Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 28/Jan/2016 às 11:56
17
Comentários

Cartel do metrô de SP: inquérito está parado há 1 ano

Inquérito sobre cartel do metrô de São Paulo está parado há um ano. A Polícia Federal já concluiu a investigação sobre o esquema que desviou milhões na capital paulista, em sucessivos governos do PSDB (Covas, Serra e Alckmin), mas o Ministério Público não formalizou denúncia

Cartel metrô propinoduto tucano corrupção
Principal inquérito do ‘propinoduto tucano’ continua parado. Esquema de corrupção desviou milhões durante mais de 20 anos em São Paulo (Reprodução/IstoÉ)

O principal inquérito criminal que investigou o cartel do metrô em São Paulo está fazendo aniversário de um ano. Concluído pela Polícia Federal em novembro do ano passado, a investigação sobre o esquema que fraudou licitações para compras de trens entre 1998 e 2008, em sucessivos governos do PSDB, está parado no Ministério Público Federal. As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo reportagem, o procurador da República responsável pelo caso, Rodrigo de Grandis, ainda não decidiu se apresentará a Justiça denúncia criminal contra os suspeitos, o que resultaria em ação penal contra as 33 pessoas indiciadas pela Polícia Federal.

Segundo o procurador, ele ainda aguarda, para a formalização das denúncias, envio de extratos bancários por autoridades estrangeiras que podem comprovar crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O ex-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Mario Bandeira, o ex-gerente de operações José Luiz Lavorente, e os ex-diretores da estatal João Roberto Zaniboni e Ademir Venâncio de Araújo estão entre os indiciados.

Entre os executivos das empresas supostamente envolvidas, ainda estão os ex-diretores da Siemens, Alstom, CAF, Bombardier, Daimler-Chrysler, Mitsui e TTrans. Na lista, também está o consultor Arthur Gomes de Teixeira, apontado como intermediário de suborno.

Leia também:
Gilmar Mendes barra investigação contra procurador do caso Alstom
Cartel tucano no metrô de SP daria cadeia no STF
Ministério Público sobre escândalo do metrô: “bilhões envolvidos”
Por que escândalos de corrupção envolvendo tucanos não avançam na Justiça?

O recorte temporal da investigação compreende os governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Na conclusão do inquérito, os indiciados negaram as práticas criminosas.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. junior maia Postado em 28/Jan/2016 às 12:31

    "fora PSDB", "culpa do PSDB", cadê o pessoal para gritar essas palavras de ordem?

  2. Márcio Ferreira Postado em 28/Jan/2016 às 13:03

    Infelizmente demoras seculares na investigação, denúncia e julgamento não são prerrogativas dos tucanos. O inquérito de renan (cuspe no chão) calheiros aberto para "investigar" o pagamento, feito por um lobista, de pensão para o filho que ele teve com a amante levou "apenas" 6 ANOS PARA SE TORNAR DENÚNCIA! De 2007 até 2013! E o STF está "avaliando" até agora se aceita ou não! Maluf e Collor devem ter processos correndo desde que o poder judiciário foi criado. Quem se informa pelo PP não sabe dessas coisas porque trambiques de aliados do governo não tem vez por aqui.

    • Márcio Ferreira Postado em 28/Jan/2016 às 14:45

      Prerrogativas exclusivas...

  3. Lucas Postado em 28/Jan/2016 às 14:03

    CULPA DA DILMA! hehe.. só pra não passar batido, não apareceu nenhum troll ainda.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jan/2016 às 14:21

    Varandas-gourmet em paz, panelas guardadas no armário, Avenida Paulista segue sua rotina, camisas amarelas da CBF penduradas no armário...não ouço musiquinhas...não tem dancinha....não tem bonecão tucano inflável....eu não entendo.....cade toda aquela indignação, aquele barulho, elite branca de mãos dadas cantando o hino....cade a revolta dos que "não toleram a corrupissaum"? Por que nessas horas só escuto o som do silêncio?

    • Márcio Ferreira Postado em 28/Jan/2016 às 17:02

      Bandeiras da CUT dobradas, camisetas vermelhas da Lacoste esquecidas na gaveta, avenidas engarrafadas apenas pelo excesso de carros sem passeatas ou bloqueios, estoques de mortadela no máximo, nenhum acampamento do MST, MTST, MTSTSTSTSTSTS, nenhum ministério invadido, nenhuma marcha da maconha com malabarismos de bandeirinhas. Realmente, o brasileiro é muito acomodado...

      • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Jan/2016 às 22:45

        "CUT...MST....MTST"....qual o sentido disso? Não, serião mesmo. Qual era sua intenção fazendo citações a tantas facções burguesas? Faltou citar o PMDB, o MBL e a Força Sindical...entre outros....você esqueceu? Ou não sabia que são burguesas? Era pra eu me sentir incoerente? Se for, por que diabos eu me sentiria incoerente? Além dessas serem meras facções da burguesia, nós não consideramos "corrupção" o inimigo a ser combatido. Nós sabemos qual é o lugar da "corrupção" no processo de degeneração de uma sociedade, não a subestimamos e principalmente não a superestimamos. E nós sabemos perfeitamente o que significa a erupção violenta dessa "fúria contra corrupção". Porque nós estudamos história e já assistimos esse acontecimento antes. E nós sabemos onde termina. Nem sei pra que dei cabimento. Via de regra, se citou "mortadela" eu não enxergo mais um interlocutor digno de atenção.

      • Márcio Ferreira Postado em 29/Jan/2016 às 06:13

        Qual o sentido "serião"? Agora você não enxerga? Quando as manifestações anti-impeachment pululam coalhadas de camisetas vermelhas da CUT, do MST, do MTST, você diz que "isso sim é manifestação de verdade", "nós botamos tantas pessoas na rua", "essa é a gente que não é manipulada". Agora é tudo facção burguesa! Você está confuso, chapa... Qual é o seu problema em relação à "fúria contra a corrupção"? Você quer tirar de uma sociedade imatura e mal informada o direito de protestar só porque são fatos recentes e contra quem você idolatra. Mas os fatos não deixam de envolver corrupção legítima e os seus amados não são exatamente inocentes. Em suas palavras (acho que estão mais para atos falhos), já reconheceu que alguns deles não são santos e até já afirmou que há canalhas no PT. Então o que te incomoda? Se a sociedade está mais esclarecida agora e isso é um processo amadurecimento ou isso é apenas momentâneo motivado pela "mídia golpista", o fato é que você esperneia contra quem protesta, investiga e pune recentemente em vez de estimular de forma a manter essa postura em qualquer caso. Claro que você não influencia ninguém, a não ser uns gatos pingados aqui que adoram sua postura "sou tão superior que tudo me irrita e só consigo me comunicar com expressões raivosas". "Vocês" não consideram a "corrupção" o inimigo a ser combatido. A sua hegemonia é perigosa. Não quer ninguém pensando diferente de "vocês". "Vocês" é um cara um pouco perturbado.

      • SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 29/Jan/2016 às 08:26

        Dr. De Grandis jamais deveria estar com o processo, pois já sofreu processo administrativo por '"sentar nas provas por 03 anos". Foi "inocentado" é claro. Não existe comparação entre a proteção que os Tucanos recebem da Justiça e da grande imprensa com o tratamento dado aos inimigos PT, Maluf e Collor. São massacrados diaraiamente pela grande imprensa e as ladroeiras Tucanas esquecidas. Acompanho desde década de 70 roubos em grandes obras em minha cidade, na região e todo país. Mas roubar do SUS (exemplo maior Minas de Aécim) e da Merenda (SP de Alckmim) só vi Tucanos. Roubar dos doentes e das crianças somente Tucanos/DEM. E tudo questão eleitoreira, partidária, estão pensando nas próximas eleições e assim vão acobertando ou dando vazão aos processos que interessam aos Barões da imprensa.

      • SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 29/Jan/2016 às 08:41

        O Dr. De Grandis deveria ter sido expulso por ter "esquecido" processo contra Tucanos por 03 anos e agora tem um processo contra Tucanos nas mãos. Acompanho desde décadade 70 grandes roubos em obras na minha cidade, região e todo país e nunca vi roubar da Merenda Escolar e do SUS como fazem os Tucanos. É só pesquisar na internet, só dá Tucanos nessa área que atendem doentes e crianças, grandes ladroeiras. Aqui temos tantos roubos acoberados pela grande imprensa e Justiça que não é fácil lembrar: R$ 8 bilhões para "limpar" o Rio Tietê, temos o metrô/trens monotrilho, temos também a Ponte Estaiada feita pelo Serra que o Datena perguntou: "serve pra quÊ?". É infinita as ladroeiras Tucanas. Tudo é pra fins de eleições e atacar os inimigos: Maluf, Collor e REnan Calheiros foram massacrados e condenados. Políticos do PT foram condenados. CONTRA MALUF existia toda uma programação feita só para ele: reportagens, entrevistas, programas humorísticos, o dia inteiro. Há muitos anos me deixei levar e votei em Covas, Serra, mas felizmente votei em Audálio Dantas, Ercey Ayala. Como o corvo: nunca mais. nunca mais. Com o passar do tempo vejo Jornalistas, TVs, grande imprensa protegendo Tucanos envolvidos em ladroeiras e contra os direitos trabalhistas, contra os benefícios aos trabalhadores. A grande obra dos Tucanos em SP era o PCC e os acordos. Agora juntou mais outra: "A Máfia da Merenda".

