Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 19/Jan/2016 às 11:14
29
Comentários

Chico Buarque processa agressores

Por um basta nos ataques e difamações, Chico Buarque decide ir à Justiça. Um dos agressores, depois de saber que será processado, publicou carta aberta pedindo desculpas ao compositor e à sua família

Chico Buarque processa João Pedrosa
Chico Buarque processa o jornalista João Pedrosa (centro) e o filho de unsineiro Guilherme Junqueira (dir)

Alvo recente de agressão verbal no Rio de Janeiro por causa de suas posições políticas, o cantor e compositor Chico Buarque processará, por danos morais, junto com a atriz Marieta Severo e as filhas do casal, o jornalista paulista João Pedrosa.

No fim de dezembro, Pedrosa postou, em seu perfil no Instagram, ao comentar foto publicada pela atriz Silvia Buarque ao lado do pai e da irmã Helena: “Família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!”. As informações inicias são do jornal O Globo.

De acordo com o jornal, Chico considera que chegou a hora de dar um basta às falsas acusações que circulam sobre ele na internet, inclusive a de que ele é beneficiário da Lei Rouanet. A ação será defendida pelo advogado João Tancredo.

A iniciativa de Chico Buarque e da família de processar o jornalista agitou as redes sociais. A maioria dos internautas apoiou a decisão, o que revela a crescente insatisfação diante da ofensiva de estímulo ao ódio e à intolerância.

Desculpas

Depois de ficar sabendo que será processado por Chico Buarque, o jornalista João Pedrosa enviou uma carta pedindo desculpas pelos ‘excessos’. Na carta, o jornalista diz que se excedeu e errou. Afirmou ainda que tanto ele como Chico querem “a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas”. A dele é o capitalismo, a de Chico “o socialismo”.

Leia a carta de Pedrosa:

“Carta a Chico Buarque e família,

Estou escrevendo essa carta para me desculpar, se isso for possível. Eu errei e me excedi ao insultar a sua família. Infelizmente a política brasileira nos colocou em campos opostos, assim como acontece com toda a nação.

Quero crer que nós queremos a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas, uma vida digna e próspera. A sua via é o socialismo, e a minha, o capitalismo. Desde a eleição da presidente, o Brasil entrou numa espiral negativa de ódio de classes, racial e política, que mergulhou o Brasil num caminho de decadência econômica, moral e social inegáveis, que eu acredito tragicamente irreversíveis, foi isso que motivou o meu ódio, e o meu comentário errado e infeliz.

O meu insulto foi motivado por sua associação ao PT e ao MST, são eles que eu considero ameaça à nossa dignidade e nossa democracia. Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles.

Espero que acredite que o meu arrependimento é sincero, e eu afirmo que é, mas também são extremos a minha revolta e indignação com o nosso momento atual, foi isso que motivou o meu erro. Sem mais, sinceramente,

João Pedrosa”

Guilherme Junqueira Motta

Outro que será processado por Chico Buarque é o jovem empresário Guilherme Junqueira Motta, que foi flagrado em vídeo chamando o compositor de “merda” e de “ladrão” na saída de um restaurante no Leblon, no Rio de Janeiro, em dezembro.

Guilherme fazia parte de um grupo que também incluía Álvaro Garnero Filho, o Garnerinho, filho do empresário Álvaro Garnero, e o rapper Túlio Dek, mais conhecido por ter namorado a atriz Cleo Pires. Na ocasião, o grupo também abordou o artista com uma informação falsa: “Para quem mora em Paris é fácil, não? Você mora em Paris, não mora?”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Alan Kevedo Postado em 19/Jan/2016 às 11:51

    Combater a ideia sempre respeitando a pessoa. Circulou abaixo disso, não merece resposta, não merece consideração, cê qué sabê? Não merece respeito.

  2. Fernando Postado em 19/Jan/2016 às 12:49

    Tulio Dek não é rapper... faz isso com o Rap não, pobre rap tão difamado pela mídia... =/

  3. Grace Diniz Postado em 19/Jan/2016 às 12:53

    Que perdão que nada. Os trago já foi feito. Processa e não deixa barato! Esse tipo de gente tem que aprender.

  4. Enedino Postado em 19/Jan/2016 às 13:04

    "Eu errei e me excedi ao insultar a sua família. Infelizmente a política brasileira nos colocou em campos opostos, assim como acontece com toda a nação." - Quer dizer que divergência de opinião política dá o direito de qualquer pessoa insultar a outra??? - "Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles." - ...E ainda responsabiliza o sofrimento alheio por suas declarações?? É muito cinismo!!!!

