Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 03/Mar/2016 às 11:05
30
Comentários

Torcida do Corinthians faz novo protesto e Galvão Bueno comenta, ao vivo

"O futebol brasileiro é refém da Rede Globo", dizia uma das mensagens de protesto estampada pela torcida do Corinthians no jogo desta quarta-feira (2). Galvão Bueno, que narrava a partida, comentou, ao vivo, a manifestação, e, naturalmente, saiu em defesa da emissora

Corinthians Globo Galvão Bueno
Transmissão mostra faixa de protestos da torcida do Corinthians contra a Globo e Galvão sai em defesa da emissora

Durante o intervalo da partida entre Corinthians e Independiente Santa Fe, em Itaquera, na noite desta quarta-feira (2), pela Copa Libertadores, o narrador da Rede Globo Galvão Bueno comentou (vídeo abaixo) faixas contra a emissora exibidas pela torcida corintiana.

“Futebol refém da rede Globo” e “globo manipuladora” era o que estava escrito nas faixas.

Quando a câmera filmou a manifestação, Galvão disse que três emissoras transmitem a Libertadores, mas que a Globo é a única que o faz de forma gratuita, por ter o sinal em TV aberta. Ele também defendeu o direito de manifestação dos torcedores. “Protestar é um direito de todo cidadão”, afirmou.

A faixa já havia sido levada à Arena Corinthians em outros jogos da equipe nesta temporada, mas pela primeira vez a Globo mostrou o protesto e comentou o assunto.

Nem mesmo quando a partida entre Corinthians e São Paulo, no dia 14 de fevereiro, pelo Paulista, foi paralisada pelo árbitro Luiz Flávio de Oliveira por causa das faixas, a emissora havia explicado o motivo da interrupção.

Naquela ocasião, outras faixas diziam “quem vai punir o ladrão de merenda” (em referência ao presidente da Assembleia paulista, Fernando Capez (PSDB), investigado na Operação Alba Branca e considerado inimigo das torcidas organizadas), “ingresso mais barato” e “CBF, FPF, vergonha do futebol”.

corinthians protesto galvão bueno globo
Faixas exibidas pela torcida do Corinthians nesta quarta-feira (2) | Reprodução

A torcida iniciou a sequência de protestos em 12 de fevereiro, na vitória contra o Capivariano, pelo Campeonato Paulista.

Na ocasião, o protesto foi contra a Rede Globo, partidas às 22h e as contas da Arena Corinthians. A manifestação gerou confusão entre a torcida e a Polícia Militar, que retirou as faixas exibidas.

Na partida do último sábado (27), contra o Oeste, a novidade ficou por conta da tentativa de atrair atenção internacional com a faixa “football without fans is nothing” (futebol sem os fãs não é nada), e pelo fato de outras três organizadas unirem-se à Gaviões da Fiel no protesto.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Dyego Alves Postado em 03/Mar/2016 às 11:33

    Todo meio de comunicação tenta manipular.. Vcs do Pragmatismo Político mesmo, postam tudo de todos mas não postam notícias que "sujem" a imagem do PT. Isso também não é manipular? O que diferencia vocês da Globo é somente o alcance, mas a hipocrisia é a mesma. Fica aí a reflexão.

    • César Postado em 03/Mar/2016 às 15:56

      Concordo com vc Dyego Alves.. Eu sigo diversas mídias. Percebi que assim como o pragmatismo político não posta notícias contra o PT, a Veja não posta contra os tucanos. Pragmatismo político é tipo uma Carta Capital, mas eu gosto de vir aqui ler os comentários.. Uma tarefa difícil na internet é achar uma mídia que seja totalmente imparcial.

      • Mônica Costa Postado em 05/Mar/2016 às 00:21

        Queridinho! Imparcialidade é coisa pra boi dormir! Vc tá com alguma dificuldade para encontrar a luz? Vou orar por você, irmão!!!

      • Yra doce Postado em 05/Mar/2016 às 04:12

        A mídia pode ter lado...assim tb. nós.

      • Charles Killuminati Postado em 03/Apr/2016 às 09:27

        Não seu alienado, vc esta errado! As outras midias só batem no PT e só mostram os pontos negativos. Enquanto esse site aqui e alguns outros falam dos pontos positivos também, coisas que a grande midia não faz, aí um GADO alienado como você diz que só posta coisa que "não suje" a imagem do PT. Acorda HIPÓCRITA!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Mar/2016 às 17:11

      Volta para o G1, é uma ótima mídia para você.

    • Roger Postado em 03/Mar/2016 às 17:56

      Já tem Globo, Veja, Estadão, Época, etc. pra falar mal do PT e não dizer um pio do PSDB ou do DEM. Então deixa o PP tacar o pau na direita, senão ninguém da mídia tacada.

    • Roger Postado em 03/Mar/2016 às 18:00

      Gratuito, o escambau. Quem assiste nesse canal tem que se sujeitar à publicidade agressiva. Pus por 1 minuto nessa Globo no jogo de ontem e voltei rapidinho pro Sportv: a publicidade de Vivo, Itaú aparecia cobrindo metade da tela.