      • Eduardo Ribeiro Postado em 29/Jan/2016 às 11:08

        Calma, rapaz....estás transtornado. Não perca o foco. Minha crítica é para quem é tolo/safado o suficiente para eleger a corrupção como "inimigo supremo a ser combatido" mas fecha os olhos quando a corrupção é tucana/não é petista. Eu não elegi a corrupção "inimigo supremo", eu sei o exato lugar deste inimigo amorfo no processo de degeneração brasileiro. Não subestimo nem superestimo. De modo que não tenho porque responder pela contradição profunda, pela dissonância cognitiva e pela revolta seletiva da elite branca pseudo-politizada que bate panela e enche a Paulista de domingo pra tirar selfie com PM, pedir "nos invada USA" e "voltem militares", todos engajadinhos cantando o hino "contra a corrupissaum petista inimigo supremo", e fica em silêncio diante do que foi postado aqui (e o que foi postado aqui é pinto...). Tenho, isso sim, que CRITICAR e apontar a incoerência. A "furia contra a corrupção", como você já demonstrou desconhecer, é um filme ciclicamente repetido, e não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com "sociedade mais esclarecida e amadurecida", pelo amor de deus....as forças que se movimentam, o porque de se movimentarem, o contexto, as pessoas envolvidas, as classes envolvidas, os interesses imperialistas envolvidos....até a apropriação de "símbolos nacionais" pelos "nobres combatentes da corrupção" não é novidade...ver esse "chega de corrupissaum" hoje pra nós é ver um filme da história. E repito: nós já sabemos como ele acaba, porque é repetido. Esse seu erro crasso não é um problema sério de carater com uns e outros, é apenas falta de leitura, falta de estudar história. A minha impressão é que você realmente achou que encontrou uma puta contradição citando a CUT pelega. Acho até que você acha que sou petista, pelo que escreveu. Não, cara. Você está redondamente enganado em tudo que colocou e parece achar. Você sequer consegue enxergar diferença entre "passeio dominical da elite pedindo GOLPE" e "manifestação com POVO NA RUA fechando avenidas, insatisfeito, porém CONTRA O GOLPE". São coisas diferentes como é o preto e o branco. Não tenho pretensão de influenciar ninguém não. Tem nada de "postura blablabla"...que postura? Mais um que me estudou 6 meses e resolveu botar tudo pra fora hoje...não sou digno de estudo, rapaz. Estude quem é digno de se-lo. E não cite mais "mortadela", é vergonha demais, tenha mais compostura e dignidade.

      • Márcio Ferreira Postado em 29/Jan/2016 às 12:59

        Silvio, concordo que esses casos são gravíssimos e todos merecem apuração e condenação. Um terrível problema da CF é ter deixado a ponta solta do Ministério Público. Ele fiscaliza todo mundo, mas ninguém o fiscaliza. O mesmo com o judiciário. Os conselhos nacionais chegaram tarde, atuam mal e pouco podemos fazer. Com o seu acompanhamento sistemático dos roubos na sua cidade, você já fez denúncias? Ajuizou ação popular? Falou com seu deputado e vereador? Apresentou provas? Minhas perguntas são mais retóricas do que diretas, pois acredito que você já tenha tomado atitudes desse tipo. Eu já fiz tudo isso e ainda não vi resultado, mas não acho que devemos desistir. Que roubar merenda e recursos do SUS são crimes abjetos, isso não há dúvida. O ninho de tucanos que drena dinheiro público merecia o tratamento que os petistas recebem. Só espero que esses crimes que você elenca não tornem outros mais "palatáveis" ao seu estômago. E que a sociedade aprenda com essas "dores de parto" a manter a cobrança que está impondo agora sob pena de abortar uma geração que poderia ser melhor.

  5. Eric Guimarães Postado em 28/Jan/2016 às 14:22

    Existe algum "Sergio Moro paulista"? Espero que sim, pois, o caso merece o mesmo tratamento dado à Lava Jato, incluindo as ilicitudes praticadas pelo juiz contra a defesa dos réus. Nada mais justo para o momento. Ah, também merece vazamentos na mídia.

    • Aristóteles Postado em 29/Jan/2016 às 07:06

      Eric: faço minhas as vossa palavras: cadê o paladino da Justiça? Cadê Moro e outros que tais?

  6. Jorge Viana Postado em 29/Jan/2016 às 00:39

    É por essas e outras, como as obras do Rodoanel, ampliação viária do Tietê, Merenda Escolar que se explica porque Alckmin esta nomeando tantos Procuradores do Ministério Público de São Paulo para secretarias de seu governo. É moeda de troca para manter tudo debaixo dos panos.

  7. Deisi Postado em 29/Jan/2016 às 09:16

    Onde tem nome de bicudo, não vem ao caso!

  8. Thiago Teixeira Postado em 29/Jan/2016 às 09:31

    E ai Xonga? Morte ao Lula. PT é corrupto, Foro de São Paulo, Dilma bandida ...