Redação Pragmatismo
Compartilhar
Senado Federal 05/Mar/2016 às 11:17
21
Comentários

Ex-governador cassado diz que Dilma 'aniquilou a ética e a transparência'

Cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos na Paraíba quando era governador, senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disparou contra o governo Dilma após a deflagração da 24ª fase da Lava nesta sexta-feira: "Acabaram não só com as esperanças a curto prazo do povo brasileiro, mas mutilaram a verdade, a ética e destruiram concepções de governabilidade com transparência"

Cássio Cunha Lima Dilma Lula
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) (reprodução)

Em discurso nesta sexta-feira (4) na tribuna do Senado, o líder do PSDB na Casa, Cássio Cunha Lima (PB), disparou críticas ao governo da presidenta Dilma Rousseff, após a deflagração da 24ª fase da Lava Jato, Operação Aletheia.

“O governo Dilma acabou. O governo Dilma acabou não só com as esperanças a curto prazo do povo brasileiro, mas mutilou a verdade, aniquilou a ética, destruiu concepções de governabilidade com transparência, com tudo que vem sendo revelado nos últimos anos. Este é um processo longo, extenso, de revelações estarrecedoras”, avaliou.

O tucano afirmou que o país foi dormir perplexo com o conteúdo da suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e acordou ainda mais assustado com as notícias de que a Polícia Federal iniciou a nova fase da Operação Lava Jato na casa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo (SP).

LEITURA COMPLEMENTAR: Aécio Neves comemora ação da Lava Jato contra Lula

Sem a presença de senadores petistas na Casa, coube ao ex-senador e atual governador do Piauí, Wellington Dias, defender o governo e o ex-presidente Lula. Em visita ao Senado, Dias criticou a atuação do juíz Sérgio Moro. “Um juiz que precisa usar linhas arbitrárias como essas, na verdade é porque lhe falta competência. Com tudo que há de instrumento hoje é preciso usar instrumentos da ditadura que nada tem a ver com a democracia para poder arrancar provas. É isso que acho que a gente tem que condenar”, disse sobre a condução coercitiva de Lula para prestar novos esclarecimentos.

O governador também defendeu a presidenta da República. “É uma presidenta eleita pelo voto popular. Os adversários que nos enfrentaram e foram derrotados em 2002, foram derrotados em 2006 , em 2010 e em 2014 e percebendo que não há espaço para ganhar no voto, agora querem ganhar no ‘tapetão’, com falsas regras no jogo, isso a democracia não vai aceitar”, disse.

Cassado

Em 2008, o então governador Cássio Cunha Lima foi cassado por unanimidade pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por uso indevido de dinheiro público. Seu vice, José Lacerda Neto (DEM), também foi obrigado pela Justiça a deixar o cargo.

Embora já reconhecido como Ficha Suja em 2010, Cunha Lima venceu e concorreu a eleição para senador valendo-se da decisão do STF de só aplicar a nova Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012. Se a aplicabilidade da lei já estivesse em vigência em 2010, o atual senador sequer poderia candidatar-se a um cargo eletivo.

VEJA TAMBÉM: O passado sombrio de um paladino da moral

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 05/Mar/2016 às 13:51

    Hipócrita!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2016 às 07:26

      Ué? Ele está defendendo seus interesses, vai xingar o cara agora.

