Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 14/Mar/2016 às 11:00
26
Comentários

Manifestantes da Paulista vestem morador de rua com placa “tomei no c*”

Manifestantes que usavam camisetas da Seleção Brasileira de futebol vestiram seu José, morador de rua, com uma placa de papelão dupla com os dizeres “era empresário, virei mendigo” e “tomei no c*”. Ele também teve adesivos de “Fora Dilma” colados na cabeça semicalva

mendigo avenida paulista protesto
Seu José, o mendigo que protestava contra Dilma na avenida Paulista

Pedro Zambarda de Araújo, DCM

Fui embora da Paulista com lágrimas nos olhos, aflito e com uma dúvida: não sabia se o nome dele era José ou Antônio. Saí perambulando por toda a avenida atrás de um senhor que estava no chão com uma placa de papelão dupla, no peito e nas costas com os dizeres: “era empresário, virei mendigo” e “tomei no c*”.

Eram 18hrs quando bati a foto com o celular. Seu José estava no chão, sem mover as pernas, com apenas um chinelo, e vibrava contra Dilma. Morador de rua, ele foi vestido pelos manifestantes com a placa e teve adesivos de “Fora Dilma” colados na cabeça semicalva. Ele se divertia, deixava-se fotografar e cumprimentava alguns dos homens vestidos com camisetas da Seleção Brasileira.

O número de mendigos na Avenida Paulista aumentou nos últimos anos, segundo a própria prefeitura, refletindo a desigualdade de São Paulo sob Geraldo Alckmin e Fernando Haddad. Um morador sem teto que sempre fica próximo da estação de metrô Brigadeiro não estava por lá, mas vi ele no ano passado.

Deram um smartphone e um relógio novo. Assim como José, ele não podia andar, mas sempre pedia dinheiro e conversava com o dono da banca de jornal. Pelo menos não foi usado por manifestantes antipetistas neste dia 13 de março.

A população de rua explicou exatamente o que foi o protesto na mais paulistana das avenidas. No McDonald’s ao lado da Faculdade Cásper Líbero, no prédio da TV Gazeta, mendigos dormiam cobertos por bexigas com a frase “SOS Forças Armadas” de manifestantes golpistas. Na outra ponta da Paulista, perto do Instituto Cervantes, homens dormiam diante de uma faixa amarela convocando para as manifestações.

Alguns moradores de rua receberam cartazes e se integraram com a festa contra o PT. No entanto, às 19hrs, os caminhões de som foram desmontados aos poucos. Uma interlocutora do grupo Revoltados On-Line pedia, perto da Rua Pamplona, no megafone: “por favor, recolham o lixo! Vamos provar a estes petralhas que somos mais limpos do que eles!”.

A avenida ficou suja para que outros mendigos, catadores de latinha, recolhessem algum entulho das cervejas, hot-dogs e churrasquinhos consumidos naquele momento em que o MBL comemorava mais de um milhão de pessoas na rua e muita gente iria dormir sem um teto pra aquecer.

Os antipetistas e os oposicionistas ao governo Dilma se esforçam sempre para provar que seus protestos não são de elite e nem são de maioria branca. É errado, sim, dizer que os atos pró-impeachment não têm negros ou pobres, mas basta ver que seus líderes são também na maioria homens do topo da cadeia política.

O Movimento Brasil Livre de Kim Kataguiri, por exemplo, disse durante a manifestação que Aécio, Alckmin e Aloysio Nunes não foram vaiados e que representam sim seus anseios por apoiar a saída da presidente da República.

Como um protesto desses teria o apoio de moradores sem teto? Ainda mais considerando as barbaridades que a direita diz sobre Guilherme Boulos e suas discussões envolvendo o MTST dentro de São Paulo. Sem teto não tem voz e nem vez com a elite.

Sempre fui fã do jornalismo de repórteres como Eliane Brum, que partem do ponto de vista dos desfavorecidos e dos desvalidos para explicar as desigualdades sociais e os problemas políticos brasileiros. Neste protesto contra Dilma, vi como a direita utiliza os pobres para sempre tentar provar que está certa. Eu fotografei isso.

Mas confesso que não consegui reagir da melhor forma ao ver o que fizeram com o senhor José. E me perturbou vê-lo sorrindo. Constatei que ele estava sendo usado.

Deveria tê-lo ajudado.

Na volta para casa, passei por um cordão da PM no vão do MASP perguntando por ele. Ao fundo, havia mais moradores de rua. Alguns dormindo e outros puxando papo com cigarro na mão. Estavam separados da população que voltava pra casa.

“Agora eu acho que esse governo corrupto vai cair”, diziam os antipetistas.

