Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 02/Mar/2016 às 10:21
8
Comentários

Superterça: Hillary e Trump triunfam e ganham impulso

EUA: Hillary e Trump dominam Super Terça e ganham maior parte dos Estados em disputa. Com os resultados, analistas começam a desenhar um quadro em que os dois grandes vencedores desta terça venham a disputar a Casa Branca

Hillary Clinton Donald Trump
Hillary Clinton e Donald Trump

A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump foram os grandes vencedores da Super Terça (01/03), em que vários Estados fizeram primárias ou caucus para decidir quem serão os candidatos dos respectivos partidos nas eleições gerais de novembro.

Dos 11 Estados em disputa entre os democratas, Hillary havia ganhado em sete (Alabama, Arkansas – onde Bill Clinton foi governador -, Georgia, Tennessee, Texas, Virgínia e Massachusetts), além da Samoa Americana. Seu oponente na disputa, o senador Bernie Sanders, ganhou quatro: Vermont (seu estado natal), Oklahoma, Minnesota e Colorado.

Do lado dos Republicanos, Donald Trump ganhou nos maiores Estados com margens dilatadas. O megaempresário levou Alabama, Arkansas, Geórgia, Massachusetts, Tennessee e Virgínia; e liderava em Vermont. Por outro lado, o senador Ted Cruz ganhou no Texas, seu estado natal, e em Oklahoma. Já Marco Rubio venceu em Minnesota. Os resultados no Alasca ainda estavam por ser divulgados, mas pesquisas recentes mostravam o favoritismo de Trump.

Nesta terça, estavam em disputa 661 delegados republicanos, além de 865 democratas. Para garantir o direito de disputar a presidência, o candidato republicano deve reunir 1.237 delegados; o democrata, 2.383.

Com os resultados, analistas começam a desenhar um quadro em que Hillary e Trump venham a disputar a Casa Branca, por mais que ainda estejam longe no número de delegados necessários para garantir a nomeação.

Os dois já haviam começado a Super Terça com uma vantagem que deve se ampliar fortemente assim que a contagem de delegados for finalizada. Além disso, a democrata detém a maioria dos superdelegados, nome proeminentes do partido que valem por um voto na convenção.

Segundo projeções da emissora CBS, Hillary deve fechar a Super Terça com 841 delegados, contra 237 de Sanders. No lado dos republicanos, Trump deve ficar com 285; Ted Cruz, com 159; Rubio, com 75; o governador de Ohio John Kasich com 24; e o médico Ben Carson, com 6.

Hillary comemorou o resultado. “O que está em jogo nesta eleição nunca foi tão alto. A retórica que estamos escutando no outro lado [dos republicanos] nunca foi mais baixa”, criticou a ex-secretária de Estado.

Por sua vez, Trump voltou a dizer, em uma entrevista coletiva à imprensa na Flórida, que vai construir um muro na fronteira – e vai fazer os mexicanos pagarem por ele – e tentou passar uma mensagem de união para o partido em torno de seu nome.

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 02/Mar/2016 às 10:57

    Ter Trump como adversário é um presente divino.

    • poliana Postado em 02/Mar/2016 às 13:41

      pois é...aonde os republicanos estão com a cabeça!!??? inacreditável! vai dar a vitória de mão beijada pra hillary!!!!

      • Denisbaldo Postado em 02/Mar/2016 às 15:24

        O pior é que o partido republicano não quer que ele seja o candidato, mas os eleitores cabeças de frango da América assim estão decidindo. E o Sanders não está morto ainda. Venceu em 4 estados esta terça-feira, sendo que Nova York e Califórnia ainda não votaram. A briga está apertada.

      • poliana Postado em 02/Mar/2016 às 17:47

        n sei, denisbaldo...queria muito q o sanders levasse, mas acho q vai dar hillary mesmo...e os republicanos, coitados, desde bush q são um cachorro morto.. te lembra a realidade de um certo partido aki no brasil? rs...eles n voltarão ao poder tão cedo.

      • Denisbaldo Postado em 03/Mar/2016 às 11:00

        Eu não gosto da Hillary, ela é centro direita, hipócrita, uma PSDB FDP. Ela também votou a favor da invasão do Iraque em 2003, aplaudindo o Bush em pé quando ele foi agradecer ao Senado pela votação favorável, não esqueço disso. Quem sabe agora depois da era Obama e com a surpresa Sanders ela amacie um pouco e ouça os anseios dos menos favorecidos. Sanders podia ser o vice-presidente, pelo menos isso ele merece. Falando em PSDB, bom, eles não largam o osso aqui na minha terra. O único jeito deles serem presidentes de uma nação é transformar SP em um país, imagina um movimento separatista coxinha paulista??? Podiam ter como bandeira o avatar do Naro. Não duvido mais de nada desses tucanos...

      • poliana Postado em 03/Mar/2016 às 14:33

        eu sei, denisbaldo, mas nesse caso, eu nem penso no candidato em si, mas no partido!!!entre democratas e republicanos, eu jamais votaria nesses últimos. n dá!!

  2. Jonas Schlesinger Postado em 02/Mar/2016 às 13:12

    Mãe Hillary vai ganhar e vai disputar com Trump. E do jeito que a maioria dos negros, latinos, gays e artistas são democratas nem preciso dizer o que vai acontecer.

    • poliana Postado em 02/Mar/2016 às 15:07

      amém!!! ninguém merece os republicanos no poder outra vez...acho q os americanos aprenderam a lição com o bush!

O e-mail não será publicado.