Nicolas Chernavsky
Colaborador(a)
Compartilhar
Justiça 22/Feb/2016 às 17:33
0
Comentários

O juiz Moro é a peça-chave da articulação conservadora

Isso porque os tribunais superiores, que são colegiados, teriam dificuldades para prender Lula e acabar com o PT, enquanto que Moro, não; ele inclusive marcou o depoimento de Lula para o dia seguinte à manifestação conservadora do dia 13 de março, já havendo camisetas sendo vendidas em shoppings pelo Brasil com frases em inglês apoiando Moro

juiz sérgio moro lava jato psdb lula

Nicolas Chernavsky*

Ainda não caiu a ficha do progressismo brasileiro sobre o papel extremamente chave que tem o juiz Moro na atual articulação conservadora para prender Lula, cassar Dilma e acabar com o PT. Isso simplesmente porque ele é um juiz, podendo assim mandar gente pra cadeia com sua caneta. Pode-se argumentar que os tribunais superiores podem libertar quem ele prender, mas uma vez que alguém está preso, é muito mais difícil para um tribunal superior colegiado soltar esse alguém do que simplesmente não prendê-lo. Assim, a pessoa que o conservadorismo tem para fazer o trabalho judicial mais difícil, não colegiado, que é prender o Lula e acabar com o PT, é Moro.

Vejam, ele marcou o depoimento do Lula a ele para o dia seguinte à manifestação conservadora do dia 13 de março. Vou repetir, apesar de já ter ficado claro, apenas para enfatizar. No dia 13 de março, haverá uma daquelas manifestações de rua conservadoras, como as três que houve no ano passado, pedindo tudo que é antipetisse: impeachment da Dilma, prisão do Lula, cassação do registro do PT, golpe militar se nada disso acontecer, etc. No dia seguinte, quando a manifestação conservadora vai estar no seu auge de influência nos meios de comunicação conservadores, Moro marcou o depoimento de Lula a ele. Coincidência???

A manifestação de massa progressista só vai acontecer 18 dias depois da manifestação conservadora, ou seja, no dia 31 de março. É muito tempo. Deveria ser antes, em minha opinião. Mas enfim, só da manifestação progressista acontecer já é uma grande coisa. Essencial, aliás. A única chance de evitar que Moro prenda Lula e acabe com o PT é fazendo uma manifestação progressista no dia 31 de março que seja muito, mas muito grande, em todo o país. Quem se achar progressista e ficar torcendo pro Moro acabar com o PT, achando que seu partido vai tomar o lugar do PT, não passa de um(a) conservador(a) de esquerda. Quem quiser derrotar o PT, que derrote nas urnas, o resto não é democracia.

Leia aqui todos os textos de Nicolas Chernavsky

Assim, como hoje em dia tem muita gente tentando saber qual é o núcleo da articulação conservadora que usa a Lava-Jato para seus propósitos, aqui vai minha opinião: o juiz Moro. Atenção nele, pois somente se a sociedade brasileira perceber a politização de suas decisões, elas poderão ser revertidas nas instâncias superiores. Senão, não.

*Nicolas Chernavsky é jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), editor do CulturaPolítica.info e colaborador do Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários