Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 06/Feb/2016 às 08:00
32
Comentários

O mito de que "antigamente a vida era muito melhor"

mito política passado melhor antigo utopia

Imagens idealizadas de um passado lendário projetadas em uma utopia para o futuro são matérias-primas de propagandas ideológicas que causam impactos poderosos na imaginação política das pessoas.

Há muitas variações desta mitologia, mas a noção geral é aquela que estimula uma nostalgia dos “bons e velhos tempos” do passado, que contrastam com os costumes corrompidos do presente.

Alguns desses tempos antigos foram de fato vividos pelos saudosistas. A questão é que a memória não registra tudo de forma homogênea: ela se esquece, seleciona, amplifica detalhes sentimentais insignificantes ou simplesmente apaga aquelas lembranças mais inconvenientes.

A memória pessoal nunca é um registro amplo e fiel da realidade.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. André Nelson Postado em 06/Feb/2016 às 14:06

    Uma comparação: Muita gente que sofreu num relacionamento e agora separado, amando e sofrendo esquece das porradas e acaba voltando a mesma situação. Porque a mente seleciona só o lado positivo para fazer seus julgamentos. É uma imbecilidade.

  2. Igor Postado em 06/Feb/2016 às 21:28

    Mas você só pode adjetivar, neste caso "podridão", com base em um parâmetro. Logo, você entende que algum momento do passado não era podre. Ou seja, ainda está agindo segundo uma idealização do passado. Simplório.

  3. Igor Postado em 07/Feb/2016 às 07:51

    Vivemos num período em que as instituições democráticas e de investigação estão se fortalecendo. Some a isso uma imprensa que não passa pelos processos de censura. Daí tem-se a ideia de que não havia corrupção no passado, bolsonarozinho. Ou acha que realmente nosso país era um modelo de gestão pública ética e transparente? Acha que antes a classe política e o empresariado agiam pautados pela honestidade, abrindo mão de lucro e poder? Que inocentezinho. Chega a ser fofo.

  4. Fonseca Postado em 07/Feb/2016 às 13:12

    Igor, perfeito seu comentário! Aqui no nordeste a miséria reinava na época dos milicos. Minha família, que não é pequena, sofreu bastante. Aí tem idiota que fala de forma saudosa daquela época. Talvez pq viveu em berço de ouro.

    • Denisbaldo Postado em 07/Feb/2016 às 21:27

      Não é ofensa, é diagnóstico.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 08/Feb/2016 às 15:21

    Em linhas gerais, falta de estudo e analfabetismo político explica tudo isso aí. Não acho ruim quando se trata de povo humilde, que sempre trabalhou igual um animal, não tem condições de discernir certas coisas e é presa fácil da ideologia dominante (que é sempre a ideologia da classe dominante). Mas o cidadão que tem tudo na mão pra se informar, papai banca/bancou escola boa, curso de ingles, aula de música, faculdade e pós no exterior, que sabe chegar numa biblioteca, sabe comprar um livro e tem internet ao alcance dos dedos, esse cidadão privilegiado, que tomou todas as vacinas, sempre teve no minimo 3 pares de sapato/tenis "pra revezar no dia a dia", tem a dentição impecável e SEMPRE teve geladeira cheia, e que ESCOLHE ser um tapado, que OPTA POR ser uma besta ao se dizer "saudoso" de um passado trevoso e desgraçado (inclusive a época do traidor da pátria FHC), muitas vezes um passado que ele sequer viveu ("ainn bom era quando os militares blablabla"), esse é problemático. Se é moleque, é um traste mas ainda tem salvação (mediante muito trabalho), pois é apenas preguiçoso e mal orientado. Se passou de certa idade, aí é diagnóstico fechado: sofre de profunda ausência de carater, é vagabundo mal intencionado e com esse tipo de pessoa não há diálogo nem convívio pacífico.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 08/Feb/2016 às 20:41

      Vai rir como com o pálato dilacerado depois de você morder tanta chumbada nos últimos dias? Tá pegando ar muito muito fácil...

    • Felipe Postado em 08/Feb/2016 às 22:19

      Eduardo anda apanhando tanto de uns tempos pra cá que não sei como tem coragem de fazer novamente esse discursinho barato COPIAR e COLAR que vive fazendo é incrível.... Rs como disse o Naro acima só rindo mesmo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Feb/2016 às 11:39

      ""Felipe Popular do G1"" é um dos que mais sangra quando desço a sarrafada nos "brasileiros privilegiados". Sempre sangrou. E eu não sei até agora por que você se dói tanto, reclamão. Você se identificou com as categorias de pessoas que elenquei, foi isso? É tão sofrivel assim pra voce ver pessoas saindo do mapa da fome? Tomar conhecimento de que tanto irmão brasileiro saiu da linha da miséria? Sério que você é mais um que só bota um sorriso no rosto feio quando o panorama geral é de desgraça e terra arrasada? Você não tem vergonha de tamanho egoismo, bicho? Você ainda acredita naquela frase medonha que você defecou meses atrás """"de muitos anos para cá a vida de quase ninguem melhorou muito pelo contrário"""" ? Somente um POPULAR RECLAMÃO DO G1 poderia cranear uma frase tão estúpida. Vida de "quase ninguem" quem? Você saiu do quadrilátero delimitado pelos muros da sua casa pra fazer uma afirmação tão fecal? Você é extremamente alienado, rapaz. A palavra "alienação" devia ter sua foto no dicionário.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 09/Feb/2016 às 18:25

      O personagem-anagrama do fascista supremo do Brasil me acha esdrúxulo. Ora...que bom. Seria uma vergonha imensa pra mim você achar lindão tudo que escrevo...agora vai dar uns pontos no céu da boca, porque você andou meio revoltado, mordendo chumbada demais de uns dias pra cá...depois conversamos.

    • Felipe Postado em 09/Feb/2016 às 20:18

      Calma Eduardo chega a baba de ódio escorre no teclado quando se fala de feitos atuais, já te disse que esse discursinho barato e repetitivo já deu e ninguém mais acredita, óbvio que a vida das pessoas melhoraram compara a vida de alguém nos anos 80 com a vida de alguém nos anos 90 pós plano real e faça a mesma pergunta, não seja burro e repetitivo que esse discursinho barato não pega mais, eu queria comprar esse plano de sonho de militante que vc comprou mas na loja que eu compro só vende realidade e ela só me faz omhar lá traz e ver que tudo o que foi construído está sendo derrubado pela péssima gestão atual, o povo não é burro e sabe disso, a resposta será dada em breve a todas as pessoas q como vc acha que o povo se contanta em comer das migalhas que caem da mesa desses porcos que governam, menos cara,enoa repetição mais realidade.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Feb/2016 às 11:00

      Sim Felipe...a vida nos anos 90 não era a merda dos 80, período imediato pós-ditadura, terra arrasada pelos militares, assim como é terra desgraçadamente arrasada o que FHC entregou em 2002, um país estuprado, sangrando, fuzilado por interesses imperialistas que varreram um país deixado de 4 pelo "Dr Sorbone", um país em coma. Ninguem nega isso. É exatamente isso que o texto fala, é exatamente isso que eu falei, e você veio choramingar aqui...o problema é que tem gente, como você, que diz que """"de muitos anos para cá a vida de quase ninguem melhorou muito pelo contrário"""", você é o autor da frase. Como você, existem muitos alienados e egoistas que sempre tiveram geladeira cheia e não enxergam alem do intra-muros da própria casa. Ai da-lhe """""""ainnn eu troquei de carro apenas 2x nos últimos 6 anos....Dilmalandra...Luladrão....está tudo uma merda""""". Tem uma que já é classica: """"""ainnnn eu não consegui viajar pra Florida esse ano, DiLLma bandida, com esse dólar que ela deixou...tive que passar uma semana em Fortaleza....que merda de país, desgovernado"""""". Como o Brasil é "um pouquinho" maior e vai "um tantinho" alem das paredes da tua sala de estar, houve melhora concreta e factível, não pra um ou dois, não pra uma familia ou duas...houve melhora concreta para MILHÕES DE BRASILEIROS. Estou falando de gente saindo da linha da miséria, e nem este fato é capaz de te impedir de reclamar, "nada melhorou pra ninguem". Engraçadissimo você falar de "resposta do povo". Cúmulo da alienação: o povo já deu a resposta, filhote. O povo foi chamado a escolher OITO VEZES CONSECUTIVAS entre duas opções: () projeto neo-liberal que devastou TODOS os países onde foi aplicado, Brasil incluso, ou () projeto com evidente, abrangente e inédita preocupação social. E ao ser chamado, o povo deu a mesma resposta OITO VEZES SEGUIDAS. O povo empilhou prova em cima de prova de que não quer o que você quer, "Felipe Popular do G1".

    • Fábio Postado em 10/Feb/2016 às 12:53

      Perfeito.

    • Fábio Postado em 10/Feb/2016 às 13:03

      Com a ascensão dos mais pobres, a classe média descobriu que a distância que a separava dos mais pobres não era tão grande assim. E isso a revoltou duramente. Descobriu que quem era “pobre” agora frequenta os mesmos cinemas, restaurantes, shoppings e aeroportos. Descobriu mais: descobriu que a distância que a separa dos ricos de verdade é ENORME. Descobriu que agora, ela não tem quase ninguém pra esnobar (imagina só, tava encontrando os “cascudos” lá em Orlando). Ela quer os pobres de volta ao seu “devido” lugar, como nas novelas da Globo, pra ela voltar a “reinar” entres os comuns. É só isso. O resto é papo furado, pois ideologia, essa turma não tem e nunca teve. Não passa de uma massa burra, conservadora, machista e racista (com raras e boas exceções, é claro).

      • Lopes Postado em 10/Feb/2016 às 19:10

        Deixa de ser idiota, cara!

      • Lopes Postado em 10/Feb/2016 às 21:54

        Naro, eu li até o fim e fico imaginando como existe idiota nesse país.

      • Lopes Postado em 11/Feb/2016 às 20:25

        Pior do que ele só o idiota do Trajano que agora está defendendo violência contra mulher.

    • felipe Postado em 10/Feb/2016 às 14:40

      Chola mais Eduardo..... agora entendeu o que eu quis dizer o tempo todo, finalmente reconheceu que o óbvio, mas deveria se lamentar por não trocar de carro, por não viajar, por não ir a restaurantes, por não possuir uma boa casa, mas aqui esta vc satisfeito pelas migalhas que te dão e se sentindo o todo babão raivosinho revoltado por quem não se sente satisfeito, eu não tenho (ainda) nada do que escrevi acima, mas certamente terei, mas não vou discutir isso com vc, vc ja apanhou demais´por hoje em outros comentários CHOLA mais ainda que o Papai LULÃO te consola com as migalhas de sempre, afinal, ou sua vida é muito boa, ou vc é extremamente alienado ou é burro mesmo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Feb/2016 às 15:48

      Reconheci o que? Que nos anos 90 não era a desgraça que era na ditadura e no imediato pós-ditadura? Que tipo de debilóide é você, cara? É obvio que merda por merda, a dos anos 90 era "menos pior" que com os milicos. Quem vai negar isso, bicho? Ainda assim, herdamos de FHC, ao final de seus 2 mandatos, um país prostrado, de 4, estuprado, entregue, varrido pelo projeto neoliberal - projeto que não deixou UM PAÍS em pé entre os que foi aplicado - , pela corrupção não-investigada e "engavetada", e pelos interesses imperialistas que entraram aqui de porta aberta, recebidos pelo supremo traidor FHC com tapete vermelho e champanhe gelado. E os excluidos, seguiram sem receber um puto de um olhar do "andar de cima". Hoje, 14 anos depois de nos livrarmos desse traste entreguista, é inegavelmente melhor. Um projeto com óbvia preocupação social, incontestavelmente efetivo, e que na prática mostra-se OCTA-VENCEDOR nas urnas. Empresas que o traste queria doar pros gringos estão aí, patrimonio dos brasileiros. Gente que ia morrer de fome não morreu....bem...só não tem essa percepção dos fatos você e outros malucos alienados por aí, que acham que o Brasil, quinto país do planeta, tem a extensão da casa onde mora, aí acha que a realidade da casa é por extensão a realidade do Brasil. "Pouxa, com esse dolar tive que adiar a viagem pra Florida esse ano, DiLLma bandida...". Problemão, hein cara? Afinal, """"de muitos anos para cá a vida de quase ninguem melhorou muito pelo contrário"""". Como que a gente vai trocar de carro pela segunda vez em 6 anos com esse desgoverno? Não tem como, ""não melhorou nada pra ninguem nos ultimos anos"". Eu te entendo: """"foda-se se milhões de brasileiros sairam do MAPA DA FOME, eu quero saber é do meu carro e minha viagem, pois sou um "Reclamão do G1" e é isso que sei fazer"""". Não é isso ai? Já te falei varias vezes: te falta estofo pra discutir esse assunto (fora que traduzir seus textos pro portugues é dificil demais). Então, cumpra sua palavra e faça o que você falou, faça esse favor pra nós dois: não discuta mais isso comigo.

