Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 13/Apr/2016 às 15:25
18
Comentários

124 bilhões de dólares e uma conta chamada “Tucano”

Antes de o leitor relembrar (ou conhecer) o caso escabroso que segue, é importante reafirmar que a podridão de antes não inocenta ninguém, mas serve pra provar a hipocrisia dos que hoje posam como arautos da moralidade

banestado fhc sergio moro alberto yousseff
Caso Banestado: Govermo FHC, juiz Sérgio Moro, Doleiro Alberto Yousseff (Imagem Pragmatismo Político)

Armando Rodrigues Coelho Neto, GGN

Aconteceu na década de 90. US$ 124 bilhões saíram do Brasil através das chamadas contas CC5. Há quem diga que, na época, nem as reservas brasileiras em moeda americana chegavam a esse total. O banco usado para a roubalheira foi o Banestado e o ralo era Foz do Iguaçu/PR, cidade onde antes durante ou depois foi trabalhar o tal “Japonês da Federal”, que nada tem a ver com a história.

Também meio antes, durante ou depois – a essa altura pouco importa, aconteceu a CPI dos Precatórios, que desaguou numa tal Operação Macuco da Polícia Federal, que entrou em cena e descobriu que pelo menos US$ 30 bilhões daquela cifra foram remessas ilegais.

Durante as investigações, a Procuradoria da República ia junto aos órgãos oficiais, perguntava uma coisa, respondiam outra. Refazia o pedido e a resposta vinha incompleta. E aí, ela radicalizou: pediu a quebra de sigilo de todas as contas CC-5 do País. Sugiro ao leitor uma visita ao Google para entender melhor essas tais contas.

A PF descobriu que o dinheiro passava por Nova Iorque (EUA), uma roubalheira que apesar de gigante, seria apenas a ponta de um iceberg. Entre os suspeitos estavam empresas financiadoras de campanha, alto empresariado em geral e membros da alta cúpula do governo brasileiro da era Fernando Henrique Cardoso.

O rombo era tamanho que os promotores americanos, abismados com o volume de dinheiro que havia transitado por aquela cidade, quebraram sigilo bancário em Nova Iorque. A equipe da PF foi reconhecida e ganhou a simpatia até do enfadonho e burocrático Banco Central (EUA), além da FBI (Polícia federal americana).

O mecanismo descoberto era e é um traçado muito bem articulado, de forma que os verdadeiros nomes dos titulares não possam aparecer. Desse modo, num passe-repasse, plataformas financeiras e coisa e tal, os trabalhos para ocultação envolvem ou envolveriam até cinco camadas ocultadoras.

Com esse grau de sofisticação, investigar seria percorrer o complexo caminho inverso, mergulhar nas tais camadas, até que se chegar aos verdadeiros titulares do dinheiro.

Estava tudo tão bom e tão bem protegido, que a prática consolidou-se, e como a corrupção no País é endógena, além de “lubrificar economias” (a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE que o diga!) as ratuínas foram abrindo a guarda. Com impunidade garantida, alguns grandes nomes relaxaram e apareceram por descuido.

Haja descuido! Surgiu até um óbvio – “Tucano” e um aleatório “Serra”. Tão óbvio que deixou perplexo não só o delegado que coordenava o trabalho, mas também os procuradores. Mero ato falho e primário, em tempos de abertura de guarda, de “engavetadores gerais da República”. Tempos de gente honrada e das panelas silenciosas, da dita “grande mídia” calada, dos arautos da moralidade hodierna.

Há uma entrevista no Youtube com o delegado federal José Castilho Neto, coordenador da Operação Macuco. Sem fulanizar ou partidarizar, ele reclama da oportunidade aberta e perdida, naquela época, para o enfrentamento da banda podre, seja da política, seja do empresariado. O Cônsul do Brasil, que trabalhava em Nova Iorque, teria dito para as autoridades americanas que a cabeça do delegado Castilho “estava a prêmio”. Só não disse quem seria o pagador, se os protegidos ou os protetores.

Castilho foi afastado. E o leitor a essa altura deve estar se perguntando: por que esse saudosismo tanto tempo depois?

Primeiramente para lembrar que a podridão de antes não inocenta ninguém. Mas serve pra provar a hipocrisia dos que hoje posam como arautos da moralidade. Mostra o cinismo dos paneleiros e demonstra com cristalina clareza a postura golpista da dita “grande imprensa”.

Leia também:
Pesadelo vira realidade – ‘A privataria tucana’, de Amaury Ribeiro Jr.
Autor diz que esquema das privatizações tucanas foi maior roubo da história mundial
As ligações entre a Petrobras e o caso Banestado
UOL esconde nomes dos brasileiros envolvidos no escândalo do HSBC

Em segundo lugar, para não ter que retornar aos tempos do Brasil Colônia ou da mordaça da ditadura militar, eu simplesmente gostaria de reafirmar que esse caso escabroso, narrado lá em cima, ocorreu na era do impoluto Fernando Henrique Cardoso. Sabe qual emissora de televisão de maior audiência? TV Globo. Sabem quem era o doleiro? Alberto Youssef. Sabem quem era o juiz? Sérgio Moro.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. roberto Postado em 13/Apr/2016 às 18:23

    Cadê o JAPONES DA FEDERAL,o ídolo dos coxinhas, já voltou para a cadeia. kkkkkkkkkkkkkk Hipócritas.