Enquanto batemos boca sobre Dilma, Lula, Aécio e FHC, milhões de pessoas vão dormir na rua e até na própria Avenida Paulista, em condições de vida obscenas.

mendigo protesto paulista

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Prado Postado em 14/Mar/2016 às 11:22

    Sem teto não tem voz nem vez com a elite, por isso devemos derrubar essa elite que quer desmoralizar um protesto do povo. A intelectualidade petista é muito forte, está na hora de reunir essas cabeças e perceber que enquanto vocês elitistas da esquerda se afastam da realidade mais vocês se afastam do povo. Vocês tem conseguido a um bom tempo governar sem apoio popular, vivendo de negociatas com legisladores tão elitistas quanto vocês, mas até quando conseguirão?

    • FABIO JOSÉ VIEIRA Postado em 11/Apr/2016 às 18:47

      Senhor(a) Senador(a) e Deputado(a) - #EsseGolpeTáRidículo - Nosso lugar é ao lado do povo pobre, humilde e TRABALHADOR. Vote não ao GOLPE ! Nosso povo não pode sofrer mais como sofria ! AMPLITUDE DE COMANDO E MENTORES DO GOLPE: 1o. FHC, SERRA e AÉCIO; 2o. MÍDIA DO PIG LIDERADA PELA REDE GLOBO; 3o. JANOT, MORO, GILMAR MENDES; 4o. CUNHA, RENAM e TEMER, e 5o. OUTROS MENTORES: AGRIPINO MAIA, ALUIZYO NUNES, PAULINHO DA FORÇA e outros ! Importante sinalizar para aqueles deputado/senadores que votarão pelo impeachment que seus nomes serão destacados e que #70%PolíticosGolpistasCorruptosNãoSerãoReeleitos

  2. Thiago Teixeira Postado em 14/Mar/2016 às 12:11

    Típico de playboy fazer isso, é a cara das manifestações fascistas. Imagina um ministério cheio de gente desse tipo cuidando do Brasil.

  3. Fernando Postado em 14/Mar/2016 às 12:48

    É assim e sempre foi assim e a direita protesta pela continuação da exploração da miséria humana. O que fizeram com este mendigo, provavelmente um indivíduo com problemas de alienação psicológica, é o mais puro e fiel retrato do que esses bandidos são capazes de fazer: explorar ao máximo para depois descartar o bagaço. O que importa se é um ser humano? São só detalhes...

  4. Guilhermo Postado em 14/Mar/2016 às 13:12

    O que o governo atual faz por essas pessoas sem teto? Não é sarcasmo, é apenas uma curiosidade, mesmo. Nenhum governo ajuda de maneira eficaz os mendigos. Portanto, tanto faz para este senhor apoiar ou ser contra os manifestantes. Sei que há albergues para estas pessoas, mas, muitas vezes, eles mesmos não querem ir lá e acredito saber o porquê.

    • Salomon Postado em 14/Mar/2016 às 19:48

      Guilhermo, uma coisa não justifica a outra. Por mais omisso que seja o governo, nada justifica o que fizeram com essa pessoa. Aliás, o cerne, o nervo da Constituição é o princípio da dignidade da pessoa humana. Ah, essa gente bem nascida se diverte colocando fogo em moradores de rua. Não se iluda, esse pessoal é o que de há de mais desumano entre os desumanos. o Nazismo foi a prova definitiva.

    • Onda Vermelha Postado em 15/Mar/2016 às 18:19

      Guilhermo faco minhas as palavras do Salomon na sua integralidade. E acrescento que a prefeitura de Sao Paulo na gestao Haddad criou um programa chamado Bracos Abertos, que atende aos usuarios de crack, e outro acho, Consultorio de Rua, que eh uma especie de extensao do Mais Medicos voltado a populacao de rua que tem dificuldades ou pouca autonomia para se dirigir a uma UBS. Agora se isso eh eficaz ou suficiente pra dimensao do problema da cidade eu nao tenho como afirmar, mas eh sim muito elogiado pelo pessoal da area de assstencia social. Alias, uma curiosidade, pelo o que sei eh a filha do Michel Temer que coordena o Bracos Abertos, e segundo consta teria sido pressionada a abandonar a administracao do Haddad por conta da provavel candiadtura da Marta Suplicy pelo PMDB-SP, mas pelo o que se diz ele bateu pe, e resolveu continuar seu belissimo trabalho a frente da prefeitura.

  5. Janaina Postado em 14/Mar/2016 às 13:13

    Isso embrulhou meu estômago desde que eu li. Não consegui almoçar. Só consigo pensar qual o nível de sadismo de quem faz isso com quem nem andar para sair de perto do tumulto consegue. E duvido que deram a ele ao menos um copo de água, comida ou algum dinheiro. Na manifestação é "zoeira", mas se fosse na porta da mansão deles, estaria ganhando marmita envenenada e jatos de água, como fazem os cidadãos de bem aqui em Belo Horizonte.

