Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 10/Mar/2016 às 20:44
29
Comentários

Oposição surpreende e diz que pedido de prisão de Lula não tem embasamento

Surpreendentemente, os principais líderes da oposição no Brasil decidiram não referendar o pedido do promotor Cassio Conserino para que Lula seja preso. Nos bastidores, articuladores afirmam que um pedido de prisão preventiva de Lula sem “bases sólidas” seria, nesse momento, um desserviço

aécio prisão lula cássio conserino
(Imagem: Aécio Neves, Agripino Maia, Cássio Cunha Lima, Carlos Sampaio)

O pedido de prisão preventiva de Lula na tarde desta quinta-feira (10) repercutiu entre as principais lideranças políticas do Brasil, incluindo, naturalmente, membros da oposição.

Surpreendentemente, a oposição decidiu não referendar de pronto o pedido do promotor Cassio Conserino para que o ex-presidente seja preso.

Para o vice-presidente nacional do PSDB e coordenador jurídico da legenda, deputado Carlos Sampaio (SP), a medida “é inusual” e não tem embasamento jurídico sólido.

“Não é uma conduta usual fazer a denúncia e pedir a prisão do investigado”, afirmou. “Isso foge à normalidade. [Lula] ser processado é correto. Aguardar o julgamento, é correto, mas não é porque temos divergências políticas que vou querer para ele algo diferente do que quero para qualquer cidadão”, concluiu o deputado, que é promotor público de carreira.

O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), também não celebrou a medida do Ministério Público. “O momento é de extrema tensão e é preciso ter moderação, equilíbrio e confiança nas instituições”, disse o senador.

Ele defendeu ainda que a lei seja a única métrica para qualquer tipo de ação. “Evidente que fiquei surpreso, até porque a decretação de prisão remete a um ex-presidente da República. Eu não me gratifico nem de longe com esse tipo de notícia, eu não quero o mal para ninguém. Agora, ninguém pode estar acima da lei”, conclui.

Por meio de nota, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB) disse que recebeu a notícia com cautela: “Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva, até porque o Ministério Público Federal e a Polícia Federal fizeram buscas e apreensões muito recentemente buscando provas. Vivemos um momento incomum na vida nacional. É preciso ter prudência. Trata-se de um ex-presidente da República. Nada impede que seja investigado. Mas Lula é primário, tem residência fixa e não consta que esteja planejando fugir do país. Qual é a razão para prendê-lo?”.

Mais cedo, antes do promotor anunciar o pedido de prisão de Lula, o senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, também havia pedido cautela: “Acho que todos temos de ter nesta hora muita serenidade. Serenidade para apresentarmos respostas a todos os questionamentos. Isso serve para todos. Me incluo entre essas pessoas e o próprio presidente Lula. Tem de haver obviamente espaço para ampla defesa“, afirmou o tucano.

Nos bastidores, os principais articuladores da oposição afirmam que um pedido de prisão preventiva de Lula sem “bases sólidas” seria, nesse momento, um desserviço.

Base aliada

O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), adjetivou o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula como um “factóide político absolutamente patético”, e disse acreditar que os embasamentos apresentados pelo promotor Cássio Conserino, responsável pelas investigações ligadas ao tríplex, em Guarujá, são “frágeis”. Costa acredita que “qualquer juiz que tenha o mínimo de experiência e bom senso vai negar um pedido desse”.

“Lula não oferece nenhum risco à ordem pública, tem moradia em local certo, tem trabalho em local certo, e não há nenhuma prova contra ele. Ao invés de ajudar a combater a impunidade, isso gera mais tensão e conflito no momento que estamos vivendo”, acrescentou o senador.

Humberto questionou a atuação do MP-SP, e afirma que o órgão “deveria estar investigando os escândalos do metrô e da merenda”. “Não estão nem aí para isso”, criticou.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) usou sua página no Twitter para refutar o pedido. ”É uma vergonha a atitude deste promotor de São Paulo conta Lula. Atitude criminosa é a perseguição política que ele realiza contra o Presidente. Desfaçatez este pedido de prisão. Parece mais parte do roteiro do ato golpista do próximo domingo. Inaceitável”, declarou, fazendo menção às manifestações pró-impeachment que estão marcadas para o próximo domingo (13).

Em nota, o Instituto Lula pondera que o pedido feito pelo promotor paulista aconteceu antes mesmo de o Ministério Público de São Paulo ouvir o ex-presidente, e aponta para mais uma “prova da parcialidade” de Conserino.

