Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 26/Jan/2016 às 16:57
15
Comentários

Lula anuncia processo contra a Veja após nova mentira da revista

Lula decide processar revista Veja após ser mais uma vez acusado sem provas pela publicação. Nota divulgada pelos advogados do ex-presidente explica a ação

Lula revista Veja

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciam que deverão tomar medidas contra o promotor de Justiça Cássio Conserino, do Ministério Público do Estado de São Paulo, que disse ter indícios suficientes para denunciar o ex-presidente pelo crime de lavagem de dinheiro.

Por meio de nota, o Instituto Lula afirma que o promotor “violou a lei e o bom senso” ao anunciar denúncia antes mesmo de ouvir Lula e a mulher, Marisa Letícia.

Conserino afirmou que a construtora OAS utilizou um apartamento em Guarujá, no litoral sul paulista, para favorecer o ex-presidente. A nota do Instituto afirma que Lula e sua esposa nunca esconderam que ela possuía a cota deste empreendimento, e que ela foi declarada à Receita Federal.

Os advogados refutam a acusação de lavagem de dinheiro, dizendo que é mais uma “acusação leviana contra Lula e sua família”. Por último, ainda afirmam que a revista Veja, autora da matéria, replicada pela mídia tradicional durante o fim de semana, “será objeto de nova ação judicial por seus repetidos crimes”.

Leia a nota:

Violência contra Lula: promotor anuncia denúncia sem ouvir defesa

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva examinam as medidas que serão tomadas diante da conduta irregular e arbitrária do promotor Cássio Conserino, do Ministério Público de São Paulo. O promotor violou a lei e até o bom senso ao anunciar, pela imprensa, que apresentará denúncia contra o ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, antes mesmo de ouvi-los. E já antecipou que irá chamá-los a depor apenas para cumprir uma formalidade.

Ao contrário do que acusa o promotor – sem apresentar provas e sem ouvir o contraditório – o ex-presidente Lula e sua esposa jamais ocultaram que esta possui cota de um empreendimento em Guarujá, adquirida da extinta Bancoop e que foi declarada à Receita Federal.

O capital investido nesta cota pode ser restituído ao comprador ou usado como parte na aquisição de um imóvel no empreendimento. Nem Lula nem dona Marisa têm relação direta ou indireta com a transferência dos projetos da extinta Bancoop por empresas incorporadoras (que são várias, e não apenas a OAS).

Não há, portanto, crime de ocultação de patrimônio, muito menos de lavagem de dinheiro. Há apenas mais uma acusação leviana contra Lula e sua família.A atitude do promotor é incompatível com o estado democrático de direito e com o procedimento imparcial que se espera de um defensor da lei, além de comprometer o prestígio e a dignidade da instituição Ministério Público.

Quanto à revista Veja, que utilizou a entrevista do promotor para mais uma vez ofender e difamar o ex-presidente Lula, será objeto de nova ação judicial por seus repetidos crimes.

RBA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rogerio Postado em 26/Jan/2016 às 21:55

    Liberdade de expressão tem um limite: a verdade. Denunciar falcatruas dos políticos realmente criminosos é um dever da imprensa. Acusar sem provas é canalhice. SP precisa de um governo de estado petista. Haddad não. Esse será presidente.

    • Paulo Postado em 01/Feb/2016 às 20:08

      o que acontece é que não importa se é verdade ou não, falar mal desse governo é tudo, as pessoas acreditam e não procuram a verdade, qdo vc não gosta de alguem, acredita em tudo que falam de mal da pessoa, é assim que funciona. Quero ver se comprovarem que não tem nada de errado no negócio, será que esse promotor vai vir a público pedir desculpas ? A Veja vai se retratar ? claro que não, nessa hora falta hombridade e coerência das pessoas.

  2. José de Pindorama Postado em 26/Jan/2016 às 23:27

    Caros Comentaristas, boa noite! O objeto desta matéria é um bom exemplo para refletirmos sobre o nosso comportamento, quando tornamos públicos nossos opiniões, e ao replicamos, fatos e/ou notícias, através das redes sociais. Quando focamos nossos pontos de vista sobre determinada pessoa, seja ela, pública ou não; devemos fazê-lo de modo crítico sem ser ofensivo e respeitando a legislação. Enfim sendo ético, não publicando e/ou replicando inverdades ou fatos no mínimo duvidosos sem comprovação líquida e certa. Temos ainda de ter cuidado com as fontes donde provém essas matérias. Sempre devemos ter em mente, que existem interesses envolvidos, implícitos ou explícitos, na divulgação de determinados 'fatos e/ou notícias'. Nas redes sociais é possível identificar alguns perfis, especialmente, em comentários sobre política e/ou políticos. Comentários, que facilmente ultrapassam o limite da ponderação, civilidade, e bom senso; tornando-se, muitas vezes, agressivos. Entendo que o povo de uma forma geral, deseja progredir nesse País, e externa ansiedade, acrescido de um descontentamento legítimo, e quase sempre, em determinadas situações, apresenta um comportamento induzido pela grande mídia. Parece, opinião pessoal, que parte do povo, perdeu a capacidade de tangenciar a realidade --flutua. Não consegue resistir à primeira mentira que lhes pregam. Penso, que são três grandes perfis: -O dos incautos que replicam, comentam, sobre tudo o que lhes chegam às mãos; sem verificar a veracidade das matérias; às veiculam quase com a mesma velocidade que receberam. -O dos comentaristas e especialistas pagos alimentados por 'redes' de escusos interesses que tem por escopo atingir pessoas e instituições; denegrindo, desconstruindo, desinformando, gerando ódio, sectarismo, intolerância, racismo, fascismo, etc... -O dos 'robots', ou autômatos que disparam comentários, de modo escrito e/ou em áudio e vídeo, automaticamente segundo uma 'rede própria' bem gerenciada . O exemplo disso e suas consequências se viu na eleição presidencial passada; invadindo a privacidade dos telefones celulares da população. A questão está proposta: - Vamos abraçar a Ética, ou vamos nos entregar ao 'vale-tudo' da internet? Sobre o episódio, quero acreditar, que se trata de alguém que não teve o cuidado de verificar a veracidade daquilo que estava replicando e/ou discorrendo. Enfim, talvez, um 'ingênuo' com projeção pública nacional, descontente com os rumos da Nação, cuja imagem serviu para atingir interesses escusos sobre Lula e seus familiares. Tal fato, provocou ou provocará, pelo que se supõe, a mediação do Judiciário; trazendo fatalmente, prejuízos a quem se dispôs a veicular informações imprecisas e caluniosas. Que daqui para frente, a responsabilidade e a ética, passem a nortear nosso usufruto nas redes sociais!

    • Rafa Postado em 27/Jan/2016 às 12:03

      Concordo em tudo, mas robôs do PSDB atacam sistematicamente o Partido dos Trabalhadores, e creio que devamos mostrar o mal que é o PSDB.

  3. sidney Postado em 27/Jan/2016 às 01:28

    A VEJA já era, assim como a Globo. Ninguém mais acredita nessas merdas.

    • Rafa Postado em 27/Jan/2016 às 12:05

      Só os mui burricos Inda crêem

  4. Thiago Teixeira Postado em 27/Jan/2016 às 06:47

    O primeiro processo deveria ter sido protocolado em 1989.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 27/Jan/2016 às 10:35

    Lulão está corretissimo. Só que tem que pegar mais pesado. O maior e melhor presidente da história do Brasil, além de ter demorado demais pra reagir, está reagindo de leve, está processando pouco ainda. O planeta já sabe que a simples menção a "Lula 2018" faz toda essa corja golpista e sem ética ficar com a cueca pesando 8Kg. O desespero toma conta e as ordens são "a cabeça de Lula numa bandeja, custe o que custar". Sacrificam assim todo e qualquer resquício de ética em nome dessa empreitada/encomenda. Em outros tempos eu temeria pela vida dele. Hoje se adota meios menos extremados (até pra não correr o risco de transforma-lo num mártir), há várias formas de destruir um homem alem da forma literal. Metaforicamente, Lula tem que "sangrar" o máximo que for possível até 2018. A verdade é irrelevante nesse processo, o importante é "sangrar" sem parar. Pra conter essa patifaria, Papai tem que botar geral no pau e fazer doer no bolso dos canalhinhas. Há porém um lado divertido nisso tudo: a coxinhada se rasga, se arrancam os próprios olhos de tanto ódio...ficam beirando a combustão espontânea, de tão consumidos pela sede de sangue. """"""Lula está querendo intimidar a imprensa, quer censurar...Lula bandido e todo mundo sabe, ele quer tirar o foco...bolivariano...marxista"""""". Morro de dó.

  6. Sérgio Postado em 27/Jan/2016 às 11:08

    Essa insinuação de enunciado poderia ter vindo de qualquer lado. Parabéns, ganhou o prêmio de comentário mais inútil do mês.

  7. Rafa Postado em 27/Jan/2016 às 11:47

    É aquele que CRÊ na mídia monopolista

    • poliana Postado em 27/Jan/2016 às 15:43

      hahaha. lacrou, rafa!

  8. Rafa Postado em 27/Jan/2016 às 12:08

    Engraçado, há 14 anos quem tem rido do desespero somos nós, Sostiene Pereira, e não vocês - rsrs

  9. Carlos Postado em 27/Jan/2016 às 13:36

    Vcs que estão quase tendo um orgasmo com a mais nova tentativa do PT de censurar a imprensa, vale dar uma lidinha na matéria "Justiça rejeitou ação movida pelo ex-presidente Lula contra O GLOBO", processo que também teve origem em notícias sobre o triplex do Guarujá.http://oglobo.globo.com/brasil/justica-rejeitou-acao-movida-pelo-ex-presidente-lula-contra-globo-18536002

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Jan/2016 às 14:09

      Censurar a imprensa ou o Golpe? Se a sua imprensa é tão boazinha assim, porque não repercutem os escândalos do PSDB? Estou trabalhando em Sorocaba e vejo o quanto é ridícula a TV TEM filiada a rede Globo, quando o assunto é Jundiaí-SP só mostram o lado podre na cidade, lata de feijão de merenda que sumiu, alagamentos, buracos nas ruas, e quando volta a âncora golpista "A prefeitura não respondeu nossas ligações", detalhe, o prefeito é do PCdoB. Já Sorocaba ... sorriso da ancora, elogios sem medidas a cada ação da prefeitura, repórter sorrindo entrevistando o secretário, convocação para qualquer programa da prefeitura como coleta de entulhos, data e horários de vacinas ... que partido é o prefeito? Adivinhe.

  10. João Paulo Postado em 28/Jan/2016 às 01:59

    Fiz uma rápida pesquisa e parece que o promotor em questão gosta de mídia e de macular a honra de seus perseguidos (http://www.conjur.com.br/2014-out-05/promotores-sao-condenados-divulgar-noticia-nome-acusado). Creio que é hora de responsabilizar civil, administrativa e criminalmente promotores e magistrados, especialmente no que diz respeito ao vazamento de informações. Acho que a próxima denúncia será do promotor Fernando Capez ...