Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 16/Mar/2016 às 15:39
39
Comentários

Fora de si, FHC chama Lula de analfabeto

Incomodado com a ida de Lula para a Casa Civil, FHC parte para o tudo ou nada contra o ex-metalúrgico: "Conhecimento é fundamental. Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto. Não dá". Pesquisas e números revelam, porém, que gestão do torneiro mecânico foi muito superior a do sociólogo

fhc psdb surtou lula ministro analfabeto metalúrgico

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso surtou nesta quarta-feira (16) ao saber que o ex-presidente Lula seria ministro da Casa Civil e fez uma declaração no mínimo deselegante ao participar de um evento.

Tem que ter cabeça nova, não é só ser político, é preciso conhecimento. Conhecimento é fundamental. Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto. Não dá“, afirmou o tucano, que avaliou ainda ser “um erro do ponto de vista da organização do governo” e “escandaloso” o petista como ministro.

Para ele, a nomeação de Lula dá motivos para mais questionamentos por parte do Congresso. “Por aí não vai. A Casa Civil no Brasil, e isso eu disse a ele lá atrás, é o comando da máquina administrativa do governo, não é da política. Alguém tem que comandar a máquina administrativa para as coisas acontecerem. Se nomear um político para o comando da Casa Civil vai se fazer confusão entre política e administração e isso vai servir para o Congresso cobrar“, declarou.

FHC também convocou a sociedade a “reagir energicamente” contra a nomeação. Caso isso não ocorra, afirma, “o presidente Lula é competente no jogo político e ele vai usar sua capacidade para postergar decisões“. “Acho escandaloso uma pessoa ser ministro no momento em que pode se tornar réu em um processo. É muito esquisito, aumenta a crise moral“, opinou.

Pesquisa Datafolha recente apontou o ex-presidente Lula como o melhor da história do País, muito à frente de FHC. Líderes mundiais também defenderam Lula recentemente, apontando que ele ajudou a projetar uma imagem positiva do Brasil no mundo. FHC é citado pela ex-amante Miriam Dutra como dono de apartamentos em Nova York e Paris em nome de um laranja.

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Reinaldo Postado em 16/Mar/2016 às 16:09

    FHC furibundo com a ida de Lula para a Casa Civil. Exige reação enérgica. Já sonda correligionários sobre a possibilidade de comprar mais uma eleição.

  2. Antonio Palhares Postado em 16/Mar/2016 às 16:10

    Este fdp tem muita inveja do Lula. O Lula melhorou a vida do povo e melhorou o pais. Este desgraçado boçal entregou o patrimônio público para os amigos e quebrou o país três vezes vezes. Entreguista safado.

  3. Mirna Marino Duarte Postado em 16/Mar/2016 às 16:20

    PSDB e seu golpe piram!!!!!!!

  4. Grace Diniz Postado em 16/Mar/2016 às 16:35

    Vc tem cacife pra falar alguma coisa? De que adianta anel no dedo e quebrar o pais três vezes? Pagar "bolsa família" em dólar com dinheiro público. Fhcinico enfia a tua viola no saco que teu passado te condena. Lula, nosso orgulho, tirou nosso país do mapa da fome e da miséria. Inveja mata!

  5. Rogerio Postado em 16/Mar/2016 às 16:41

    Os coxa pira

  6. DANIEL Postado em 16/Mar/2016 às 16:43

    FHC, Judeu/Sionista o homem do governo mundial, conspira dia e noite contra o país e o povo!

