Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2018 23/Dec/2015 às 12:19
35
Comentários

Rejeição à Dilma recua, diz nova pesquisa Datafolha

Datafolha: percentual de aprovação ao governo Dilma sobe em primeira pesquisa realizada após as últimas manifestações e depois da abertura do processo de impeachment. Instituto também fez projeções para as eleições de 2018: Aécio lidera, seguido por Lula e Marina

Dilma pesquisa Datafolha
Dilma tem melhor avaliação desde Junho, diz Datafolha

A mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 16 e 17 (quarta e quinta-feira), mostra que a imagem da presidente Dilma Rousseff tem uma pequena melhora. Por outro lado, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado pela petista nas eleições de 2014, lidera intenções de voto para a corrida presidencial em um cenário em que o ex-presidente Lula e a ex-ministra Marina Silva ficam em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Segundo o Datafolha, Dilma agora tem percentual de desaprovação de 65%, recuando nas duas mais recentes pesquisas – o recuo fez Dilma igualar o índice de junho, terceiro patamar desfavorável desde a posse para o primeiro mandato, em janeiro de 2011. Na fase mais aguda da crise, em agosto, a rejeição à gestão da presidente chegou a 71%.

Já a taxa de aprovação do governo tem tendência de alta. Depois de chegar a 8% em agosto, o mais baixo percentual de sua trajetória na Presidência, Dilma teve sua gestão classificada como boa ou ótima por 10% dos entrevistados no fim de novembro. E, agora, repete-se a oscilação favorável à petista e esse percentual de aprovação chega a 12%.

Aécio, Lula e Marina

A três anos da sucessão presidencial, segundo o Datafolha, Aécio lidera as intenções de voto nos dois cenários apresentados ao eleitor. Sem o senador tucano no páreo, Marina Silva figura na frente de Lula na preferência do eleitorado, mas em situação de empate técnico.

No cenário em que o PMDB lança o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente nacional do PSDB atinge 26% da preferência do eleitorado. Nesse contexto, Lula e Marina brigam pela segunda posição, com 20% e 19%, respectivamente.

Na simulação em que o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, quem lidera é Marina Silva, com 24% das intenções de voto. Nesse cenário, Lula obteve 21% das escolhas. Alckmin figura na terceira colocação, com 14%.

A margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 2.810 pessoas em 172 municípios.

Congresso em Foco e Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Maria Ronilda de Oliveira Postado em 23/Dec/2015 às 13:31

    kkkkk aéreo e maurina ganhando de Lula? kkkkkkkkkk

    • Rogerio Postado em 23/Dec/2015 às 15:15

      Té parece!!!

  2. Claudio Postado em 23/Dec/2015 às 13:54

    Correção: Aécio é do PSDB-MG

    • Brasil Postado em 23/Dec/2015 às 23:17

      Não aposte no cara que ele jamais chegara lá.

  3. Thiago Teixeira Postado em 23/Dec/2015 às 14:08

    Que eleição de 2018 ... estamos no primeiro ano de mandato da presidenta. Isso é golpismo, uma dissimulação e desrespeito ao atual governo, tipo assim "Ah, já foi, já deu tudo errado, vamos paralisar o Brasil até 2018". Ridículo, gente mesquinha que não sabe perder.

  4. poliana Postado em 23/Dec/2015 às 14:44

    "Aécio lidera"...tá, parei aí. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 23/Dec/2015 às 15:44

    Pesquisa de intenções de voto a 3 anos da eleição, e o mandato atual não fechou 1 ano ainda. É tudo ridículo, é tudo uma piada. E mesmo com ABSOLUTAMENTE TUDO a favor, tudo que o playboy consegue é 6 patéticos pontos em cima de Papai Lulão. Me chama mais atenção dessa pesquisa é Ciro Gomes deixando o Bozonaro comendo poeira...

  6. Felipe Postado em 23/Dec/2015 às 16:47

    Não é surpresa, o PT indo ladeira abaixo com toda a lama de corrupção e as pessoas duvidando da pesquisa....o governo Dilma em frangalhos, inflação altíssima, desemprego aumentando, dólar a 4 reais, e o país decrescendo quase 4% isso porque o próprio PT criticou FHC pelo baixo crescimento do país quando estamos na crise dos anos 90 imagina se fosse hoje, e o povo desacreditando das pesquisas como se os eleitores fossem burros de não notar que o país ta indo pro buraco, minha decepção é Aécio na frente da Marina e do Ciro, espero que estes dois sejam protagonistas na próxima eleição, me parecem muito diferente da atual safra de políticos safados e corruptos que estão governando o país.

    • poliana Postado em 23/Dec/2015 às 21:32

      pt indo ladeira abaixo,mas com a manifestação contra o impeachment tendo muito maior adesão do q akela favorável a ele. eu até acreditaria numa pesquisa q dissesse q marina ou ciro estariam na frente, por se mostrarem uma renovação à polarização pt x psdb (o q eu realmente torço para q aconteça). mas vc acreditar q o psdb realmente ganharia do pt nas próximas eleições presidenciais, é realmente uma piada.

      • Felipe Postado em 23/Dec/2015 às 22:59

        Se VC colocar seu coração petista na frente certamente não ganha mesmo, mas o povo não é burro e ta vendo o desastre de governo do PT essa eleição foi apertadíssima, Dilma ganhou por muito pouco e VC sabe disso, para a próxima eleição veremos o que acontece, não cante vitória antes de 3 anos.

      • poliana Postado em 23/Dec/2015 às 23:10

        mas eu não canto vitória antes do tempo...quem faz isso é o tucanato. e outra, só na sua kbça de m* q meu coração é petista. ele é tão petista q em 2018 provavelmente votarei no ciro gomes. só n farei isso se ele defender as privatizações e se aliar ao psdb, coisa q tenho certeza q ele n fará. n viaja, querido!

      • Felipe Postado em 24/Dec/2015 às 01:17

        Não vi nenhum tucano dizer que já ganhou as eleições, mas tem muita gente dizendo que o Lula ganhou, enfim.... Vejo muito que seu coração não é petista...kkkk agora o Ciro pode ser uma ótima opção se não se aliar com ninguém Marina não se aliou ao PSDB ele fez seu papel de oposição ao atual governo não teria lógica nenhuma apoiar o atual governo, vc mesma diz fazer isso ao nunca votar no PSDB, espero q estes dois façam uma campanha limpa e que a população abra a mente para a mudança que esse país precisa.

      • poliana Postado em 24/Dec/2015 às 13:37

        acho q sua memória é bastante curta, ou mesmo seletiva. ainda nas últimas eleições, o aécio e seus amigos estavam comemorando vitória antes do tempo, pq as urnas começaram a ser apuradas do sul e ele começou na frente...esse fato foi amplamente divulgado, com fotos e tudo. mico memorável! hahahaha...e lembre-se q n se faz política sem aliados, meu filho. é óbvio q marina e ciro vão se aliar. a própria marina na corrida presidencial se aliou com deus e o diabo, mas mais uma vez, sua memória é muito seletiva pra lembrar disso. a mulher se aliou como coronéis, banqueiros, grandes figurões da direita, e vc ainda tem a cara de pau de dizer q ela n se aliou a NINGUÉM! hahahaha...o ciro gomes irá se aliar sim, só acredito piamente q n seja ao psdb, por razões óbvias! torço muito pra q ele seja uma alternativa à polarização pt x psdb. agora num eventual 2º turno entre pt e psdb, vc acha q vou votar em quem? se por isso vc acha q meu coração é petista, continue assim.

      • Felipe Postado em 24/Dec/2015 às 19:05

        Ta bom Poliana Marina e seus aliados do "mau" e o PT com o PMDB quanta demagogia...kkkk

      • poliana Postado em 24/Dec/2015 às 20:46

        agora eu tô defendendo o pmdb e o pt? dizendo q eles são bonzinhos? filho, vc só pode estar doido!!! apenas lhe disse q política n se faz sem alianças, e marina, como todo político, fez as suas tb...agora vc me dizer q se aliar a banqueiros, coronéis e cia, como ela fez, a torna diferente dos demais, realmente, eu n sei quem está sendo demagogo aki.

    • eu daqui Postado em 24/Dec/2015 às 10:11

      O que eu sei é que petralha e tucanalha nunca mais!!!!!!!!!

  7. sidney Postado em 23/Dec/2015 às 20:08

    Mas essa datafolha sempre puxou pro PSDB e sempre perdeu... espero que continue assim, assim é certo a vitória de Lula e Marina sobre o "xeracoca"..

    • eu daqui Postado em 24/Dec/2015 às 09:29

      Mas Marina apoiou a tucanalha no segundo turno...........nunca mais vê meu voto.

      • Felipe Postado em 24/Dec/2015 às 11:43

        Queria que ela apoiasse quem, a Dilma? Ela se colocou no lugar de oposição não do atual modelo de governo. Se ela ficase neutra seria criticada, se apoiasse Dilma TB, se apoasse Aécio TB, difícil agradar todo mundo ne.