Leia a íntegra:

O promotor paulista que antecipou sua decisão de denunciar Luiz Inácio Lula da Silva antes mesmo de ouvir o ex-presidente dá mais uma prova de sua parcialidade ao pedir a prisão preventiva de Lula. Cássio Conserino, que não é o promotor natural deste caso, possui documentos que provam que o ex-presidente Lula não é proprietário nem de triplex no Guarujá nem de sítio em Atibaia, e tampouco cometeu qualquer ilegalidade. Mesmo assim, solicita medida cautelar contra o ex-presidente em mais uma triste tentativa de usar seu cargo para fins políticos.

Assessoria de imprensa do Instituto Lula

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Prado Postado em 10/Mar/2016 às 21:03

    A surpresa é o povo continuar achando que isso é oposição! Como pode o pessoal acreditar num frouxo feito o Aécio Neves?

    • Gilberto José Muniz Postado em 11/Mar/2016 às 03:42

      Lógico que é. São golpistas. Patrocinaram o sequestro, barrado pela ação da Aeronáutica, que teve seu espaço invadido a mando de um Juiz, para levar Lula preso. São golpistas mas, quabdo suja, como se diz no populare, eles, desmentem. Tivesse Lula chegado a Curitiba e consumado o golpe, soltariam fogos. Onde já se viu go0lpista bonzinho?

    • Isabela Postado em 11/Mar/2016 às 12:15

      Surpreende o povo burro desse site.

  2. JMANOEL Postado em 10/Mar/2016 às 21:18

    NÃO COSTUMO ME MANISFESTAR NAS REDES, COM RELAÇÃO A POLITICA. ENTRETANTO, SOMENTE SENDO MUITO INOCENTE PARA NÃO ENTENDER O PODER DO JOGO, PRINCIPALMENTE O POLITICO, ONDE VALE TUDO, PARA REMEDIAR A CACACA QUE A OPOSIÇÃO FEZ COM A PRISÃO INDEVIDA DE LULA, CRIARAM ESTE FACTOIDE, ASSIM NÃO DAH EM QUEM ACREDITAR EH SUJEIRA PRAH, SUJEIRA PRAH CAH E O BRASIL PARADO E AINDA SE PROMETEM, QUE DIA 13/03 SEJA UM ATO PACIFICO, ASSIM COMO O DO DIRETO DE DEFESA DO GOVERNO, VAMOS DEIXAR AS DIFERENÇAS DE LADO QUE AINDA SOMOS UM POVO CIVILIZADO, DEMOCRACIA EH ASSIM QUE SE FAZ E USAR DE ARTIMANHAS E LADAINHAS.

  3. Márcio Dib Postado em 10/Mar/2016 às 21:49

    Estão tão armados em pegar o Lula que acontece dessas gafes escabrosas...kkkkkkkkkkkkkkkkk E no demais, muito estranha e a reação do PSDB...apenas marketing para se tornarem bonzinhos diante da população... que vergonha!!! Esses políticos estão a cada dia mais nos envergonhando diante do mundo todo...

    • poliana Postado em 10/Mar/2016 às 23:14

      "apenas marketing para se tornarem bonzinhos diante da população"...exatamente! vc foi direto ao ponto! é disso q se trata!!!

      • S Rod Postado em 11/Mar/2016 às 05:34

        Concordo. Tudo parte do golpe, que eles e a midia estao executando ha algum tempo. So com o povo na rua, os movimentos democraticos podemos derrubar este golpe.

      • S Rod Postado em 11/Mar/2016 às 05:35

        Hoje eu li que um CEO de uma Multinacional recebeu um bonus de 10 milhoes de dolares por ter melhorado o desempenho da empresa que aumentou os dividendos dos acionistas em 40 centavos por acao ordinaria. Parabens ao CEO que fazendo os ricos mais ricos, recebeu um bonus. Quanto entao deveria ser o bonus de um Presidente de um Pais que tirou o Pais do mapa da fome? Quanto deveria ser o bonus de um Presidente que tirou milhoes de pessoas da miséria, da penúria de 502 anos de escravidão? Eu como acionista do Pais, gostaria que este Presidente recebesse um bonus de 20 milhões de dólares, e ainda é pouco, daria para ele comprar varios triplexes no Guarujá. Mas este Presidente nao aceitaria nosso bonus. Este Presidente rejeita ser ministro no governo de seu partido, por que ele não tem nada a esconder e não tem medo da mentira e das ilações que sofre por 35 anos.

