Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 04/Mar/2016 às 21:15
26
Comentários

Como a Globo já sabia da ação da Lava Jato contra Lula?

Ação da Lava Jato contra Lula vazou para a Globo. Helicóptero da emissora sobrevoava casa do ex-presidente antes da chegada da PF. Durante a madrugada, editor-chefe da revista Época postava tuítes em que comemorava antecipadamente as ações que ainda iriam ocorrer de manhã

Globo Lula Lava Jato PF
Editor da Época, que pertence às Organizações Globo, já avisava na madrugada o que estaria por vir. Helicóptero da TV Globo sobrevoava casa de Lula antes da chegada da PF

Carlos Fernandes, DCM

Não resta mais qualquer sombra de dúvidas sobre a orquestração realizada entre a PF, o MPF, Sérgio Moro e a grande imprensa nacional para dar curso a um golpe de Estado no seio da democracia brasileira.

Todo o processo que vem sendo construído desde a premiação dada ao juiz Moro pela Rede Globo para fortalecer a sua imagem de paladino da justiça até chegarmos ao dia de hoje é o descaramento da parceria mídia-judiciário em prol de um objetivo comum.

Se antes os vazamentos ilegais eram realizados de forma velada e praticados nos canais submersos que ligam o núcleo duro da operação Lava Jato às edições dos jornais da grande mídia familiar, agora os pudores foram postos de lado e tudo é feito em plena luz do dia.

A 24ª fase da operação Lava Jato obedeceu a uma seqüência de fatos planejada minuciosamente para que o grande espetáculo de Moro atingisse o seu ápice no momento em que o “tudo ou nada” foi lançado.

Já existiam rumores de que algo como a condução coercitiva do ex-presidente Lula poderia ocorrer há alguns dias atrás, mas era preciso outros fatores para que a cena de policiais federais chegando ao prédio de Lula ganhasse contornos dramáticos contrapondo-se a um simples depoimento.

Primeiro veio a prisão temporária, já convertida para prisão preventiva, do marqueteiro das últimas campanhas do PT, João Santana e sua esposa, sem qualquer fundamento jurídico que sustente a manutenção do seu encarceramento.

Depois disso, para ornamentar o caminho, ninguém melhor do que a grande mídia para gerar fatos independentemente de sua veracidade. A divulgação pela revista IstoÉ de uma delação já negada direcionou providencialmente os holofotes para Dilma e Lula apenas um dia antes do desfecho programado.

Na madrugada desta sexta (04/03) o editor da Época, Diego Escosteguy, ostentou as suas informações privilegiadas e postou no Twitter a prova cabal de que todos da imprensa golpista já sabiam do que estava para acontecer.

Jornalistas da Globo sequer dissimularam e já estavam a postos em vários lugares estratégicos antes mesmo da chegada dos policiais e auditores da Receita Federal.

Um verdadeiro show circense foi montado justamente no momento em que houve a substituição do ministro da Justiça e de que pesquisas de opinião indicam que a oposição perde cada vez mais espaço nas eleições de 2018.

Seria cômico se não fosse trágico. Constatar que a independência dada por Lula e Dilma às instituições desse país se volta justamente contra eles e tenta suplantar a própria democracia é algo digno do mais extremo surrealismo.

O Estado Democrático de Direito está sendo substituído por verdadeiros linchadores morais que pouco se diferenciam dos criminosos que resolvem fazer “justiça” com as próprias mãos e são prontamente defendidos por Sheherazades da vida.

A seqüência de arbitrariedades, abusos de poder, vazamentos ilegais e toda ordem de desrespeito ao Código Penal estão sitiando as liberdades individuais sob os olhos da Supremo Tribunal Federal.

Enquanto tudo isso acontece, a senhora Cunha e sua filha, para ficarmos num só caso, desfilam livremente na alta sociedade carioca sem merecerem qualquer atenção por parte da justiça paralela de Curitiba. Não vem ao caso.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 05/Mar/2016 às 00:01

    Aff PP tá chato! Cadê as matérias internacionais? As eleições norte-americanas? A imigração na Europa? Cadê as matérias sobre o preconceito? Agora tudo no mundo é Lula. Se foder viu. (aprova meu comentário aí senhores GMs e coloquem outras matérias para variar)

    • poliana Postado em 05/Mar/2016 às 04:15

      mas jonas, o depoimento de lula foi hj...vc queria o q? q falasse das eleições nos eua??!! sério? calma q logo mais tudo volta ao normal...mas por ora, o depoimento do lula vai render muita manchete e gritaria..aguarde...

      • Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:37

        sintoniza a grobo que você tem tudo isto em 10 minutos e em 23 horas e 50 minutos LULA....numa tentativa aloprada para derruba-lo sem mesmo antes dele ter assumido em 2019........

    • Pedro Postado em 05/Mar/2016 às 05:19

      Porque você nao postula um cargo no PP para escrever ou editar essas matérias? Porque você não cria um veiculo que aborda essas questões pela lente que você busca? Ha tantos veículos, das mais variadas matizes ideológicas, cobrindo todos esses assuntos. E você vem a um portal que sabidamente prioriza noticias da política e sociedade brasileiras, para exigir mais conteúdo internacional? Muito estranho esse comportamento, em plena era do google. Basta uma simples busca e você encontrara os conteúdos que exige. Se o que você quer, é achincalhar a visão progressista dos temas supracitados, sugiro ir xingar no "Democracy Now". Ha também o Z-communications para te irritar bastante sobre todos esses assuntos, e ainda mais. Todos portais progressistas que tratam desses assuntos. Ha programas de comédia-noticia americanos, com sabor a esquerda, que abordam tudo isso de forma inteligente: veja o Daily Show. Ou freqüente o "The Young Turks" no youtube. Fora isso, a Veja esta bombando, a Folha continua a mesma, e você pode sempre polir o inglês com o Wall Street Journal. Falando nisso, vou ao Wall Street Journal criticar a ausência de noticias sobre o meu palmeiras. Tenha doh.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 05/Mar/2016 às 08:47

      O que aconteceu nos utimos dias é relevante demais pra ficar falando de outro assunto. Um pedaço importante da história do Brasil pode ter ocorrido/começado a ocorrer ontem, debaixo do nosso nariz. Pode ignorar não. Os canalhas fazem capa de revista, sites com fotos gigantes, adiantam edição, botam 70 helicópteros 5 da manhã, aumentam a duração do jornal, TV e radio cancelando outros programas pra focar nisso (Jovem Pan por exemplo deu 12hrs ininterruptas de cobertura)...não tem como falar de eleição americana nesse contexto.

      • Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:44

        jogaram nosso dinheiro no ralo para trabalhar contra a gente, e ninguém vai cobrar, pois parecem que só focam os finalmentes, e os detalhes ficam esquecidos.... esta operação desnecessária quanto o que foi feito de forma atropelada, para usar palavras do ministro Marco Aurelio Mello, gastou uma nota preta em aparato policial, sob alegação de se evitar tumulto..... dia 13 vai ter manifestação de coxinha, vai ter tumulto, ofensas, atentados ao pudor, bonecos infláveis que ninguém sabe quem patrocina.... vamos ter ação parecida???

  2. Jonas Schlesinger Postado em 05/Mar/2016 às 00:07

    Fala, colega. Esse assunto do Lula está em todos os jornais. Teve até aplausos e batuques em panelas. Acho que não é pra tanto já que não foi confirmado nada. Mas já tá ficando um saco só falar em Lula. Nem posts mais sobre o preconceito tem mais. Eu sinceramente não tenho nada contra o ex-presidente, muito menos a favor. Mas comemorar antes do tempo? Sei não. Ainda há muita água pra rolar sob a ponte.

  3. Salomon Postado em 05/Mar/2016 às 00:09

    Cara, vai me desculpar a franqueza, mas você tem cabeça só para separar as orelhas.

  4. Alex Postado em 05/Mar/2016 às 00:13

    Este país é uma grande palhaçada, o judiciário é formado por classe seleta de playboys geralmente filhos de Juiz, atuam sempre priorizando os seus rendimentos e privilégios, defendem a direita para continuar mantendo seus rendimentos. Triste...

    • Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:45

      não é o país, somos nós que admitimos isto.....

  5. sidney Postado em 05/Mar/2016 às 00:34

    Vaza globo! Vaza Moro! Fedor de Cocô se faz de vazamento É cano furado a justiça Fede! Fede! Fede! Pede a Moro Globo? Esse cano está furado Por ali passa cocô Ventilador faz melar toda a casa O judiciário está sujo Acho que cheira a merda! Subiu o odor Com certeza é cocô Faz de conta que não sentimos É perfume? "LasfezesMororias" Pega o lava jato e limpa o judiciário Até parece que já está impregnado? Tenho a solução Lulasoluciones... Hummmm! ta limpo agora!!!

