Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 30/Mar/2016 às 16:35
18
Comentários

Gilberto Gil e Chico Buarque respondem pedido de desculpas de Lobão

Após o músico Lobão pedir desculpas em carta aberta, Gilberto Gil e Chico Buarque se pronunciam. Caetano Veloso, que está fora do Brasil, ainda não se manifestou

Lobão Gil Chico Caetano carta
Gilberto Gil e Chico Buarque (arquivo)

O músico Lobão decidiu fazer uma carta aberta em que pedia desculpas aos também músicos Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil (leia a carta na íntegra aqui).

Lobão pede desculpas “por ter sido, durante todos esses anos, desonesto a diminuir o talento de vocês três por pura birra, competição, autoafirmação ou até, vá lá, uma discordância genuína quanto a princípios ideológicos, políticos e metodológicos”.

Ele diz ainda que ao assistir ao programa Altas Horas, de Serginho Groisman, de sábado para domingo, que contou com a participação de Caetano e Gil, “algo muito possante tomou conta de mim, uma força estranha foi me conduzindo para áreas da minha memória afetiva e, quando dei por mim, estava lá eu olhando para a TV inundado de carinho e amor”. O mesmo se estendeu para Chico. Ele também chama os três para uma conversa, “como pessoas crescidas que estão nessa luta por um Brasil mais justo”.

Gilberto Gil respondeu, por meio da assessoria de imprensa, dizendo que “da próxima vez que cruzar com ele, já posso lhe dar um beijo sem constrangimentos”:

“Ainda não li a carta do Lobão. Li sobre a mesma numa matéria de um jornal. Recebi suas declarações com leveza: leve alegria no coração, leve sorriso nos lábios, leves lágrimas nos olhos. Elas correspondem ao padrão mental dos inteligentes, ao padrão sentimental dos de bom coração em que, quase sempre, prevalece o bom senso. Da próxima vez que cruzar com ele, já posso lhe dar um beijo sem constrangimentos”.

Caetano Veloso, que está fora do Brasil, ainda não se pronunciou.

Chico Buarque, por sua vez, foi mais seco: “Não li a carta e não tenho intenção de ler”. Na semana passada, Chico recebeu pedido de desculpas do ator e diretor Claudio Botelho, por seus comentários contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula durante a apresentação de Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos, em Belo Horizonte.

No caso de Botelho, Chico aceitou as desculpas.

Agências e Huffpost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. EDUARDO DO PT Postado em 30/Mar/2016 às 16:44

    Vendo seus shows, se é que eles existem, afundarem no esquecimento e no vazio da solidão, vem lobão, que de bão não tem nada, pedir desculpas a grandes nomes da música brasileira. Olha. Meu pensamento: errar é humano. Mas não acredito em erros por parte dele. Sempre elitista, não gosta de pobre. Tem amor ao dinheiro. Viu que falou bobeira e perdeu público. Acabou aceitando que o melhor lugar para um fascista como ele, em um mundo democrático e plural, é na não manifestação do pensamento. Agora, restou-lhe pedir desculpar e tentar recuperar algum prestígio perante o público. Acho que não vai colar.

  2. itamar Postado em 30/Mar/2016 às 17:26

    "competição" kkkkkkkkkkkkkk sério que ele acha que é alguma coisa..

  3. Vitor Luiz Postado em 30/Mar/2016 às 17:36

    Lobão pede desculpas a Teori

    • JOHN J. Postado em 30/Mar/2016 às 19:49

      Moro pede desculpas ao Chico.

  4. João Paulo Postado em 30/Mar/2016 às 18:28

    Essas historinhas do Lobão já deram o que tinham que dar ...

  5. Denisbaldo Postado em 30/Mar/2016 às 18:45

    Lobão só quer poder manter o status de pedra e para não ser vidraça. Basta o lado que apoia virar situação e ele se rebela contra ele. É um jogo de ataque constante, marketing e mau caratismo.

  6. tatiana reis Postado em 30/Mar/2016 às 18:59

    ahahhahahhahaha pela saco esse lobao, hein...

  7. Thiago Teixeira Postado em 30/Mar/2016 às 19:18

    Aposto que ele se passará por vítima e os três artistas como revanchistas, nazinegristas, etc.

