Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 07/Mar/2016 às 11:32
26
Comentários

A desilusão com a política, com a mídia e com a Justiça

política mídia justiça Lula Moro

por Florestan Fernandes Jr.

Passei 3 dias em silêncio refletindo sobre os acontecimentos no Brasil. O que vou dizer não vai agradar muitos dos meus amigos, mas é o meu sentimento.

Alguns políticos que marcaram minha geração e alimentaram meus melhores sonhos se distanciaram de alguns princípios. De Fernando Henrique a Lula de Covas a Zé Dirceu. É triste constatar hoje as escorregadas, pra dizer o mínimo, que muitos desses ícones da política deram depois que chegaram ao poder.

Não é ilegal receber dinheiro de empreiteiras e bancos para financiar institutos privados como fizeram o sociólogo e o operário. Mas, para mim, é antiético. Como é antiético um juiz aceitar prêmios de órgãos de comunicação em plena operação que mexe com interesses financeiros e políticos dessas empresas.

Complicado entender os princípios que norteiam uma ex-empregada domestica e defensora dos seringueiros fazendo campanha tendo à tiracolo um grande grupo empresarial e um poderoso banco privado. E como explicar a metamorfose que transformou o Geraldinho, um jovem deputado boa praça, no imperador de um estado que governa com mão de ferro protegido por parte da justiça e da imprensa? Qual o real compromisso de partidos que fazem das obras públicas uma negociata por dinheiro para campanhas milionárias ou para o enriquecimento ilícito?

Nesse ponto, nenhuma das grandes legendas é melhor que a outra. Todas têm um rastro de pólvora ligado aos caixas dois de empreiteiras, bancos e multinacionais. Os casos vão da Petrobras passando pela Cemig em Minas, Metrô de São Paulo e desaguando na merenda escolar roubada de nossas crianças.

No barraco pelo poder, todo o podre da nossa “Velha Nova República” veio à tona e o mau cheiro se espalhou rapidamente. Amantes que receberam dinheiro de contas em paraíso fiscal, empresários de comunicação que sonegam impostos e constroem mansões em áreas de reserva ambiental, aeroportos construídos em fazenda de governadores, agentes da PF que vendem informações sigilosas, contas secretas do presidente da Câmara dos Deputados, triplex na praia e apartamento em bairro chique de Paris.

Para temperar a podridão, os vazamentos seletivos que manipulam a opinião pública e comprometem totalmente a Lava Jato. Uma operação que desde seu início vem sendo usada politicamente e que apresentou na última sexta-feira um espetáculo lamentável. A condução coercitiva, além de ilegal, fez do ex-presidente Lula um “preso por algumas horas”. Deveríamos bater panelas pelo todo da obra.

Nossos representantes chegaram ao fundo do poço e estão levando com eles nossos empregos, nossa autoestima e, se a irresponsabilidade continuar, a nossa democracia.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. sergio paez Postado em 07/Mar/2016 às 13:13

    porque tanta birra com a globo se ninguem mais assiste esta merda ???? se o pt acha ela culpada porque nao cancela os contratos com ela ????

  2. Joel Postado em 07/Mar/2016 às 13:48

    Parabéns Florestan! Os genes do seu pai deram frutos maravilhosos! Mais uma vez um Florestan vem trazer um pouco de esclarecimento e alento nesse momento tão complicado. Existe uma maldição milenar Chinesa mais ou menos assim: Que seus filhos nasçam em um momento de mudanças na história Estou vendo a história ser escrita! Acho que amaldiçoaram minha mãe!

  3. Jonas Schlesinger Postado em 07/Mar/2016 às 14:15

    Seletivismo é osso...

  4. felipe Postado em 07/Mar/2016 às 14:19

    Com exceção do penúltimo parágrafo, um belo texto para se refletir.

    • poliana Postado em 07/Mar/2016 às 16:03

      qual o problema com o penúltimo parágrafo? ele se equivocou? mentiu? falou a mais pura verdade!

      • Felipe Postado em 07/Mar/2016 às 19:36

        Claro que se equívocou, fico com o que o Naro disse abaixo, mas não deixa de ser um belo texto que se faz pensar.

  5. ismael geraldo dos santos Postado em 07/Mar/2016 às 14:33

    Esta em sena politicos que a qualquer preço,desejam derrubar tudo que ja se construiu neste pais ,nestas ,ultima decadas ,por conta de sua enquecequente polica,ao ser derrotado falou em alto e bom tom que faria oposição mais isto não é oposição isto é golpe.

  6. poliana Postado em 07/Mar/2016 às 14:37

    "Complicado entender os princípios que norteiam uma ex-empregada domestica e defensora dos seringueiros fazendo campanha tendo à tiracolo um grande grupo empresarial e um poderoso banco privado"..............................tenta explicar isso pro felipe. só ele n consegue enxergar o óbvio!!!!!!!!!!!!