    • Cacilda Galiotto Postado em 11/May/2016 às 12:56

      O castigo virá!

    • Joana D'arc Candido Doura Postado em 09/Jul/2016 às 07:27

      Claro que não Roberto, já estar solto e trabalhando.

    • Heriberto Morais Postado em 02/Aug/2016 às 18:13

      Viu como acaba sempre em pizza, e ainda tem maluco que acredita em políticos. ACORDA POVÃO.

      • Adyneusa Postado em 20/Aug/2016 às 18:16

        Não é por causa apenas dos políticos que acaba em pizza, é por causa da cúpula do poder, os grandes empresários, bancos e o judiciário, que trabalha para a burguesia corrupta.

  2. Thiago Teixeira Postado em 13/Apr/2016 às 19:30

    O dinheiro roubado dos cofres públicos pelos tucanos, é por uma causa cheirosa.

  3. pedro Postado em 13/Apr/2016 às 20:26

    Que materia bombastica, Que FHC era um velho canalha eu sabia, que foi o presidente que deu o pior golpe no trabalhador Brasileiro eu sabia( vide plano real) que era aliado da Groubo,ja sabia, que gostava de queimar uma erva mardita sabia, Agora que ja era comunado com o doleiro e o Sergio Moro, ha essa eu nem imaginava. so mesmo aqui no pragmatismo pra saber, oh jornal pra ter pessoas corajosas pra denunciar esses canalhas, parabens galera do Pragmatismo adoro voces .

  4. Jonas Schlesinger Postado em 13/Apr/2016 às 22:17

    Acredito que os paneleiros não são cínicos pelo simples fato deles serem gados. E como tais foram sempre ludibriado no auge da rede globo, ou seja, anos 90. Hoje, óbvio, há um complô a um partido só, não só aos outros. Claro que o partido governante chamará mais atenção pois está no poder, porém assistir o Aécio Neves na TV e nem bater caçarola, apenas quando a presidente aparece, é uma hipocrisia mor. E olhe que no começo meu pai inventou de bater panela, a panela caiu da varanda e de alguma maneira quebrou kkkkkk desde esse dia não fazemos mais isso (mas porque depois ele usou bom senso e não fez mais)

  5. Kire Postado em 14/Apr/2016 às 09:22

    Na decada de 90 a Internet no Brasil ou não existia ou era muuuito restrita...

  6. Yara dos Reis Steinfatt Postado em 14/Apr/2016 às 10:12

    Entao vaza....

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 14/Apr/2016 às 10:32

    Só ouço o silêncio das panelas. Varandas-gourmet quietas, vazias. Camisas da nobre e honrada CBF, amarelas, seguem penduradas nos armários, passadas, engomadas, cheirosinhas, esperando o domingo chegar. Uns dizem """""qual é a fonte dessa matéria? Saiu no JN ou na Veja? Se não saiu lá eu não acredito não""""". Outros, """""vocês querem esconder a situação atual cavando coisa de 1000 anos atrás""""". O esforço é pra relativizar/minimizar. Eu nem sei se - e se sim, como - eles conseguiram ler até o final, bem como não sei se se deram conta do tamanho do absurdo que é esse fato (e nós nem sabemos se isso é o que de pior saiu da cartola tucana....o "Boca de Sacola" em 8 anos botou a nação de 4 prostrada, lembrem-se disso). Ah...mas eles são """contra a corrupissaum e contra tudo que está aí""".

  8. Rosa Postado em 14/Apr/2016 às 10:38

    Sério, vocês sabem de tudo isso e se calam!!!!Ta bom então............

  9. Sergio S. Postado em 15/Apr/2016 às 11:45

    Mas este partido, que não defendo porque em nome da governabilidade, também adotou muitas práticas reprováveis, pelo menos deu meios, criou mecanismos e propiciou que tivesse investigação e punição para casos de corrupção. Além de ter promovido alguma inclusão social. muito ma

  10. Sergio S. Postado em 15/Apr/2016 às 11:57

    Eu tenho certeza que tudo isso que estão fazendo, o impitimam, é golpe, uma fraude descarada tentando se disfarçar de processo legal, atentado ao estado democrático de direito com fins escusos, simplesmente porque sei quem na verdade o articula e promove.