  2. olivires Postado em 05/Mar/2016 às 15:39

    Abuso de poder político e econômico não tem nada a ver com tecnicidades contábeis ("pedaladas fiscais" que todos os governantes fizeram e fazem) e muito menos com não gostar do governo e da Dilma. Não existe recall no Brasil, e o voto popular tem validade de 4 anos. No TSE, Gilmar Mendes, um juiz que age como parlamentar do PSDB, inventa que construtoras podem doar para qualquer partido, menos para o PT, quando aí é abuso de poder econômico e corrupção. O dinheiro de corrupção fica num cofre que só serve ao PT, o Aécio recebeu mais dinheiro de Pessoa, mas aí é porque ele tem simpatia pelo programa tucano, não tem nada a ver com as obras da UTC em São Paulo. Essa lógica torta só convence quem já está convencido que dar golpe não tem nada demais, que jogar a democracia no lixo vale a pena para colocar o candidato derrotado no poder. Outra jabuticaba golpista é dizer que primeiro tem que prender uns (petistas) para depois prender outros (tucanos e demos), que todos são corruptos e serão presos. Se for para valer, tem que prender ao mesmo tempo, sem essa de: após Dilma cair, os tucanos caem também. A operação Lava a Jato não tem nada de anti-corrupção, é caça ao PT e tem data pra terminar, assim que os petistas forem defenestrados do poder. Aécio foi citado 3 vezes na Lava a Jato, Nilton Monteiro quer denunciar pro Moro a Lista de Furnas, mas não tem ninguém disposto a ouvir ou levar pra frente. Lista de Furnas: https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE Quem duvida que Cássio Cunha Lima não está esperneando em causa própria? É ficha suja, sua carreira política acabou a partir de 2018, quando perde o mandato e não poderá mais se candidatar. Quer um governo tucano para mudar a Lei da Ficha Limpa e continuar roubando e entregando as riquezas brasileiras à vontade para os estrangeiros da Chevron e companhia.

  3. Dyego Alves Postado em 05/Mar/2016 às 18:10

    Hipócrita miserável. Se aproveita da ignorância da maioria dos paraibanos e da idolatria política que existe no Estado pra se eleger a troco de nada. Nos faz passar vergonha com esses discursos ridículos e apelativos de quem nunca aprendeu a lidar com a derrota. É como diz o velho ditado, quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra, o vidro do telhado desse aí é mais frágil que sua dignidade.

  4. poliana Postado em 05/Mar/2016 às 18:17

    ah tá...ela será cassada sim. senta e espera.

    • poliana Postado em 06/Mar/2016 às 12:41

      isso..continue cantando vitória antes do tempo. continue....

    • Rogerio Postado em 06/Mar/2016 às 14:31

      O sujo falando da bem lavada. E perfumada.

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2016 às 07:25

      Ex-presidente indo pra cadeia???????

  5. enganado Postado em 05/Mar/2016 às 18:44

    Bom como todos já sabemos desde que nascemos a DIREITA foram/é/serão sempre constituída de LADRÕES, FALSIFICADORES, ASSASSINOS, CALHORDAS, TORTURADORES, COVARDES, APÁTRIDAS, VENDIDOS, DESONESTOS .... enfim TODOS os predicados piores possíveis. Se assim não o for que me apontem um elemento da DIREITA que seja pelo menos honesto. Esse imundo, ordinário, ladrão, filho de assassino, venal, fdp foi um dos responsáveis pelo fato abaixo: ____""... Sudam e Sudene. De 1994 a 1999, houve uma orgia de fraudes na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ultrapassando R$ 2 bilhões. Ao invés de desbaratar a corrupção e pôr os culpados na cadeia, FHC extinguiu o órgão. Já na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a farra também foi grande, com a apuração de desvios de R$ 1,4 bilhão. A prática consistia na emissão de notas fiscais frias para a comprovação de que os recursos do Fundo de Investimentos do Nordeste foram aplicados. Como fez com a Sudam, FHC extinguiu a Sudene, em vez de colocar os culpados na cadeia.""____ . Não é à-toa que este pulha defende o FHC, que lhe livrou a cara da ROUBALHEIRA, pois agora taí raspando garganta de HONESTO. Só mesmo xingando este facínora até a ultima geração. Para o P$$$DB, """A justiça Divina nunca tarda e vem sempre na hora certa""" .