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Mar/2016 às 16:53

    Dá até pena...85 anos, "intelectual", ex-presidente...quando já esperava ser reconhecido como alguem grande e talz, aí olha pra trás e se vê um homem pequeno, irrelevante, que ninguém liga muito quando fala, que foi superado em muito por um "apedeuta", e que quando teve a chance de cravar seu nome na história da nação, foi lá e esmerdeou com tudo, jogou o país num dos momentos mais desgraçados e trevosos de sua história. Entregou terra arrasada pro seu sucessor "apedeuta", que se sagrou o melhor presidente da história do país e, mesmo após 6 anos de retiro, ainda tem RELEVÂNCIA, e prova isso voltando hoje pra elite política brasileira...enquanto isso o Boca de Sacola tá lá, olhando pra janela do passado, olhando as rugas no espelho e os 300 mil livros na biblioteca particular, remoendo mágoas, inveja, dores lancinantes na alma....como é ter um fim de vida assim? Olhar pra trás e ver esse tanto de cagada, e olhar pro presente e se ver sendo superado, dia após dia, por um maldito peão de fábrica semi-analfabeto que nem ingreis fala? Nem vou esculhambar muito. A vida já judia demais desse amargurado aí.

    • Salomon Postado em 16/Mar/2016 às 19:35

      Caro Eduardo, você me fez lembrar que Dostoievski escreveu sobre FHC em 'notas do subterrâneo' ou 'memórias do subsolo'. É impressionante a semelhança. Em certo instante, o narrador diz mais ou menos assim: "agora, vou dizer porque não consegui me tornar nem um inseto...".

    • Ana Coelho Postado em 17/Mar/2016 às 13:07

      Verdade caro Eduardo!!

    • Ana Coelho Postado em 17/Mar/2016 às 13:08

      Verdade caro Eduardo!

  8. Deisi Postado em 16/Mar/2016 às 16:59

    A inveja mata! O FHC deve sofrer de aminesia, esqueceu que o Lula foi presidente por duas vezes. Essa foi um soco no estômago do babaca, engole o veneno e chora.

  9. Alan Kevedo Postado em 16/Mar/2016 às 17:00

    Olha gente !!! Como anda o "Come-quieto". Não suporta o adversário ter feito governos muito superiores ao dele. E de quebra ainda escolhambou com a maioria dos pastores evangélicos que precisam do púlpitos, coitados, senão como iriam sustentar a si próprios, à família, ao papagaio, canário, sem darem conta de fazer concursos. Tem dó viu?

  10. Leonardo Postado em 16/Mar/2016 às 17:04

    Cada vez mais difícil dissimular o ódio. A relação com as forças políticas que lhes deram sustentação foi a mesma, à base do "toma lá, dá cá", mas, como presidente, Lula foi, infinitamente superior (comparem-se os indicadores sociais e econômicos), com amplo reconhecimento internacional, e isso é imperdoável FHC.

  11. Rosali de Rosa Cantlin Postado em 16/Mar/2016 às 17:12

    "Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto. Não dá". Bom, o Lula já provou que dá. Já governou duas vezes e vai governar a terceira. Deixa o lesa-pátria reclamar. " A inveja é arma do incompetente". Esse velho já morreu e não sabe. Vá chorar na cama, que é lugar quente.

  12. Cesar Postado em 16/Mar/2016 às 17:26

    Ele achou que iria chamá-lo, por isso surtou. Acho que ele devia bater um pago com o bicudo. Bicudos gagá se entendem, começam a falar de coisas antigas como o a Petrobrax e etc.

  13. poliana Postado em 16/Mar/2016 às 17:36

    desculpa, trajano, mas eu não resisto: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. poliana Postado em 16/Mar/2016 às 17:47

    "Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto".............ô indivíduo amargurado!! jamais vai aceitar q o retirante nordestino, "analfabeto", é muito melhor do q ele e deixou um legado reconhecido mundialmente!!!!! só o resta o choro de perdedor amargurado!!!! seria digno de pena se n fosse um homem tão nojento e repugnante!

    • Felipe Postado em 16/Mar/2016 às 20:22

      Poliana, sério mesmo que vc apóia a atitude do gov federal? Achou correto essa manobra? Sabe o que essa atitude junto com o vazamento da ligação da Dilma vai fazer com o país? Estou vendo as manifestações imediatas? Poliana sério que achou correto mesmo?

      • poliana Postado em 17/Mar/2016 às 18:57

        Felipe, meu post foi relacionado à postura do fernando henrique cardoso. Em momento algum tokei no nome do governo federal! Apenas saiba q a conduta de dilma esta amparada pela lei. Ela agiu dentro dos ditames constitucionais. Isso n quer dizer impunidade...lula agora será julgado pelo stf, e n mais por um juiz de 1* grau psicopata e altamente parcial (pra dizer o minimo) nesta historia...olhaí a q ponto chegamos! 2015 e 2016 ja são 2 anos perdidos...tudo por n aceitar a derrota nas urnas! Nossa país está em guerra, tudo pela atitude absurda dessa oposição nojenta, dos barões da mídia e desse psicopata do moro...medo pelo futuro do brasil viu! Não quero nem pensar nessa guerra até 2018..deus nos proteja!

      • Felipe Postado em 17/Mar/2016 às 21:18

        Olha Poliana, achar que tudo isso é culpa da mídia e dos juízes e não das pessoas do PT que sim procuraram tudo isso é no mínimo ser parcial no assunto, o PT cavou sua própria sepultura não o juiz moro bem a globo, não foi ele quem ligou nem quis subornar etc, tenho medo de 2018 mas tenho certeza que essa corja não será reeleita, nem mesmo o PSDB aposto sim em novas pessoas o poder de sempre a população deve repudiar, o povo acordou para a política tenho certeza que vão levar a coisa mais a aserio a partir de agora

      • poliana Postado em 18/Mar/2016 às 00:58

        Felipe, n me iludo em achar q o povo acordou, tampouco sou inocente ou má intencionada de achar q o pt eh um santo. Tb ja disse aqui q o pt está pagando o preço por ter se aliado ao pmdb. Sim, ele cavou a sua propria cova e agora aguente, mas vc achar q a postura da grande mídia e do sergio moro eh algo absolutamente legal, eu realmente ntnho nem o q comentar! Já falei aqui e vou repetir: a operação lava jato em nada tem a ver com o fim da corrupção!!! Tudo isso eh um golpe pra estabelecer o caos no país (já conseguiram!) E levar o psdb de volta a presidênciam n se iluda! Se as eleições fossem hj, aécio neves estaria eleito. Assim como vc, tb espero q novos candidatos apareçam e sejam eleitos. Vc votará na marina e eu votarei no ciro gomes. Mas n se iluda com nada neste momento! N cante vitória antes do tempo! A luta será árdua e a situação q estamos neste momento eh perigosíssima. Estamos praticamente numa guerra civil! O país está estagnado e 2015 e 2016 serão 2 anos perdidos!!! Agora imagine ficar nesse caos ate 2018! Deixem dilma governar! Goste ou não, ela foi reeleita com 54 milhões de votos. Respeitem o reaultado das urnas e em 2018 tentamos pelas vias democráticas, eleger um novo presidente. Simples assim...o q n dáe está insustentável, eh estabelecer ease caos no país, a crise se agravando, nos afundando cada dia mais e sem a menor perspectiva de sairmos disso. Vc realmente consegue imaginar o brasil desse jeito ate 2018??? Pelo amor de deus, eu quero paz! Goste ou não, deixe dilma governar e ponto final!

      • felipe Postado em 18/Mar/2016 às 09:13

        Poliana eu tinha um pensamento até o Mercadante tentar comprar o Delcídio, a Dilma sabia disso, ele é homem de confiança dela, depois do Lula ele certamente é o outro braço dela, depois disso vieram os vazamentos e por fim a atitude dela de nomear o Lula pra mim foi decepcionante, antes eu só achava ela fraca, mas honesta hoje acho ela fraca e desonesta por tudo isso que aconteceu, tenho medo do que pode acontecer se a coisa ficar do jeito que esta, eu trabalho no comercio e as empresas estão com medo de quebrar, se a Dilma sair pode ser pior ou não, pois o mercado sempre reage bem quando ela se da mau, resultados disso vimos ontem com a bolsa subindo em recorde e o dólar caindo, mas se ela tivesse levado a coisa sem ter feito essas besteiras acredito que ela levaria o mandato na boa até o fim, sabe que sempre fui contra o impeachment hoje eu apoiaria (ainda não apoio) caso ela seja condenada por estes crimes, no mais se for para ser pelas mãos do Cunha prefiro que ela fique, eu vou votar na Marina, estava pensando no Ciro, mas depois dos vídeos que vazaram dele ontem (vc viu?) acho que ele se queimou pq vao usar a imagem dele e ele deve perder e muito com isso, temos duas forças subindo aí tb, a Luciana que ficou quietinha igual a Marina deve vir um pouco mais forte e o Bolsonaro (por mais que não gostem) deve chegar muito forte tb, ele pode ser uma pessoa desprezível mas jamais será pego em situações que Dilma, Lula, Aécio, FHC, Alckmin, Cunha, Serra e CIA fora pegas, ele tem outras péssimas qualidades mas que a população HOJE não esta dando tanto valor quanto a parte de honestidade, isso assusta mas podemos ter um Bolsonaro por ai.

