Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 08/Mar/2016 às 15:31
14
Comentários

Bispo incita ódio contra Lula em sermão para fiéis

Dom Darci Lula Jararaca Aécio
Dom Darci, que pediu para “pisar na jararaca”, entre Aécio e Alckmin, homens de Deus

O jornalista Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, criticou o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci Nicioli, por incitar ódio contra o ex-presidente Lula entre os fiéis, durante sermão no último domingo.

“Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas. Vencer o mal pelo bem”, afirmou o bispo, dois dias depois de o ex-presidente Lula se referir a si mesmo como uma jararaca, por ter sobrevivido à investida da Operação Lava Jato.

Segundo Kiko Nogueira, diante da repercussão do vídeo com suas palavras, dom Darci afirmou que se referia à necessidade de “expurgar todo o mal” e que não há relação do discurso com as investigações sobre o ex-presidente. O jornalista cobrou menos dissimulação por parte do religioso.

Leia a íntegra do texto de Kiko Nogueira abaixo:

O bispo auxiliar de Aparecida, em São Paulo, deve ter achado que estava prestando um serviço importante aos fieis no domingo, dia 6, incitando o ódio entre eles.

Numa basílica lotada — a capacidade é de 45 mil pessoas —, Dom Darci Nicioli não ofereceu uma palavra de conforto, de sabedoria, de calma, de reflexão num momento delicado do Brasil.

Preferiu, montado provavelmente no que considera uma espécie de ira divina, sugerir que suas ovelhas partam para a ignorância, citando Lula indiretamente.

“Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas”, falou em sua homilia. “Pisar a cabeça da serpente. Vencer o mal pelo bem. Por Cristo, Nosso Senhor” etc etc.

(Caso você tenha estado em coma nos últimos dias, Lula se referiu a si mesmo como jararaca na coletiva depois da operação da Polícia Federal na sexta feira.)

Dom Darci, evidentemente, pode achar o que quiser de qualquer coisa. Mas deveria, ao menos, assumir sua posição e lidar com isso. Preferiu cometer outro pecado, o do cinismo, ao comentar o sermão.

Diante da repercussão do vídeo com suas palavras, afirmou que se referia à necessidade de “expurgar todo o mal” e que não há relação do discurso com as investigações sobre o ex-presidente.

“Não era a intenção, mas não ficou ruim. Poderia ter sido uma jiboia, uma jararacuçu, por acaso saiu jararaca”, declarou, piadista. “A Operação Lava Jato, no meu entender, demonstra que as instituições estão funcionando. E, no jogo democrático, todos devemos ganhar com isso. Ninguém pode viver ao arrepio da lei.”

Ninguém, sem dúvida, inclusive e principalmente os sacerdotes brasileiros pedófilos sobre os quais ele, seus colegas e chefes jamais se manifestaram.

Em Franca, a alguns quilômetros de onde fica o indignado Darci, o padre José Afonso Dé foi acusado de abusar de quatro adolescentes em 2010. Aos 82 anos, o fauno de tapete foi condenado a 60 anos de prisão. Está livre, leve, solto e pregando com suas mãos peludas.

Como seus piores rivais evangélicos, Darci demoniza apenas um grupo. Em 2015, no feriado de 12 de outubro, na presença de mais de 100 mil almas, entre as quais a de Geraldo Alckmin, pediu “seriedade” a Dilma.

“Fala-se que o Brasil está em crise e está mesmo. Crise política, crise econômica financeira. Certamente na base desta crise está uma grande crise moral, uma crise de valores”, criticou.“Não falta dinheiro, falta seriedade no uso do dinheiro”.

Dante Alighieri colocou os semeadores de discórdias no oitavo círculo do inferno. Eles se dividem em três tipos, sendo que um deles é o dos instigadores de conflitos sociais. Trespassados pela espada de um demônio, alguns têm as orelhas, o nariz e a língua cortadas.

Mas Dom Darci prefere o consumo dos jornais e da tevê à Divina Comédia e, se bobear, à Bíblia. Deus proteja os pobres rebanhos de Aparecida da fúria seletiva e hipócrita do bispo Darci.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Deisi Postado em 08/Mar/2016 às 17:23

    O presidente da CNBB, Dom Sérgio, já se manifestou contra o impeachment, mas os oportunistas da igreja católica insistem em não respeitar a opinião do presidente da CNBB. Inclusive um padre do Paraná que tem programa no rádio, não deixa de ser partidário, expressa suas opiniões sobre politica.No dia da nota, disse que ia se interar, para depois opinar. Detalhe nunca mais tocou no assunto. Quando 200 professores foram barbaramente massacrados peloa polícia do richa, ele disse que foi confronto. Quanta hipocrisia!

  2. Paulo Figueira Postado em 08/Mar/2016 às 17:26

    Essa diocese de Aparecida é um reduto do que há de mais atrasado na Igreja Católica

  3. Deisi Postado em 08/Mar/2016 às 18:32

    O bispo coxinha nem e oficial e auxiliar!

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 08/Mar/2016 às 19:56

    """""Pisem na cabeça daqueles que se autodenominam jararacas = eu não estava falando de Lula""""". Ah, toma vergonha, bispo...porra...incitar ódio e depois ficar de mimimi dissimulando o real sentido do que falou...isso não é nada católico. Que patetice. Tenha hombridade e assume o que falou pelo menos. E que foto comprometedora...tá extremamente a vontade ladeado por dois caciques tucanos...

