Redação Pragmatismo
Compartilhar
Internet 17/Dec/2015 às 13:06
14
Comentários

WhatsApp será desbloqueado em todo o Brasil, determina desembargador

Desembargador determina desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. O aplicativo de troca de mensagens foi bloqueado à 0h desta quinta por decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O pedido era de suspensão de 48 horas

Whatsapp bloqueio
WhatsApp será desbloqueado em todo o Brasil

O desembargador Xavier de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), determinou na tarde desta quinta-feira (17) o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. Segundo o TJ, serão expedidos ofícios aos provedores com a determinação.

“Em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa [em fornecer informações à Justiça]”, declarou o magistrado. Ele destacou, ainda, que “é possível, sempre respeitada a convicção da autoridade apontada como coatora, a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante”.

O julgamento do mérito será analisado pela 11ª Câmara Criminal. A data ainda não foi informada.

O aplicativo de troca de mensagens foi bloqueado à 0h desta quinta por decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Ainda segundo o TJ-SP, a decisão foi tomada em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. O pedido era de suspensão por 48 horas.

Por volta das 9h, muitos internautas passaram a relatar que estavam conseguindo mandar e receber mensagens. Mas, oficialmente, as operadoras móveis impediram o envio de mensagens um pouco antes da meia-noite, logo depois os usuários de banda larga fixa também ficaram impossibilitados de usar o app.

A operadora de celular Oi entrou com recurso no TJ-SP na tentativa de reverter a decisão, mas informou na manhã de hoje que ainda não saiu o resultado. O TJ-SP também informou que não analisou o pedido ainda.

O bloqueio era pelo endereço do WhatsApp na rede mundial de internet, impedindo o acesso a brasileiros. Por isso, não é possível usar o aplicativo nem pelas conexões móveis nem pelo Wi-Fi.

‘DIA TRISTE’

Mark Zuckerberg, cofundador e presidente-executivo do Facebook, comentou nesta quinta-feira (17) o bloqueio do WhatsApp no Brasil e disse que este é “um dia triste para o país”. Em mensagem publicada em seu perfil, ele também citou que está “trabalhando duro para reverter a situação” (leia, abaixo, a íntegra do comunicado). O Facebook anunciou a compra do WhatsApp em fevereiro de 2014, por US$ 22 bilhões.

O Facebook enviou uma mensagem aos celulares dos usuários dizendo: “Estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp. Enquanto isso, use o Messenger”.

Usuários de três operadoras de telefonia móvel do Brasil – Claro, Tim e Vivo – relataram que o WhatsApp saiu do ar no final da noite desta quarta-feira (16). Os relatos começaram por volta de 23h30.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. gustavo0 Postado em 17/Dec/2015 às 17:00

    Nem mesmo o whatsapp cumpre a penal integral por aqui.

    • BRUNNO MARX Postado em 19/Dec/2015 às 15:18

      Cala boca o zé merdelho: para com esse pensamento coxinhatico voce acha certo prejudicar 170 milhoes de usuarios porque o delegadinho de são bernado do campo queria aparecer no datena,,vai procurar o caminhão que voce caiu cachorro.

  2. Thiago Teixeira Postado em 17/Dec/2015 às 18:01

    Achei tudo isso ridículo. E se alguma pessoa passando mal precisasse de comunicar com um parente ou vizinho? E aqueles que precisavam pedir socorro ou alguma informação crucial nestes instantes? O assalto dos babacas (segundo a rádio peão) deveria passar por cima de toda sociedade desse jeito?

    • Filipe Postado em 18/Dec/2015 às 01:51

      huashduashduauahsda imagina, alguem passando mal ia mandar um whatsapp..,,e se tiver fora do ar??? Ia morrer, claro?!?!? Por favor, fala que não é ironia!!!!

  3. Jonas Schlesinger Postado em 17/Dec/2015 às 19:07

    Alguém quer transformar esse país numa Coreia do Norte? Porque parece. Daqui a pouco vai ser proibido o acesso à internet, VTNC!

    • Filipe Postado em 18/Dec/2015 às 01:59

      Aff, de onde vem essa pessoal???