      • poliana Postado em 18/Mar/2016 às 12:24

        Felipe, ainda acredito q no senado o impeachment n passa. Dilma terminará o mandato em frangalhos, mas terminará. N vi o vídeo do ciro, me passa o link. E nem luciana genro nem bolsonaro tem votos suficientes pra representarem alguma ameaça. Hj, fora da polarização pt x psdb, so a marina tem uma boa base de votos. Mas bolsonaro e a genro, ainda n tem força junto ao eleitorado não. São dois extremos em lados opostos. Mas vamos ver...só quero q todo esse caos acabe e o país volte a andar...n falo nem crescer pq isso está difícil no momento, mas q saia dessa estagnação. E desculpe pelos erros de digitação no post anterior. Teclei do cel nessa madrugada...auge da minha insônia.

      • felipe Postado em 18/Mar/2016 às 17:29

        Poliana, vamos torcer por dias melhores, eu torço que pelo impeachment ou pelo fica que isso de defina logo pois ta ficando muito difícil, eu hoje torço por convocar novas eleições, mas veremos o que nossos representantes e o que a onde protestos vai trazer, no vídeo o Ciro fica meio puto pq o pessoal ta protestando na porta dele ou do irmão, vou te passar um resumo mas tem mais alguns por aí com mais coisas, ele xinga o Lula quando perguntam sua opinião enfim olha, e bom fds http://mais.uol.com.br/view/jinmcnm98vmk/irritado-com-protesto-ciro-gomes-xinga-lula-e-expulsa-manifestantes-04028D1C3364C0C15326

      • poliana Postado em 19/Mar/2016 às 20:58

        felipe, se houver novas eleições ano q vem, n se iluda, AÉCIO SERÁ ELEITO! e vlw pelo link do vídeo...de qq forma, qq candidato sempre vai ter um calcanhar de aquiles. o seu oponente sempre terá coisas contra ele pra tentar atingi-lo perante o eleitorado. faz parte do jogo político. lembre-se q em 2002 ele era um fortíssimo candidato a vitória, estava indo muito bem nas pesquisas, até q perguntado qual era a função da patrícia pillar (então sua esposa) ao lado dele durante a campanha eleitoral, ele disse q era "dormir com ele". a partir daí ele despencou e lula venceu...n tem jeito não..qq candidato sempre terá coisas q vão poder ser jogadas contra ele. faz parte d jogo político. e espero q dilma termine o mandato sim. não há razões legais para o impeachment. e em 2018, aí sim, iremos as urnas e respeitaremos a nossa democracia!

  15. Galvão Postado em 16/Mar/2016 às 17:48

    Mandar prender o Lula para depoimento e fazer show midiático a uma semana antes do circo dos coxinhas pode. Os três promotorezinhos pedirem a prisão do Lula sem prova de nada também pode. Todo mundo receber dinheiro de propina das construtoras pode, lógico menos o PT. Agora a Dilma por o Lula de Ministro não pode, e olha que essa regra já existe a décadas, não foi o PT que criou. Esse babaca do FHC, além de ultrapassado esta cada vez mais caduco. O Lula é um gênio em estratégia. os coxinhas ficam com dor de barriga. O analfabeto deu de dez a zero no sociólogo, o mundo inteiro sabe disso.Em 2018 LULALÁ.

