Nicolas Chernavsky
Colaborador(a)
Compartilhar
Lula 02/Mar/2016 às 11:49
19
Comentários

A caça ao ex-presidente Lula e a banalidade do mal

Você acha que a caça ao Lula é movida só por pessoas conspiradoras com um projeto de poder sofisticado? Não. Apesar de haver este tipo de pessoa na caça, uma análise mais atenta e menos estereotipada mostra que o(a) caçador(a) de Lula pode ser uma pessoa banal, como tantas que conhecemos em nossa vida diária

lula sindicalista caça preso justiça stf

Nicolas Chernavsky*

O mal não é necessariamente a maldade. O mal também surge das coisas funcionarem mal, como a grafia das palavras nos indica. Quando alguém compreende mal a realidade, pode muito bem fazer o mal. Daí surge a banalidade do mal.

Na caça ao Lula atualmente em vigor no Brasil, apesar de haver algumas mentes que arquitetam a caça, uma infinidade de elos na cadeia que tenta levar Lula à prisão é realizada por pessoas que nada têm de conservadorismo sofisticado. São pessoas extremamente parecidas a uma infinidade que conhecemos durante a vida, sendo que muitas dessas até são nossas amigas. Em geral são antipetistas convictos(as) que alcançaram um alto nível de hostilidade ao PT (entendido “PT” como um conjunto composto por PT, PCdoB, grande parte do PSOL, CUT, MST, qualquer coisa comunista, socialista ou que use muito a cor vermelha, entre outros movimentos sociais).

Assim, uma vez que a caça ao Lula e sua eventual condenação sem provas por qualquer coisa com o intuito de tirá-lo da eleição de 2018 seria um prejuízo enorme para a qualidade da democracia brasileira (pois Lula é um eventual pré-candidato presidencial com chances reais), a defesa da democracia brasileira passa por trazer esta caça ao Lula à luz, justamente para que essa infinidade de pessoas que fazem os elos desta caça quase automaticamente reflitam sobre a diferença entre “achar” que Lula é culpado e haver provas incontestáveis no processo legal de sua culpa. “Achar” é uma questão política que se expressa nas urnas. Prender alguém é algo diferente, que precisa de provas.

Leia aqui todos os textos de Nicolas Chernavsky

Se analisarmos os movimentos nas instituições, veremos que, apesar de algumas pessoas chaves provavelmente terem uma ideia estratégica de como caçar o Lula, essa estratégia não daria certo se não houvesse inúmeras pessoas, entre procuradores(as), delegados(as), juízes(as), policiais, jornalistas e burocratas de todos os tipos que foram chancelando como correias de transmissão as decisões estratégicas da caça. E porque chancelam essas decisões? Será que é só porque são muito antipetistas? Ou há algo mais? Há algo mais.

As pessoas estão imersas em um caldo de cultura no qual têm um trabalho, que lhes dá um salário, com o qual fazem suas compras, vão à praia no fim de semana, jogam videogame ou vão naquele restaurante legal. E nesse cotidiano, a televisão que está no consultório médico, no bar, no cabeleireiro e no clube dá a entender que Lula é culpado. Não é fácil ver muito mais além dessa bolha: ver que coisas como a caça ao Lula são o que limita seu salário, o que enrijece e estende seu horário de trabalho, o que destrói a natureza e envenena sua comida, o que lhe tira a possibilidade de viver pra sempre já que se investe tão pouco proporcionalmente na longevidade humana.

Nessa caça ao Lula, o que podemos fazer é não só tentar fazer com que a lei seja cumprida, mas também mostrar o quão forte é o componente antipetista nessa caça. Se isso for conseguido, ou seja, se o povo brasileiro entender que esta caça está sendo feita com aquele espírito de opinião política que deveria se expressar nas urnas, e não nas instituições estatais, este povo será capaz de, nas urnas, desfazer qualquer equívoco dessas instituições. Pois o mal pode ser banal, mas o bem não.

*Nicolas Chernavsky é jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), editor do CulturaPolítica.info e colaborador do Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Ribeiro Postado em 02/Mar/2016 às 16:47

    """"Lula é culpado. Prendam ele. Logo. Depois a gente vê do que ele é culpado"""". Elas estão descontroladas. Mas nem as culpo. Desespero é cruel demais. Só de imaginar aquela musiquinha voltando daqui 2 anos: ''LULA LÁ - BRILHA UMA ESTRELA''...o corpo delas entra em síncope...a vida judia demais desses coitados..

    • Deisi Postado em 02/Mar/2016 às 18:21

      O desespero e o inconformismo tomou conta dos coxinhas desde de outubro de 2014, perderam o rumo.

    • Rogerio Postado em 02/Mar/2016 às 18:30

      Concordo. É o mais irritante pros coxinha é ver pobre viajar de avião e fazer faculdade. Isso não perdoam mesmo.

  2. luis Postado em 02/Mar/2016 às 21:11

    Você só pensa assim porque você não gosta de pobre andando de avião. (?!?!?!?!?!!?)

    • GISELY Postado em 20/Mar/2016 às 22:39

      Bem pobre, pobre mesmo não está andando de avião, mas sim juntamente dinheiro para fechar as contas.no fim do mês e viajar é para as férias. Isto se puder, pois muitos perderam o emprego. Tanta gente morando nas ruas, só aumenta. Será que eles também podem viajar? É esta situação que pensei que o Pt iria acabar?

  3. gustavo0 Postado em 02/Mar/2016 às 21:18

    Boa Rodrigo, eu consegui visualizar a face de Reinaldo Azevedo no seu comentário, oque não o invalida de forma alguma, que fique claro. Em tempo, a resposta é sim, por essas e outras Lula é um legítimo coxinha, malandro e desonesto. Sic et simpliciter.

    • Gisely Postado em 20/Mar/2016 às 22:41

      Pois é.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 03/Mar/2016 às 10:25

    Rodrigo é um coxinha tão alienado, mas tão alienado, tão perdido e desantenado, que ainda está no factóide do mês passado. Menino...já partiu a ordem da Globo, não é mais pra tocar no assunto triplex...é pra deixar o assunto morrer. O factóide do momento já é outro. Agora a Globo quer foco nos pedalinhos, entendeu? É assim que vocês vão conseguir a cabeça de Lula: foco total nos pedalinhos. Obedeça seus mentores globais e fique indignado apenas com os pedalinhos. Triplex morreu. Pedalinhos. Triplex não. Seja um coxinha menos aloprado. Escândalo indignante ultrajante desmoralizante do momento = PE-DA-LI-NHOS. Ficou claro?

    • Valle Postado em 03/Mar/2016 às 11:28

      @Eduardo, estou esperando seu argumento sobre o triplex ainda. Porque quem está seguindo a pauta da globo e mudando de assunto porque os Marinhos também são suspeitos aqui é você.

    • luis Postado em 03/Mar/2016 às 11:58

      """""Basta Lula esclarecer os 2,5mi que seu filho recebeu por um trabalho copiado do wikipedia, o sitio que não é dele mas ele usa 100 no ano, mandou sua mudança quando saiu do planalto, comprou entre outras coisas barcos e pedalinhos, mas não é dele."""""

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Mar/2016 às 14:29

      Que triplex, menino Valle? O que sabidamente não é do Lula e que a Globo mandou parar de falar a respeito porque as ilações são fracas/inexistentes, dessa cartola já não sai mais coelho nenhum, e de quebra causou sérios problemas na imagem dela? Meu argumento sobre um triplex que não é do Lula é o mesmo argumento sobre um triplex que não é meu, que não é seu...qual é seu ponto exatamente? Vamos falar sobre aquele triplex que não é seu tambem?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 03/Mar/2016 às 15:00

      ué...mas o dono da oi, da friboi e de 700 estatais precisa disso pra ganhar dinheiro? vacilo dele...ele deveria deixar as consultorias pra quem tem o que dizer de verdade, gente gabaritada, intelectual, honesta, como FHC....quando este belo brasileiro ganha dinheiro mexendo sua boca de sacola pra proferir empulhação em cima de empulhação, ""ohh, é o doutor falando, o sábio de sorbonne, esse merece cada centavo pago pra ele falar""......e não é 100 vezes...foram 111 vezes que lulão foi pra chacrinha lá...a precisão é necessária, porque emula seriedade (não é 110, nem 112...é cravado 111), cria um subterfúgio lindo ("nhééé...se fosse mentira não iam falar um numero feio e quebrado...falariam 100, 110, ou 120, ou 150...nunca 111...então é verdade") e confere ares de "investigação rigorosa" ao factóide. Por favor, corrijam o Rodrisgoto, peçam pra ele ater-se aos detalhes do factóide, senão o factóide perde força. Ele já é raquitico e não se aguenta em pé, e o cara ainda fica avacalhando com a seriedade do factóide....por fim, eu acho - só acho - que pedalinhos se usam em lugar aberto, lagos e tal...acho - se me permite - que foram comprados pra serem usados especificamente no sítio que Lula e a familia frequentam...e acho - nunca tive pedalinhos, posso estar enganado - que são grandes e pesados, dificultando o transporte....então...onde exatamente ele deveria deixar? Rodrisgoto deve achar que o certo é levar o piano até o banquinho e não o contrário...pra estranhar pedalinhos estacionados num lago...por ele, o lago seria transportado até o apartamento e seria tudo levado pro sitio quando fossem usar...

    • luis Postado em 03/Mar/2016 às 22:07

      """""""""o triplex causou sério problemas na imagem da globo."""""""""""""""

  5. Washington Postado em 03/Mar/2016 às 10:33

    Tirando o bla, bla, bla, o Lula está sendo caçado pelo fato de ser o candidato mais forte do PT para 2018. Simples assim. O objetivo é enfraquecê-lo para a eleição presidencial e tirar o PT do poder.

    • Wylie Postado em 03/Mar/2016 às 13:25

      O instituto Lula soltou uma nota dizendo que o Sitio e o Triplex na verdade pertencem ao Facebook! Ele apenas Curte e Compartilha.

  6. felipe Postado em 03/Mar/2016 às 11:26

    Rodrigo, as pessoas preferem dar respostas ridículas e tentarem a todo custo desqualificar um comentário do que cobrar um político do seu partido sobre um assunto que ele ja deveria ter esclarecido faz tempo, se ele não devesse não ficaria com essa frescura de se negar a dar depoimento, enfim, o povo brasileiro é burro e desonesto porque apoia os atos ilícitos de seus governantes por um rixa partidária, não vejo nenhum dos defensores do PT desse site cobrar uma posição do Lula, da Dilma ou do PT sobre diversos assuntos que vem acontecendo, fico imaginando se fosse o contrário o que estas mesmas pessoas estariam falando aqui.

  7. Maximilen Postado em 03/Mar/2016 às 17:24

    O Governador de São Paulo rouba merenda das crianças e nunca vi ele sendo acusado na capa da revista Veja...

  8. Isabela Postado em 04/Mar/2016 às 14:26

    Um anjo injustiçado kkk

  9. Gisely Postado em 20/Mar/2016 às 22:35

    Pois é. Quem não deve não teme. Ainda mais tendo grana e bons advogados como o agora também burguês Lula.