Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 16/Mar/2016 às 15:19
17
Comentários

Lula ministro: ex-presidente assume a Casa Civil

Lula aceita convite de Dilma Rousseff para assumir ministério e comandará a Casa Civil no lugar de Jaques Wagner, que vai para chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República

lula ministro casa civil dilma governo 2016

O Palácio do Planalto oficializou, no início da tarde desta quarta-feira (16), o ex-presidente Lula no comando da Casa Civil, por meio de comunicado assinado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Com a entrada de Lula, Jaques Wagner deixa a Casa Civil para assumir a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Outra mudança na Esplanada dos Ministérios será na Secretaria de Aviação Civil (SAC), que será assumida pelo deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG).

Veja a nota do Palácio do Planalto:

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Assumirá o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado Chefe Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.

A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao Dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.

Secretaria de Imprensa

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

O líder do governo na Câmara Federal, deputado José Guimarães (PT), antecipou em sua conta no Twitter, na manhã desta quarta-feira (16), que Lula iria para a Casa Civil.

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão publicou que a posse de Lula será na próxima terça-feira (22).

Lula e Dilma tiveram uma longa conversa na noite de terça-feira sobre o assunto. A reunião foi retomada na manhã desta quarta-feira, no Palácio da Alvorada

A ida de Lula para o governo melhoraria o poder de negociação num momento de grave crise política, na opinião de líderes do PT e parlamentares da bancada no Congresso. Outra corrente afirma que seria uma forma de o ex-presidente pôr obstáculos sobre uma possível prisão, devido ao foro privilegiado, o que prejudicaria ainda mais a imagem do governo. Contudo, o fato de o Supremo Tribunal Federal já ter julgado e condenado petistas com foro privilegiado tira a força do argumento de que Lula estaria tentando evitar uma possível condenação.

Mudanças em vista no comando do Banco Central

Especula-se que a chegada do ex-presidente Lula ao governo de Dilma sinaliza para outras mudanças. Uma delas seria a troca do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, por Henrique Meirelles, que já esteve no comando da instituição durante o governo Lula.

Há receio de Tombini a uma possível guinada na política econômica, cujo teor seria a redução da taxa de juros e a venda de parte das reservas internacionais, que hoje totalizam US$ 372 bilhões, para investimentos e pagamento da dívida pública.

Com JB

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 16/Mar/2016 às 16:24

    Esse país está uma piada mesmo. kkk

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Mar/2016 às 17:11

    O adjetivo que eu mais li nos últimos meses, direcionado ao governo, é "atônito". Era "Dilma atônita" pra cá, "o governo está atônito" pra lá, "o planalto está atônito" aqui e acolá....pois vejam como o mundo dá suas voltas: o combo oposição/midia/judiciario/zumbis está A-TÔ-NI-TO...elas estão descontroladas...balbuciando coisas sem nexo...perderam o rumo...tipo baratas depois do jato de veneno....""Excelentissimo Senhor Ministro Lulão da Silva""....hemorróidas virão com tudo hoje...que pesadelo é esse, mamãe.....

    • Valle Postado em 16/Mar/2016 às 17:28

      Ninguém está atônito. Era óbvio que o Lula iria usar todos os recursos para fugir das investigações, inclusive atropelar a sua sucessora. Afinal, teve golpe.

  3. JOÃO PAULO Postado em 16/Mar/2016 às 17:20

    Agora, a Jararaca vem com tudo!

  4. Thiago Teixeira Postado em 16/Mar/2016 às 18:10

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk CHORA COXINHAS!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk Bem feito, foi mexer com que estava quieto, agora é MINISTRO, vai tirar o país da Crise, aumentar a popularidade e vencer no primeiro turno em 2018!!!!! TOOOOOOOOOMA MORO IDIOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  5. Wylie Postado em 16/Mar/2016 às 18:12

    Dilma Rousseff: a primeira ex-presidente em exercício na história do mundo! Queria ver a cara do Temer agora. Ser vice de um vice não é fácil!

  6. Deisi Postado em 16/Mar/2016 às 18:44

    Calma coxinhas, não se rasguem, não se enforquem no pé de alface, Lula continua no PT, com foro privilegiado será investigado pelo STF. Só não vem ao caso, se ele se filiasse ao PSDB. Tomem chá de camomila, que vão ficar calminho, calminho, kkkkkkkk.

