Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2016 29/Jan/2016 às 13:20
10
Comentários

Dória chama Lula de 'canalha' e sugere que ele será preso a mando de Moro

Advogados de Lula protocolam interpelação judicial para que João Dória, pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, explique declarações contra o ex-presidente

João Dória Lula Sérgio Moro
João Dória e Sérgio Moro (divulgação)

João Dória Júnior, pré-candidato do PSDB para a Prefeitura de São Paulo, chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “sem vergonha” e “cara de pau” em evento realizado na capital paulista.

Para uma plateia de cerca de 50 pessoas na Casa do Saber, Dória Júnior disse que Lula “ainda vai pagar pelos crimes que cometeu” e afirmou que tem o apoio do governador Geraldo Alckmin na disputa interna do partido.

Ainda sobre Alckmin, o empresário disse que ele é o melhor nome para disputar a Presidência nas eleições de 2018: “senão volta o Lula e vamos ver a desgraça para esse país”, classificando o petista como “bandido”.

Interpelação judicial

Os advogados de Lula protocolaram uma interpelação judicial para que o empresário e apresentador de TV João Dória Jr., filiado ao PSDB, explique declarações que insinuam a possibilidade de prisão do ex-presidente no âmbito da operação Lava Jato.

Segundo a Folha de S.Paulo, Dória emitiu declarações como: “Lula disse que vai ajudar o Haddad na eleição, isso é tudo que eu mais quero (…) É meu sonho de consumo o Lula aqui para defender o Fernando Haddad, mas tem que ser antes de ser preso. Vamos até pedir ao Moro para adiar essa prisão (…). Lula é um sem vergonha, um cara-de-pau (…). Haddad é honesto, algo raro dentro do PT, que tem manual de como roubar, de usurpar e de mentir.”

Os advogados do ex-presidente questionam se é necessário que Dória, na busca por votos e maior popularidade, “ofenda e ataque gravosamente a honra de outrem, sem qualquer respaldo probatório que possa espessar as gravíssimas afirmações?”.

Ainda segundo os advogados, “além de ofender a honra de Lula, Dória ofende o Ministério Público e o Poder Judiciário, apresentando-se como alguém que supostamente teria influência para incluir o ex-presidente num inquérito em que ele não é sequer investigado, transformá-lo em réu e até mesmo levar um juiz federal a condenar um inocente.”

R$ 950 mil

A Apex Brasil, agência responsável pelo fomento à exportação, sob comando de David Barioni, se tornou uma das maiores patrocinadoras de eventos promovidos pelo grupo de João Doria Jr.

Entre 2005 e 2014, a Apex patrocinou seis eventos do Grupo Doria. Só no ano passado, quando Barioni assumiu o órgão, as ajudas somaram R$ 950,5 mil – valor 25% mais alto do que os gastos de anos anteriores.

O tucano diz ser amigo do atual presidente da Apex há mais de 20 anos. Uma reportagem recente da ‘Folha de S. Paulo’, apontou que Doria fez pedidos de favores pessoais e ofereceu recepção luxuosa ao chefe da Apex em sua casa de veraneio em Campos do Jordão. O executivo também ofereceu estadia em sua casa de campo para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro, chefe do órgão ao qual a Apex é vinculada.

Questionada, a Apex informou que o aumento no volume de recursos destinados a eventos do Grupo Doria se deve a uma “estratégia”: “O grupo Lide [de Doria] congrega centenas de empresas de setores tradicionalmente apoiados pelas ações da Apex.”

O evento de Doria patrocinado pela Apex foi uma homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que recebeu o título de “homem do ano” em Nova York.

Outra reportagem também revelou que Doria deu aval à sua esposa, Bia Doria, para que ela pedisse apoio à Apex para expor suas obras no exterior. Isso porque ela não estaria conseguindo levantar apoios pela Lei Rounet.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. gibao Postado em 29/Jan/2016 às 15:24

    este Moro é um PSDB dos mais sujos. não vai prender quem tem que prender nunca.

  2. sidney Postado em 29/Jan/2016 às 15:50

    Dois "bandidinhos nojentos" legais que roubam a consciência do povo com seus discursos de pseudo justiceiros do país. A cara da direita elitista que tenta incriminar o MAIOR presidente da República do Brasil. Vocês jamais apagarão a memória de LULA. Nem com suas supostas verdades conseguirão apagar a luz da estrela de Lula. Lula 2018.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 29/Jan/2016 às 16:12

    Olha essa foto, que tragédia meu deus...mais um que vai receber cartinha em casa e vai ter que meter aquele terninho italiano caro e, com essa fisionomia prejudicada de coxinha que vai pra praia de meia 3/4 e tenis branco, explicar direito esse negócio aí de, como é que é mesmo, "Lula sem-vergonha", "cara de pau", "cometeu crimes e vai pagar por eles"...tem que explicar direitinho...foi bravata? Vai retirar o que disse? Vai pedir desculpas e enfiar o rabinho todo perfumado de talco noruegues no meio das pernas? ""eu falei coisas que não são verdadeiras sobre Papai Lulão maior presidente da história do Brasil, me perdoem, prometo não fazer mais....chuif""...ou tem prova cabal do que falou? ""Aguarde a Cartinha - Parte VIII"".

  4. poliana Postado em 29/Jan/2016 às 19:42

    “senão volta o Lula"...taí o verdadeiro pânico dosa coxinhas!

  5. irineu Postado em 29/Jan/2016 às 19:58

    coitado desses caras... a inveja mata, e começou o suicídio eleitoral...

  6. Thiago Teixeira Postado em 30/Jan/2016 às 00:07

    Eu tento, mas não consigo imaginar esse cidadão engomadinho circulando na Zona Leste com o povão. Só se for num porta mala.

  7. Zeca Rodrigues Postado em 01/Feb/2016 às 11:43

    Essa é a cara dessa elite ultrapassada e sem objetivos que flutua sobre a nossa "democracia" há tantos anos...

  8. Aristóteles Postado em 01/Feb/2016 às 21:01

    Diga-me com quem andas e te direi quem és! Nesse caso fica bem fácil concluir!

  9. Cesar Postado em 02/Feb/2016 às 12:03

    O que está acontecendo nos dias de hoje, agora entendemos a Rede Esgoto entre Dória e Moro. Aquele já sabia com antecedência o que estava por vir pra cima de Lula. Há uma conivência clara desse golpe contra os avanços sociais.

  10. Maurício de Souza Matos Postado em 05/Feb/2016 às 08:41

    Esse MORO que está do lado do Dória foi quem mandou arquivar o processo do BANESTADO, que em valores de hoje deu um prejuízo aos cofres públicos que ultrapassa um trilhão de reais (cento e cinquenta bilhões de reais)na época. Agora está sendo idolatrado pela imprensa e por aqueles que querem ver este País nas mãos desses coxinhas que nada sambem de política e da história política deste País.história desse PSDB