Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 21/Mar/2016 às 11:48
20
Comentários

Foto de Gilmar Mendes com Serra e Armínio não representa um simples rega-bofe

A foto de almoço na Trattoria do Rosário entre um juiz do Supremo, um senador e um operador do sistema financeiro é algo que não pode ser apenas encarado com um rega-bofe típico da nossa elite. Golpes não se constroem só nos quartéis

Gilmar Mendes Serra Armínio Fraga
Gilmar Mendes, José Serra e Armínio Fraga

Renato Rovai, em seu blog

Golpes não se constroem só nos quartéis. O que não significa que não podem também ser operados nele.

Tanto em 1954 como em 1964 houve grande articulação empresarial, midiática, de setores da política, como também de juízes, advogados, organizações estrangeiras e de milicos para tombar Getúlio e Jango.

O resultado foi o que conhecemos.

A foto de um almoço na Trattoria do Rosário, no Lago Sul, em Brasília, entre um juiz do Supremo, Gilmar Mendes, o senador José Serra e o investidor e operador do sistema financeiro Armínio Fraga, na quarta-feira passada, é algo que não pode ser apenas encarado com um rega-bofe típico da nossa elite.

Eles não estavam ali à passeio num momento desses e certamente a conversa foi em torno da crise política atual

Acontece que Gilmar Mendes tem uma posição que não poderia ser política num momento desses, mas de um garantidor da Constituição.

Gilmar, na última sexta-feira, depois de 48 horas do almoço, impediu a posse de Lula como ministro e mandou seu processo de novo para Sérgio Moro. O que joga mais gasolina na fogueira da crise que vive o país.

Na conversa de quarta, Gilmar pode ter perguntado a Armínio qual seria a consequência da prisão de Lula no mercado.

Pode também ter indagado a Serra como está o clima no Senado e na Câmara e o que pensam Renan e Sarney de um eventual impeachment.

Mas o trio também pode ter falado só sobre a variedade de vinhos da região de Chianti e da última temporada de House of Cards.

Mas, convenhamos, as duas primeiras alternativas parecem mais críveis.

O que nos permite afirmar que Gilmar Mendes perdeu qualquer receio de parecer um ator político no momento atual. O que coloca muito mais em risco a credibilidade do Supremo do que qualquer coisa que Lula tenha dito sobre o órgão numa conversa privada e grampeada.

O fato concreto é que a depender dos próximos acontecimentos, a foto deste almoço será ilustração de muitos livros de história num futuro próximo.

E muito do que viveremos se o golpe em curso der certo, terá relação com ela.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. João Carlos Postado em 21/Mar/2016 às 13:46

    Se for levar em conta as relações pessoais de determinada pessoa, pode ter certeza que o Lula está em um estado bemmmmm mais duvidoso, quase certo. Muitoooo mais! Aliás, quase todos os seus best-friends foram presos.

  2. Ivanildo Postado em 21/Mar/2016 às 14:23

    Não vai ter golpe!

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Mar/2016 às 14:29

    Evidente que vai ter menino ingênuo o suficiente pra achar que essa foto tem nada de mais. Aliás, mais que isso: vai ter até quem acha correto ignorar o agravante do ATUAL CONTEXTO POLITICO BRASILEIRO e dizer que isso aí pega nada, significa nada. Um tucano juiz do STF, um tucano entreguista e força-motriz da entrega do pré-sal para interesses imperialistas, e um plutocrata típico e icônico. Sentados na mesma mesa, em março/2016, ápice da investida golpista contra a democracia e ápice da caça a Lula. Quem achar que dessa mesa sai coisa boa para o Brasil e para os brasileiros merece apanhar, apanhar mesmo, de tomar pisão na cara e ficar babando no chão, pra ver se toma juízo na vida.

  4. Rogerio Postado em 21/Mar/2016 às 14:38

    Só lembrando: Protógenes grampeou Gilmar Mendes e a mídia o brindou, fazendo parecer que o vilão da história era o Protógenes. Porque não relembrar isso?

