Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2016 27/Jan/2016 às 16:09
22
Comentários

Movimentos pró-impeachment prometem mais de 100 candidaturas em 2016

Movimentos que pedem o impeachment de Dilma Rousseff mudam discurso “apartidário” e prometem lançar mais de 100 candidatos nas eleições de 2016 em todo o Brasil. Grupos vão se filiar a partidos como o PSDB, DEM, PSC, PSD e PPS

Kim Kataguiri eleições 2016
(Imagem: Kim Kataguiri, um dos líderes do MBL — movimento que lançará candidatos nas eleições de 2016)

Cento e vinte e três candidatos em pelo menos 23 Estados estão encampando nestas eleições as bandeiras de movimentos a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Reportagem do jornal O Globo apontou que o Movimento Brasil Livre (MBL) já definiu alguns nomes que pleitearão uma vaga no legislativo municipal em 2016.

Após verem frustrada até agora sua principal reivindicação, líderes dos movimentos que foram às ruas contra Dilma abandonaram a distância que mantinham de partidos políticos e decidiram se filiar a siglas de oposição e buscar mandatos de vereadores em outubro.

Compostos em sua maioria por empresários, advogados e engenheiros, esses grupos rejeitavam a ideia de se tornarem braço de partidos.

O MBL vai se aliar a partidos como o PSDB, Partido Novo, DEM, PSD, PSC e PPS em várias cidades do Brasil, a fim de ganhar corpo no âmbito político. “Estamos nos filiando a esses partidos para disputar a eleição, mas a ideia é que, como existe a bancada evangélica, formemos uma bancada liberal independente”, afirmou ao Globo o líder do MBL, Kim Kataguiri.

O próprio Kataguiri não será candidato, mas promete viajar pelo Brasil em busca de votos para candidatos que defendam “a redução da intervenção do Estado na economia e na vida da população”. “Concluímos que, para conseguirmos ter uma mudança efetiva no país, temos que sair das ruas e estar dentro da política representativa”, disse Robson Nunes, advogado que sairá candidato a vereador em Vinhedo (SP), no interior paulista.

Sem o financiamento privado de campanha, os representantes do MBL dizem que buscarão recursos ‘de porta em porta’ como forma de cobrir os custos eleitorais. Em meio aos preparativos para o pleito, os movimentos prometem manter a pauta do impeachment, cujo próximo capítulo nas ruas está marcado para o dia 13 de março.

Já o líder do Vem Pra Rua, Rogério Chequer, ainda não decidiu se sairá candidato nestas eleições.

HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 27/Jan/2016 às 16:34

    (Outro Rodrigo) E tem como ser eleito sem se filiar a partido? PT, PSOl e congêneres aceitariam a filiação de algum deles?

  2. Antônio Postado em 27/Jan/2016 às 16:43

    Eles acham que vão converter compartilhamentos na rede em votos nas urnas. Ansioso para ver a frustração deles.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Jan/2016 às 17:05

    Mas ué.....não eram ativistas sem pretensão política? Menos de 1 ano atrás: """"o MBL não tem pretensoes politicas partidarias. Já fomos assediados por partidos. Mas não há partido liberal no Brasil. Um partido só iria querer nos comprar."""". Coerência zero dos """intelectuais liberais""" Aliás, agora os meninotes liberais querem se eleger pra mamar nas tetas do Estado malvadão? Ou vão declinar do salário se eleitos? Porque se aceitarem um realzinho que seja, estarão mamando nas tetonas gordas estatais...e aí a coerência, que já não é o forte, vira água.....pena demais de quem vai atrás disso aí. Para os coleguinhas paulistanos, quem se candidata aqui é o experiente, culto e queridissimo negro racista Fernando Holiday, para vereador. Parabens aos envolvidos.

    • Deisi Postado em 27/Jan/2016 às 18:44

      Oportunistas de berço! "Desconfiei desde o princípio", os coxinhas votarão, são os candidatos que pediram a Deus,. A cara deles!

    • Luiz Carlos Postado em 29/Jan/2016 às 01:54

      Reconhecer que uma estratégia não trará os resultados que se espera e muda-la, não é falta de coerência, é inteligência e demonstra planejamento. Estupidez é errar, não reconhecer o erro e quando tem oportunidade tornar a repetir o erro.

  4. Pablo Postado em 27/Jan/2016 às 17:09

    Por que não fundam um partido?

