Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 20/Jan/2016 às 17:47
15
Comentários

O vídeo que vai gerar desconforto em muita gente que diz 'abominar a corrupção'

Com boa dose de ironia, humorista Marcelo Adnet cutuca a hipocrisia de certos brasileiros que dizem condenar a corrupção e, ao mesmo tempo, têm atitudes corruptas no cotidiano sem peso na consciência

Adnet Jeitinho Brasileiro corrupção
Você abomina a corrupção ou a corrupção dos outros? Musical expõe a hipocrisia de certos brasileiros (Pragmatismo Político)

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão?

São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do Jeitinho Brasileiro (assista ao vídeo completo aqui), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet.

“Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de O Que é, o Que é, de Gonzaguinha.

“A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete.

Com boa dose de ironia, o humorista cutuca essa característica ambígua do brasileiro de condenar a corrupção e, ao mesmo tempo, ter atitudes corruptas em seu cotidiano sem peso na consciência. Vídeo aqui.

Amauri Terto, HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. André Anlub Postado em 20/Jan/2016 às 18:18

    Bate, bate que eles fingem que não estão vendo!

  2. Louiz model Postado em 20/Jan/2016 às 18:20

    Ter que clicar num link pra poder assistir o video? Usamos celular pra acessar o site e nao um pc

  3. george Postado em 20/Jan/2016 às 18:45

    Digo sempre: a raiz da corrupção está nos pequenos atos cotidianos, aquilo que estoura la em Brasilia é somente o reflexo dos nossos comportamentos....no superlativo.

  4. luis Postado em 20/Jan/2016 às 18:58

    ENCERREM TODAS AS INVESTIGAÇÕES E PRENDAM TODOS OS BRASILEIROS NA CADEIA!!!!!

    • Felipe Postado em 20/Jan/2016 às 21:12

      Kkkkkk boa!!!

  5. Henrique Postado em 20/Jan/2016 às 19:48

    Mas...passou na Globo? Pode isso Arnaldo? Mais a mais, claro que o que quer dizer o texto é "veja bem, você não condena o PSDB e fura fila, logo como ousa discordar dos entes supremos da nação? a lava-jato é seletiva, parcial e não merece credibilidade, ponto". Bom, dois erros não dá um acerto...E apenas como comnetário, genial o vídeo, o cara é um gênio do humor

  6. Leonardo Araújo Postado em 20/Jan/2016 às 20:27

    Se, de repente, todos os políticos brasileiros sumissem, seria questão apenas questão de tempo o reaparecimento da corrupção. A sociedade brasileira, regra geral, precisa dos políticos como eles são para justificar os seus "pecadinhos" no dia-a-dia.

  7. Marcos Silva Postado em 20/Jan/2016 às 20:51

    Tem muita gente safada disfarçando-se de bonzinho para se mostrar "revoltado" com corrupção. Conheço várias pessoas assim. É paradoxal.

  8. Jonas Schlesinger Postado em 20/Jan/2016 às 21:54

    Eu nunca tive que furar fila, eu apenas deixava um amigo meu ficar na minha frente; eu nunca roubei o troco quando saiu errado. Lembro-me de uma vez quando eu era pivete, pirralhinho lá na 2ª série, branquinho, mirrado, fiz o papel principal da peça da minha turma, a gente tinha um porquinho desses de colocar moeda, e no final da peça ele ficaria comigo pois eu fui o primeiro que pedir à professora. Durante a recreação, que agora é ed. física(a responsável da peça era a mesma prof de ed. física), eu ia levar o porquinho pra casa nesse dia e vi que havia 50 reais lá dentro. Eu, claro, falei para ela (já que o porco era dela e o dinheiro tbm era dela) sobre a nota. Ela ficou feliz, me deu os parabéns e disse que eu era honesto e com o dinheiro compramos bolo, refri e fizemos uma festinha. Ainda me lembro desse dia como se fosse ontem. Não sei o que faria se eu fosse pobre (mas nem rico sou XD), talvez por ser de classe média eu tenha tido aquela atitude, mas não descarto a possível chance de ter feito a mesma coisa se fosse humilde já que a minha família presa pela honestidade. Outra vez foi há uns 2 anos, fui comprar uma coleção de mangás (hqs japoneses, sou otaku rsrs) numa loja aqui perto da minha casa e dei acho que uns 300 reais pra comprar 10 unidades e tava na promoção e nem sabia. O troco seria a metade do que eu tinha levado e o cara, em vez de me dar 150, me deu 250. Cara passou um filmaço na minha cabeça e não consegui nem atravessar a pista, aí eu voltei e entreguei os 100 do cara porque seria muita sacanagem roubá-lo daquela maneira. Ele agradeceu e me deu um chaveiro hehe Enfim, às vezes eu posto comentários absurdos só para ver a reação da galera (viu Trajano) pois sou fascinado por estudos do comportamento humano. Quem sabe aqueles que me criticavam (e que caíram) fazem essas coisas citadas ali em cima no dia a dia? É, o poder de ter um PC e Internet é esse: vc virar o Batman no teclado e o Coringa na vida real. Eu nunca fiz e nem pretendo fazer.

