Redação Pragmatismo
Lula 04/Mar/2016 às 11:35 COMENTÁRIOS
Lula

Ricardo Coutinho é o 1º governador a se manifestar sobre ação contra Lula

Publicado em 04 Mar, 2016 às 11h35

Na primeira manifestação de um governador de Estado contra a 24ª fase da Lava Jato, Ricardo Coutinho (PSB-PB) disse que se extrapolou "definitivamente" os limites do bom senso. "Ontem, um ex-presidente, com endereço fixo, se colocava à disposição da justiça para depor. Hoje, um verdadeiro aparato policial foi montado para "conduzir coercitivamente" esse ex-presidente para depor sob a mira da grande mídia"

Ricardo Coutinho é o 1º governador paraíba lula golpe democracia
Ricardo Coutinho – PSB/PB (reprodução)

O governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), condenou a ação da Polícia Federal nesta sexta-feira, 4, que tem como foco principal o ex-presidente Lula.

Em entrevista à revista Nordeste, o governador considerou ser indispensável “manter a luta” para assegurar a Democracia no País diante do que considerou espetacularização da Justiça.

Direitos fundamentais estão sendo ignorados e onde nobres e necessários objetivos legalistas cada vez mais se confundem com desejos e estratégias de correntes políticas e de algumas elites econômicas retrógradas. Espetacularizaram a justiça e a política“, afirmou Ricardo Coutinho.

Na primeira manifestação de um governador de Estado contra a 24ª fase da Lava Jato, denominada Aletheia, Ricardo disse que se extrapolou “definitivamente” os limites do bom senso. “Acho que se extrapolou, definitivamente, os limites do bom senso e da apoliticidade que deve conduzir um processo como esse. Ontem, um ex-presidente, com endereço fixo, se colocava à disposição da justiça para depor. Hoje, um verdadeiro aparato policial foi montado para “conduzir coercitivamente” esse ex-presidente para depor sob a mira da grande mídia que comanda e tenta de todas as formas ressuscitar protestos contra um governo“, disse.

O governador do PSB considera que “essa simbiose é muito perigosa para o Estado Democrático de Direito. Não se trata de defender a impunidade. Se trata de ser contrário a toda uma clara e evidente manipulação que está ocorrendo onde direitos fundamentais“.

Flávio Dino

Horas depois de Coutinho, o governador Flávio Dino também comentou a 24ª fase Operação Lava Jato.

“Tenho declarado meu apoio a todas as investigações no âmbito da operação Lava Jato, Zelotes e outras. Contudo, abusos devem ser evitados”, afirmou o chefe do executivo maranhense, que é juiz. “No Direito, os fins não justificam os meios. São os meios que justificam os fins. Fazer justiça não pode ser um vale-tudo”, disparou Dino.

Segundo Flávio Dino, “medidas coercitivas devem obedecer ao princípio da proporcionalidade (necessidade)”. “Não me parece o caso na condução do ex-presidente Lula”, disse.

O governador afirmou que, “se o Ministério Público diz já possuir tantas provas, basta oferecer denúncia para que haja o direito de defesa e julgamento”. “Decisões de força, quando desnecessárias, e atos espetaculares conflagram a sociedade e não contribuem para que haja verdade e justiça”, complementou.

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS