Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 18/Feb/2016 às 10:37
10
Comentários

Sérgio Moro marca depoimento de Lula para 14 de março

Sérgio Moro marca para 14 de março depoimento de Lula como testemunha de Bumlai. Um dia antes, manifestantes realizam ato pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff

Sérgio Moro Lula depoimento
O juiz Sérgio Moro

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, marcou para o dia 14 de março o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como testemunha de defesa do pecuarista José Carlos Bumlai.

A oitiva de Lula será feita por meio de videoconferência, na Justiça Federal em São Paulo, às 9h30. Para o mesmo dia, Moro marcou depoimentos de outras testemunhas arroladas pela defesa do pecuarista.

Os depoimentos ocorrem na ação penal em que Bumlai e mais dez investigados na Operação Lava Jato foram denunciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a acusação do Ministério Público Federal (MPF), Bumlai usou contratos firmados com a Petrobras para quitar empréstimos com o Banco Schahin.

Segundo os procuradores, depoimentos de investigados que assinaram acordos de delação premiada revelam que o empréstimo de R$ 12 milhões se destinava ao PT e foi pago mediante a contratação da Construtora Schahin como operadora do navio-sonda Vitória 10.000, da Petrobras, em 2009.

Desde o surgimento das primeiras denúncias, o PT sustenta que todas as doações obtidas pelo partido foram feitas de forma legal e declaradas às autoridades.

A Schahin afirma que o modelo de contratação dos navios-sonda foi o mesmo praticado pela Petrobras com todas as concorrentes que prestaram o mesmo serviço.

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Chamur Postado em 18/Feb/2016 às 11:21

    O que me perturba com relação a postura do Moro é a complacência para com os tucanos. De resto, acho louvável a investigação contra os quadrilheiros petistas, em especial atingindo o ex-presidente que se auto-denomina "o homem mais honesto do Brasil" e se acha intocável e acima da lei. Porém, enquanto esta investigação não chegar no ninho sujo do tucanato, a Lava Jato não terá minha admiração plena e irrestrita.

    • Antonio Postado em 19/Feb/2016 às 09:39

      Gostaria muito que essa corja toda saísse do poder, e isso inclui os tucanos, claro, os verdadeiros intocáveis pelo que vejo.

    • Murilo Postado em 22/Feb/2016 às 09:35

      a resposta é simples...O PSDB pode estar em outros casos de de corrupção porém não está envolvido na Lava Jato que é o processo onde o Juiz Moro esta atuando.

  2. gede Postado em 18/Feb/2016 às 12:31

    Lula depor como testemunha do Bumlai, isso deve ser armação. O Bumlai pediu para o Lula depor ? O juiz pode escolher ? Se fosse testemunha de acusação acho que ai sim poderia ser indicado pela promotoria, não pelo juiz. mas ai ficaria patente o objetivo desta operação.

  3. Rômulo Postado em 18/Feb/2016 às 16:36

    Quem arrola testemunha é o juiz ou o advogado da pessoa acusada? Bumlai arrolou Lula como testemunha? Se tiver feito isto, por mais que seja uma coisa danosa do ponto de vista político, teremos que nos silenciar a respeito do Moro ... Se o advogado de Bumlai não tiver arrolado Lula como testemunha teremos de tratar Moro como juiz sem noção, é casuísmo, regime de exceção .. Merece ser tratado como alguém que se acha acima da legislação do país ...

    • Renato Z Postado em 19/Feb/2016 às 10:38

      A promotoria de acuação também pode arrolar testemunhas, ocorre que quando se fala de lava jato a figura a ser retratada é a do juiz Moro.

  4. Marcio Postado em 18/Feb/2016 às 17:18

    Mais interessante disso tudo é que ele estava "apagado" até o dia que abriu a boca para anunciar sua possível candidatura para a presidência de 2018, ai sim vieram para cima dele como urubus em cima da carniça.

    • vera Postado em 19/Feb/2016 às 16:39

      Não tinha nada apagado, Moro e afim estavam investigando! E tem que investigar mesmo, chega de corruptos comendo nosso dinheiro td! Se for culpado, que prendam e joguem a chave fora! Não ageunto mais tanta corrupção e tds os partidos!

  5. Rogerio Postado em 18/Feb/2016 às 23:36

    14/03/2016 tamo lá de novo defendendo o lula.

  6. Thiago Teixeira Postado em 23/Feb/2016 às 03:02

    Fica esperando o presidente Lula ai no fórum, coxinha otário.