Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 17/Feb/2016 às 23:00
17
Comentários

Depois de 30 anos, Mirian Dutra quebra silêncio sobre FHC

Após mais de 30 anos sem aparecer na mídia, a ex-jornalista da TV Globo, Mirian Dutra, que teve um caso com FHC, decidiu quebrar o silêncio. "É o estilo dele: fazer tudo sorrateiramente e posar de bom moço"

Miriam Dutra FHC

Depois de 30 anos, a jornalista Miriam Dutra, que foi uma das principais profissionais da televisão brasileira, resolveu quebrar o silêncio em relação a seu caso extraconjugal com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A entrevista é reveladora. Ao mesmo tempo em que qualifica FHC como uma pessoa sorrateira e manipuladora, Miriam também aponta os bastidores da blindagem midiática em torno do caso. Enquanto a Globo decidiu exilá-la em Portugal, Veja publicou uma entrevista em que ela própria contava uma mentira para proteger FHC: a de que seu filho era fruto do relacionamento com um biólogo.

Antes da disputa presidencial de 1994, quando FHC se elegeu presidente pela primeira vez, vários veículos de comunicação investigaram a história do filho extraconjugal do então candidato tucano. Mas nada foi publicado.

Miriam só decidiu falar após ter saído oficialmente da Rede Globo, onde já não aparecia nem por meio de buscas no site, numa entrevista a uma revista internacional, focada no Brasil.

No depoimento, ela conta à repórter Fernanda Sampaio, da revista BrazilcomZ, os bastidores de seu relacionamento com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e as consequências da gravidez de Tomas Dutra Schimidt, que seria filho presumido de FHC – uma história sempre abafada pela imprensa brasileira.

Miriam Dutra, em 1994 (reprodução)
Miriam Dutra, em 1994 (reprodução)

Miriam conheceu Fernando Henrique quando o tucano era suplente de Franco Montoro, que assumiu o governo de São Paulo (83-87). Ela comenta o fatídico episódio em que FHC se sentou na cadeira de prefeito de São Paulo antes do resultado das eleições: “Ele se acha o máximo”. Depois de anos, tentou romper o relacionamento. “Ele não deixava romper… ele me perseguia… quando eu ia sozinha nos lugares, ele ia atrás”.

Miriam também disse que ficou ‘assustada’ quando o político começou a fazer de tudo para assumir o poder. “Ele mudou muito, me assustou”. Disse que “era apaixonada por ele” e que o ex-presidente dizia que ela era para ele um pé na realidade. “Ele era muito… como é que eu vou falar… da aristocracia de São Paulo… sabe? Irreal”.

Sobre a gravidez de Tomas, em janeiro de 1990, afirma que quis ter o filho. “Eu tive uma relação de seis anos, fiquei grávida, decidi manter a gravidez, então é meu. Eu sou uma mulher, eu que decido isso! Se eles não querem, eles que se cuidem”.

Ao falar do famoso exame de DNA, que teria dado resultado negativo, ela diz que foi o próprio FHC quem divulgou: “Ele divulgou! E isso me prejudicou muito. É o estilo dele: fazer tudo sorrateiramente e posar de bom moço”. Ela desmente a história de que Fernando Henrique teria decidido assumir o garoto mesmo não sendo seu filho. “O Tomas nunca teve pai, nunca foi reconhecido”, afirma. “Se falarem… provem! Porque eu nunca vi nenhum documento. Essa história de que veio aqui em Madri é tudo mentira!”.

VEJA TAMBÉM: Mirian Dutra revela que foi obrigada a fazer dois abortos

O prejuízo na carreira é a coisa que mais lhe dói nessa história, admite. “Agora meu trabalho sempre foi tão importante pra mim, isso me dói. Ter lutado tanto e de repente, por um homem completamente manipulador e por ter trabalhado em um grupo de comunicação tão… eu queria usar um verbo, mas não me permito usar esse verbo… eu fui prejudicada”.

Leia a íntegra da entrevista aqui.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. enganado Postado em 17/Feb/2016 às 23:47

    Agora vou me redimir, não mais chamarei o vagabundo do FHC de """Corno da Amante""", e sim ===___ Pilantra, Imundo, Ordinário, Amoral, ... ___=== da Amante. Coitada da d. Rute não merecia esse "escroque"/"pulha"/"sem caráter" para marido. fdp!

  2. Lucia Rocha Postado em 18/Feb/2016 às 10:00

    Que Jornalistazinha de "QUINTA" ........ô Miriam Dutra, todo mundo sabia do seu caso com o ex-presidente ! .....e qual o motivo para que vc venha agora aparecer na mídia pra contar dos casos, abortos, beijos e paixões dele ?? Vc é ridicula ! Fica calada a vida toda e agora deve ser conveniente abrir a boca, te pagaram alguma coisa ?? Parece aquela baixaria que o Collor fez com o ex Presidente Lula, sobre um aborto da ex namorada......que povinho somos !