  6. Robson Postado em 05/Mar/2016 às 02:44

    JA DEMOROU DEMAIS PARA DILMA CORTAR AS ASINHAS DESSE CANALHA DE TOGA!!!

  7. Pedro Postado em 05/Mar/2016 às 05:09

    Qual a novidade do que ocorreu ontem? Porque a surpresa? O Brasil opera de acordo com esses mecanismos: é a nossa maquina. Figuras políticas tradicionais, que controlam ou participam do próprio tecido midiático, como a família Sarney, e o clan Magalhães na Bahia atuam historicamente completamente a margem da moral, ética e legalidade da nação, mas são absolutamente intocáveis a longuíssimo prazo. O PT, de nascença, é perseguido por questões políticas: e a mídia faz a maior parte do serviço, sempre fez, de demonizaçao do PT. Quem assistiu ao episódio de ontem, e não pensou imediatamente na edição criminosa da globo do debate entre Lula e Collor em 89 sofre de miopia historia. Trata-se do mesmo fenômeno: um esforço desmedido para se livrar de uma figura política que desagrada as lideranças tradicionais. O maior problema é que o Lula é sim um verdadeiro filho da nação: muito provavelmente aceitou presentes questionáveis, associou-se com a velha política, para colocar em pratica mudanças absolutamente justificáveis no pais. Mas o PT tinha mais que um plano de melhorar a vida do brasileiro marginalizado: o PT tinha, e tem, um plano de poder. Uma vez instalados na maquina publica, trabalharam com os velhos instrumentos ja existentes, e obvio, qualquer investigação séria consegue desmantelar essas engrenagens. Por isso o papel do judiciário: é trivial identificar ilícitos de qualquer membro dos poderes e das empresas que negociam com o estado. Mas quando se trata de um projeto politico que desagrada setores tradicionalmente dominantes, a estratégia de deslegitima-los através do moralismo é a mais acessível em uma nação com identidade nacional tao frágil (ainda bem!). O Joaquim Barbosa cumpriu esse papel, e o Moro foi eleito pelo seio da política tradicional, para decapitar da galinha gigante que o PT se tornou. O Lula não é o Mujica: aceitou presentes, encantou-se com o conforto que a riqueza, no caso dele nem tao exuberante, podem trazer. Chega a ser poético que os muitos carros de altissimo padrão do ex-presidente Fernando Collor recebam menos atenção que pedalinhos de plástico do Lula, mas o objetivo é claro, degolar o PT. Isso vem com um risco muito grande para o pais: o fortalecimento do próprio Lula para eventual pleito em 2018. No momento em que o Brasil precisa de renovação, de dinamismo na representatividade democrática, corremos sério risco de testemunhar uma batalha eleitoral lulista que pode agravar ainda mais a precariedade do executivo no Brasil. Nem PT, nem poderes tradicionais, tem em mente, o bem da nação. Trata-se de uma disputa por poder, e testemunharemos cada lado usando suas armas.

    • Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:58

      Pedro com todo respeito, cite no quadro atual da política brasileira qual partido tem um nome para governar este país, que tenha projeto de governo, que não esteja comprometido com bancos, o próprio Goldman se não me engano vice do psdb afirmou a poucos dias que se eles tivessem ganho a eleição de 2014 não saberiam o que fazer, pois não tinham e não tem um projeto de país..... o PT não luta só por poder, luta com todos os partidos que estão com ele por um projeto de governo que mudou nosso país, e que neste segundo mandato de Dilma, se tivessem deixado ela governar, esta crise já estaria sufocada a muito, mas uma oposição que não é política governamental, é política eleitoral, como se estivessem em campanha desde que foram derrotados. Como povo, tenho a elogiar esta mulher que com toda dificuldade, toda perseguição ela vem mantendo todos os programas sociais, as duras penas vem mantendo conquistas, visto que o congresso com o tal de cunha só vem puxando para traz, não contribuindo como deveria e pode para que o país avance.

