Redação Pragmatismo
Compartilhar
Literatura 22/Feb/2016 às 11:45
5
Comentários

Apenas um livro de autor brasileiro aparece entre os 100 mais pedidos dos EUA

Somente um brasileiro aparece com obra indicada entre os 100 livros mais pedidos nas universidades dos EUA

livro paulo freire universidade eua

Apenas um livro de autor brasileiro aparece entre os 100 títulos mais pedidos pelas universidades dos Estados Unidos, de acordo com o projeto Open Syllabus.

O projeto reúne ementas de disciplinas de instituições de ensino superior em todo o país e descobre quais são os livros mais solicitados pelos professores.

O único livro brasileiro a aparecer nos “100 mais” da lista é de Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido, publicado pela primeira vez em 1974, aparece na 99.ª posição da lista (veja a lista completa aqui).

Segundo o Open Syllabus, o livro é requisitado em 1.021 ementas de universidades e faculdades dos EUA. Não é pouca coisa: o livro fica à frente de clássicos como Rei Lear, de Shakespeare; Moby Dick, de Herman Melville; e O Banquete, de Platão.

Pedagogia do Oprimido, de acordo com o projeto, também é o segundo livro mais pedido dentre todos os da área de educação. Perde apenas para Teaching for Quality Learning in University: What the Student Does, de John Biggs.

Leia também: Por que e a quem Paulo Freire incomoda?

Como curiosidade, outros brasileiros que aparecem nas ementas são Clarice Lispector (A Hora da Estrela tem 40 citações); Machado de Assis (Dom Casmurro, com 33); e Euclides da Cunha (Os Sertões aparece 27 vezes).

Pedagogia do Oprimido está disponível para download neste link e outras obras de Paulo Freire também podem ser baixadas aqui.

TOP 10

Confira abaixo a livra dos 10 títulos mais pedidos pelas universidades dos Estados Unidos:

1. The Elements of Style (Strunk, William, 1869-1946)
2. A República (Platão)
3. Manifesto Comunista (Karl Marx)
4. Biologia (Campbell, Neil A.)
5. Frankenstein (Shelley, Mary Wollstonecraft)
6. Ética a Nicômaco (Aristóteles)
7. Leviatã (Hobbes, Thomas)
8. O Príncipe (Maquiavel)
9. Édipo Rei (Sófocles)
10. Hamlet (Shakespeare)

Gazeta do Povo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 22/Feb/2016 às 15:09

    Por que o livro da Bruna Surfistinha não está na lista?

  2. Luís Guilherme Postado em 22/Feb/2016 às 15:16

    Cadê o Graciliano Ramos? :/

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 22/Feb/2016 às 15:58

    Que coisa...meu Papai Marx em terceiro, e emplacando mais um no top-100...Mestre Paulo Freire no top-100...e "de Carvalho, Olavo", nada...nem uma obra no top-100 americano...nem umazinha....vou rolar a tela umas posições pra baixo pra ver se encontro esse belo e grande intelectual e filósofo brasileiro...

  4. Luís Guilherme Postado em 22/Feb/2016 às 16:43

    Cadê o Privataria Tucana?!

  5. Alan Kevedo Postado em 22/Feb/2016 às 18:12

    QUER UM POVO MAIS inteligente do que o nordestino? "Non ecziste". E a terra? Vocês sabem que basta uma chuva, para, ali, tudo se plantando dar? Se você não leu pelo menos "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, " Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, e tudo que fosse possível de Paulo Freire, você passou pela vida e pela escola, viveu mal e não aprendeu, inocente. Dos três maiores brasileiros de sempre, uai! Um era mineiro, Chico Xavier; outro é cidadão do universo, D. Paulo Evaristo Arns e o terceiro homem teria que ser um nordestino, Paulo Freire. Às vezes e por amor à clareza precisamos dizer coisas desagradáveis, mas o objetivo é combater lobos disfarçados de cordeiros, em boa fração da imprensa, grande imprensa , principalmente na TV, que deixou de lado o cânon jornalístico do passado, que era narrar os fatos sem subjetividade alguma e caiu de bunda, na panfletagem, no odioso facciosismo político. Vi a notícia, mas não creio que cresceu, mesmo, a rejeição ao GRANDE PRESIDENTE LULA, aí na região. Afinal todos se lembram de como se vivia , vidas secas, antes do do primeiro governo Lula, épocas nas quais era comum lagartos entrarem como prato principal, na refeição de muitos, sem nunca ninguém, em tempo algum, se lembrar, por exemplo, de um BOLSA FAMÍLIA, sacou? E os programas restantes? É preciso dizer? Confiamos na inteligência nordestina que sabe de cór : "Time que está ganhando.....", essas coisas, agora, se for trocar seis por meia-dúzia, aí, podem entrar em campo, como presidenciáveis do povo, Ciro Gomes, Haddad e Luciana Genro. Também é só.