      • Rodrigo Postado em 11/Mar/2016 às 10:37

        (Outro Rodrigo) S Rod, com todo o respeito ao seu entendimento, as normas que regem a função de gestor privado e gestor público são diferentes. Há, assim, enquanto enquadrado no conceito amplo de servidor público, a previsão dos tipos penais de peculato, improbidade administrativa, crimes de responsabilidade etc. e, quando não mais enquadrado em tal amplo conceito, nos demais crimes do Código Penal. Não há, pois, previsão constitucional de "bônus" ou qualquer outro "agraciamento" para a função de gestor público de modo que, por mais que tantos ou muitos entendam que seria cabível, não é cabível. Ao revés, é vedada.

    • Ivan Goulart Postado em 11/Mar/2016 às 09:29

      Concordo, é um verdadeiro "Teatro de operações". A infantaria jogou as bombas de efeito moral e no próximos domingo será o ataque da cavalaria.

  4. alex Postado em 10/Mar/2016 às 21:50

    A parceria de juízes reacionários paulistas e paranaenses são a prova flagrante da articulação golpista. Desta maneira uma semana sim outra não mantem acessa a fogueira da traição. O promotor paulista diz que “a lavagem de dinheiro NÃO se perpetuou” então não há crime. A única prova documental é o fato de não ter devolvido as cotas em 30 dias a partir do momento que a OAS assumiu o empreendimento. A modalidade “cotas” por norma do BC quando o consorciado desiste só pode resgatar no fim do grupo. É de praxe as construtoras mobiliar os apartamentos, ainda mais em se tratando de um apartamento localizado no litoral paulista, cujo público alvo é o paulistano da capital. A parcialidade é tamanha, só comparável a pedir o julgamento de um palmeirense pela torcida do Corinthians. Assim sendo só resta ao lula aceitar o ministério para evitar um juízo sumario.

  5. Marcus Vergme Postado em 10/Mar/2016 às 21:56

    Como se a mim interessasse saber ideia de políticos!

  6. Ana Maria de Oliveira Postado em 10/Mar/2016 às 22:50

    Isso é Golpe!

  7. poliana Postado em 10/Mar/2016 às 23:19

    agora sim tenho certeza q lula será preso! essa foi a última cartada dessa oposição nojenta. assim, qdo a prisão for decretada, eles vão dizer q eram contrários à medida...

  8. Alan Kevedo Postado em 10/Mar/2016 às 23:21

    Não fico surpreso, nem um pouco. Eles são todos passageiros desse mesmo "Boeing" chamado democracia e sabem que o único amado é o Lula e que se o avião cair, não vai sobrar ninguém. Amado e odiados serão cassados e caçados igualmente. É pimenta no cu de todo mundo. Então? Surpresos de quê?

  9. HELDER Postado em 11/Mar/2016 às 00:23

    Estou extremamente preocupado com essa pseudo-indignação de vastos setores da oposição com relação ao pedido de prisão de Lula pelo MP/SP. Isso significa que há um desfecho golpista preparado para os próximos dias e que esses setores da oposição estão querendo se desincompatibilizar com a tragédia que possa vir a acontecer nos próximos dias. Não querem ficar marcados como golpistas. O governo deve se manter em forte vigília para evitar surpresas. Há algo estranho no ar. Essa oposição nunca foi sensata. Todos falando o mesmo texto ao mesmo tempo significa que há algo orquestrado. Cadê a ABIN que parece não servir para nada ou que já tucanou em segredo.

  10. enganado Postado em 11/Mar/2016 às 01:00

    A Direita estão com medo de guerra civil, pois isso provavelmente vai tirar dos seus bolso a PROPINA da entrega das ESTATAIS ((valor de nossas ESTATAIS: 5,5 trilhões de dólares)) ao capital ANGLO-SIONISTA. Pois então guerra civil JJJJJÁÁÁÁÁÁÁ, AGORA, NESTE INSTANTE, ""NÃO VAMOS ENTREGAR A PÁTRIA INTEIRA E DE MÃO E DE MÃO BEIJADA A FDP NENHUM, COMO FIZERAM NO GOLPE DE 1964"" (rede gRoubo). Já sabemos que a COISA está neste ponto porque o exército deixou chegar neste ponto, lógico, isto está sendo trabalhado pela Direita ((com muita grana de do estrangeiro)) e sendo feito vista grossa, e não há qq ato de militares contra o ___"""Partido do JUSTICIÁRIO"""___ . Invertendo os papéis, se isto estivesse sendo ocasionado pela Esquerda=PATRIOTAS ((BRASIL governado pelo viciado em pó/cachaça/ladrão/fdp/...)), o exército já estava nas ruas matando/torturando/ ... . Me desmintam!

  11. Kuruja Postado em 11/Mar/2016 às 01:56

    Alguém tem rabo preso... Se um cair e abrir o bico, todos caem

  12. Marola Postado em 11/Mar/2016 às 10:03

    Tão magnânimos, não?

