Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 10/Mar/2016 às 17:45
16
Comentários

Promotor Cassio Conserino pede prisão preventiva de Lula

Cassio Conserino admite que não há provas concretas de que Lula seja dono de tríplex no Guarujá, mas pede a prisão preventiva do ex-presidente. No mês passado, em entrevista à Veja, o promotor havia prometido indiciar Lula. Confira a íntegra do pedido de prisão

Cassio Conserino Lula prisão promotor
Cassio Conserino pede prisão preventiva do ex-presidente Lula

O promotor Cassio Conserino pediu a prisão preventiva do ex-presidente Lula nesta quarta (9) por supostas irregularidades no caso do tríplex em Guarujá (litoral de São Paulo), que teria sido preparado para a família de Lula.

O caso será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. Ainda não há um dia certo para a Justiça decidir sobre o caso.

Em coletiva na tarde desta quinta-feira (10), o promotor admitiu que não há provas concretas contra o ex-presidente.

“O crime é de ocultação, claro que não há documento”, justificou o promotor, quando questionado se havia documentos que comprovassem que Lula é dono do triplex no litoral paulista.

Segundo o promotor, que defendeu a denúncia contra Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, “nada do que foi feito é fruto de invencionice”. Cassio Conserino afirma ainda que suas ações não têm motivação política.

Na manhã desta quinta, o Instituto Lula afirmou que a denúncia do MP-SP “não tem base na realidade”, uma vez que o ex-presidente “não pode ocultar patrimônio que não é dele”.

“Em 30 de janeiro deste ano, foram divulgados todos os documentos relativos à cota do Edifício Solaris, que mostram que Lula e sua família nunca tiveram apartamento no Guarujá. O ex-presidente sempre declarou a cota em seu Imposto de Renda”, diz a nota.

De acordo com Conserino, o fato de não haver provas concretas sobre o crime de ocultação de patrimônio, segundo ele cometido por Lula, não fragiliza a denúncia. “Por documental me referi a contratos, estelionatos sofridos pelas vítimas do Solaris”, disse.

Os promotores envolvidos na investigação também defenderam que o caso fique na esfera estadual, uma vez que a Operação Lava Jato investiga outro fato: a reforma realizada no triplex. A defesa de Lula entrou com recurso no STF para que a corte decida quem investiga o caso: o MP-SP ou a Lava Jato.

Durante a coletiva, Conserino fugiu de duas perguntas. A primeira, sobre a argumentação da defesa de Lula de que ele teria antecipado a denúncia em uma entrevista à revista Veja, antes mesmo de ter entrevistado o investigado. “Vou comentar apenas sobre a denúncia hoje, só fatos concretos”, disse Conserino.

A outra pergunta foi sobre se havia algum mandado de prisão contra o ex-presidente. “Vamos comentar apenas os fatos da denúncia”, repetiu o promotor do MP-SP.

O advogado da família do ex-presidente Lula Cristiano Zanin Martins destacou a fragilidade dos argumentos defendidos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

“A coletiva dada pelos promotores evidencia a fragilidade da investigação e desse pedido, que se baseia em testemunhos de pessoas que desconfiam que o imóvel estava sendo feito para o ex-presidente”, disse o advogado.

Martins defende que o pedido será rejeitado pela justiça devido à fragilidade dos argumentos da investigação. “Não faz sentido atribuir o imóvel a um dono que nunca o usou e foi ao local duas vezes antes dele estar terminado para saber se teria interesse em ficar com ele”.

Veja aqui a íntegra do pedido de prisão de Lula

Lula sobre as acusações:

com informações de Folhapress e EBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. JOHN JAHNES Postado em 10/Mar/2016 às 19:28

    SE ISSO FOR VERDADE E ACONTECER REALMENTE, ESSE PROMOTOR E ESSA JUIZA VÃO SER RESPONSABILIZADOS PELO FIM DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO NO BRASIL. Aí então, salve-se quem puder.

    • Onda Vermelha Postado em 10/Mar/2016 às 20:37

      Atencao! Todo mundo ja pro twitter com a hashtag #MicoPublico protestando contra o Ministerio Publico de SP que pediu a prisao preventiva do Lula sem um fiapo de prova. Vamo la galera!

    • Isabela Postado em 10/Mar/2016 às 21:10

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Onda Vermelha Postado em 10/Mar/2016 às 22:12

      Kkkkk. Acreditem se quiser! Ate o pitbull do Reinaldo Azevedo esta criticando o #MicoPublico do MP-SP. Segundo ele a peca "É frágil a mais não poder. Promotores, procuradores e juízes não pedem para prender pessoas, ou autorizam a prisão, quando lhes dá na telha", disse. E nao se conteve e disparou "Qualquer advogado intelectualmente honesto, pouco importa a corrente a que se filie ou a ideologia, sabe que esse pedido é despropositado. Se não for recusado pela juíza de primeiro grau, será recusado em seguida", complementa.

      • poliana Postado em 10/Mar/2016 às 23:54

        até a rede globo entrou nesse teatrinho, onda: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/220582/Globo-manda-recado-é-contra-prender-Lula.htm

  2. Onda Vermelha Postado em 10/Mar/2016 às 19:49

    Hahaha! Esse Conserino eh um grande #PromotorFafarrao .So pode ser!