  6. johnnygo Postado em 14/Mar/2016 às 13:18

    A grande novidade da manifestação foi terem enxotado Aécio e Alckmin. Os bicudos tiveram que fugir às carreiras. O resto já era esperado no enésimo carnaval coxinha . Neste sentido, para a oposição tucana golpista, o dia de ontem foi um fracasso retumbante. Os golpistas buscaram o apoio da elite branca e nem isso conseguiram. Um vexame. Oposição sem povo é o mesmo que matilha: late, mas a caravana segue.

  7. DANIEL Postado em 14/Mar/2016 às 13:57

    esses seres infames, provavelmente são os mesmos que se preocupam com mortes de baleias.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 14/Mar/2016 às 14:51

    Isso aí é falta de humanidade. O cachorro - o fdp do cachorro, um animal - daquele rico casal verde-amarelo que foi pro desfile e levou a mucama pra cuidar dos filhos tem mais atenção, mais tratamento humano, e mais comida e aconchego do que o Seu José. Isso é uma racinha que, além de não ajudar, concretamente ou paliativamente, ainda fazem isso aí. Fazem troça. Cooptam, na base da zombaria e da humilhação, um mendigo - um MENDIGO porra - pra fazer de "meme da vida real"...exploram a miséria humana de forma LITERAL. Amanhã, se sobretaxarem a água, no próximo desfile não duvido que um desses endinheirados mije na cabeça do Seu José e pendure uma placa nele ""está tão cara a água, culpa da Dilma, que eu vim aqui mijar pra não dar descarga e gastar dinheiro"". Eles não tem empatia nenhuma. Humanidade zero. Sentimento de irmandade, capacidade de se importar minimamente com um brasileiro humilde, é minoria pífia, patética e desprezível que possui no meio desse monte de zumbi de amarelo. Se eu vejo, se é na minha frente, eu sei que vou ser coberto de porrada pela multidão babante e depois preso, mas o cara que fez isso eu juro por qualquer coisa que me pedirem, juro que derrubo e pinto essa calçada de sangue.

    • Eduardo Postado em 14/Mar/2016 às 22:29

      QUEM TEM QUE TOMAR UMA ATITUDE COM ESTAS FOTOS É A JUSTIÇA, MAS ESTA ESTÁ MAIS PREOCUPADA EM PRENDER O LULA.

    • Fábio José Vieira Postado em 11/Apr/2016 às 18:48

      Senhor(a) Senador(a) e Deputado(a) - #EsseGolpeTáRidículo - Nosso lugar é ao lado do povo pobre, humilde e TRABALHADOR. Vote não ao GOLPE ! Nosso povo não pode sofrer mais como sofria ! AMPLITUDE DE COMANDO E MENTORES DO GOLPE: 1o. FHC, SERRA e AÉCIO; 2o. MÍDIA DO PIG LIDERADA PELA REDE GLOBO; 3o. JANOT, MORO, GILMAR MENDES; 4o. CUNHA, RENAM e TEMER, e 5o. OUTROS MENTORES: AGRIPINO MAIA, ALUIZYO NUNES, PAULINHO DA FORÇA e outros ! Importante sinalizar para aqueles deputado/senadores que votarão pelo impeachment que seus nomes serão destacados e que #70%PolíticosGolpistasCorruptosNãoSerãoReeleitos

  9. João Paulo Postado em 14/Mar/2016 às 15:52

    Lamentável ...

  10. Rodrigo Postado em 14/Mar/2016 às 17:10

    (Outro Rodrigo) São esses aí na imagem? Então, em época de redes sociais, está fácil a identificação e devido enquadramento legal. Negar dignidade a qualquer um é uma barbaridade, especialmente aos mais indefesos e marginalizados. Esse Senhor (torço que não, mas) aparenta mesmo ter algum problema mental, por sua falta de reação...

    • Felipe Postado em 14/Mar/2016 às 20:50

      Rodrigo, uma pessoa que com tanta indignação e riqueza de detalhes faz esse tipo de relato e enfatiza a crítica a manifestação e não fez habsolutamente nada para ajudar esse senhor me parece uma pessoa totalmente hipócrita e oportunista para se aproveitar do momento e espalhar ódio político contra a manifestação, porque não ajudou??? Pq não tirou a placa??? Sentiu arrependimento e voltou?? Sei bem Pedro vc não é diferente dos idiotas que colocaram a placa no seu João no seu José.... vc é igual pois além não fazer nada ainda se aproveitou da imagem dele para promover sua luta contra o movimento que ali estava, e todos aqueles que ali passaram e não fizeram o mesmo são hipócritas e idiotas da mesma forma, vivemos no tempo da idiotice onde as pessoas vêem as outras se batendo se matando se humilhando e nós em vez de ajudar resolvemos tirar fotos e filmar do que ajudar o próximo, ta tudo errado.

      • Rodrigo Postado em 15/Mar/2016 às 10:57

        (Outro Rodrigo) Felipe, ponto extremamente importante o por você levantado. Indiscriminadamente, estamos na sociedade em que o "flagra", o "clique", é o que há de mais importante. E sequer se pode intervir, sob pena de ser estragada a assim quista "cena". A pessoa "flagra" um acidente, uma situação indigna, mas não se presta a ajudar, limitando-se a querer o registro. Absurdo, pois, quem retirou a dignidade do Senhor em questão ao violentá-lo, bem como quem não buscou intervir e o viu como mero objeto a ser fotografado.

      • Thiago Teixeira Postado em 15/Mar/2016 às 12:27

        Manifestação dos Homens de Bem ... as demais barbáries, agressões, tapas em menores de idade, Dilma no Caixão, Dilma sendo chamada de quenga, cusparada em negros, xingamento a barbudos com cara de comunista, prisão de mulher contrária a manifestação, desacato a funcionário do metrô, sujeira nas ruas, pichação da Une, invasão da política na sede do PT, é tudo detalhezinho para desqualificar a graaaaande manifestação popular, onde contamos com sindicados, indígenas, quilombolas, negros, periferia, sem teto, assalariados, lavradores e jovens secundaristas de escolas públicas.

      • felipe Postado em 15/Mar/2016 às 12:46

        Exatamente Rodrigo!!! Eu imagino que ser repugnante olha para um sujeito nessa situação e não tem um pingo de compaixão, eu imediatamente tiraria a placa.

      • felipe Postado em 15/Mar/2016 às 15:18

        que triste hein Thiago, muito triste.....

  11. Eduardo Postado em 14/Mar/2016 às 22:27

    onde está o respeito pelo próximo.... coitados....

  12. George Postado em 15/Mar/2016 às 08:18

    depois fazem o sinal da cruz, rezam ou participam de corrente de oração. rs

    • Rodrigo Postado em 15/Mar/2016 às 11:00

      (Outro Rodrigo) Ou vão para o Centro Espírita ou de Candomblé, para o Templo Budista, para seu Templo Evangélico, para a Missa, para a reunião do partido de sua ideologia etc. A imagem nos permite ver tudo isso, não? Ali estão inequivocamente pessoas que professam determinada fé, não? Só porque queremos e impomos isso como verdade. "Rai ai...", a pessoa diz querer combater a agressividade e preconceito com mais disso...

      • Thiago Teixeira Postado em 15/Mar/2016 às 12:32

        Quem está sendo preconceituoso é você sendo reativo. Aqui no PP temos que bater palmas para as manifestações coxinhas? Vai lá cantar vitória no blog do Reinaldo Azevedo e pare de tentar censurar a opinião das pessoas que frequentam o site. Aposto que dia 18 estará aqui chamando as manifestações de apoio ao governo de compradas, orgânicas ou mortadelas.

      • Rodrigo Postado em 15/Mar/2016 às 16:41

        (Outro Rodrigo) Thiago, você é um dos comentaristas inteligentes daqui. Então basta reler para ver que não estou falando em momento algum que alguém tem de bater palmas para esta ou aquela manifestação. Meu argumento jamais foi esse, mesmo porque não valoro a imposição do que não é quisto, em respeito à liberdade de cada um - ir ou não ir, gostar ou não, cada um tem direito à liberdade de crítica, desde que devida e em seus limites. Minha crítica claramente pontuada é uma crítica que parta para a agressão a uma fé, a partir de prejulgamentos e generalização. Você está bastante equivocado e em muito distante do quanto por mim dito, eu não entendendo o porquê de sua confusão. P.S.: cuidado para não perder a aposta. P.S.: aliás, nem se preocupe, porque eu não gosto de aposta alguma.

  13. Fábio Postado em 18/Mar/2016 às 10:07

    [Uma interlocutora do grupo Revoltados On-Line pedia, perto da Rua Pamplona, no megafone: “por favor, recolham o lixo! Vamos provar a estes petralhas que somos mais limpos do que eles!”. A avenida ficou suja para que outros mendigos, catadores de latinha, recolhessem algum entulho das cervejas, hot-dogs e churrasquinhos consumidos naquele momento em que o MBL comemorava mais de um milhão de pessoas na rua e muita gente iria dormir sem um teto pra aquecer.] Nem preciso comentar. Eles mesmos são o próprio comentário.

O e-mail não será publicado.