    • mauricio Postado em 19/Jan/2016 às 14:55

      Tecnicamente ele não pediu desculpas, só explicou os "motivos" que o levaram a fazer o que fez. A carta teria muito mais efeito se ele simplesmente escrevesse. "Sou um idiota sem noção, peço desculpas pelo que escrevi"

  5. Ricardo Soares Postado em 19/Jan/2016 às 13:17

    Boa, Chico! Confesso que sinto raiva e nenhuma pena das pessoas que são vitimas de alguma agressão, seja ela física ou verbal, e fica calada, se fazendo de coitados. Um exemplo: vitimas de ofensas racistas, ainda mais jogadores, como Neymar, Daniel Alves e tantos outros por aí, que ao serem agredidos respondem apenas com um, "eu fico triste" ou "não estou nem aí pra isso, só quero jogar futebol". Tem que se confrontar esses canalhas e os atingirem na mesma moeda. Deu um tapa, também dê um tapa. Te xingou, xingue-o também. No caso desse burguês escroto, o Chico foi bem onde mais doí nesta corja: o bolso! Nada

  6. poliana Postado em 19/Jan/2016 às 13:25

    "Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles".............................................cara de pau, mau caratismo, indignação seletiva ou mesmo desonestidade intelectual!!! pra dizer o mínimo!!!!!como se tudo isso q ele falou fosse exclusivo da era pt!! como se na era tucana, o brasil fosse uma escandinávia sem nenhum desses problemas!!tenho nojo desses coxinhas hipócritas!!!!!!!!!!!!

    • Robson Postado em 19/Jan/2016 às 16:11

      falou certinho, como essa coxinha não tem 20 anos, é imperdoavel que associe problemas secular apenas nos 13 anos de governo do PT

  7. Eliane Maria de Souza Postado em 19/Jan/2016 às 13:31

    Eu o processaria com ou sem desculpas. Se ele admite que há uma onda de ódio e intolerância por divergências políticas, ele, como jornalista, que vive num país de regime democrático, deveria dar o exemplo, e não contribuir para propagar o ódio e a violência. Foi incoerente quando declarou-se "capitalista" e disse estar preocupado com mulheres dando a luz nas calçadas,, os idosos sem atendimento dignos em hospitais., etc.. Essas questões são resultados do capitalismo e da corrupção que sempre imperaram na política brasileira. Chico, sim, que tem ideais socialistas, certamente está muito mais preocupado com o povo que ele e os outros canalhas (playboys) que o ofenderam e a sua digna família.

  8. Laura Postado em 19/Jan/2016 às 13:34

    Não contaram para esse indivíduo que nos mandatos dos partidos de direita também haviam pessoas sofrendo, sem dignidade e sem meios de sustentar família? Por acaso essa situação nasceu com o PT? Indignada!!

  9. Andre Cabral Postado em 19/Jan/2016 às 14:21

    "Eu errei e me excedi ao insultar a sua família. Infelizmente a política brasileira nos colocou em campos opostos, assim como acontece com toda a nação." - Quer dizer que divergência de opinião política dá o direito de qualquer pessoa insultar a outra??? - "Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles." Na época em que se morria de fome 300 crianças por dia, que essas injustiças eram 30 vezes maiores e que o governo brasileiro (FHC) fazia projetos para ajudar banqueiros (PROER), esse canalha nao falava nada nao se revoltava achava normal. Ele merece ser processado sim, nao por vingança e sim por exemplo, inibirá canalhas como ele a praticar calunias talvez em cima de quem nao tem poder aquisitivo para mover uma açao penal.

  10. irineu Postado em 19/Jan/2016 às 14:24

    cara de cafetão dos inferno, te fode fdp!

  11. sincero Postado em 19/Jan/2016 às 14:57

    Desculpa esfarrapada!!

  12. Zé Facilitador Postado em 19/Jan/2016 às 15:15

    Pedido sem lógica. Fala das mazelas do capitalismo como se tivessem sido geradas nos últimos 12 anos, quando na verdade diminuíram, fala como se vivêssemos num sistema socialista. Agride o sonho e a utopia de um lutador e ainda chama isto de desculpa. Lasca esse cara Chico.!

  13. eu daqui Postado em 19/Jan/2016 às 16:10

    Se eu fosse processar todos que já me xingaram por mera divergencia de opinião...........

    • poliana Postado em 19/Jan/2016 às 16:34

      ofenderam sua família tb? já chamaram vc e sua família de ladrões? como vc reagiria diante disso?