    • Eduardo Postado em 16/Mar/2016 às 21:37

      LULA GLORIOSO NOS BRAÇOS DO POVO EM 2018!!!!

  16. Thiago Teixeira Postado em 16/Mar/2016 às 18:14

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk CHORA COXINHA MOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Deisi Postado em 16/Mar/2016 às 19:01

    O choro é liivre coxinhas, oposição raivosa, mídia golpista. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  18. Salomon Postado em 16/Mar/2016 às 19:25

    O intelectual taradinho parece querer dar aula de como governar um país ao analfabeto. Na escola em que o FHC estudou até uma batata pode ser reitor. É muita pretensão...

  19. Lucy Postado em 16/Mar/2016 às 20:57

    Deita fhc deita e descansa em paz!!! Que a terra te seja leve....

  20. Gilberto Serodio Postado em 16/Mar/2016 às 21:07

    FHC desta vez corta os pulsos, inveja é uma merda.

  21. Eduardo Postado em 16/Mar/2016 às 21:36

    LULA é o analfabeto, ele FHC professor, antropologo, sociologo..... mas grande merda estas patentes.....LULA TIROU 40 MILHÕES DA MISÉRIA ABSOLUTA E DEIXOU O BRASIL SEM DÍVIDAS COM O FMI, COM 4 NOVAS UNIVERSIDADES, 140 NOVAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS E COM RESERVAS CAMBIAIS DE MAIS DE 300 BILHÕES DE DÓLARES......TUDO SEM ENTREGAR NEM UMA EMPRESA..... o professor, antropolo, sociologo, foi o inventor da reeleição, deixou o país quase falido com 39 bilhões de reservas, devendo 15 bilhões de dólares ao FMI, com 26% dos brasileiros desempregados, entregou a Vale do Rio Doce, a CSN e quase entrega a Petrobrás e a Caixa, só não o fez porque não teve tempo...... MUITO LETRADO ELE NÉ.... não fez nenhuma universidade, nenhuma escola técnica, ainda queria privatizar todas.... repito muito letrado né.......