    • felipe Postado em 07/Mar/2016 às 17:15

      ok Poliana, enxergar o que? Que um banco apoia a Marina??? Elas pagaram alguma propina para ela? fizeram algum caixa 2? desviaram algum dinheiro? participaram de alguma licitação fraudulenta? Porque se tem me avisa que vou mudar meu conceito sobre ela, ja com PT, PSDB, DEM, e outros ta cheio de denúncia sobre o apoio que eles tiveram, principalmente o PT, e não ví nenhum questionamento seu sobre a campanha da Dilma financiada com dinheiro desviado da petrobrás, a eleição valeu assim mesmo? Em tempo, não tenho medo de mudar de posição, não sou orgulhoso e não bato no peito para defender político não, se precisar falar mau da Marina, se pintar denúncias contra ela, serei um dos primeiros a critica-la, esse negócio de defender político bandido, safado e corrupto e coisa de gente sem caráter.

      • Jonas Schlesinger Postado em 07/Mar/2016 às 20:22

        Só observo '-'

      • poliana Postado em 07/Mar/2016 às 20:23

        imagina, felipe!! n tem nada ter banqueiros por trás de sua campanha. os banqueiros são seres tão altruístas e iluminados. do bem mesmo! qdo a marina defendeu abertamente a independência do banco central então, nem passou pela minha kbça pq ela estava fazendo akilo...mas enfim...vc tá "sertinho"...tudo ok com a marina.

      • poliana Postado em 07/Mar/2016 às 20:25

        aliás, ela já disse quem é o dono do avião q ela e o eduardo campos usavam durante a campanha?

      • Felipe Postado em 07/Mar/2016 às 21:52

        To vendo como o BC sob a dependência do governo tem gerado belos efeitos em nosso economia, estudei um pouco sobre Keynes e posso dizer que ela naocesta muito errada não, estude um pouco sobre a frase Laissez faire e entenderá um pouco do que estou dizendo, sobre o avião já foi dito que a queda foi erro do piloto, o dono do avião eu mesmo não soube de nada, VC sabe? Compartilha aí, e vc acha que ela matou ele? Gostaria de entender sua lógica de ver uma campanha vencida com dinheiro de corrupção e VC achar correto e não falar nada e querer questionar a Marina que ainda digo ainda não tem nada contra ela, diga aí o que pensa da campanha feita com dinheiro de corrupção ela vale????

      • poliana Postado em 08/Mar/2016 às 16:15

        felipe, n disse q foi ela q o matou, lhe fiz uma pergunta q desde o episódio fatídico é feita e até hj ninguém respondeu, tampouco a marina! será q ela n sabe de quem é o jatinho? alguém tem q pagara conta né? quem é??? e vc se refere à delação do delcídio? DELAÇÃO PREMIADA? akela q ele desmentiu?olha, se ficar provado mesmo, me indigno sim, mas o q me indigna mais, é saber q todo esse circo midiático foi criado com a única intenção de derrubar o pt do poder e toma-lo a força, já q democraticamente, pelo exercício do voto, está impossível para o psdb!!! sabemos q essa operação n tem nada a ver com combate à corrupção, n seja inocente! assim q eles conseguirem derrubar o pt e impedir q lula seja candidato em 2018 (esse é o principal objetivo), toda operação chegará ao fim! ou vc realmente, do fundo do seu coração, acredita q aécio, alckimin, fhc, serra e cia, pagarão por seus crimes??! é isso q me indigna mais! ou vc realmente acredita q com todo esse circo midiático montado, os barões da mídia vão permitir q a marina silva ou o "bolsomito" sejam eleitos?! vc realmente acredita nisso?? vc realmente tem alguma dúvida q tudo isso n está sendo feito para q o psdb volte ao poder????????é isso q me indigna de corpo e alma!!!!!!!!!!!

      • felipe Postado em 08/Mar/2016 às 18:58

        Poliana, minha indignação primeiro é com a corrupção, os partidos permitiram esse tipo de conduta, Marcelo Odebrecht foi condenado hoje por causa disso, ja foi comprovado que as empreiteiras desviaram dinheiro para campanha do PT não foi o Delcídio que disse isso já foi provado, qual sua opinião sobre isso? Vc sabe que a campanha do PT foi financiada por empreiteiros através de de dinheiro desviado da Petrobrás, isso ta certo? a campanha vale assim mesmo? se fosse a campanha de qq outro político minha indignação seria a mesma, se qq banco desviasse dinheiro para a Marina vc acharia correto? seria uma campanha legal? se ela ganhasse valeria?