      • Galvão Postado em 06/Mar/2016 às 23:08

        Apoiado Eduardo, muito bem pensado. PAPAI LULÃO VAI VOLTAR. - EM 2018 LULALÁ. Morram de raiva coxinhas.

  8. Deisi Postado em 05/Mar/2016 às 08:35

    A Globo apoiou a ditadura, hoje se empenha para um golpe. Com apoio da justiça!

  9. Esmeraldo Cabreira Postado em 05/Mar/2016 às 10:39

    Máááss bááááhhhh! QuêÊÊê BARBARRIDADEÊê TCHÊÊ!! CAMORRA NAZIFASCHISTA GLOBO-MOSSACK SEQUÊSTRA LULA!! É SIM! FUNCIONÁRIOS DA SUPREMA CORTÊ DA REPÚBLICA DO PARANÁ, SOB ÓRDEM DO NAZI-JUIZ SERGEI MOURO, SEQUESTRARAM O CIDADÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL! LÁ NOS PARANÁ, A PRISÃO FASCISTCHIA COERCITIVA E A PRISÃO SEM PROVAS É NORMAL!!! INTÃO, SOB ÓRDENS DA CAMORRA GLOBO-MOSSACK O JUIZ TEVE UM EJACULAMENTO PRERCOCE E VAZOU AS INFORMAÇÃO TODA!!!! KKKKKKKKKKKKK11 CAIU A MASCARÁ!!! TÁ A SERVIÇO DA CÕRTE O MOÇO-DE-PRÊTO!!!! AGORA VÂMO TUDO PRÁ GUERRA SANTA CONTRA A GLOBO-MOSSACK-PSDB. !! VAMÕ SIM! TÔ INTÉ ME REALISTANÔ DI NÕVO NO ESÉRCITO DO PARTIDO DOS TRABALHADOR! TÔ SIM! É QUI EU TAUVA NA RESEVA, POR IDÁDI!! MÁS, EM CAUSO DI GUERRA NÓIS SE ALISTA DE NOVÔ PRÁ COMBATÊ A MÁFIA GLOBO-MOSSACK-PSDB!! VÔ INTÉ FAZÊ MINHA RE-AFILIAÇÃO NO PT... PEGÁ UMA CARTERINHA NOVINHA-DA-SILVA!! E VÔ VORTÁ A CONTRIBUIR COUNS TROQUINHO LÁ PRO PARTIDO. É QUI O LULA VAI SÊ CANDIDATO! VAI SIM! ELE TAMBÉIN TAVA MEIO APUSENTADO!! MAIS, AÍ, O NAZIJUIZ SERGIO MORO (O FUNCIONÁURIO GLOBAL!!) FOI LÁ PRORVOCÁ ELE!! VOI INTÉ FAZÊ UMA BANDÊRA NOVINHA IN FOLHA... VERMELHONA... CHEINHA DI ESSTRELA... VÔ SIM! GUERRA AOS NAZISTAS.... VAMOS AO COMBATÊ!!! VAMÔ SIM! EU VÔ SÊ ACEITO LÁ NO ENGAJAMENTO, APROQUÊ EU TENHO IDÁDI, MAIS EU TENHO CONHECIMENTO... TÔ ME SENTINDO CUMÔ QUI UM URSO QUI SAI DAS HEBERNAÇÃO!!! TÔ CUM FOMÊ DI CUMÊ COXINHA!!! TÔ SIM! LULA 2018. ABRAUÇO - Esmeraldo Cabreira. MESTRE E DOUTOR EM CIÊNCIAS UFRGS. ULBRA-RS.

  10. Rogerio Postado em 05/Mar/2016 às 22:12

    Há evidências demais para investigar moro e a rede podre. Ah, a concessão dessa porcaria vence em 2018. Será coincidência?

    • Eduardo Postado em 06/Mar/2016 às 00:35

      mas que se faça isto tem que ter um jurídico capaz de levar ao STF, por se tratar de Juiz Federal, uma arguição sobre os atentados contra pessoas que são presas como forma de forçar delação, agora um ato sem fundamento legal, criticado por ministro da suprema corte.... a OAB está de fora só assistindo, ou não seria uma ação errada, condenada pelo ministro Marco Aurelio Mello, motivo suficiente para ela vir manifestar???

