Redação Pragmatismo
Compartilhar
Curiosidades 24/Feb/2016 às 10:50
3
Comentários

Casa de doméstica em SP está entre as 14 melhores construções do mundo

Proprietária de casa simples que venceu importante prêmio internacional é uma empregada doméstica de 74 anos. Dalvina fez economias durante três décadas que possibilitaram uma mudança de realidade quando a estrutura começou a desmoronar. Confira imagens e vídeo da residência que é destaque na vizinhança

casa empregada doméstica prêmio construções
Empregada doméstica consegue casa moderna com R$ 150 mil que juntou na poupança

Um imóvel na Vila Matilde, zona Leste de São Paulo, ganhou na categoria casa o prêmio internacional Building of the Year 2016, que elege entre milhares de projetos as 14 melhores construções do mundo.

Segundo Pedro Tuma, um dos responsáveis pela obra, toda a casa foi levantada em seis meses e ficou pronta em 2014.

Para Pedro, além da importância do prêmio, esse tipo de projeto também serve para mostrar que a arquitetura é sim para todos e que não é necessário muito dinheiro para desenvolver bons projetos.

História inspiradora

A casa, toda feita em concreto, recebeu investimentos de 150 mil reais e pertence à empregada doméstica Dalvina Borges, de 74 anos.

Além de seu acabamento pouco usual, a residência tem uma história curiosa e inspiradora.

Dalvina fez economias durante 30 anos que possibilitaram uma mudança de realidade quando a antiga casa começou a se deteriorar.

A quantia de R$ 150 mil era o que ela tinha na poupança para investir. Com a ajuda do filho, em vez de um construtor, a família procurou por arquitetos para realizar o projeto.

O escritório Terra e Tuma aceitou o desafio e se responsabilizou pela empreitada, mostrando que uma casa arrojada e funcional não é sinônimo de custo alto.

Imagens

A seguir, você confere imagens da residência que é destaque na vizinhança:

casa
casa1
casa2
casa3
casa4
casa5
casa6

Confira abaixo o depoimento de Dalvina à revista Arquitetura e Construção, revista na qual a casa foi tema de reportagem no final de 2015:

com Exame, HuffPost e Folha de S.Paulo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Postado em 24/Feb/2016 às 12:39

    Que maravilha!

  2. Guilhermo Postado em 25/Feb/2016 às 17:02

    Ficou bonita mesmo. Bom gosto com pouco dinheiro! =)

  3. Luciano Postado em 12/Apr/2016 às 14:23

    Se o lula voltar em 2018 como dizem as pesquisas, que ele preserve a propriedade privada para que essa senhora e muitos brasileiros não percam suas residencias compradas com muito suor e trabalho.