  11. Jumenal Postado em 18/May/2016 às 14:40

    Como de costume, a Patrulha Petralha distorce as informações para tentar dizer que todo mundo é corrupto como o PT. Eu trabalhava no mercado financeiro nessa época e sei muito bem. A tal "evasão de divisas" nada tem a ver com roubo. Na época, o governo proibiu que os brasileiros enviassem seu dinheiro para fora. As CC5 foram uma brecha no sistema financeiro que os brasileiros encontraram para contornar essa arbitrariedade das "autoridades". Hoje qualquer um pode mandar seu dinheiro para onde quiser, mas naquela época não. Dizer que a pessoa que manda seu dinheiro para outro país é ladrão... convenhamos, é uma puta falta de caráter.

  12. Gustavo Horta Postado em 06/Jul/2016 às 09:41

    É UMA MATÉRIA DE 13/04/2016, MAS É BOM LEMBRAR... PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER SURUBA, ORGIA, BORDEL. ASSIM SE PODE ENTENDER O BRAZIL DE HOJE, PÓS-GOLPE. >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/06/02/suruba-orgia-bordel-assim-se-pode-entender-o-brazil-de-hoje-pos-golpe/ "E CONTINUA A SACANAGEM EM ABUNDÂNCIA E DESCARADA! QUE MORAL TEM A QUADRILHA LÁ DO CONGRESSO PARA AFASTAR A PRESIDENTE? ESTUPRANDO A NAÇÃO BRASILEIRA, COM FORÇA E SEM VERGONHA OU PUDOR! ESTUPRARAM, ESTUPRAM E TÊM O APOIO DO JUDICIÁRIO, IGUALMENTE GOLPISTA E CANALHA! APAPORRA!! APAPORRA!! APAPORRA!! APAPORRA!! APAPORRA!! APAPORRA!! APAPORRA!! APAPORRA!! APAPORRA!! APAPORRA!! ..." E O GOLPE ESTÁ SENDO DADO... E O PRINCIPAL ALVO É A ENTREGA DA PETROBRAS E DO PRÉ-SAL, SOB O COMANDO DO TEMERÁRIO PRESIDENTE INTESTINO CHEIO DE BOSTA, SEU SINISTRO DE RELAÇÕES SEXUAIS SODOMIZADAS EXTERIORES E A QUADRILHA QUE ASSOLOU O PAÍS. SE ALGUM DIA OS POBRES ACREDITAVAM NESTA TAL DEMOCRACIA, ONDE O VOTO DA MAIORIA TERIA ALGUM VALOR, HOJE JÁ SE SABE QUE O QUE CONTA MESMO É O PODER PELA FORÇA GOLPISTA. OU O POVO REAGE COM A MESMA FORÇA E INTENSIDADE OU O POVO SE FODE NESTE BACANAL EM QUE FOI TRANSFORMADO O BRASIL. O BORDEL BRAZIL! OU DÁ OU DESCE. OU DÁ OU DESCE O CACETE E BOTA PRA QUEBRAR, POIS O CU NESTA ORGIA É SOMENTE O DO POVO BRASILEIRO. É SEMPRE O ESCULACHADO, ESCULHAMBADO, ARREGAÇADO ÂNUS DA NAÇÃO QUE ESTÁ NA RODA DESTA QUADRILHA CANALHA QUE EM TUDO NOS ASSALTA E NOS ESTUPRA O TEMPO TODO. O CU É SEMPRE O NOSSO!

  13. Gustavo Horta Postado em 27/Jul/2016 às 14:56

    PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER FIM DA LINHA, FUNDO DO POÇO, …. E O TEMERÁRIO PRESIDENTE INTESTINO CHEIO DE MERDA VAI EM FRENTE COMO UM ROLO COMPRESSOR A DETONAR COM AS CONQUISTAS POPULARES, TÃO SOFRIDAS E TÃO POUCAS. O OVO DA SERPENTE: É preciso esmagar o embrião fascista agora >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/07/27/o-ovo-da-serpente-e-preciso-esmagar-o-embriao-fascista-agora-roberto-amaral/ “O ovo da serpente tem uma característica especial: ele não tem casca, mas sim uma película muito fina e transparente que permita que se veja o embrião se desenvolvendo. O que quero dizer com essa metáfora é que nós estamos vendo o desenvolvimento de um embrião fascista no Brasil. Está em nossas mãos a decisão. Podemos deixar esse embrião crescer, sair desse ovo e amanhã picar o nosso calcanhar, ou podemos esmagá-lo agora. O ovo da serpente permite que vejamos à frente. Estou tentando chamar a atenção, não só da esquerda, mas das forças progressistas e democráticas em geral, para a ameaça de um grave retrocesso político e ideológico no País.”

  14. Aristóteles Postado em 09/Oct/2016 às 12:05

    Moro: o senhor vai agir com dignidade, quando? Quando é que vai mandar prender - já que se julga e é tratado como semideus - FHC, Aécio, Serra, Beto Richa (bem perto do senhor), Álvaro Dias, Cunha - até hoje vivendo na boa! - e, quando é que vai mandar averiguar Deputados inscritos na lista da Lava Jato e, realmente, mandar prendê-los? Ou sua Lei só vale para petistas, pretos e pobres?