    • Galvão Postado em 16/Mar/2016 às 23:25

      AS VERDADES DO GOVERNO FHC POSTADO EM 12/MAR/2016 ÀS 18:46 Denúncias abafadas: Já no início do seu primeiro mandato, em 19 de janeiro de 1995, FHC fincou o marco que mostraria a sua conivência com a corrupção. Ele extinguiu, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, criada por Itamar Franco e formada por representantes da sociedade civil, que visava combater o desvio de recursos públicos. Em 2001, fustigado pela ameaça de uma CPI da Corrupção, ele criou a Controladoria-Geral da União, mas este órgão se notabilizou exatamente por abafar denúncias. Caso Sivam. Também no início do seu primeiro mandato, surgiram denúncias de tráfico de influência e corrupção no contrato de execução do Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia (Sivam/Sipam). O escândalo derrubou o brigadeiro Mauro Gandra e serviu para FHC “punir” o embaixador Júlio César dos Santos com uma promoção. Ele foi nomeado embaixador junto à FAO, em Roma, “um exílio dourado”. A empresa ESCA, encarregada de incorporar a tecnologia da estadunidense Raytheon, foi extinta por fraude comprovada contra a Previdência. Não houve CPI sobre o assunto. FHC bloqueou. Pasta Rosa. Em fevereiro de 1996, a Procuradoria-Geral da República resolveu arquivar definitivamente os processos da pasta rosa. Era uma alusão à pasta com documentos citando doações ilegais de banqueiros para campanhas eleitorais de políticos da base de sustentação do governo. Naquele tempo, o procurador-geral, Geraldo Brindeiro, ficou conhecido pela alcunha de “engavetador-geral da República”. Compra de votos. A reeleição de FHC custou caro ao país. Para mudar a Constituição, houve um pesado esquema para a compra de voto, conforme inúmeras denúncias feitas à época. Gravações revelaram que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200 mil para votar a favor do projeto. Eles foram expulsos do partido e renunciaram aos mandatos. Outros três deputados acusados de vender o voto, Chicão Brígido, Osmir Lima e Zila Bezerra, foram absolvidos pelo plenário da Câmara. Como sempre, FHC resolveu o problema abafando-o e impedido a constituição de uma CPI. Vale do Rio Doce. Apesar da mobilização da sociedade em defesa da CVRD, a empresa foi vendida num leilão por apenas R$ 3,3 bilhões, enquanto especialistas estimavam seu preço em ao menos R$ 30 bilhões. Foi um crime de lesa-pátria, pois a empresa era lucrativa e estratégica para os interesses nacionais. Ela detinha, além de enormes jazidas, uma gigantesca infraestrutura acumulada ao longo de mais de 50 anos, com navios, portos e ferrovias. Um ano depois da privatização, seus novos donos anunciaram um lucro de R$ 1 bilhão. O preço pago pela empresa equivale hoje ao lucro trimestral da CVRD. Privatização da Telebrás. O jogo de cartas marcadas da privatização do sistema de telecomunicações envolveu diretamente o nome de FHC, citado em inúmeras gravações divulgadas pela imprensa. Vários “grampos” comprovaram o envolvimento de lobistas com autoridades tucanas. As fitas mostraram que informações privilegiadas foram repassadas aos “queridinhos” de FHC. O mais grave foi o preço que as empresas privadas pagaram pelo sistema Telebrás, cerca de R$ 22 bilhões. O detalhe é que nos dois anos e meio anteriores à “venda”, o governo investiu na infraestrutura do setor mais de R$ 21 bilhões. Pior ainda, o BNDES ainda financiou metade dos R$ 8 bilhões dados como entrada neste meganegócio. Uma verdadeira rapinagem contra o Brasil e que o governo FHC impediu que fosse investigada. Ex-caixa de FHC. A privatização do sistema Telebrás foi marcada pela suspeição. Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-caixa das campanhas de FHC e do senador José Serra e ex-diretor do Banco do Brasil, foi acusado de cobrar R$ 90 milhões para ajudar na montagem do consórcio Telemar. Grampos do BNDES também flagraram conversas de Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro das Comunicações, e André Lara Resende, então presidente do banco, articulando o apoio da Previ para beneficiar o consórcio do Opportunity, que tinha como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de Mendonça de Barros e de Lara Resende. Até FHC entrou na história, autorizando o uso de seu nome para pressionar o fundo de pensão. Além de “vender” o patrimônio público, o BNDES destinou cerca de 10 bilhões de reais para socorrer empresas que assumiram o controle das estatais privatizadas. Em uma das diversas operações, ele injetou 686,8 milhões de reais na Telemar, assumindo 25% do controle acionário da empresa. Juiz Lalau. A escandalosa construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo levou para o ralo R$ 169 milhões. O caso surgiu em 1998, mas os nomes dos envolvidos só apareceram em 2000. A CPI do Judiciário contribuiu para levar à cadeia o juiz Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do TRT, e para cassar o mandato do senador Luiz Estevão, dois dos principais envolvidos no caso. Num dos maiores escândalos da era FHC, vários nomes ligados ao governo surgiram no emaranhado das denúncias. O pior é que FHC, ao ser questionado por que liberara as verbas para uma obra que o Tribunal de Contas já alertara que tinha irregularidades, respondeu de forma irresponsável: “assinei sem ver”. Farra do Proer. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional (Proer) demonstrou, já em sua gênese, no final de 1995, como seriam as relações do governo FHC com o sistema financeiro. Para ele, o custo do programa ao Tesouro Nacional foi de 1% do PIB. Para os ex-presidentes do BC, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, atingiu 3% do PIB. Mas para economistas da Cepal, os gastos chegaram a 12,3% do PIB, ou R$ 111,3 bilhões, incluindo a recapitalização do Banco do Brasil, da CEF e o socorro aos bancos estaduais. Vale lembrar que um dos socorridos foi o Banco Nacional, da família Magalhães Pinto, a qual tinha como agregado um dos filhos de FHC. Desvalorização do real. De forma eleitoreira, FHC segurou a paridade entre o real e o dólar apenas para assegurar a sua reeleição em 1998, mesmo às custas da queima de bilhões de dólares das reservas do país. Comprovou-se o vazamento de informações do Banco Central. O PT divulgou uma lista com o nome de 24 bancos que lucraram com a mudança e de outros quatro que registraram movimentação especulativa suspeita às vésperas do anúncio das medidas. Há indícios da existência de um esquema dentro do BC para a venda de informações privilegiadas sobre câmbio e juros a determinados bancos ligados à turma de FHC. No bojo da desvalorização cambial, surgiu o escandaloso caso dos bancos Marka e FonteCindam, “graciosamente” socorridos pelo Banco Central com 1,6 bilhão de reais. Houve favorecimento descarado, com empréstimos em dólar a preços mais baixos do que os praticados pelo mercado. Sudam e Sudene. De 1994 a 1999, houve uma orgia de fraudes na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ultrapassando R$ 2 bilhões. Ao invés de desbaratar a corrupção e pôr os culpados na cadeia, FHC extinguiu o órgão. Já na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a farra também foi grande, com a apuração de desvios de R$ 1,4 bilhão. A prática consistia na emissão de notas fiscais frias para a comprovação de que os recursos do Fundo de Investimentos do Nordeste foram aplicados. Como fez com a Sudam, FHC extinguiu a Sudene, em vez de colocar os culpados na cadeia.