    • Bia Santos Postado em 03/Mar/2016 às 21:06

      O Pragmatismo político existe para contestar o sistema, já muito bem representado pela mídia que é um dos instrumentos de perpetuação do status quo. Por que raios, um veículo de esquerda vai falar mal do PT que já é tão perseguido pelos gigantes do sistema titânico?

    • Peterson Postado em 04/Mar/2016 às 04:40

      Ser parcial, como todo mundo naturalmente é, é muito diferente de ser manipulador. Quando você é parcial, você é honesto com o leitor, que sabe o que esperar. Você vem aqui para ver uma perspectiva petista ou esquerda das coisas (mas em geral petista), e portanto pode tirar conclusões sobre pauta e conteúdo tendo isso em mente. Se retratar como imparcial é tática para vender como verdade o que tem objetivos políticos e econômicos que permanecem ocultos. Quando a tática é bem sucedida, o dano é profundo no discurso público. ISSO é manipulação.

  2. Philippe Postado em 03/Mar/2016 às 11:38

    A tradução correta para 'fans' é torcedores

  3. Rogério Britto Postado em 03/Mar/2016 às 11:45

    O que esperar do Galvão? O maior representante da imbecilidade nacional!

    • Rogerio Postado em 03/Mar/2016 às 14:04

      Gaviões x Galvão

    • Maria Célia Postado em 03/Mar/2016 às 15:16

      Se ele não defender quem paga o salário dele, quem o fará?

  4. Homero Mattos Jr. Postado em 03/Mar/2016 às 11:51

    é quase inacreditável a hipocrisia e a desfaçatez contida na expressão “…a única emissora pública a transmitir gratuitamente [os jogos] …como faz há muitos anos…”. … a empregadora do locutor/defensor é, de fato, ‘”a única” a servir-se de uma concessão pública para, com a prestidigitação da “gratuidade”, auferir lucros mediante a venda de patrocínios dos eventos, por ela, cobertos em questionável exclusividade.

    • Peterson Postado em 04/Mar/2016 às 04:41

      Pois é. "Não existe almoço de graça"; nunca um adágio de direita foi mais apropriado a um contexto...

  5. Don Bambino Postado em 03/Mar/2016 às 12:08

    Footbal Without Fans is Nothing é um movimento mundial de torcidas a favor da festa nos estádios. Não foi uma tentativa isolada de chamar a atenção.

  6. Morgana Postado em 03/Mar/2016 às 13:00

    Desde os tempos da democracia corinthiana, corinthians e corinthianos sempre à frente, sempre nos dando orgulho...

    • José Ferreira Postado em 03/Mar/2016 às 13:28

      Corintiano não tem "th". Da mesma forma que "baiano".

    • Jonas Schlesinger Postado em 03/Mar/2016 às 14:54

      não força pô

    • Luiz Souza Postado em 04/Mar/2016 às 01:53

      Você acredita mesmo nisso?

  7. Jose Antonio Postado em 03/Mar/2016 às 13:40

    E a milicia armada tucana atacou o presidente da Gaviões. Vai ter troco, espero.

    • Denis Postado em 03/Mar/2016 às 17:02

      meus Deus ,vc deve estar doente.

      • Thiago Teixeira Postado em 03/Mar/2016 às 17:14

        Doente mesmo. Milícia é coisa de petistas, não é mesmo?

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 03/Mar/2016 às 14:16

    Do Galvão não esperava nada além disso mesmo. Defender os patrões, mesmo que com um argumento absurdo e cheio de desfaçatez. Pra torcida corintiana: parabens, vocês são monstros. Da próxima vez cubram o estádio inteiro com faixas assim. E que as outras torcidas tomem vergonha na cara e engrossem o coro. Toda manifestação que parte da premissa de que a Globo é o inimigo - sempre foi e sempre será - está correta, inclusive futebolisticamente falando, pois o maior câncer do futebol brasileiro hoje se chama Rede Globo.

  9. André. Postado em 03/Mar/2016 às 16:14

    Ou os torcedores corintianos são burros ou são maiores que o Corinthians (comprovando a velha máxima de que é "uma torcida que tem um time"), pois se a globo prejudica o futebol brasileiro, precisa ter comparsas (como em qualquer ditadura ou regime de exclusão) e o Corinthians é apenas o maior deles...

  10. J. Carlos Postado em 03/Mar/2016 às 19:45

    Todas as torcidas deveria fazer o mesmo. A Globo é um câncer que precisa ser extirpado.

  11. Maria Alice Noronha Postado em 04/Mar/2016 às 00:24

    A globo faz do torcedor o que quer. Vamos sim acabar com o monopólio dessa rede golpista!

  12. Julia Reis Postado em 04/Mar/2016 às 01:25

    Ou o povo brasileiro acaba com a Globo ou a Globo acaba com o Brasil

  13. Edson Antunes Postado em 03/Apr/2016 às 10:59

    3 canais!!!! 1 aberto e 2 fechados, pagos sendo que um disse fechados eh da globogolpista!!!! Cala essa boca!!!!! GALVÃO!!!!!

O e-mail não será publicado.