    • felipe Postado em 10/Feb/2016 às 16:44

      Realmente não há p que se discutir, vc é muito burro cara, burro e alienado pelo petismo que atrofiou o pouco que tinha na sua cabeça, enfim, o cara não sabe comparar um governo que pegou um país quebrado, que que criou uma nova moeda, fez a abertura econômica do país, de um que pegou uma economia estável e conseguiu de forma muito bem feita (como ja disse aqui muitas vezes) andar com os programas sociais do país, mas e aí, como anda a economia hoje? conseguiram manter quilo que foi feito? saíram do FMI? que bom!! e como esta nossa divida interna? trocou 6 por meia dúzia? nossas estatais? aquelas usadas de cabide de emprego por seus políticos honestos?? A mesma que esta vendendo seus ativos para não falir? a mesma que esta com suas ações com o preço de 1 litro de gasolina? os mesmo pobres que hoje estão perdendo seus empregos? aqueles que hoje estão voltando para sua situação de pobreza? Minha crítica nunca foi o Lula, ja disse isso várias vezes, esse soube fazer assim como FHC, fez tudo de errado que foi possível e ninguém viu, ninguém sabe, falo da péssima gestão da Dilma que esta acabando com esse país, e vc com esse velho papinho de sempre, o mesmo discursinho ordinário da "zelite" do G1, do carro, quanta futilidade na sua cabeça!!! da onde vc tira essas histórias??? ja disse algumas vezes, deveria mandar essas histórias para fazer novela mexicana de tanto drama que faz se fazendo de coitado, realmente tenho dó de vc, é um pobre coitado que vive em portais pró governo se vitimando e dizendo o quanto é importante o governo nos roubar e matar a fome do pobre, muito honrado da sua parte, eu prefiro que este faça no mínimo essa obrigação de nos dar a estrutura e condição pelo muito que nos tira, ja é a terceira vez que fala de carro e viajem nunca ví ninguem reclamando disso aqui, alias pelo menos mudou o discurso e parou com sua tara por geladerias.....rs Meu Deus quanta bitolagem num partido

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Feb/2016 às 19:56

      Felipopular.....você era menino e não lembra. O Plano Real, em tese, era uma proposta de controlar a inflação brasileira desindexado não só a moeda, como toda economia. O primeiro impacto foi bom, até como forma de organização da economia doméstica, o planejamento. O problema é que ele não se bastava sozinho. Ele não era UM FIM EM SI MESMO. Mas assim o gênio FHC o tratou. Resultado: gerou uma euforia consumista de menos de 2 anos. Ok. Depois a conta veio com desindustrialização, desemprego, miséria, arrocho salarial, filas de diplomados pra concurso de gari...e qual era a receita do seu papai FHC? Pedir esmola pro FMI, endividando mais o país. O Plano Real quebrou o país 3 vezes, aumentou a miséria, a concentração de renda, desindustrializou o país, levou milhões ao desemprego...o próprio papo de estabilização econômica é uma mentira, já que os tucanos entregaram o país em pandarecos, falido. Foram 6 anos tomando na bunda freneticamente. A partir de 1º de janeiro de 1995, até 31 de dezembro de 2002, FHC fez TUDO QUE NÃO DEVIA, como complemento ao Plano Real, e deu no que deu. A alternativa, naquele momento, tinha sido escrita a 4 mãos por Ciro Gomes e Mangabeira Unger, como alternativa ao neoliberalismo. Pergunta se Papai FHC seguiu o plano? Porra nenhuma. Manter os preços estáveis tirando moeda de circulação ciente de que os mais afetados pela recessão de moeda são justamente os mais pobres. Tá certo isso? Dava pra controlar a inflação sem cometer esses absurdos que a continuação do Plano Real causou. Fora que é um absurdo você "dolarizar" a economia via canetada, fazendo suas próprias empresas perderem competitividade de forma inorgânica. Enfim.....eu não vou debater isso com você. Me recuso. Minha intenção era apenas desmascarar essa mentira de que "ainnn pegaram um país falido e entregaram lindão". Nunca mais minta assim pra não passar vergonha de novo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Feb/2016 às 20:11

