Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 25/Mar/2016 às 12:10
17
Comentários

Manifestantes contra o golpe cercam a Rede Globo em São Paulo

Contra o golpe, movimento Povo Sem Medo leva milhares à sede da Rede Globo em São Paulo. Manifestações também ocorreram no Rio de Janeiro e em Brasília

Manifestantes globo golpe
Manifestantes marcharam até a sede da Rede Globo em SP, nesta quinta-feira (24), aos gritos de ‘não vai ter golpe’ (Imagem: Mídia Ninja)

Transcorreu sem incidentes o protesto intitulado “Ato em defesa da democracia – A saída é pela esquerda”, que teve início no Largo da Batata, em Pinheiros, região oeste da capital paulista, por volta das 18h, e foi encerrado na sede da Rede Globo. Trinta mil pessoas, segundo os organizadores – 17 mil pelos cálculos de policiais ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo – bradaram palavras de ordem contra a emissora, acusada pelo movimento de “apoiar um golpe contra a democracia no país”.

Por volta das 18h40, o grupo começou a marchar pela Avenida Faria Lima em direção à zona zul da capital paulista. Eles passaram pelas avenidas Juscelino Kubitschek e Engenheiro Luís Carlos Berrini. Às 20h45 os manifestantes entraram na Avenida Chucri Zaidan e chegaram em frente à sede da TV Globo. “Chegamos ao final da marcha no local que é o simbolo de um golpe que está sendo arquitetado no país”, disse um dos organizadores do ato.

O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, afirmou que o objetivo do protesto é “deter uma ameaça à democracia e às garantias constitucionais”. “Importante dizer que não estamos aqui para defender governo algum”, discursou.

A cartunista Laerte Coutinho, presente entre os manifestantes disse ao Estado que “a importância desse movimento é que as pessoas entendam que elas não estão sozinhas. Às vezes, nas redes sociais, quem pensa diferente pode achar que está sozinho. Não, agora, com essa manifestação quem está contra o golpe vai poder encontrar os seus iguais”.

O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) afirmou: “Estamos aqui para defender os direitos dos trabalhadores e contra o ajuste fiscal. O processo de impeachment está sendo tocado por um delinquente que deveria estar preso: Eduardo Cunha”.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a Frente Nacional de Mobilização Povo sem Medo e o coletivo Ocupa Carnaval promoveram nesta quinta-feira (24) o evento cultural Festival pela Democracia, na Cinelândia.

Entre os artistas, grupos e blocos de carnaval anunciados estão BNegão, Otto, Gregorio Duvivier, Tico Santa Cruz, Grupo Maracutaia, Unidos do Baque Virado, Sarau do Escritório, Nada Deve Parecer Impossível de Mudar, Forró de Rabeca, Comuna que Pariu, Primavera das Mulheres, Centro de Teatro do Oprimido, Poesia Viral, Manifesto dos Escritores, Mario Lago Filho e DJ Fukô, entre outros.

As duas entidades deixaram claro que não apoiam o governo federal.

Brasília

Em Brasília, manifestanates protestaram contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff caminhando por uma das principais vias do centro da capital federal.

O grupo, formado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a Frente Povo sem Medo, participou do ato, chamado de Em Defesa da Democracia e de uma Saída pela Esquerda.

com RBA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Alan Kevedo Postado em 25/Mar/2016 às 12:52

    NÃO vemos como se possa conciliar sectarismo religioso, acusado por ministro de tentar se apoderar do Estado, entre outras acusações, como lavagem de dinheiro, pela Lava-jato, conciliar com DEMOCRACIA. Além disso, proselitismo religioso preso a dogmas e à fé, sempre em oposição ao conhecimento, pode ter espaço, essas escolhas individuais, em ambiente em que se pretenda conhecimento? Pode?

  2. Denisbaldo Postado em 25/Mar/2016 às 16:54

    O fim à Rede Globo é o único objetivo a ser perserguido por nós agora, independentemente deste GOLPE concretizar-se ou não. Não podemos aceitar que uma rede de televisão escolha os nossos líderes em pleno 2016.

    • Jose carlos Postado em 26/Mar/2016 às 11:38

      Façamos uma grande campanha contra os patrocinadores ou patrocinador do JN e acabaremos com estes nazistas do jornal.

    • Denisbaldo Postado em 28/Mar/2016 às 10:30

      Vai tomar no seu cu seu filha da puta. Vai chupar o pinto do Eduardo Cunha.