    • Moacir Postado em 22/Mar/2016 às 10:55

      Gilmar Mendes disse que Protógenes o "grampeou"... Em se tratando do Gilmar Mendes, melhor acreditar no que disse o Joaquim Barbosa...

  5. Eduardo Postado em 21/Mar/2016 às 15:13

    O tempo é o senhor da razão, discutir com quem quer o COCHO DE VOLTA PARA OS POBRES, é besteira. Só esquecem que acaba todos menos meia dúzia de privilegiados comendo nele também.... já vivemos isto num passado muito recente.

  6. João Carlos Postado em 21/Mar/2016 às 15:57

    O PT chegou a um nível que não consegue mais argumentar sem que minta. Até do Cunha eles não podem mais falar, já que o Lula está em situação idêntica. O pior é que tem alienado que defende este partido como se fosse uma religião. Está mais para seita satânica, isso sim. Lutem pelo Brasil, e não por político, ainda mais aqueles com suposto envolvimento até o pescoço com corrupção (por exemplo, Lula, Dilma, Aécio, Alckmin. Melhor citar nomes para que não me critiquem, mais uma vez, de coxinha filho da união imperaliX norteamericana-israelita do AecioOPIO e AllckminX)

    • Galvão Postado em 21/Mar/2016 às 22:05

      Não vai ter golpe.

      • João Carlos Postado em 22/Mar/2016 às 01:18

        Viu! É exatamente o que eu falo. Parecem papagaios adestrados, que somente sabem berrar coxinha, golpista, rede gRoubo etc. Já é difícil entender o fanatismo religioso; o que dirá então do fanatismo por político. Só falta, logo mais, a aceitação pelas petistas da nova designação "grelo duro". Vai entender....caso de psicologia ou sei lá o que.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 22/Mar/2016 às 10:50

      """"""""Lula está em situação idêntica a de Cunha"""""""".....maluco não sabe nem mais o que fala...pra falar essas coisas tem que botar um pouco o pé na realidade....até ontem era "somos todos Cunha"....não tem nem a desculpa de que "aiiinnnn eu não sabia que tinha sujeira pro lado dele"...sabotador da República há anos e anos...participação concreta na destruição de empresas públicas na época das privatizações...fora o tempo dele com PC Farias...porra de bravata mais sem pé nem cabeça...um tem conta na Suiça como mera "ponta do iceberg"...o outro tem...err...2 pedalinhos pros netos...é...é igualzinho sim...tá sertu...

    • João Paulo Postado em 22/Mar/2016 às 11:54

      Não faça pré-julgamento também, pois não sou petista. A informação está aí para quem quiser saber a respeito do golpe em andamento. Uma coisa é concordar com o liberalismo ou socialismo, entrega do pré-sal ou estatização, fuzilar pobre ou rico, etc. Você pode ter qualquer convicção pessoal, que eu não ligo: cada um tem sua experiência de vida e valores. Todavia, João Carlos, o discurso de "papagaio adestrado" é o seu. Repetir que Lula e Dilma estão afundados até o pescoço em corrupção é uma ilação sem nenhum respaldo. NADA restou provado até agora. NADA. Qual o fundamento para sua afirmação? Manipulação midiática, pura e simplesmente. E do mesmo grupo midiático que controla fortunas e manipulou a classe mérdia no apoio ao regime militar. O mesmo grupo que fez com que a classe mérdia na década de 60 adquirisse armas e ficasse em casa aguardando os "comunistas" invadirem seus lares para distribuir aos pobres. Espanta-me que isso não tenha acontecido ainda. Não estou eximindo Lula ou Dilma de culpa, mas simplesmente não há provas. E quando os indícios são um sítio que custa R$ 800.000,00 e um triplex (de merda, diga-se de passagem) construído por cooperativa de "bancários" (cujos salários dificilmente ultrapassam R$ 5.000,00 por mês), nós temos que ligar o "desconfiômetro". Esses "suntuosos" imóveis podem ser adquiridos por qualquer coxinha classe média, quem dirá pelo ex-presidente da República, que ganha - gostem ou não - centenas de milhares de reais em palestras.