  13. Eduardo Ribeiro Postado em 11/Mar/2016 às 10:35

    Marcio Dib já encerrou o assunto lá em cima, foi na jugular e finalizou: """"""apenas marketing para se tornarem bonzinhos diante da população... que vergonha!!!""""".

  14. Juracy Roque dos Santos Postado em 11/Mar/2016 às 11:04

    Eu sabia que não eram todos loucos nem tudo está perdido, então o que fazemos com esse Juiz e toma esta atitude sem base?

  15. Leonardo Postado em 11/Mar/2016 às 13:40

    O Pragmatismo petista podia parar de repetir as mentiras contadas há décadas. Quem é alfabetizado, com essa crise, se politizou, e sabe agora que o PSDB é esquerdista, socialista fabiano, gramscista, que usa a tática das tesouras junto com os comunopetistas, que fingem num teatro político serem oposição, mas que na verdade sempre foram aliados, pois a agenda dos fabianos é a mesma, a implantação do socialismo no Brasil. A republiqueta socialista que montam desde 85 cai, e os canalhas ficam se protegendo, cambada de comunistas ladrões, saqueadores, traidores da pátria, lesa-pátrias!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 11/Mar/2016 às 14:57

      """""""""""PSDB é esquerdista, socialista fabiano""""""""""""""" """""""""""PSDB é esquerdista, socialista fabiano""""""""""""""" """""""""""PSDB é esquerdista, socialista fabiano""""""""""""""" """""""""""PSDB é esquerdista, socialista fabiano""""""""""""""" """""""""""PSDB é esquerdista, socialista fabiano""""""""""""""" """""""""""PSDB é esquerdista, socialista fabiano""""""""""""""" """""""""""PSDB é esquerdista, socialista fabiano""""""""""""""" """""""""""PSDB é esquerdista, socialista fabiano"""""""""""""""

      • Jonas Schlesinger Postado em 11/Mar/2016 às 18:51

        Não mano, psdb de esquerda. Vou ter diarreia depois dessa :(

  16. Douglas Postado em 12/Mar/2016 às 10:56

    Lógico que não concordam! Imaginem se os fu dadores do FORO DE SÃO PAULO iria concordar com a prisão do ladrão de crucifixo Elba?

  17. Ton castilhos Postado em 12/Mar/2016 às 14:24

    Mais de 7000 famílias tiveram o sonho de ter a casa própria roubado em beneficio do Lula e de seus " cumpanheiros " como João Vacari , até então presidente da cooperativa, que também tem um apartamento no Edifício em questão, se isso não for suficiente para colocar este canalha na cadeia, então é porque esta oposição realmente não se preocupa com o povo brasileiro, e estão pensando apenas nos seus apadrinhados . Por isso, mais do que nunca sou Bolsonaro para próximo presidente . fora esquerdalha corrupta ! Fora pt PSDB PMDB PCdoB PSOL pcb rede e psb

  18. Eduardo Ribeiro Postado em 11/Mar/2016 às 11:05

    Pouxa...imagine se ele tivesse relevância então. Está ABSOLUTAMENTE TUDO contra ele, e escancarado. Pra que fariam tudo isso contra um insetinho vagabundo? O esforço conjunto de todos os inimigos em derruba-lo o mais rápido possível é atestado inquestionável de GRANDEZA. É prova incontestável do quanto Lula é GIGANTE. Se orienta. Pensa dois minutinhos antes de bostejar pelos dedos.

  19. Robson Postado em 12/Mar/2016 às 02:04

    RODRIGO,VOCE NÃO PASSA DE MAIS UMA BESTA DE CARGA DA DIREITA, VAI RELINCHAR EM OUTRA FREGUESIA!!!!!

  20. Eduardo Ribeiro Postado em 12/Mar/2016 às 10:47

    Tenha a decência de reconhecer a grandeza de seu inimigo/desafeto. É uma questão de hombridade. Uma das formas de atestar a grandeza/relevância de algo/alguém é a pressa e o empenho dos seus desafetos em destrui-lo. Se orienta. Pensa mais dois minutinhos. Olha o que o MEDO DE LULA está fazendo. Uma semana atrás os caras botaram todas as fichas na mesa. Botaram TUDO QUE TINHAM, botaram na linha de frente todas as armas e todo o efetivo. Tudo ou nada. E ninguem - NINGUEM - usa bomba nuclear pra matar "mosquitinho de banheiro". Falar de "ex-figura de relevância" é safadeza.

O e-mail não será publicado.