    • Trajano Postado em 07/Mar/2016 às 06:55

      Rogério, 2018 ou 2022? Pelo que lembro, ela conseguiu renovar a concessão em 2007 por 15 anos, um absurdo, escândalo mesmo, já que autorizaram a renovação mesmo com a rede esgoto devendo ao fisco.

  11. Gildo Araújo Postado em 05/Mar/2016 às 23:33

    O fundamento jurídico que sustentou a manutenção do encarceramento do marqueteiro do PT foi avalizado pelo STF.

  12. Universitária Postado em 06/Mar/2016 às 17:26

    Podemos reclamar com a ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça. Vale lembrar que essa insegurança jurídica começou com AP470, um forçado domínio do fato repudiado até pelo autor e com o Moro escrevendo os votos da Rosa Weber "Não tenho provas mas a literatura me permite". Vamos cobrar dos "homens bons" que resolvam essa bagunça. Por que os delegados e a polícia faz selfie com as elites. Os juízes não respeitam as leis. Um juíz de 1ª instância desmontando o país. O STF homologa um processo - AP. 470, fraudulento. Só restou o CNJ. Eles têm que mostrar as caras. http://www.cnj.jus.br/ouvidoria-page/registre-sua-manifestacao

  13. Maurício de Souza Matos Postado em 06/Mar/2016 às 19:39

    Porque o MORO não agiu dessa mesma forma no caso do BANESTADO? O rombo naquele banco foi de mais de cento e cinquenta milhões de reais. A imprensa noticia o escândalo da Petrobras como o maior do mundo. Vejam que cara de pau.

  14. Onda Vermelha Postado em 06/Mar/2016 às 23:08

    A verdade é que apesar de manifestações iniciais do Teori que iria colocar uma "trava" no Moro muito pouco foi feito. Lembro que o Teori chegou a utilizar um termo forte chamando de "masmorras medievais" para qualificar as prisões para "forçar" as delações premiadas. Mas ficou só nisso! Moro e a "Força Tarefa" da Lava-Jato manejam muito bem as ações e o timing político de cada uma das "etapas" e os "vazamentos seletivos" para a mídia hegemônica amiga interessada em destruir um grupamento político, o PT. E com isso vai consolidando ilegalidades como a "condução coercitiva" aplicada em série e as "versões" sem praticamente nenhum contraditório, em muitos casos sonegando o acesso das defesas a íntegra dos autos, e nem o TRF, o STJ ou STF fez ou faz qualquer manifestação para coibir essa ilegalidade. Veremos se agora diante da 24 fase teremos uma "trinca" nessa estrutura. O Lula fez o que ninguém havia feito e combateu a politização de Moro e da "força tarefa" com uma defesa exemplar de sua própria dignidade, e parece ter rompido o cerco e o silêncio que tornava essa investigação quase incontestável. A opinião pública está "dividida" e isso pode, eu disse "pode", trazer alguma racionalidade a esse ambiente de profunda insegurança jurídica que foi gestado em Curitiba. Outra coisa! Não se diga que isso é uma novidade! Não é! Há relatos de que o Moro antes mesmo da deflagração da Lava-Jato, já era havia sido denunciado no CNJ por abusos em outros processos em que presidiu. Portanto, ele já é uma "figurinha carimbada", mas a mídia e nem blogues progressistas parecerem se interessar por esse histórico truculento. Infelizmente, não acredito que essa ousadia terá fim com manifestações de rua. Moro e a "força tarefa" já foram muito longe, e recuar agora seria desmoralizar a própria Lava-Jato em si e a "versão" que se construiu no imaginário de parcela da sociedade. Somente uma mudança de orientação dos tribunais superiores que parecem ainda estar constrangidos, seja, TRF, STJ, STF, ou mesmo, o CNJ, concedendo, por exemplo, habeas corpus em alguns casos requeridos, poderá mudar esse cenário. E, por enquanto, NADA indica que isso se fará, apesar da forte reação ao "sequestro" do Lula e de seus parentes e colaboradores.

  15. Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2016 às 07:35

    É muita inocência questionar os "vazamentos da PF para a Globo"´, sendo que as ordens de tumultuar e desestabilizar o Brasil partem da própria emissora. A PF apenas faz o serviço sujo.

  16. Carlos Postado em 11/May/2016 às 23:50

    Acabou a tetinha prá essa blosta vermelha que vocês chamam de 'blllllooog' . Chola mais. Your tears are delicious!!!