    • Ricardo Postado em 22/Mar/2016 às 17:17

      Se vc conversar com professores de Direito, vai ver que tem muita, muita coisa "estranha" acontecendo. O grampo do Moro foi uma vergonha: é exemplo clássico de prova ilícita, de origem na jurisprudência americada ("fruit of the poisonous tree", ou "fruto da árvore envenenada"). E fica por isso mesmo. Por muito menos Juízes sofrem correição. Sabe o que vai acontecer?! O ambiente político é insuflado para permitir a queda da Dilma; depois, os Juízes vão se lembrar das garantias fundamentais e vai ser declarada a nulidade da Lava Jato e VÁRIOS políticos CORRUPTOS (que vão fazer parte do novo governo) vão sair ilesos. O erro de quem defende Moro é pensar que quem o critica quer a impunidade, quando é, na verdade, justamente o contrário. A Justiça está instrumentalizada: é chamada a ser rigorosa quando convém, mas, no momento adequado, vai ser imposto o respeito às regras do jogo. Está sendo tão instrumentalizada quanto foi o exército no passado, e, tal como ocorreu no exército, HÁ JUÍZES COMPROMETIDOS COM A AGENDA CONSERVADORA, assim como há aqueles comprometidos com as esquerdas e outros com a legalidade e com a preservação da instituição (como fora Lott no passado). Infelizmente, parece que, como no caso do exército, os últimos são a minoria. Não é engraçado os Juízes saírem em defesa de Moro ao invés de defenderem a instituição do Judiciário e a punição conforme a legalidade, o regime democrático e os direitos fundamentais?! Trata-se de um jogo de xadrez, e cada movimento envolve a complexidade de muitos outros. Não é necessário tomar parte, mas é indispensável, sob pena de se cometer o pecado da omissão (e a História há de nos cobrar por isso), de se tomar uma posição. Eu tomei a posição do regime democrático e dos direitos fundamentais, e tenho a segurança de saber que, quando estes foram abandonados, imergimos em tempos de obscurantismo.

  7. Fonseca Postado em 21/Mar/2016 às 20:08

    Não vai ter golpe!

  8. poliana Postado em 21/Mar/2016 às 20:54

    Que isso, pp, foi apenas um almoço entre bons amigos...nada demais não. Rsrs

  9. Mônica Costa Postado em 21/Mar/2016 às 23:35

    Temporada de house of cards? Quem precisa disso? Basta assistir o JN e acompanhar os capítulos da semana na Veja! Muuuuito melhor que Sônia Abrão!

  10. Mônica Costa Postado em 21/Mar/2016 às 23:37

    P.S Gente! Uma senhora na rua disse que eu tenho cara de petista! Olha que amor... Owwnn, fofo!

    • Thiago Teixeira Postado em 23/Mar/2016 às 17:05

      Certamente você estava sorrindo, fazendo planos para o futuro, flertando com alguém, ajudou a mesma senhora atravessar a rua ou não estacionou o carro em vaga de deficientes / idosos!

  11. Marcio Dib Postado em 21/Mar/2016 às 23:48

    Pobre Brasil!!!

  12. Ricardo Postado em 22/Mar/2016 às 17:05

    A diferença é que a Weber negou HC (assim como o Toffoli já julgou contrariamente aos interesses do partido, o que indica não ter sido instrumentalizado o STF pelo PT), ao passo que o Gilmar Mendes acolheu um pedido em Mandado de Segurança do PSDB (assim como já decidiu de forma discutível juridicamente e politicamente favorável ao PSDB em outros casos, o que indica servir, sim, como instrumento do PSDB) - a propósito, tem jurista questionando o próprio cabimento do MS (qual seria o direito liquido e certo do PSDB?!)...

  13. eu daqui Postado em 23/Mar/2016 às 09:11

    "golpe não se arma só nos quarteis" - perfeito!!!!! - golpes se constroem inclusive nos órgaõs do executivo - e sempre em favor do grande capital privado - e o assedio moral laboral é a ferramenta mais usada pra sujeitar os servidores aos interesses privados - quem não combate o asse´dio moral não está combatendo nem corrupção nem golpe.......