    • Eduardo Postado em 18/Feb/2016 às 17:59

      Defendendo esse bandido do Fernando Henrique igual a quem defende o bandido do Lula? Para mim, quem defende vagabundo, vagabundo é. Espero que não tenha defendido o Cunha e idolatre o Aécio também.

  3. Chamur Postado em 18/Feb/2016 às 11:16

    Mais uma faceta sórdida de FHC revelada. Definitivamente, esta frase define bem o sociólogo e ex-presidente, assim como todo simpatizante do socialismo: "É o estilo dele: fazer tudo sorrateiramente e posar de bom moço".

  4. Alfa Postado em 18/Feb/2016 às 11:42

    Adultério, dois abortos, filho escondido... Quanta integridade de um dos homens mais amados pela família brasileira!

    • leila saldanha Postado em 19/Feb/2016 às 11:11

      E o Lula cara?Faça-me o favor.FHC Só errou em não ter discernimento ao se envolver com uma mal carater dessa.Que concordou em viver sustentada por êle,e agora resolveu contar a versão dela.Não pensou nem no filho aue está sendo exposto dessa maneira.E você?É santo de altar por acaso?O Lula por mim,poderia ter um harem,a Filma poderia ser uma Lucrécia Borgia,que eu não ligaria a mínima.Desde que fossem competentes na administração do país.a Dona Ruth sabia di caso.Pois nos anos 90 isso foi bem comentado.Só não sabia quem não procura ser informado sobre i aue acontece na politica.Dá um tempo.Deixa de carolice de auinta categoria.

  5. Silvia Postado em 18/Feb/2016 às 14:12

    Coitada dessa Miriam, coitada da D. Rute. Homem mal caráter é prejuízo certo na vida.

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Feb/2016 às 16:01

    Que baixaria, meu irmão.....li que ele deu um ap de 200 mil euros pra um filho que não é dele....confere isso aí? Ele privatizou até o filho do outro? Que baixaria....Papai Lulão teve carater demais em não usar isso ai em campanha, ao contrário do que fizeram com ele em 89. Pai é quem privatiza...ops...cria...

  7. Cleonice Postado em 18/Feb/2016 às 16:09

    Ele pensa que esta acima do bem e do mal. Acha -se o mais inteligente, articulado, capacitado, etc, etc. Uma vida paralela repleta de detalhes sordidos. Comprou a midia falada, escrita e televisada com o intento de esconder sua verdadeira identidade.

  8. ANTONIO EMERY Postado em 18/Feb/2016 às 16:09

    PERDENDO TEMPO COM ESTE FILHO DE UMA PUTA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, VOCES ESTÃO SEM ASSUNTO! GRANDES MERDAS!

  9. Lourdes Postado em 18/Feb/2016 às 21:21

    Estou recepcionada.

  10. LUIZ silva Postado em 18/Feb/2016 às 21:35

    duas porcarias que não ajudarão em nada o nosso país que já está uma droga...merda quanto mais a gente mexe mais fede.

  11. Claudia Postado em 19/Feb/2016 às 00:12

    Sinto pena desse filho porque além de descobrir que não é filho biológico do FHC, por exames de DNA, ainda fica sendo exposto pela mãe. A quem interessa essa história íntima agora? Vai dizer que os laboratórios conspiraram para o exame dar negativo após o filho ter sido assumido legalmente? Tudo muito estranho!

    • Isabel Postado em 19/Feb/2016 às 02:12

      É só por um juiz no meio e fazer o teste de novo, mas é que o FHC we enrolou mesmo empresa no exterior, contratos falsos, subornos, globo e veja sao as piores nisso tudo poderiam ter denunciado hein? Otimo ela ter contado WONDERFUL!!!!! :)

    • leila saldanha Postado em 19/Feb/2016 às 11:15

      Também estou com pena dele.A mãe pelo visto é uma galinha.Não deve saber nem quem é o pai.E o FHC é um otário reconhece (ou dá apartamento e banca estudo em universidade no exterior ) de um filho que não é dele.

  12. Luiz Alves Postado em 19/Feb/2016 às 13:09

    Mais luxou e comeu muita r... E agora tá dando uma de coitada. Me desculpem o linguajar usado.

  13. Oton Postado em 19/Feb/2016 às 14:08

    Isso reforça: são todos farinha do mesmo saco. O dia em que o brasileiro entender que político é um funcionário público e que não devemos nos apaixonar por nenhum deles a coisa muda.