  3. João Carlos Postado em 10/Mar/2016 às 19:54

    Já leu Aristóteles, john janes? Dá uma olhadinha nele sobre a degeneração da democracia, daí vc saberá em qual regime vc vive realmente. Uma dica: é algo que o lula pai mais gosta de fazer! Demagogia!

  4. Fabio Postado em 10/Mar/2016 às 20:12

    O Lula, desde Janeiro de 2015, deveria ser o ministro da articulação política ou da casa civil. Todo mundo, parece que menos o PT, já sabia que o alvo principal era o Lula. O cara podia agora, ter um julgamento mais isento pelo STF... se é que eles iriam acatar qualquer denuncia contra ele. Agora, um presidente da envergadura do Lula será preso (sim, será...se não for amanhã será em breve). Culpa de quem? Do PT. Se ele, com 70 anos, for derrubado (e isso certamente o derrubará), pode até morrer.... culpa de quem? Dos incompetentes do PT do atual governo. Força Lula....saiba que ainda tem muita gente neste país que reconhece o que vc fez....

  5. Onda Vermelha Postado em 10/Mar/2016 às 20:37

    Atencao! Todo mundo ja pro twitter com a hashtag #MicoPublico protestando contra o Ministerio Publico de SP que pediu a prisão preventiva do Lula sem um fiapo de prova. Vamos la galera!

    • poliana Postado em 10/Mar/2016 às 23:24

      onda, depois de os figurões da oposição se manifestarem publicamente contra o pedido de prisão do lula, tenho certeza, agora mais do q nunca q já era! ele vai preso sim!!!! n tem pra onde correr!aí qdo isso acontecer, o psdb vai dizer q n teve culpa nenhuma nisso, q eles eram contra a medida!!!!!!!!!!! absurdo!!!!!!!!!!!!

      • Jonas Schlesinger Postado em 11/Mar/2016 às 00:05

        Vish, Poliana. Vai desistir agora? Vai arregar? O Onda vai pra guerra. Ou vc ainda acha que no Brasil há diplomacia? O Lula vai ser preso, mas a culpa tbm será da Dilma, pois só num governo caldo de bila essas coisas acontecem. Se fosse um governo forte iam ser presos até os Marinhos, Aécio, FHC e os cambaus. Não faz sentido.

      • enganado Postado em 11/Mar/2016 às 01:33

        Cara poliana. Concordo! E pior que foram a Direita que soltaram a grana para que tal ato acontecesse. A Prostituição-constituição o JB, MORO, Gilmar "DANTAS" já rasgaram HÁ muito tempo. BRASIL virou faroeste da DIREITA, atiram em que quiser e não tem quem os puna de nada! Cadê o exército de 1964 que não faz nada!

    • Onda Vermelha Postado em 11/Mar/2016 às 00:54

      Kkkkkk. Ta todo zoando #MicoPublico do MP-SP . Segundo eles “Condutas de Lula deixariam Marx e Hegel envergonhados”. Cuma? Nao seria Marx e Engels? Buaaaaa! E ainda tem coxinhas tentando justificar…..Hehehehe! Vergonha temos nos desse MS-SP! Hilario!!!! Essa vai entrar pros anais dessa coxinhada….Zero pra eles!

    • Onda Vermelha Postado em 11/Mar/2016 às 00:57

      kkkkk. Esse Marx e Hegel nao eh apenas um #MicoPublico. Na verdade eh um Kingkong inteiro entrando literalmente pros anais da coxinha. Hehehe!

  6. Rodrigo Postado em 11/Mar/2016 às 10:26

    (Outro Rodrigo) Duas coisas: 1- é mais que óbvio que, em denúncia de eventual crime de ocultação de patrimônio, jamais haverá documento comprovando propriedade, o fato alegando sendo comprovado por outros meios que não uma escritura, um contrato de promessa de compra e venda ou de compra e venda; 2- alegar que o investigado é um "agitador político" é uma interpretação no mínimo em muito extensiva para requerer uma prisão no caso concreto. Se, de um lado, ninguém deve estar imune a investigações (nem petistas, nem tucanos e demais), um pedido tal, no meu entender, acaba é por atrair grande descrédito, não quisto, nem desejável, a uma investigação.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 11/Mar/2016 às 10:39

    Alguem surpreso? É tudo previsível demais. Eu falei no sábado passado, e não tenho bola de cristal. """""Provavelmente lá pra quinta-feira estoura outra bomba bem orquestrada tambem pra cima de Lula ou Dilma - Lula mais provavel, pois ele é a bola da vez - , não necessariamente da mesma magnitude de anteontem, mas vem mais pedrada antes da semana acabar, para que a Globo repercuta horas a fio. Daí eles terão mais matéria bruta pra trabalhar e inflamar o "povo". Domingo é o movimento final, pois tem o passeio dominical da elite branca, mais helicópteros, mais selfies com a PM, e com isso eles terão o que falta, o assim chamado "clamor popular" ("popular" porra nenhuma, mas isso não vem ao caso). Junte tudo e eles terão todas as justificativas e salvo-condutos para prender Lula na terça-feira (na segunda fica muito na cara).""""".

O e-mail não será publicado.