      • enganado Postado em 25/Jan/2016 às 21:27

        Parabéns poliana. Pegaria um por um, nem que fosse a última coisa que faria se ainda estivesse vivo, depois de pegar o primeiro. Ou melhor! Estes vagabundos não se garantem, ex. o AÓPIO anda cercado de capangas, então aquele japonês fdp da PF_DB seria o cara contratado para me eliminar. No alvo, né!

  14. Pedro Postado em 19/Jan/2016 às 16:15

    Chorao é o jornalista que não tem culhao de provar o que disse, e diante da realidade treme.

  15. Wilder Rodrigues Menezes Postado em 19/Jan/2016 às 16:16

    Acho que vc tá equivocado Pereira, pois um ta agindo como cidadão e procurando seus direitos, o outro é quem chora pelo erro cometido, para ser perdoado e não prestar conta dos seu atos perante a lei. Quem é o verdadeiro chorão dessa história?

  16. Eduardo Ribeiro Postado em 19/Jan/2016 às 17:02

    """"""acredite que o meu arrependimento é sincero, e eu afirmo que é"""""""" ... oh pai...que judiação desse menino de boa índole...está "sinceramente arrependido", e "pensando nos velhinhos sem atendimento e nas mulheres gravidas"....que humano...ele tocou meu coração...eu me comovo verdadeiramente com "arrependimento sincero"...é mesmo uma pena que ele tenha feito um dos únicos atos que NENHUM homem desculpa, seja por carta, poesia, música, ajoelhando, em hipótese alguma: esse pangaré reaça ofendeu e difamou a FAMILIA de Chico...e de cabeça fresca, pés no carpete, sentado, no ar condicionado, digitando calmo e tranquilo, e tomando um danoninho gelado...imperdoável...aguarde a cartinha nas próximas semanas...

  17. Joao Postado em 19/Jan/2016 às 17:04

    Amiguinho , os "revoltados online" estão em outro endereço !

  18. paula Postado em 19/Jan/2016 às 20:49

    o problema é que as pessoas não sabem dialogar, debater sobre politica, sobre ideologias diferentes, o conhecimento é superficial, não sabem como eram os governos anteriores, o que mudou, o que melhorou e o que piorou, só sabem seguir como cabritos os pensamentos moldados dos outros, não conseguem elaborar um raciocínio sobre política, economia e o que está acontecendo pelo mundo, possuem ideias moldadas por mídias muitas vezes tendenciosas, e isso leva essas pessoas a xingar, ofender verbalmente os outros, a ficar enfurecido se vc não concorda com o mesmo que ele julga correto e vc o errado, não sabem expor seus pensamento pois não possuem conhecimentos.

  19. Marcelo C Silva Postado em 20/Jan/2016 às 03:29

    Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas

  20. Marcelo C Silva Postado em 20/Jan/2016 às 03:29

    Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas

  21. Paulo Postado em 20/Jan/2016 às 10:06

    Tem que ferrar com esse jornalistazinho mesmo quem ele tá pensando que é palhaço!

  22. Antonio Palhares Postado em 20/Jan/2016 às 14:55

    " Passarinho que come pedra sabe o fiofó que tem". Voces perceberam que o energumeno, cretino fundamental, esta tão preocupado com o social? Eu sempre defendi punição dura e exemplar para estes tipos execráveis. A lei tem que ser mais rígida , tem que ser no bolso e um bom tempo nas nossas prisões de "primeiro mundo ". Conscientização eles aprenderão na cadeia e no bolso. Não que aceitar desculpa.

  23. Thiago Teixeira Postado em 20/Jan/2016 às 23:43

    Que carta coxinha ... usou todo o chavão do Boechat, Sherezade, Alexandre Garcia, Boris Casoy, Waack, Pondé, Merval e demais jornalistas direitistas.

  24. pedro Postado em 08/Feb/2016 às 21:14

    Chico,primeiro que dizer que te admiro muito, sou teu fã desde a jovem guarda. Sinceridade amigo processa mesmo, sou apenas um metalurgico, mas voceé um grande compositor, e como tal sabe que quando as pessoas agem desta forma com essas palavras, é porque elas querem por pra fora tudo oque elas vivem em familia, voce viu tal Pai tal Filho.abraços

  25. Mauricio de Souza Matos Postado em 09/Feb/2016 às 09:58

    O FHC seguiu o caminho do capitalismo e deixou o País em situação de penúria. O LULA seguiu o caminho do socialismo, que tanto incomoda os riquinhos deste País, e deixou o País em uma situação de privilégio. Será que o povo vai nessa onda de intolerância essa Tucanalha que tanto mal fez ao Brasil?

O e-mail não será publicado.