  9. Márcio Ferreira Postado em 20/Jan/2016 às 22:01

    Sim, todo mundo está sujeito a qualquer deslize, mas não é legítimo apontar o vacilo do outro para validar o meu. E é isso o que mais se vê hoje em dia: criticar fulaninho por ser contra a corrupissaum, desmoralizando-o por comprar cd pirata. A corrupção que fulaninho condena continua sendo condenável e os cd`s piratas não tiram a razão dele. Afinal, ele cometeu o erro, mas isso não livra o corrupto e nem legaliza os atos. Indo num exemplo extremo, até renan (engoli um pouco de vômito) calheiros pode criticar um corrupto, mesmo ele fazendo a quadrilha da lava jato parecer uma equipe de escoteiros. Oras! Temos um ex-ministro da cultura que assistiu "Tropa de Elite" num cd pirata! Até o autoproclamado sujeito mais honesto do Brasil já viu o filme "2 Filhos de Francisco" se valendo de um produto com tapa olho e perna de pau!!! E mesmo assim eles podem e devem criticar ladroagem! Só se aceita acusações da Madre Tereza de Calcutá, por acaso? Só pode ser honesto depois que todos os seres do planeta forem primeiro? O quente mesmo é nunca aceitar repreensão, sempre rebater e, no fim, ninguém tentar melhorar, só acusar o outro. Uma última coisa: PP promovendo programa da Globo...?

  10. José Ferreira Postado em 20/Jan/2016 às 22:18

    Agora o PP resolveu "pagar pau" para coisa da Globo. E o DARF?

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jan/2016 às 12:13

    Mas o que é isso, fera? Queres entrar pra história como o maior humorista dessa geração, é isso? Primeiro zombaste da elite canalha brasileira, agora mandas esse coice na boca do "brasileiro revoltado"? Vai mais devagar, cara. Não precisas ser genial desse jeito, a concorrência aqui é fraca. Aqui humor é zombar de preto, pobre, homossexual, minorias...podes pegar leve um pouco, a rapaziada fica meio incomodada quando alguém mexe na ferida da hipocrisia generalizada, como tu fizeste com tanto refinamento. Só aqui já tem uns 2 ou 3 que sentiram o teu golpe e comentaram com o fígado sangrando...mais uma canção desse tipo e terás teu nome marcado na história.

  12. Thiago Teixeira Postado em 22/Jan/2016 às 17:37

    O verdadeiro coxinha, impressionante. Sem palavras. Para fechar com chave de ouro, o cara deveria vestir a camisa da seleção e participar das passeatas fascistas pedindo impeachment. Mas isso a Globo jamais faria.

  13. Will Postado em 28/Jan/2016 às 21:49

    Para alguns cornos da midia nacional, todas elas compradas de alguma forma, essa peça humorística impõe a todos nós brasileiros, o silencio de cumplicidade, diante de políticos filhos da puta, que sugaram até os ossos da Petrobras, do Postalis, do Bancoop, da Copa da Corrupção, dos negócios internacionais... Podemos até cometer os nossos deslizes, mas isso não isenta nenhum desses vermes de todos os escalões, de achincalhamento publico e punições severas. Por mim poderiam morrer todos com uma dinamite no cu! Quem tem que bater cartão e desviar do facão todos os dias, sabe a merda que fizeram desse país!

  14. Eduardo Postado em 22/Feb/2016 às 11:22

    Melhor Vídeo que já vi na Globo!

O e-mail não será publicado.