    • Ricardo Postado em 24/Mar/2016 às 17:20

      Não sei o que é pior: alguém que se autodenomina homem de Deus incitar conflitos ou a COVARDIA em admiti-lo.

  5. Salomon Postado em 08/Mar/2016 às 20:10

    O preço da democracia é deixar que inúmeros imbecis falem. São tão imbecis que querem acabar com o direito de eles mesmos falarem. Uma aberração a ignorância. Certamente o distinto sacerdote acredita que o Carpinteiro de Nazaré estaria ao lado de um ladrão de merenda de criança, de um narcotraficante construtor de aeroportos, de um vampiro que nunca teve uma ideia própria e de um professor aposentado que vendeu tudo e deixou o país na lama..

    • Ricardo Postado em 24/Mar/2016 às 17:21

      É que ele não leu o que está escrito naquele livro que ele segura quando critica os que chama de "comunistas".

  6. Gersier Postado em 08/Mar/2016 às 20:18

    "Hoje, o Santuário é um grande centro evangelizador", é o que diz a página do santuário na rede. Grande mentira Não sou católico, mas gostava de assistir aos domingos a missa transmitida pela TV Aparecida. Já estive em Aparecida diversas vezes e por algum tempo alimentei a vontade de morar naquela cidade. Nesse domingo comecei a assistir a missa pela referida tv, mas tive que me ausentar para resolver um problema e não vi o que esse bispo por quem eu tinha um certo respeito, disse. Como são mal agradecidos esses senhores. Um dos presente ganhos por eles foi dado exatamente por um dos perseguidos pela casa grande, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Não me lembro se a construção da torre onde está localizado o museu, ou a passarela que liga a Basílica velha ao Santuário. Perderam um telespectador.

  7. Phelipe Postado em 08/Mar/2016 às 21:56

    Igrejas....igrejas.....para q servem mesmo? Ah não ser p enricar os padres e pastores desse país....

    • sidney Postado em 09/Mar/2016 às 16:43

      Enricar os pastores não, Silas Malafaia...

    • Ricardo Postado em 24/Mar/2016 às 17:22

      Concordo! Menos idealismo, mais materialismo!

  8. Rodrigo Postado em 09/Mar/2016 às 10:55

    (Outro Rodrigo) É sabido que, assim como há intolerância religiosa, também há intolerância contra a religião - uns atentam contra o Estado laico, ao que outros contra a liberdade de culto. Reconheço, por óbvio, que parte da intolerância contra a religião tem causa nesta própria, em razão de extremismo de sacerdotes, fiéis e até mesmo da instituição como um todo. Que muitos já foram perseguidos pelas instituições religiosas, como muitos religiosos e fiéis foram perseguidos por ideologias. Seguindo, certo é que a Bíblia traz a serpente como responsável pela tentação, pela divisão, Maria sendo conhecida na tradição católica como Aquela que esmagou a cabeça da serpente. E, quanto ao caso concreto, conheço concordando que a foto inicial é em muito desfavorável, nada tranquilizadora - ressalvada hipótese de um evento ao qual fora convidado, não é simétrico criticar o projeto de poder de um, mas não o de outro. Mais, Jesus nos ensinou a prática da fraternidade, da caridade, mas não referências equívocas que liguem esmagar cabeça de serpente a pessoa que se defina como uma cobra. Assim, concordo em grande parte com a critica - instituições religiosas têm o direito de expressar uma posição aos seus fiéis, mas com grande cuidado quanto ao exercício abusivo de um direto (hipóteses que remontem à incitação ao ódio, à contrariedade às lições de amor de Jesus). E, por fim, todo meu apoio quanto às acusações de prática de pedofilia e acobertamento de tão brutal violência contra os mais indefesos. E, ainda nesse sentido, a quantas anda o processo do ex-prefeito petista e ex-assessor de Gleisi Hoffman, Eduardo Gaievski? Sofreu condenação em primeira instância por acusação de estupro contra crianças. Já foi tudo esclarecido e ele foi absolvido? Não vejo qualquer manifestação nos blogs, dos companheiros e do partido (talvez exista e eu ainda não a conheça...). O caso merece acobertamento, como aquele criticado à Igreja, não vem ao caso? Pode ser retirado, se alguém achar melhor?

  9. Thiago Teixeira Postado em 09/Mar/2016 às 13:33

    Poliana? O que você acha? Precisamos dos votos desses fiéis? 113% deles automaticamente votam em políticos da direita. É a mesma coisa de reunirmos a torcida do Flamengo e falarmos mal da Young Flu (Torcida do Fluminense).

  10. sidney Postado em 09/Mar/2016 às 16:42

    Porque estão aflitos com esse bispo? O cinismo é típico do PSDB, as pessoas que comungam com o partido logo se adaptam. Até religioso. Mas, graças a Deus que a igreja católica não é representada por esse sujeito mentiro. Infelizmente, ele está no púlpito da igreja destilando veneno de jararaca. Que Deus tenha "piedade" dele... rsrs

O e-mail não será publicado.