todos que não se submeteram ao islã". Os evangelicos fervorosos cristãos ou mesmo a Igreja Católica no tempo da inquisição são ovelhinhas da paz perto dos muçulmanos radicais.

    • Ingrid Postado em 15/Apr/2016 às 07:48

      Qualquer nação que não concorde e siga os posicionamentos do ISIS é um alvo potencial. Daqui a pouco começa as olimpíadas, eles querem visibilidade para os seus ataques, querem chocar o mundo e o evento infelizmente é uma ótima vitrine. Sinceramente acho que essa ameça já devia ter sido considerada como certa assim que o país foi escolhido como país sede.

  2. João Paulo Postado em 14/Apr/2016 às 21:58

    Se isso for verdade, desgraça pouca é bobagem ... Aposto que isso foi forjado pelo Tio Sam.

    • Paula Silva Postado em 15/Apr/2016 às 00:44

      Acho o mesmo. Muito mal contada essa história.

  3. Jonas Schlesinger Postado em 14/Apr/2016 às 22:18

    Vixe, poliana. Este ano terá Olimpíada no Brasil, várias pessoas de vários lugares se reunirão assim como foi na Copa do Mundo. Brasil tá na lama mesmo, qualquer bombinha rasga-lata pode matar umas 20 pessoas por falta de governabilidade dos governos estaduais e do congresso que só querem saber da retirada da presidente. Mas, enfim, cara poliana, você não fica contente nessas horas que: o Brasil seja gigantesco em território, as Olimpíadas acontecer no sudeste e a gente morar no nordeste onde estaremos fora da zona de perigo. Hã? kkkkkk não é rogar praga e nem desanimar os meus coleguinhas sudestinos, mas o pessoal de fora só conhece RJ e SP. Cuidado ao entrarem num metrô HUAHSUSHUAUSHUASHAUHSAHSAUHSA (ó, isso foi só uma brincadeira, talvez nem aconteça terrorismo aí no sul do brasil, não me levem a mal... mas vai que acontece ou não, sei lá. Eu já ouvi um ditado que toda brincadeira tem um fundinho de verdade. O povo ali no Bataclan não acreditava nessas coisas até novembro e olhe o que aconteceu... olhe olhe)

    • poliana Postado em 14/Apr/2016 às 22:57

      não brinca com coisa séria, jonas!!!!! quem disse q estamos fora da zona de perigo?!não subestime o poder de destruição e maldade do ISIS!

      • Jonas Schlesinger Postado em 14/Apr/2016 às 23:51

        kkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. olavo Postado em 14/Apr/2016 às 22:22

    enfim concorrencia para nossa presidente terrorista

    • Pedro Postado em 15/Apr/2016 às 03:10

      Leia o que você leu e reflita. O seu comentário é hediondo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 15/Apr/2016 às 10:16

      Vagabundo abusa demais do direito de ser troll vagabundinho e safado.

  5. poliana Postado em 14/Apr/2016 às 22:55

    qdo a gente pensa q não pode piorar...sei não viu..triste demais! trágico!!!

  6. Juniperos Postado em 14/Apr/2016 às 23:06

    Bom, vamos ver...... temos crime generalizado assim como trafico, trânsito perigoso, todos os órgãos públicos que não funcionam, a maior seleção de políticos corruptos do mundo,crianças apanhando enquanto suas escolas são fechadas, mulheres dando a luz em gramado de hospital, transporte "público" abaixo do usado para transportar gado, riquezas drenadas para fora do país ... E agora temos E.I. ? E um bando de brasileiros se afiliando para ajudar. Que falta?

  7. João Carlos Postado em 15/Apr/2016 às 00:37

    Todos os olhares do mundo para o Brasil. Cenário perfeito para um fanático religioso causar repercussão. Sinceramente, eu ficarei alerta. Até porque entrar no Brasil é a coisa mais fácil do mundo, graças a nossa cultura de abraçar tudo e todos. Paciência...

  8. gustavo0 Postado em 15/Apr/2016 às 10:41

    E eu achando que por alguma razão o Brasil seria poupado do terror do estado islâmico, que o nosso país, por não se enquadrar no perfil de potência ocidental europeia ou norte americana, imperialista opressora e ameaçadora do islã e desafiadora de alá, receberia a misericordiosa vista grossa. Ledo engano. A luta não será fácil, o combate primordial será contra os lobos solitários, aqueles que não se anunciam, são quase invisíveis.