  7. Jonas Schlesinger Postado em 16/Mar/2016 às 19:53

    Só quem é muito estúpido para se rasgar de raiva com essa notícia. Eu, apesar de não gostar do Lula, não fico preocupado com absolutamente nada. Afinal ele ainda será investigado. Sérgio Moro não é o único Juiz que existe no mundo. Temos o Supremo. Cabe a ele julgar se é culpado ou inocente.

  8. Alfa Postado em 16/Mar/2016 às 20:01

    "Contudo, o fato de o STF etc etc tira a força do argumento". Uau, que cara de pau! Teori com 68 anos, Dilma vai indicar mais um no meio do processo, muitos indicados pelo Lula, a possibilidade de fugir de uma prisão preventiva, que tem sido comum, a possibilidade de ir para o xadrez já na segunda a instância, dada decisão recente do STF... nada disso conta. O que conta é que o STF já condenou petista, o que "tira a força do argumento". Forte mesmo é o argumento de que o Lula vai organizar a casa. Isso apenas COINCIDIU com a condução coercitiva. E a gravação telefônica da Dilma dizendo "use aí em caso de necessidade"? Decerto é irrelevante também, é coisa da Grobo.

  9. Felipe Postado em 16/Mar/2016 às 20:17

    E hoje o PT mostrou mais uma vez como jogar sua honra de vez no lixo, junto com ele vai toda a esperança de milhões de brasileiros que acreditaram até hoje naquilo que se dizia o governo do povo, e pra fechar com chave de bosta vaza o áudio da Dilma provando que tudo era verdade que tido não passava de um golpe contra aqueles que até hoje acreditaram no PT, VC militante aplauda muito, dê risada como alguns acima, como isso tudo fosse um jogo não duvido nada que se aparecer um vídeo trazendo ainda mais provas de tudo isso, essas mesmas pessoas aí de cima venham aqui comemorar com chupa coxinha nos roubamos mas ganhamos ou roubado é mais gostoso realmente é um dia marcante na história desse país, jamais tinha sido visto uma coisa dessas por aqui, primeiro se encobre o crime de um se dando cargo de ministro e depois uma presidenta da república veja bem o mais portante cargo desse país liga para o sujeito é confirma que ela está interferindo na ação da polícia federal protegendo um investigado, realmente é de se lamentar, mas aos aí de cima ou aos de baixo que acham engraçado ou acham que isso é uma vitória lamento por vcs, lamento por tratar política como time de futebol lamento por apoiar esse ato vergonhoso para nosso país.

    • Galvão Postado em 16/Mar/2016 às 23:38

      (Meu comentário não é igual ao outro.) MEU COMENTÁRIO COMEÇA AGORA...............Como você é idiota ou cego ou surdo ou no mínimo sem discernimento de nada. NÃO É A TOA QUE A GLOBO MANIPULA O BRASIL. Ela vai por quem ela quiser no poder ( Em 2018 o candidato dela é o Moro). Só que ele não ganha. . Acorda, VOCÊ ACREDITA E ACEITA TUDO AS CEGAS, SEM NINGUÉM TER QUE COMPROVAR NADA, é só passar na Globo.!!! Procure ver a realidade dos fatos e as manipulações que a mídia tem o poder de fazer. Mas, lembre-se em 2018 LULALÁ.

      • felipe Postado em 17/Mar/2016 às 09:21

        A Globo criou os áudios, obrigou o Mercadante a oferecer suborno e gravar tudo, obrigou Dilma a ligar para o Lula e querer entender que o cargo o livraria do Moro, fez toda essa galera das gravações ir no PROJAC gravar tudo se comprometer só porque ela manda geral.... ainda por cima fez o Lula citar o Janot de propósito (ja que e ele quem vai investiga-lo agora) só de birra para ele ficar com raiva do Lula, ainda fez o Lula falar da galera do STF inclusive comprometer a Rosa Weber querendo dizer algo esta escondido aí, ainda por cima obrigou Lula a ligar para Eduardo Paes e obrigou o Paes, tadinho a dizer que Lula tem alma de pobre por comprar barco e sitio de m.... e ainda da uma esnobada bancando o playba pra cima do Lula, enfim a Globo fez tudo isso e eu sou um idiota, um burro um manipulado por ter ouvido tudo isso e não ter entendido que era brincadeira.... que o Mercadante tava com dó do Delcídio, aí no final de tudo isso vai aparecer o João Cleber e o Ivo Holanda e finalmente vou entender que era uma grande pegadinha!!!

