Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 05/Mar/2016 às 18:17
20
Comentários

Sérgio Moro divulga nota para justificar condução coercitiva de Lula

Sob questionamentos, Sérgio Moro, juiz que conduz a Lava Jato, divulgou nota neste sábado para explicar por que ordenou a condução coercitiva do ex-presidente Lula, sem, antes, intimá-lo a depor

Sérgio Moro Lula Nota Lava Jato
O juiz Sérgio Moro

Em meio a manifestações de apoio e oposição ao ex-presidente Lula, o Juiz Sérgio Moro divulgou, em nota oficial, explicações a respeito da 24ª fase da Operação Lava-Jato deflagrada na sexta-feira, 04.

No comunicado, o Juiz Federal esclareceu que as investigações envolvendo Lula e que culminaram na condução coercitiva do petista ‘não significam antecipação de culpa do Ex-Presidente’. Moro ainda repudiou os confrontos entre manifestantes pró e contra o petista, deflagradas em decorrência da condução coercitiva de Lula pela Polícia Federal.

Após as buscas na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do Instituto Lula, caberá ao juiz Sérgio Moro avaliar se os materiais recolhidos ontem pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal confirmam o envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no esquema de corrupção da Petrobras. O juiz não tem um prazo para apresentar a conclusão das investigações.

Sérgio Moro foi duramente questionado nesta sexta-feira por juristas renomados que consideraram ilegal a condução coercitiva de Lula. Marco Aurélio Mello, ministro do STF, diz que Moro ‘atropelou regras básicas’.

Renato Brasileiro, professor de Processo Penal, também divulgou um vídeo em que explica o conceito, a natureza jurídica e a finalidade da condução coercitiva.

Leia a nota de Moro abaixo

“A pedido do Ministério Público Federal, este juiz autorizou a realização de buscas e apreensões e condução coercitiva do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento. Como consignado na decisão, essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-Presidente. Cuidados foram tomados para preservar, durante a diligência, a imagem do ex-Presidente. Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar. Repudia este julgador, sem prejuízo da liberdade de expressão e de manifestação política, atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa. A democracia em uma sociedade livre reclama tolerância em relação a opiniões divergentes, respeito à lei e às instituições constituídas e compreensão em relação ao outro.

Curitiba, 05 de março de 2016.”

Sergio Fernando Moro
Juiz Federal

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Geraldo Fraga Postado em 05/Mar/2016 às 19:46

    Explicou o quê?

    • Andre FLN Postado em 06/Mar/2016 às 16:03

      São muitos erros pra uma "Excelência"...

  2. Gerson Carneiro Postado em 05/Mar/2016 às 21:25

    Tentando limpar, com bosta, a bunda.

  3. Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:03

    IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, GASTAR RECURSOS PÚBLICOS INDEVIDAMENTE..... se a condução coercitiva foi incorreta, ilegal, inadimitida, uma vez que o intimado (acho que nem era) não se furtou a comparecer ao local para interrogatório, este emprego de um efetivo de 200 homens, com uma operação que nem para prender chefes de gangues são usados tantos, viaturas, helicoptero.... enfim uma gama de gastos de dinheiro público desnecessária..... é isto que tem que ser apurado e explicado.... quanto a corruptos são sim passíveis de cadeia, mas basta dizer que vão comprometer qualquer um do PT que tem pena reduzida ou transformada em tornozeleira eletrônica....Agora quem vai cobrar a conta da 24ª operação lava jato... que parece estar fazendo campanha antecipada para 2018..... não seria esta a verdade que procuram????

  4. Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:10

    já tens candidato para 2018.... eu tenho, e o meu tem 30 diplomas de Doutor Honoris Causa por bem feito à humanidade, já foi citado como um possível prêmio Nobel da Paz, é reconhecido como o homem que mais luta contra a fome no mundo...... no mundo.....e sem ter curso superior criou 4 universidades federais, 114 escolas técnicas, iluminou o Brasil com o Programa Luz para Todos, pena que esta Luz não clareia as mentes de alguns que só pensam no próprio bem estar, não reconhece que a fome doi, e para saber disto tem que senti-la de verdade.

    • rosy Postado em 06/Mar/2016 às 05:56

      É isso aí!

  5. Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:16

    mais uma pergunta, um juiz federal não sabe qual é a rotina legal a ser admitida.... se foi pedido do MPF, mas este pedido está ilegal e ele acatou, ele juiz errou.... seria mais fácil admitir que explicar o inexplicável.... não estou prejulgando ninguém só me baseio no que disse o ministro da Suprema Corte que é o STF, Marco Aurélio Mello.... "atropelou regras básicas"......

  6. Dr Matsuda Postado em 06/Mar/2016 às 10:49

    Bandido Lulaláu tem de ser levado à força mesmo, p/ evitar fuga desse marginal pilantra!!