  22. Galvão Postado em 16/Mar/2016 às 23:24

    NÃO HÁ CADEIA SUFICIENTE PARA LULA Texto do um professor da UNB - Perci Coelho de Sousa Não há cadeia suficiente para Lula, não há construção erigida que suporte tamanha pena, que dê conta de tanto pecado. Haja grades de ferro e de aço que sejam capazes de segurar, de reter e de trancafiar tanta coisa numa só, tanta gente num só homem. Não há cadeia no mundo que seja capaz de prender a esperança, que seja capaz de calar a voz. Porque, na cadeia de Lula, não cabe a diversidade cultural Não cabe, na cadeia de Lula, a fome dos 40 milhões Que antes não tinham o que comer Não cabe a transposição do São Francisco Que vai desaguar no sertão, encharcar a caatinga Levar água, com quinhentos anos de atraso, Para o povo do nordeste, o mais sofrido da nação. Pela primeira vez na história desse país. Pra colocar Lula na cadeia, terão que colocar também O sorriso do menino pobre A dignidade do povo pobre e trabalhador E a esperança da vida que melhorou. Ainda vai faltar lugar Para colocar tanta Universidade E para as centenas de Escolas Federais Que o ‘analfabeto’ Lula inventou de inventar Não cabem na cadeia de Lula Os estudantes pobres das periferias Que passaram no Enem Nem o filho de pedreiro que virou doutor. Não tem lugar, na cadeia de Lula, Para os milhões de empregos criados, (e agora sabotados) Nem para os programas de inclusão social Atacados por aqueles que falam em Deus E jogam pedras na cruz. Não cabe na cadeia de Lula O preconceito de quem não gosta de pobre O racismo de quem não gosta de negro A estupidez de quem odeia gays Índios, minorias e os movimentos sociais. Não pode caber numa cela qualquer A justiça social, a duras penas, conquistada. E se mesmo assim quiserem prender – querer é Poder (judiciário?), Coloquem junto na cadeia: A falta d’água de São Paulo, E a lama de Mariana (da Vale privatizada) O patrimônio dilapidado. E o estado desmontado de outrora Os 300 picaretas do Congresso E os criadores de boatos Pela falta de decência E a desfaçatez de caluniar. Pra prender o Lula tem que voltar a trancafiar o Brasil. O complexo de vira-latas também não cabe. Nem as panelas das sacadas de luxo O descaso com a vida dos outros A indiferença e falta de compaixão A mortalidade infantil Ou ainda (que ficou lá atrás) Os cadáveres da fome do Brasil. Haja delação premiada Pra prender tanta gente de bem. Que fura fila e transpassa pela direita (sim, pela direita) Do patrão da empregada, que não assina a carteira Do que reclama do imposto que sonega Ou que bate o ponto e vai embora. Como poderá caber Lula na cadeia, Se pobre não cabe em avião? Quem só devia comer feijão Em vez de carne, arroz, requeijão Muito menos comprar carro, Geladeira, fogão – Quem diz? Que não pode andar de cabeça erguida Depois de séculos de vida sofrida? O prestígio mundial e o reconhecimento Teriam que ir junto pra prisão Afinal, (Ele é o cara!) Os avanços conquistados não cabem também. Querem por Lula na cadeia infecta, escura A mesma que prendeu escravos, ‘Mulheres negras, magras crianças’ E miseráveis homens – fortes e bravos O povo d’África arrastado E que hoje faz a riqueza do Brasil. Lula já foi preso, ele sabe o que é prisão. Trancafiado nos porões da ditadura Aquela que matou tanta gente, Que tirou nossa liberdade A mesma ditadura que prendeu, torturou. Quem hoje grita nas ruas Não gritaria nos anos de chumbo Na democracia são valentes Mas cordatos, calados, covardes Quando o estado mata, bate e deforma. Luis Inácio já foi preso, Também Pepe Mujica e Nelson Mandela. Quem hoje bate palmas, chora e homenageia, Já foi omisso, saiu de lado e fez que não viu. Não vão prender Lula de novo Porque na cadeia não cabe Podem odiar o operário O pobre coitado iletrado Que saiu de Pernambuco Fugiu da seca e da fome Pra conquistar o Brasil E melhorar a vida da gente Mas não há Nesse mundão de meu Deus Uma viva alma que diga Que alguém tenha feito mais pelo povo Do que Lula fez no Brasil. “Não dá pra parar um rio quando ele corre pro mar. Não dá pra calar um Brasil, quando ele quer cantar.” Lula lá.