  8. Caio Postado em 30/Mar/2016 às 19:24

    Há uma página que, apesar de nova, já tem centenas de seguidores no FB e que está mapeando todos os eventos internacionais contra o golpe no Brasil. São cerca de 20 cidades, de Santiago a Londres: The World Against The Coup in Brazil https://www.facebook.com/The-World-Against-the-Coup-in-Brazil-1517746255200858/

  9. poliana Postado em 30/Mar/2016 às 19:38

    gil é muito figura, moço! morro de rir com ele..só faltou ele soltar: "venha me dá um abraço, venha meu rei. tá tudo lindo"...rsrsrs

  10. JOHN J. Postado em 30/Mar/2016 às 19:47

    O babacão idiotizado pela m´pidia golpista caiu no ostraqcismo e não consegue mais se levantar, então cai de joelho, numa falsidade sem limites, para tentar voltar à mpidia como gente de bem. Ferrou Lobo bobo. Voce não presta e o mundo inteiro já sabe disso. Você é mal intencionado, aético e um verdaqdeiro bobão que segue o som do berrante da mídia corrupta só para ganhar platéia, mas a sua platéia é feita de gente iguais a você que seguem o som do berrante da mídia corrupta e políticamente anencéfala e aéica. O Gil vai fazer uma carreirinha com você, mas acho que o grande CHICO BUARQUE não gosta de gente que tem sua índole.

  11. Guilherme Silva Postado em 31/Mar/2016 às 08:22

    Chico Buarque meu ídolo! Obrigado pelos favores prestados ao nosso país! Sobre a carta do lobão, me parece um beijo de judas....

  12. Universitária Postado em 31/Mar/2016 às 08:40

    Esse lobobão já deveria ter desconfiado quando seu show começou a esvaziar. É tão claro. Ele até pode arranjar patrocínio, mas, público que é bom, nada. Nem os golpistas. Pede à FIESP arranjar público para você. Aproveita que estão patrocinando o GOLPE.

  13. Antonio Palhares Postado em 31/Mar/2016 às 09:12

    Eu simplesmente o mandaria vazar e juntar-se a sua turminha de coxinhas sem talento e expressão. O Chico e' o Chico e tem meu respeito. O Gil não tem que dar chance a judas asqueroso deste.

  14. Fernando Postado em 31/Mar/2016 às 11:12

    Muito mais importante do que se diz é a maneira como se diz. Vcs repararam na forma empolada, barroca, recheada de cinismo, na qual a carta foi escrita? Perceberam que a uma declaração de amor - totalmente cínica - segue-se o cair da máscara: "voltemos à vaca fria, ou seja, vamos voltar ao meu jogo? Lobão é hábil com as palavras, resultado de muita leitura - não aproveitada em seu conteúdo mas que lhe serve para aprimorar o vocabulário - e é desta habilidade que ele tenta tirar vantagem se fazendo de cordeirinho arrependido. Não sei sei se Gil entendeu o caráter gongorista que esconde a hipocrisia desta ação ou, talvez, como bom bahiano que é, simplesmente tenha deixado sua natureza de paz e amor falar mais alto. Mas, Chico, não. Chico entendeu o veneno escondido entre as palavras de um falso pedido de perdão e, duvido muito, que ele dará alguma resposta a Lobão relegando-o ao ostracismo completo da ignorância de sua medíocre existência. Ou então, só para tirar uma onda, Chico responda num texto bem ao seu estilo, fino, elegante, mordaz e cirúrgico, incapacitando qualquer revide por parte do "beato Salu do Leblon".

  15. aristóteles Postado em 31/Mar/2016 às 20:39

    Lobão está querendo é aparecer às custas de Caetano, Gil e Chico. Isto posto, o pedido de desculpas não vale! Ele que preste mais atenção no que diz, para não passar pelo constrangimento de ser chamado de retardado mental!

  16. Mary Postado em 31/Mar/2016 às 21:49

    Para mim está muito claro: As opções de Lobão esvaziaram os shows dele. A direita não está mais interessada nele, porque ele não agrega público às manifestações. Ele viu que Chico perdoou Claudio Botelho, que fez um "pedido de perdão" a Chico e ao público que o vaiou. Aproveitou a ida de Caetano ao Altas Horas e fez sua tentativa. Pelo visto, não vai funcionar. Lobão não reverterá sua situação, continuará não servindo mais para a direita, extrema ou não; assim como continuará não tendo público em seus shows. O público fiel às idéias que ele representava no passado não voltará por conta de uma cartinha sem vergonha. E o publico da direita não é chegado em suas musicas.

  17. Botelho Pinto Postado em 16/Aug/2016 às 09:35

    Falta Caetano, Gil, Chico, Lulla, Dilma, Genoíno, Dirceu e tantos outros pedirem desculpas ao Brasil.

O e-mail não será publicado.