    • Rodrigo Postado em 28/Jan/2016 às 18:46

      (Outro Rodrigo) Pablo, o problema é que, mesmo quando se busca a fundação de novo partido, há a ridicularização da mesma forma. Vide Marina e a REDE (não estou defendendo um ou outro, nem acusando, mas apenas expondo que de qualquer modo a crítica far-se-á presente).

  5. Eli Santos Postado em 27/Jan/2016 às 17:16

    Kkkkkkkkk E o povo acreditando no fora Dilma e os caras se filiam aos partidos que são tão corruptos quanto aquele que eles acusam kkkkkk Chupa agora marionetes !!

  6. Augusto Postado em 27/Jan/2016 às 17:45

    Será um partido de Kimta Katiguria.

  7. poliana Postado em 27/Jan/2016 às 17:56

    "Grupos vão se filiar a partidos como o PSDB, DEM, PSC"................fui até aí. foi o suficiente!

  8. Pedro Postado em 27/Jan/2016 às 19:01

    Esse moleque nao conhece nem economia, nem política, nem o povo brasileiro. "O próprio Kataguiri não será candidato, mas promete viajar pelo Brasil em busca de votos para candidatos que defendam “a redução da intervenção do Estado na economia e na vida da população”."

  9. Salomon Postado em 27/Jan/2016 às 19:43

    Meu Deus! A semelhança com o início do nazismo na Alemanha da década de 20 é assombrosa. Sociopatas liderando uma massa de mentecaptos.

  10. Deisi Postado em 27/Jan/2016 às 20:42

    O aprendiz de fascista não será candito no pleito deste ano. Mas em 2018, podem ter certeza sairá candidato a deputado.

  11. Marcio Postado em 27/Jan/2016 às 22:33

    O melhor de tudo é que isso deixou bem claro o real motivo de todas as manifestações, eles queriam se promover, se popularizar para mais tarde se candidatar, esse Kim kataguiri eu já sabia desde os primeiros passinhos dele como líder das manifestações que ele tinha como pretensão se infiltrar na política, esse mais ser mais um “futuro” investigado em “futuras” corrupções no governo.

  12. Daniel Postado em 27/Jan/2016 às 22:39

    Buscar recursos de porta em porta é? Esse Kim Katamerda não respeita a nossa inteligência!

  13. Eduardo Postado em 28/Jan/2016 às 00:25

    depois vão dizer que todo político é uma merda.... olha a renovação que estão querendo.... é brincadeira, ainda bem que o povo sabe quem está com ele.

  14. Galvão Postado em 28/Jan/2016 às 00:54

    Meu Deus! Será que ninguém enxerga? Toda esta loucura/baboseira, é só para chegar ao poder. A cada dia que passa, eu gosto mais do PT. Pois foi no governo do PT que a população teve conhecimento das falcatruas que existem no serviço público e nas estatais. Ou você acha que nunca houve corrupção antes do PT? Esses idiotas querem concorrer a cargos políticos e se filiar a estes partidos mais corruptos , para roubar também. É claro que tem ladrão em todos os partidos, inclusive no PT. Porém só agora a Polícia Federal e o Ministério Público podem trabalhar a vontade e prender qualquer um, doa a quem doer. Inocente aquele que acha, que ao se filiar ao PSDBosta, DEsMoralizado e outros, não vai cair na roubalheira ao conseguir se eleger para algum cargo público? Com eles no poder, prestem atenção. Tudo vai ser abafado. Hoje e sempre a opinião pública vai ser manipulada de acordo com o interesse das elites. Nunca o povo, em todas as classes, tiveram crescimento, quanto nos últimos 13 anos, Isso em todas as esferas(Liberdade de expressão, saúde, poder econômico, acesso a cultura/educação, consumo, poder aquisitivo...). 2018 Lulalá.

    • José Ferreira Postado em 28/Jan/2016 às 10:03

      Cala a boca, Galvão!!! :D

  15. João Paulo Postado em 28/Jan/2016 às 01:31

    De porta em porta? Sei .... Isso está mais para esmola para empresário em troca de ...

  16. Thiago Teixeira Postado em 28/Jan/2016 às 08:26

    PSDB é esquerda...

  17. Wanderley Medeiros Postado em 28/Jan/2016 às 11:53

    Esse japa cara de terrorista só convence quem não presta igual à ele. O inventaram como sendo a caricatura do golpe.

  18. sidney Postado em 31/Jan/2016 às 18:07

    kkkkkkkkkk quero ver.