      • poliana Postado em 09/Mar/2016 às 19:56

        felipe, as empreiteiras e os banqueiros SEMPRE FINANCIARAM toda e qualquer campanha política, inclusive as da sua ídola marina silva!!! isso é histórico! é sujo, é imoral, é anti ético é corrupto, é tudo, mas sempre foi uma realidade!!! me indigno com a corrupção assim como vc! o q vc quer que eu faça pra mudar isso? é claro q eu me indigno!!!! mas essa é a prática no país desde q o mundo é mundo!! digo e repito: se o psdb estivesse no poder, a grande mídia jamais estaria armando todo esse circo midiático! vc sabe muito bem q alava jato n tem nada a ver com o combate à corrupção!o único intuito disso tudo é impedir q lula seja candidato em 2018, desgastar ao máximo a imagem do pt, e levar o psdb de volta a presidência! n se iluda pq a sua ídola n irá ganhar, o bolsonaro tb não!!! assim q o psdb voltar, veremos o brasil ser retratado como um mar de rosa, o reino encantado do armínio fraga, do aécio, do fhc edo psdb!! o dólar vai cair, ficara 1 real tudo graças a política econômica do gênio armínio q estudou em HARVARD. os nossos serviços públicos agora serão de1º mundo, nunca mais veremos pessoas morrendo na fila do sus, o psdb vai nos tornar um reino encantado!!! é isso q a grande mídia vai retratar assim q conseguirem derrubar o pt e levar o psdb de volta à presidência!!!!!!!!!!!!!! VC SABE DISSO!!!!

      • poliana Postado em 09/Mar/2016 às 19:58

        e outra, aos trancos e barrancos, dilma n sofrerá impeachment! o procsso no tse será um pouco mais longo, demorará mais de 1 ano, quase 2..e qdo chegar ao fim, já estaremos em 2018, ano de eleição. então todo esse circo é pra desgastar o governo e a imagem do pt, impedir a todo custo a candidatura do lula em 2018, e aí sim, ano eleitoral, o psdb volta! aguarde o final desse circo midiático!

      • poliana Postado em 09/Mar/2016 às 19:59

        a lava jato visa tanto combater a corrupção,q o nome do aécio já foi mencionado 3x e nada é feito (a última foi arquivada). inclusive o sergio moro teve o descaro de certa vez, comentando sobre esse assunto, dizer "isso não vem ao caso"! viu como eles querem combater a corrupção!!!!!!!isso é que me indigna!

  7. Giovani Postado em 07/Mar/2016 às 14:51

    Não seu se este comentário vai ser publicado, mas tenho de dar os parabéns aos membros deste site por terem, finalmente, aberto os olhos. Continuem assim, sejam cada vez menos puxadores de saco da Esquerda e demonizadores da Direita, vejam o todo político atual como um só.

  8. Marcos Postado em 07/Mar/2016 às 14:54

    É ilusão acreditar que a força do poder econômico não tem influencia na politica, isso vai do capitalismo solidário de Lula ao liberalismo econômico "privataria" do FHC. A linha é muito tênue sobre o que é legal e o que é moralmente aceito na politica, quando do primeiro mandato de Lula a primeira linha do PT (Dirceu e outros) usaram os mesmos mecanismos de fazer politica adotado nesse pais a 500 anos, foram denunciados e presos, não contentes com isso começaram a atacar o apoio econômico do partido (grandes empresas nacionais), a maioria dos empresários ainda esta em cana, o que estamos questionando é o poder da família Marinho (organização Globo), em mais uma vez fomentar um golpe contra os interesses dessa nação, eu acredito que os marinhos conseguiram seu intento, já que a mobilização do dia 13 pode levar a um confronto entre os defensores de Lula e a direita que esta mobilizando o neopentecostais para essa data restaurando com isso os mesmos temas de 1964. Espero estar errado,porque o que esta em jogo é nossa democracia, e que dessa vez a tríade Rojojo (Marinho) não saiam livres desse intento, afinal hoje o mundo ficou bem pequeno com as redes sociais. obs. a politica é pra quem tem estomago forte.

  9. eu daqui Postado em 07/Mar/2016 às 14:54

    Quem aqui é assediador pra estar desiludido com a justiça? Logo agora que tem um monte de condenação por assédio moral é que os petistas estão desiludidos, é? Pura confissão....kkkkkk

  10. Márcio Ferreira Postado em 07/Mar/2016 às 15:22

    Excelente artigo. Muito sóbrio e equilibrado. Pena que opiniões assim costumam ser tachadas por aqui de hipócritas, golpistas e tendenciosas... Parabéns ao PP por publicar texto com tal teor.

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 07/Mar/2016 às 15:57

    Vai ter alta receptividade coxinha esse texto.

    • Eduardo Postado em 07/Mar/2016 às 18:22

      E alta hostilidade dos fanaticos que nao conseguem tecer uma critica ao seu ídolo maximo

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/Mar/2016 às 21:48

      Conforme o esperado.

  12. alucha Postado em 08/Mar/2016 às 16:35

    adorei