    • Galvão Postado em 06/Mar/2016 às 22:56

      Dr. Matsuda (Dr. ????), Lula é o político que mais fez pelo povo brasileiro oprimido, deu dignidade ao pobre. Ele incomoda a elite, que acho que você pertence. Os avanços da nossa população na era LULA/PT é reconhecida no mundo inteiro, só não enxerga ou aceita quem não quer, como você. Mas não desanima não, quem 2018 vai da Lula de novo. PAPAI LULÃO VAI VOLTAR.

      • Eric Postado em 08/Mar/2016 às 09:15

        Ele e o PT e todos os corruptos do Brasil vao cair. E o seu PAPAI LULAO vai pedri cigarro para voce no xilindro.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 06/Mar/2016 às 12:22

    "Não precisa explicar nada" = não importa se esteja tudo errado, se tudo seja um completo absurdo...nada importa...se desse monte de erros, absurdos e abusos resultar a prisão de Lula, aí o errado se torna certo e eu fico felizão...minha moralidade é seletiva e eu abraço até o capeta se ele prender Lula...hihihi

  8. poliana Postado em 06/Mar/2016 às 12:29

    mau caráter! deveria ter vergonha por desonrar a toga q o Poder Judiciário te concedeu!!! vergonha para toda magistratura nacional!!!NOJOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

    • Salomon Postado em 06/Mar/2016 às 17:18

      Muito bem poliana. Vergonha para toda a magistratura. Vergonha para todos os operadores do direito: bacharéis, servidores do judiciário, advogados, membros do ministério público e para os membros do poder, que têm como símbolo a balança (= imparcialidade) e a espada. Vergonha geral. Foi-se o tempo em que o juiz era chamado excelência ou meritíssimo (= grande mérito).

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2016 às 07:24

      Vossa Excelência Sergio Mouro (PSDB-PR).

  9. Alan Postado em 06/Mar/2016 às 16:36

    antiético descontextualizar. Mas isso é normal para alguns... http://lavajato.mpf.mp.br/

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2016 às 07:20

      Ético é punir a esquerda com rigor culpados ou não, e não vem ao aso quando é a Direita.

  10. Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2016 às 07:23

    Lugar de bandido é na cadeia. Genial, mas ainda não provaram que o "metalúrgico de merda" é ladrão. Isso deve ser o mais triste para a minoria golpista.

  11. JOHN JAHNES Postado em 07/Mar/2016 às 08:45

    O Proicurador da Lavajato disse que LULA já tinha sido avisado da opoeração e kjá estava pronto para ir quando a PF chegou. Ontem, o delgado disse que lula pediu para se trocar antes de ir. ESSA LAVAJATO É UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA A SERVIÇO DA GLOBO, QUE JÁ SABIA DE TUDO E ACOMPANHAVA DE PERTO OS "FRENTISTAS" DA LAVAJATO QUE EXECUTAVAM SEUS SERVIÇOS SUJOS CONTRA A DEMOCRACIA NACIONAL.

  12. eu daqui Postado em 07/Mar/2016 às 14:57

    Deveria ter intimado normalmente: deu chance por cara se vitimizar e ganhar ares de martir, ou seja, o tiro saiu pela culatra.

  13. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 08/Mar/2016 às 15:35

    TRIBUTO A UM ILUSTRE BRASILEIRO QUE SE LEVANTA EM ESPÍRITO FORJANDO A ORDEM E O PROGRESSO NA BENDITA TERRA DE SANTA CRUZ: Indiscutivelmente, o MM. Juiz Sergio Moro é legítimo merecedor do reconhecimento e da gratidão de todos nós, pelo esforço, abnegação e competência jurídica com que atua no processo de moralização do Estado brasileiro, como executor da operação lava-Jato; extirpando o mal pela raiz. Parabéns e seja mui bem-vindo Dr. Sergio Moro, e que Deus continue iluminando o nosso caminho rumo à Terra Prometida e ao futuro que a Providência Divina nos predestinou. A P E L O Quanto à remuneração dos trabalhadores brasileiros, de há muito eis que o senso de Justiça vem gritando aos ouvidos dos Justos, que se faz urgente a prioridade de corrigirmos a escabrosa disparidade de salários, proventos, soldos, pensões e aposentadorias, por descriminar e previlegiar algumas classes sociais; porque enquanto houver injustiça entre os homens, não haverá paz na terra. Até quando o trabalhador braçal suportará sobreviver com um salário mínimo mensal de Rs.$ 880,00; enquanto que um magistrado percebe Rs.$ 77.000,00, à exemplo de outros agentes públicos graduados, que podem legislar e advogar em causa própria para amealhar ganhos ilícitos, em detrimento do bem comum? De onde deve emanar o exemplo do caráter de lisura e honestidade, senão das Autoridades constituídas? Apelamos, pois, para que principalmente o Poder Judiciário siga o exemplo de Juízes como o Dr. Sergio Moro, ao exercer o juízo para praticar a Justiça, pautando-se pela Lei de Deus e pelos Santos Ensinamentos de Jesus Cristo. E que a Justiça Divina e a Paz de Cristo seja com todos nós. Arnaldo Ribeiro ou Israel