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Dec/2015 às 13:52

      Eis aí um exemplo de brasileiro penoso que entrou em total desespero e ficou algumas horas sem oxigenação porque o whats ficou fora do ar...

  4. poliana Postado em 17/Dec/2015 às 19:42

    aposto q teve gentinha burra dizendo q isso foi obra do pt!!!

  5. João Paulo Postado em 18/Dec/2015 às 06:02

    Decisão exagerada do juiz de primeira instância. Execute a multa de R$ 6.000.000,00 (basta alguns clicks no site BacenJud). Se conseguir essa monta, aumente a multa e execute sistematicamente. O Governo de SP agradeceria.Ou colabora ou quebra. Se o dinheiro sumir, daí bloqueia o serviço mesmo.

  6. Antonio Palhares Postado em 18/Dec/2015 às 09:20

    O que mais me deixa estarrecido e envergonhado neste episódio é a forma como ele começou. Uma juiza queria os dados de criminosos que assaltavam bancos e caixas eletronicos. A empresa do fulano Zuckeberg achou que estava acima da lei e não forneceu. Foi multada e não se pronunciou. Em nota o sr Zuckeberg disse que os brasileiro devia "pressionar o seu governo" para continuarem com o serviço. Como Brasileiro quero dizer a este vagabundo arrogante que ele não esta acima da lei. Apesar de ter este serviço não vou morrer nem deixar de fazer negocios por causa da falta dele.Ele é quem deveria cobrar do governo dele, a imoralidade de invadir uma pais soberano,cometer genocidio, estabelecer centros de torturas, e depois criar e manter o ISIS, cotadores de cabeças e mostrarem para o mundo inteiro, inclusive no serviço que ele presta.Outra coisa, a quantidade de brasileiros com o famoso complexo de vira latas defendendo o cara.

    • Jonas Schlesinger Postado em 18/Dec/2015 às 12:52

      Ta certo. volta pra tua caverna

      • Antonio Palhares Postado em 19/Dec/2015 às 09:48

        Jonas, pode até ser. Porém na caverna onde vivem tipos como voce eu não compartlharia. Não retiro uma palavra do que disse.

    • BRUNNO MARX Postado em 19/Dec/2015 às 15:37

      O que voces precisam entender esse tipo de ação abre precedente pra qualquer delegadinho burgues querendo aparecer na midia pedir o bloqueio de tudo.... ESSE TIPO DE AÇÃO TEM QUE FICAR COM STF......Tirar da mão do ministerio publico que não é publico é Partidario ao PSDB-45 E AO PP - E BURGUESIA EM GERAL....QUANDO : O PROMOTOR ROGERIO ZAGALLO DISSE: Que a tropa de choque podia metralhar todos manifestante que ele arquivaria todos os processos....isso mostra o lado "DEMOCRATICO" dessa raça...Quando eles querem esquentar papeis forjas documentos eles não medem esforços "uma pergunta aos espertalhões voces sabem como forja uma escuta telefonica" eles pegam tudo que voce falou o ano inteiro montam frase completa e te arrebentam...voces não sabem de nada o que é essa raça. é so ver as delações premiadas do officeboy da globo sergio moro TUDO FORJADAS EM CIMA DE AMEAÇAS E PAPEIS ESQUENTADOS.

  7. BRUNNO MARX Postado em 19/Dec/2015 às 15:15

    Parabens ao desembargador que determinou o desbloqueio: sabe que foi o 1º canalha a dar a noticia do bloqueio whatsApp com ar de poderoso O PORCO DO DATENA com informações privilegiadas de um delegado que treinou jiu jitsu com o filho dele ditador porco: Policia assassina com apoio dos programas sensacionalista (DATENA) querendo atingir o STF porque foi o mesmo que autorizou a soltura do suposto → ladrão,traficante,queria mostrar seu poder (ficou só no queria)... Tem que parar de delegar poder para irresponsável que estão loucos para aparecer na midia programas sensacionalista. Tem que deixar para o STF resolver se deve pedir o bloqueio de redes sociais ou não... Esse MP que não é publico é partidario ao PSDB E AO PP vem fazendo cada pataquada ta na hora de tirar o poder desse ministerio publico e colocar ele no seu devido lugar.