  6. Gildo Araújo Postado em 05/Mar/2016 às 21:37

    É óbvio que Lula escolheria uma pessoa medíocre para a sua sucessão, pois não queria ser ofuscado por um improvável sucesso da Presidenta Dilma, mas é preciso admitir que ele exagerou na mediocridade e hoje vemos que o poste de Lula não tem nenhum brilho. Fato alertado por FHC que já em fevereiro de 2010 definiu Dilma como uma lua política sem luz própria girando em torno do carisma ensolarado do presidente Lula. Estamos nas mãos dos biltres. Lamentável!

  7. Lopes Postado em 05/Mar/2016 às 22:47

    Por que cassar um governador não é golpe? Explica aí.

  8. Ana Postado em 06/Mar/2016 às 02:19

    por que esse cara(senador?) não se cala?

  9. Zeca Rodrigues Postado em 06/Mar/2016 às 10:59

    o PSDB não sabe perder nem internamente. aquela figura grotesca chamada Dória, lá em Sampa, tá gerando mó barraco interno. a direita brasileira tá obsoleta.

  10. Andre FLN Postado em 06/Mar/2016 às 16:31

    Rodrigo, cavalos na frente na carroça e não atrás! Primeiro julgar depois, se culpado, sentenciar a pena... Agora, esse corrupto de ficha corrida vir falar que um governo acabou, sem julgamento, só pela vontade instigada, e você fazer comparação sobre justiça?? Creio que ele, eleito pelo povo, só deixou o cargo após a sentença definitiva... Essa mania de usar dois pesos e duas medidas deve ser algo clínico no diagnósticos de psiquiatria política

  11. sidney Postado em 06/Mar/2016 às 22:41

    O problema é o cinismo deles...

  12. Galvão Postado em 06/Mar/2016 às 22:59

    Esse senadorzinho de merda deveria ESTAR PRESO, a propósito olha a coincidência do nome (CUNHA), ele deveria das a mão ao outro CUNHA e ir para a PQP.

  13. Francisco-Sá Postado em 24/Mar/2016 às 13:45

    Impeachment sem crime de responsabilidade é golpismo. E contra Dilma não há sequer indício. E olhe qu7e são anos de investigaç~eosda lavajato,emque se produziu toneladas de documentos,delaç~eos obtidas sob tortura psicologica e todo tipo de humilhação na Guantánamo do Paraná, grampos, mandados de busca e apreensão cumpridos em todo o país na calada da noite, quebra de sigilos fiscal,bancário, telefônico,telemático, centenas de laudos periciais... e nada. Mas se você tem provas da corrupção da Dilma (que não tem contas na Suíça nem andou jogando dinheiro do terraço para comprar votos), fique bilionário vendendo-as pro Aecim Furnécio Liechtenstein. Enquanto isso, #DilmaFica

  14. Alde Moraes Postado em 25/Mar/2016 às 02:53

    Grande análise Rodrigo. compara a biografia politica e pessoal de Cássio Cunha Lima com a biografia de Dilma Rousseff, é de uma imbecilidade, maucaratismo ou cumplicidade, sem precedentes. é até um caso para ser estudado em uma tese de doutorado. Se queres defendê-lo apesar de todos os crimes que ele e o pai dele cometeram, com um farto material probatório, estás no teu direito, afinal é a isso que denominamos democracia, já negar as falcatruas dele e querer colocar Dilma no mesmo patamar, tenha a santa paciência, afinal, nem todo brasileiro é jumento.

  15. Marco Sousa Postado em 07/May/2016 às 02:10

    Homem, jogue um tolete de bosta nesse canalha!.

    • Marco Sousa Postado em 29/Aug/2016 às 20:45

      Cara, tu é Marco Sousa, exatamente, com (s) de onde heim???. Porque eu também sou Marco Sousa!.

  16. Marco Sousa Postado em 29/Aug/2016 às 20:43

    Realmente, conceito e transparência no "conceito" desse canalha devem ser MUITO, mas MUITO BAIXO e VIL!. Tem que ser aniquilados mesmos!.