Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 29/Jan/2016 às 11:27
4
Comentários

Notícia de site de humor na Venezuela é publicada no UOL como verdadeira

Barriga: UOL publica notícia de site de humor na Venezuela sobre falta de pasta de dente e escovação como se fosse verdadeira. Portal de notícias mantido pelo grupo Folha manteve a falsa publicação em destaque na home durante horas e ainda divulgou em suas redes sociais

UOL barrigada venezuela falsa
Além de manter a notícia em destaque na ‘home’ durante horas, UOL também divulgou a informação falsa nas redes sociais

Nesta quinta-feira (28), o UOL cometeu uma “barriga” — expressão usada no meio jornalístico que caracteriza matéria falsa ou errada, publicada com o estardalhaço de uma grande novidade; o oposto de “furo”.

Em texto com direito a reprodução de supostas aspas da ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, o portal de notícias do grupo Folha destacou que “escovação 3 vezes por dia explica a falta de pasta de dente” naquele país. A publicação foi mantida em destaque na home durante horas.

A informação não era verdadeira. O assunto foi pauta do site Un Mundo Triangular, página humorística venezuelana conhecida por inventar informações. Algo como o Sensacionalista no Brasil. O site InfoVzla também publicou a notícia.

Para piorar, o site brasileiro chegou, inclusive, a repercutir o caso nas contas que mantém no Facebook e no Twitter. Somente sete horas após a publicação da gafe, o portal se retratou perante o público. Com a errata, internautas não perdoaram a disseminação do conteúdo fictício. Críticas foram publicadas nas redes sociais e diretamente no campo de comentários do site.

“Jornalismo sem dar voz à parte contrária e sem checar a informação antes de publicar dá nisso. Vejam se aprendem com esses erros que têm sido frequentes neste site”, registrou um internauta identificado como Pedro.

“Como sempre o estagiário comeu bola. No mínimo, a ‘errata’ deveria ter o mesmo destaque da notícia na página”, lamentou o internauta que usa o nome Efassic.

“Já ouviram falar em ‘checar informações antes de publicar’?”, questionou Carlos Azulay Jr, que complementou: “normalmente é isso que empresas de comunicação fazem. As sérias, sim”.

A notícia falsa publicada e divulgada pelo UOL foi repercutida por diversos sites e grupos que se autointitulam de ‘direita’ na internet brasileira, como o Movimento Brasil Livre e o Revoltados Online.

Leia a errata publicada pelo UOL:

Via assessoria de imprensa no Brasil, a ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, informou que as declarações atribuídas a ela pelo site InfoVlz são falsas e não correspondem a nada que ela tenha dito. Segundo o site, ela teria dito que falta pasta de dente no país porque as pessoas fazem escovação três vezes ao dia. Segundo ela, essa e outras declarações foram inventadas.

com Portal Imprensa e Comunique-se

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 29/Jan/2016 às 13:15

    (Outro Rodrigo) Pois é, a lição é sempre essa, em que pese não surta efeito algum (seja na "pequena mídia"/"nova velha mídia", seja na "grande mídia"/"velha mídia"): verifique antes, concedendo ao "acusado" o direito de apresentar sua versão. Eu me incluo entre os que tiveram a notícia acima por verdade e a compartilharam, vez que remete a falta de (mais um, a exemplo do papel higiênico) item básico de saúde e a uma desculpa que segue a linha do "o culpado são sempre os outros"/"o inferno são os outros". Ou seja, tinha tudo para ser verdade, mas não era e pronto, cabendo a devida retificação - desta vez, pois, não faltava um item básico de higiene e não houve desculpa esfarrapada a jogar a responsabilidade sobre qualquer outra pessoa/grupo/instituição. A mim, a todos, independentemente de credo, ideologia, resta sempre o dever de verificar para não compartilhar seja um erro ("barriga", no caso), seja até mesmo um crime (injúria, calúnia, difamação) e de conceder à outra parte o direito de manifestação.

  2. Thiago Teixeira Postado em 30/Jan/2016 às 13:53

    É pais do imperialismo? Tem notícia ruim? Podemos tirar se achar melhor. É pais de governo de esquerda? É???? A notícia é ruim? Não publicou ainda porque? Fonte? Veracidade? Pra quê? Coxinha não liga pra isso, publique agora.

  3. tiago Postado em 01/Feb/2016 às 17:25

    aquela notícia sobre os cortes de cabelo obrigatório na Coreia do norte também, e também publicaram como verdadeira...

    • poliana Postado em 01/Feb/2016 às 19:33

      essa do corte de cabelo na coreia do norte foi até parar no JN! kkkkkkkkkk