Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 19/Feb/2016 às 15:08
8
Comentários

PF deverá investigar FHC para avaliar se ex-presidente cometeu crime

Polícia Federal pode apurar repasses de Fernando Henrique Cardoso a Mirian Dutra. Investigação avaliará se o ex-presidente cometeu algum crime federal ao enviar dinheiro para o exterior através da empresa Brasif Importação e Exportação

FHC Mirian Dutra
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (Imagem: Rodrigo Capote)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que uma equipe do ministério fará um estudo “técnico e jurídico” para avaliar se o ex-presidente Fernando Henrique Cardozo cometeu algum crime federal ao enviar dinheiro para o exterior através da empresa Brasif Importação e Exportação.

“Havendo indícios de delitos puníveis de competência federal, seguramente a Polícia Federal fará investigação através de inquérito. Isso não vale apenas para o presidente Fernando Henrique. Vale para todos os brasileiros. É impessoal”, afirmou o ministro da Justiça.

Fernando Henrique admitiu ter enviado dinheiro à jornalista, mas nega ter usado a empresa.

Mirian Dutra

Mirian Dutra resolveu falar à imprensa brasileira nesta semana depois de 30 anos. Suas declarações ecoaram em praticamente todos os veículos de comunicação do Brasil.

Ex-jornalista da TV Globo, Mirian revelou que a empresa Brasif S.A.Exportação e Importação ajudou FHC a enviar recursos ao exterior para custear gastos dela e do filho, Tomás Dutra.

Segundo Miriam, as transferências foram feitas por meio de contrato fictício de trabalho celebrado em dezembro de 2002 e com validade de quatro anos. A contratante que aparece nos registros da contratação é a empresa Eurotrade Ltd., cuja sede a Brasif mantém nas Ilhas Cayman.

Entre outras revelações, Mirian confessou ainda que realizou dois abortos custeados por FHC.

Brasif

O empresário e pecuarista Jonas Barcellos, dono do grupo Brasif, que teria bancado despesas de Mirian Dutra, ex-amante de FHC, pode ter sua influência medida pela lista de presença dos eventos que organiza em Uberaba (MG).

Na Mata Velha, uma de suas fazendas, ele reuniu, em 2013, o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves (PSDB) em uma feijoada. Em 2010, juntou Dilma e José Serra (PSDB), então pré-candidatos à Presidência.

Os louros de Barcellos não estão apenas na pecuária. Por quase 30 anos, a Brasif praticamente monopolizou a exploração no Brasil de duty-frees, as lojas francas instaladas nos aeroportos para a venda produtos importados isentos de impostos. O empresário abriu sua primeira unidade em 1978, no Rio.

Jorge Bornhausen, ex-senador pelo PFL/DEM e influente nos governos Collor e FHC, foi vice-presidente da empresa Brasif nos anos 1990.

Hoje, a Brasif, que começou em 1965 como distribuidora de produtos siderúrgicos, atua em setores diversos como a venda de máquinas pesadas, biotecnologia animal e varejo de roupas íntimas.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 19/Feb/2016 às 15:56

    Não era esse senhor que meses atrás dava entrevistas a sua mídia protetora indignado com os roubos e tramoias do PT? É isso coxinhada, olhem direito no espelho. É essa cara de bosta que vocês têm.

    • Rogerio Postado em 24/Feb/2016 às 16:09

      Kkkkkkkk e nos temos o Lula!!! Quem que Obama chamou de o cara mesmo?

  2. Leonardo Postado em 19/Feb/2016 às 17:20

    O problema do Brasil é que os erros cometidos pelo PT são apontados por quem tem o dedo sujo. A diferença é o tratamento dispensado pela mídia e o aparato judicial a um e outro caso.

  3. eduardo de paula barreto Postado em 19/Feb/2016 às 18:14

    . O FILHO DA DUTRA . Para Lula o futuro reserva Os píncaros da glória Mas para FHC e asseclas O lixo da história Porque a história não permite Que a hipocrisia vença os limites Do amadurecimento de um povo Por isso mais cedo ou mais tarde As artimanhas dos covardes Perdem o poder do engodo. . Bandidos travestidos de magistrados De jornalistas e de políticos Se unem num exército determinado A enriquecer ainda mais os ricos Dando-lhes domínio sobre as massas Para delas sugar a força que abrasa A lenha das suas lareiras Com as quais se aquecem Enquanto de frio padece O restante da Nação brasileira. . Tomás o filho da Dutra Poderia ter sido vítima de aborto Patrocinado por FHC que se julga O paladino do decoro Que com o apoio da Imprensa Aponta o dedo com prepotência Contra quem desafia os burgueses Talvez se beneficie da impunidade Mas em breve terá a eternidade Para tentar enganar os deuses. . Eduardo de Paula Barreto 19/02/2016 .

  4. Dyego Alves Postado em 20/Feb/2016 às 01:58

    Roubou muito esse aí, tem que pagar. Mas pq vcs só postam coisas de roubalheiras quando é de fora do PT? Pelo menos finjam que são imparciais né?

    • Rogerio Postado em 24/Feb/2016 às 16:11

      Os coxinha já tem o jornal nacional. Aqui se dá notícias sobre o PT, mas bem diferente do que noticia o PIG.

  5. poliana Postado em 20/Feb/2016 às 11:16

    Hahahaha. Até imagino a conclusão dessa investigação...q piada viu!!! Ah se fosse o operário retirante nordestino!

  6. enganado Postado em 23/Feb/2016 às 09:44

    Como este ordinário, vagabundo, imundu , ... etc é o FHC filiado ao Parido do fdp do MORO, STF_DB, TCU_DB, Forças Armadas_DB, PF-DB, "Justiciário_DB", GAFE+rede bunderantes_DB, FIESP_DB, ... qq porra _DB; como diz o jornalista PHA, não vai acontecer NADA, ___"""PORQUE ISTO NÃO VEM AO CASO"""___. Tô doido pra ver a fotografia do """""TOMAS"""" e ver se o mesmo tem nariz de __tucano__.