      Felipopular acorda lendo Veja e ouvindo Jovem Pan, consome Reinaldo Azevedo o dia inteiro, e dorme com Willian Wack ligado na TV...por isso acha que o Brasil é um grande caos pós-bomba nuclear, uma nação "walking dead"...pro Felipopular o Brasil está tipo aqueles mundos distópicos pós-batalha humanos x máquinas, uma grande Matrix com todos humanos mortos ou escravizados e nem a luz solar penetra pelas nuvens escuras e espessas, e por culpa da Dilma....crise chinesa não existe e não puxa nenhum país pra baixo. A famigerada e sempre esperada - porque vivemos ciclos de crises capitalistas - CRISE DE SUPERPRODUÇÃO não aconteceu, é lenda, é mentira dos blogs vendidos governistas. Não vivemos sob o clima de GOLPE que gera problemas em cascata. Imagina, golpe aonde?? Petrobrás pra ele tá pior que o buteco pé sujo que eu tomo minhas pingas. Curioso que em 2015 o lucro operacional da Petrobras até setembro foi cerca de 150% maior que no periodo anterior. Claro que você não sabe disso. Aguardamos a divulgação do balanço anual pra dar um fatality em mais esse argumento imbecil seu. Se bem que mesmo que ela apresente lucro de 300% você não vai ficar feliz. Você não gosta de ver o país e seus irmãos brasileiros andando pra frente. Você só estaria feliz se ela se chamasse PetrobraX e tivesse sido gentilmente doada por FHC pra algum gringo riquinho...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Feb/2016 às 20:25

      """"""é importante o governo nos roubar e matar a fome do pobre, muito honrado da sua parte, eu prefiro que este faça no mínimo essa obrigação de nos dar a estrutura e condição pelo muito que nos tira"""""" Felipopular acha que a corrupção foi inventada em 1/1/2003. Até 31/12/2002 não tinha corrupção aqui. Eu falando de brasileiros saindo do MAPA DA FOME, e o infeliz preocupado em o governo, sob a sombra de uma profunda crise internacional de superprodução e sob a sombra nefasta de um GOLPE que coloca em xeque nossa estrutura democrática, "não dar condições pra ele diante de tudo que tira dele, porque há muita corrupissaum"...nem me surpreende....sempre teve geladeira cheia, abarrotada...acha que o maior problema do Brasil é a corrupissaum que começou em 1/1/2003. Acha que o Brasil é do tamanho de uma sala 5 x 5. Problemas de outros irmãos brasileiros fora desse quadrilátero ínfimo são irrelevantes. E acha que a Petrobras estaria melhor se fosse PetrobraX. Nem sei por que dou cabimento.

    • felipe Postado em 11/Feb/2016 às 10:02

      Eduardo onde vc toma essa pinga??? me diga que eu to precisando.... serio mesmo, de onde vc tira tanta criatividade em fazer um mundo paralelo desses???? se vc virasse gerente do inferno logo convenceria muita gente que lá é o céu e que o inferno é em outro lugar kkkkk muito bom parabéns!!! vc deve ser parente do Lula só pode!!!!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 11/Feb/2016 às 11:52

      Só trouxe fatos e informações. Já você, com sua geladeira cheia, desenha um Brasil próspero, feliz e paradisiaco, uma utopia criada pelo dedo mágico do semi-deus FHC, um Brasil sobre o qual, no dia 1/1/2003, detonaram 700 bombas nucleares, um Brasil pós-FHC desértico, sem a luz do sol, humanidade morta, milhões de esqueletos repousando sobre o solo arenoso, os poucos sobreviventes matando-se uns aos outros...tudo uma merda, """""não melhorou nada pra ninguem nos ultimos muitos anos""""", culpa de Lula, culpa de Dilma....e me diz que sou eu que "tenho tanta criatividade pra fazer um mundo paralelo"? Vai reclamar pra cima de outro, popularzão do G1...