    • Galvão Postado em 17/Mar/2016 às 09:56

      Caro Felipe.Se você prestar a atenção nas agravações vai notar que eles não falam nada de mais. Agora um juizinho de merda mandar fazer gravações da presidenta e entrega-las a Globo em primeira mão, num furo de reportagem, você não acha errado? Ou pelo menos estranho ?Quero ver um Juiz fazer isso em outro país, Ex: faça isso nos EUA. com o Obama. Esse juiz esta comprado, é funcionário da Globo. As interpretações das falas foram feitas pelos apresentadores da Globo e de acordo com o interesse deles e direção da emissora, somente para inflamar a população, eles estão se borrando de medo do Lula. Outra coisa, você não reparou que nas manifestações pelo país, em todas as cidades que apareceram na mídia, as faixas, fotos e frases sobre o moro eram iguais ? Aquele material foi criado em agência de publicidade e produzido em série, provavelmente produzido pela Globo. Ou quem você pensa que vai ser o candidato da Globo para presidente em 2018? Claro que é o Moro. Ela já viu que o Aópio, Alkmin, Serra e outros tantos não terão chance nenhuma contra o Lula. Acorda.

      • felipe Postado em 17/Mar/2016 às 12:25

        Galvão, se não gostou do jeito que a Globo falou, faça como eu e ouça os áudios originais, mas ouça tudo e diga que não há nada de relevante principalmente quando ele cita Janot, porque Janot deveria ter gratidão? ou quando ele cita a ministra Rosa Weber o negócio que esta na mão dela? O que ela precisa resolver que os homens não tiveram coragem? porque Lula tem esse acesso? Galvão, tem muito mais audio do que foi divulgado na globo, procure se informar, quanto ao Aécio, Alckmin e Serra, o recado a eles ja foi dado na ultima manifestação, nunca ví ninguém dizer VIVA AECIO nesse site, eu mesmo quero distância, e sobre o Mercadante? Sabe, tudo o que o Delcídio disse, e as outras delações, tudo esta se juntando como um quebra-cabeça desde o vazamento do Mercadante esse governo perdeu a credibilidade e ficou notório a interferência coroando com o Lula Ministro, veja as informações e analise como cidadão e nao como partidarista ok. Abraço e acorda você, ta precisando.

  10. Márcio Ferreira Postado em 16/Mar/2016 às 20:20

    "No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai pra cadeia; quando um rico rouba, vira ministro." "O povo brasileiro deu a demonstração de que é possível o mesmo povo que elege um político destituir esse político. Peço a Deus que nunca mais o povo brasileiro esqueça essa lição." Palavras do nosso Primeiro Ministro...

  11. Felipe Postado em 16/Mar/2016 às 21:03

    E agora, para quem viu o jornal nacional e viu o conteúdo das ligações de Lula, queria saber se ainda acreditam na inocência dele é no suposto "golpe" da mídia dos coxinhas etc.... Lamentável, compactuar e idolatrar um sujeito desses depois de tudo isso simplesmente é nojento, e nossa presidenta sabendo de tudo isso fez o que para acobertar o Lula.

  12. Galvão Postado em 16/Mar/2016 às 22:17

    Eu acho que houve um crime, como um juizinho deste grampeia o telefone do presidente da republica durante o dia e depois solta em primeira mão na Globo no mesmo dia, sem ter tido averiguações se as falas eram deles mesmo ou não, sem chance de defesa, só com a interpretação da direita golpista, sem saber se aquelas vozes eram mesmos deles (apesar de eles não terem se comprometido em nada durante suas conversas). O curioso também é que já foi feito um julgamento e decretado a sentença. A Propósito alguém lembra de ter visto a RENATA VASCONCELOS COLOCAR ÓCULOS PARA LER UMA NOTÍCIA NO JORNAL NACIONAL) (ESSE RECURSO DELA FOI UM JOGO DE CENA DIRIGIDO PARA DAR CREDIBILIDADE E MASSACRAR O LULA E A DILMA). A direita esta desesperada com o LULA, o medo de perder é eminente em 2018, a direita esta fodida.