Redação Pragmatismo
Tecnologia 24/Mar/2016 às 14:19 COMENTÁRIOS
Tecnologia

Brasil e União Europeia juntos pelo desenvolvimento do 5G

Publicado em 24 Mar, 2016 às 14h19
brasil europa teconologia 5g

Brasil e União Europeia vão juntar esforços para o desenvolvimento da tecnologia 5G, a quinta geração das telecomunicações móveis. O acordo foi assinado em fevereiro pelo ministro das Comunicações André Figueiredo, durante a Mobile World Congress, em Barcelona.

O documento especifica que a cooperação se dará principalmente na busca de um entendimento nas discussões internacionais para padronização da tecnologia, na identificação das faixas de frequência, no intercâmbio de pesquisas e ações e no incentivo ao desenvolvimento de aplicações para cidades inteligentes, agronegócio, saúde e serviços públicos.

O secretário-executivo adjunto do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), Eder Alves, explica que o 5G, além de trazer ganhos na velocidade das conexões à rede, possibilita o avanço no desenvolvimento de novas aplicações para a internet das coisas (IoT).

Nas gerações anteriores, a mudança era basicamente um ganho de velocidade. O 5G vai ter ganhos de velocidade, mas, mais que isso, ele vai permitir aplicações como carros autônomos, automação industrial, a conexão de uma grande quantidade de dispositivos em um mesmo ambiente. O 5G deve ser o grande habilitador da internet das coisas“, afirma.

Alves também relata que o Ministério das Comunicações planeja para o segundo semestre a realização de uma chamada pública para premiar projetos na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com apoio do Brasil e da União Europeia. Também está nos planos a promoção de um seminário com a participação de especialistas e pesquisadores europeus.

Ministério das Comunicações

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS