Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 02/Mar/2016 às 15:10
4
Comentários

Bernie Sanders venceria qualquer candidato no voto, revela pesquisa da CNN

Bernie Sanders ganharia dos 3 republicanos no voto popular se as eleições presidenciais fossem hoje, diz pesquisa da CNN; Hillary Clinton só bateria Donald Trump

Bernie Sanders eleições eua pesquisa vence voto
Bernie Sanders (reprodução)

O democrata Bernie Sanders ganharia de qualquer um dos três principais pré-candidatos republicanos, o megaempresário Donald Trump, o senador pelo Texas Ted Cruz e o senador pela Flórida Marco Rubio, se as eleições presidenciais americanas ocorressem hoje, segundo pesquisa da emissora CNN em parceria com o instituto ORC International. A pré-candidata Hillary Clinton, líder até agora das prévias democratas, só levaria vantagem contra Trump.

De acordo com a pesquisa, cuja margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Sanders, senador por Vermont, bateria Trump por 12 pontos percentuais (55% a 43%), Rubio por oito (53% a 45%) e Cruz por 17 (57% a 40%).

Hillary, ex-secretária de Estado de Barack Obama e ex-senadora por Nova York, teria oito pontos de vantagem sobre Trump (52% a 44%), aparecendo atrás, dentro da margem de erro, de Rubio (47% a 50%) e Cruz (48% a 49%).

A pesquisa ouviu 910 eleitores registrados, e outros 10 que pretendem se registrar até as eleições de novembro, entre os dias 24 e 27 de fevereiro. Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório.

Até o momento, com prévias realizadas em quatro Estados norte-americanos, Hillary conquistou mais delegados democratas do que Sanders (91 a 60). Outros 455 superdelegados, dirigentes e políticos democratas que votam de forma independente, já declararam apoio a Hillary, enquanto 22 se disseram a favor de Sanders.

Entre os republicanos, Trump, como Hillary, venceu três das quatro prévias, colecionando 82 delegados, contra 17 de Cruz e 16 de Rubio. O governador de Ohio, John Kasich, e o neurocirurgião Ben Carson, que ainda estão na disputa, conquistaram seis e quatro delegados até agora, respectivamente.

As prévias têm votação indireta, semelhante às eleições de novembro: a população vota em seu nome preferido, mas a escolha é convertida em número de delegados, que são representantes deste candidato na convenção nacional do partido, onde o vencedor é definido.

com CNN

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Tiago Postado em 02/Mar/2016 às 17:07

    sistema de votação totalmente a mercê de fraudes. Al Gore aquela vez conseguiu tanto a maioria absoluta quando o de delegados e não assumiu

  2. gustavo0 Postado em 02/Mar/2016 às 21:22

    Bernie Sanders me lembra uma história; só não sei ao certo se é da um velhote socialista maluco ou a de um político irresponsável com uma ideologia absurdamente fracassada, acho que me lembra as duas...

    • Zeca Rodrigues Postado em 02/Mar/2016 às 23:59

      como se as ideologias de direita tb não fossem um fracasso...o neoliberalismo até pode dar certo pra um pequeno grupo, mas pra uma imensa maioria se mostra altamente nocivo.

    • tiago Postado em 03/Mar/2016 às 09:30

      claro claro, o que dá certo é o capitalismo né? Dá certo pra 2% da população mundial, na boa, isso não é dar certo.......