    • felipe Postado em 11/Feb/2016 às 14:16

      kkkkkk sua mente maligna e maquiavélica tenta a todo custo mudar todos os comentários nesse site, é incrível sua capacidade de criar realidades alternativas onde vc afirma coisas inexistes e julga coisas que não foram ditam ou mesmo deturpa palavras em favor de uma militância, como anda tomando muita porrada do povo aqui por causa disso nem vou perder meu tempo explicando isso, mas ao leitor cabe ao julgamento de ler cada comentário no dia a dia aqui nesse site e ver quem diz o que, ou mesmo de julgar se realmente as pessoas dizem isso, no mais, volta pro mundo do Eduardo, lá tudo o que vc diz acontece.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 11/Feb/2016 às 17:04

      Felipopular.....a frase é de sua exclusiva autoria: """"de muitos anos para cá a vida de quase ninguem melhorou muito pelo contrário"""". É conveniente pra você, de dentro da sua casa com geladeira cheia, esquecer da vida de milhões de brasileiros que melhorou, milhões de brasileiros que morreriam de fome e não morreram. Foi você quem pintou um Brasil completamente arruinado e sem vida três postagens atrás....te passei as informações, corrigi todas suas imprecisões, te ensinei sobre o Plano Real já que você era um bebê na época, e tudo que li de volta foi "kkkkk"....você insiste nessa visão de "kkk Brasil terra arrasada kkk", vive no "Brasil do William Wack"....vive na "Wackolândia" - o Brasil que era lindo 12 anos atrás mas que pereceu nas mãos do PT - e vem me falar de "mundo paralelo kkk" e "realidade alternativa kkk"...tome tenência, reclamão do G1...

    • felipe Postado em 11/Feb/2016 às 17:59

      Ta bom Papai Eduardo, me ensinou tudo ta bom, agora vai pra casa toma o remédio e vai dormir, amanhã vc volta fala a mesma coisa, inclusive com todos os outros q vc falou hoje e tomou as mesmas porradas por distorcer palavras, mas vai dormir pq ta ficando feio.... amanha estarei aqui te esperando para ouvir boas histórias, dar algumas gargalhadas e quem sabe até escrevo um livro sobre esses absurdo que chegam a ser engraçados....e pra finalizar o dia com o "Wackolândia" que vc inventou aí, vou enfim mais tarde, visitar o G1 porque de tanto que vc fala deve ter algo bom lá, vc deve bater ponto lá e se inteirar dos assuntos debatidos, fiquei curioso, vc é um figura, um artista, vive no mundo da lua, parabéns!!!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 12/Feb/2016 às 10:45

      "vou visitar enfim o G1".....lá é sua casa e lá estão seus milhares de irmãos, seguidores do Pai William Wack, o mensageiro do fim do Brasil...já chegue lá mandando essa sua frase épica """"de muitos anos para cá a vida de quase ninguem melhorou muito pelo contrário""""...vai virar rei...

  6. Alex Postado em 10/Feb/2016 às 12:26

    Mas este momento de podridão é baseado em que ? Muito fácil falar que a análise de alguém é simplória e não dar embasamento para o seu argumento.

  7. Zeca Postado em 11/Feb/2016 às 00:15

    hoje tem que lembrar que 60 anos atrás pobre não tinha televisão e era normal não ter luz elétrica e não existia internet nas casas ou tv a cabo que a galera já muda de ideia kkkkk

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Feb/2016 às 01:41

      Eu digo que a 15 anos atrás milhões de brasileiros viviam assim.

O e-mail não será publicado.