  23. Alex Postado em 16/Mar/2016 às 23:44

    FHC está gagá, hahaha... este é o grande príncipe da PRIVATARIA TUCANA, é o intelectual dos debilóides... tchau FHC, fora PSDB, fora Moro e fora Rede Bobo.

  24. pedro Postado em 17/Mar/2016 às 21:35

    O plano Real so funcionou porque segurou o salario de todos trabalhadores, Ele vinculou o salario nas inflação de novembro e dezembro de 93 e janeiro e fevereiro de 94 ( NA EPOCA ERA O GOVERNO QUE DETERMINAVA OS SALARIOS) e criou a URV ( unidade referencial de valores) para corrigir indece inflacionario ate julho de 94 quando se o plano real, todos corrigiram os preços na virada do plano e os salarios perdeu valor um golpe duro nos trabalhadores,ai conseguiu segurar a inflação e depois chamol os aposentados de vagabundos, fazendo uma comparação entre FHC e LULA, se LULA foce uma cobra SUCURI, FHC não passava de uma simples minhoquinha, este velho não merece respeito ate porque os CANALHAS tambem ENVELHECEM.

  25. eu daqui Postado em 18/Mar/2016 às 11:08

    Ninguém pode dirigir país nenhum sendo gangster. Analfabeto ou letrado é o de menos.

  26. enganado Postado em 19/Mar/2016 às 17:27

    Esse vagbundo-sociólogo está esquecendo do ___"""ENGAVETADOR GERAL da REPÚBLICA"""___ que foi nomeado por este fdp=FHC, a estas horas ainda não conseguiu chegar no fim da contagem da parcela da grana roubada no governo deste "imundo"-"salafrário"-"ordinário" que ainda incitou a amante a fazer aborto. A corja do P$$$DB é tão safada que só faltou convidar a mulher do çERRON para levar a Miriam Dutra em uma clínica de aborto em Brasília. O FHC foi feito nas cochas e escorreu pra dentro! Analfabeto é tua velha coroca.