  3. Deisi Postado em 25/Mar/2016 às 17:11

    Genial! A Globo apoiou o golpe de 1964, hoje com ajuda da oposição, Cunha, Gilmar Mendes, estão de novo fazendo tudo para derrubar uma presidente eleita. Parabéns, afinal, "o povo não é bobo, abaixo a rede Globo", rede Globo golpista. Essa mobilização deveria se estender em todas cidades onde existe Globo.

  4. Galvão Postado em 25/Mar/2016 às 17:31

    Como você é trouxa!

  5. Deisi Postado em 25/Mar/2016 às 18:08

    "O povo não é bobo abaixo a rede Globo".

    • Vinicius Postado em 25/Mar/2016 às 21:14

      #Abaixoaredeglobo #ForçaDilma #FicaDilma #Dia31nasruas *Outro Vinicius

  6. Julio Postado em 25/Mar/2016 às 20:15

    Pena que os nossos senadores não pensem assim. Inesquecível o dia em que os senadores do PT e PSOL bajularam a GLOBO. Eu juro que pensei que eles iriam lembrar dos momentos em que a emissora apoiou o golpe de 64.

  7. André Nelson Postado em 26/Mar/2016 às 10:22

    Não fique só nas passeatas, temos que trazer a lume o nome dos deputados e senadores que fazem a suja carreira política no Brasil. Com essa corja não há quem possa presidir o Brasil. O Legislativo é um entrave por conta desses.

  8. Thiago Teixeira Postado em 26/Mar/2016 às 10:36

    http://www.rapnacionaldownload.com.br/32342/carta-aberta-do-hip-hop-em-favor-a-democracia/

  9. Denisbaldo Postado em 26/Mar/2016 às 15:15

    E você é a favor de corruptos golpistas.

    • Denisbaldo Postado em 28/Mar/2016 às 10:29

      Pereira, você apoia o Eduardo Cunha. Vai tomar no seu cu antes que eu me esqueça. Vai à merda seu filha da puta hipócrita do caralho. Acabou a conversa com lixo escroto igual a vocês golpistas. Vão derrubar o PT e deixar toda a corja da Lava Jato lá seus imbecis. A Dilma NUNCA FOI CITADA EM NADA. Vai chorar suas mágoas com seus amigos golpistas, seu lixo.

  10. Felipe Postado em 27/Mar/2016 às 03:01

    Pronto derrubem a globo é aí? Rrsolvem o problema? Foi a globo que mandou calar o Delcídio? Quando vcs vão repudiar o Mercadante e exigir sua saída do governo? Quando vao cobrar a Dilma a sua expulsão do governo? Até quando vcs vão colocar a culpa de tudo em alguém? Quando o eleitor petista vai realmente lutar pelo país e não pelo partido? Ta ficando feio demais isso, no fim vai ficar todo mundo contra o PT é vcs achando todo mundo golpista, me poupem....falta culhão ao petista de começar a exigir atitude desse governo vcs são coniventes com tudo o que acontece é sempre que encontram uma situação de oposição, opinião contrária usam a velha falácia do golpe, continuem assim que a Dilma vai cair, continuem usando o MST e a CUT nas manifestações paguem os manifestantes aluguem ônibus, dêem lanches, dinheiro, usem carros de som nas comunidades para dizer que o bolsa família vai acabar, se é esse tipo de defesa que sabem usar, só lamento por VC petista que a tantos anos apóia esse partido e vem recebendo um tapa na cara a cada semana e continua a bradar não vai ter golpe, sendo que dentro do próprio partido Dilma vem sendo esquecida a tempos, não tem apoio r agora que a coisa ficou feia eles querem te usar para defender algo que eles mesmos não quiseram defender nos últimos anos.

    • Maximilen Postado em 30/Mar/2016 às 20:20

      Engraçado como a direita brasileira ignora qualquer irregularidade e perdoa qualquer crime em nome de uma cruzada irracional, oque leva pessoas a se tornarem tão fanáticas?

  11. Denisbaldo Postado em 28/Mar/2016 às 10:30

    Tem sim, e sempre teve, o Eduardo Cunha. Seu hipócrita de merda!

    • Denisbaldo Postado em 28/Mar/2016 às 15:44

      Povo o caralho, vocês são a elite de bosta disso aqui. Cala a sua boca de merda seu filha da puta! PT é o único partido de verdade deste país e nós vamos aniquilar vocês! Seu escroto lixo! Vocês vão se arrepender eternamente por isso, eu lhe prometo!