      • poliana Postado em 24/Dec/2015 às 14:29

        não, felipe. ela deveria ter ficado neutra. marina silva se deu um tiro no pé, ainda durante o 1º turno, qdo se aliou ao psdb e adotou o programa de governo deste partido. só um cego n percebe q marina n é nenhuma alternativa à polarização existente, mas apenas uma segunda via do psdb!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 24/Dec/2015 às 14:07

      """""""assim é certo a vitória de Lula e Marina sobre o "xeracoca".."""""""""" .......mas Marina e "xeracoca" são a mesma coisa. Não existe "vitória de Marina sobre o xeracoca", porque eles representam os mesmíssimos interesses, são apoiados pelas mesmíssimas pessoas e tem as mesmíssimas intenções. Jamais acredite que Marina é "a terceira via", que Marina" não é direita nem esquerda, é diferente de tudo que está aí, é um novo jeito de fazer política". Uma candidata que carrega BANQUEIRO A TIRACOLO e declarou apoio abertamente a Aécio no segundo turno....pelo amor de deus....Marina é a SEGUNDA VIA DO PSDB. É a via "palatável" do PSDB. Aquela que é PSDB mas que não parece, então todo mundo engole de boa. Marina é a maior FARSA da política brasileira.

      • poliana Postado em 24/Dec/2015 às 14:32

        eduardo, n contente em seu a 2º via do psdb, ainda vem com um plus: uma fundamentalista religiosa! e ainda prega a independência do banco central! me dá calafrios só de pensar nessa mulher na presidência da república.

      • Felipe Postado em 24/Dec/2015 às 19:08

        Marina é sim uma terceira via e se ela é aliada dos banqueiros nem sei o que dizer do PT onde em seu governo estes tiveram ganhos estratosféricos, como eu disse a única canditado que naoxesta envolvida nessa lama, se ela é religiosa e VC não gosta azar o seu ela será minha candidata e VC pode ficar xom o PT de sempre das propagandas enganosas das falsas promessas da bela política econômica eu fico com a Marina pelo menos até agora não vi nada que fizesse perder meu voto.

      • poliana Postado em 24/Dec/2015 às 20:50

        "marina é sim terceira via". putz...pior cego é aquele que n quer ver!!!!adotar o mesmo programa de governo do psdb, sem mudar uma linha sequer, é ser 3º via?? aonde????? o pt se aliou a banqueiros e deu no q deu. então o fato de ela tb se aliar a banqueiros n significa nada pra vc? nenhuma crítica a isso? e ser religiosa é uma coisa, ser FUNDAMENTALISTA RELIGIOSA, é outra completamente diferente. vc acha razoável q um político venha a público dizer q antes de tomar qq decisão política, ele ler a bíblia antes?! vc acha isso certo num estado LAICO!?se vc acha q alguém receber publicamente apoio de figuras como marco feliciano e malafaia é algo normal, realmente, eu n sei o q lhe dizer felipe. apenas abra o olho! só isso!

      • Felipe Postado em 25/Dec/2015 às 00:17

        Eu apoio a Marina sim, não sei de onde tirou essa história de fundamentalista sinceramente Marina é muto correta ecate o momento não tenho nada contra ela, se VC soubesse o que significa a bíblia saberia que ela é um livro de ensinamentos e sim ela nos ajuda e muito a tomar decisões que envolvem ou não o lado espiritual se VC observar até uma pessoa só se casa na igreja depois de se casar no cartório, Jesus mesmo nos ensina que devemos respeitar as leis, não julgue a bíblia apenas como um livro que fala de Deus ele é muito mais do que isso, sobre os banqueiros me mostre a Marina envolvida em corrupção com banqueiros e depois te darei razão o PT se envolveu se envolve e vai se envolver com gente corrupta mas a sua preocupação é com a Marina que é ou será candidata e que até hoje nada se levantou contra ela gente ruim apoiando partido VC vê todos os dias é só pegar a turma do PT do PSDB qual o problema da Marina receber apoio? A grande verdade é que seu problema é o enorme preconceito que VC tem com os cristãos.

      • poliana Postado em 25/Dec/2015 às 13:48

        preconceito contra cristão??? cara, vc se superou! qta ignorância de sua parte!!! eu respeito a bíblia sim, mas vc sabe o q significa um estado LAICO?! ou é dakele analfabetos q acha q estado laico é sinônimo de estado ateu??? querido, num estado laico, política e religião andam em lados diametralmente OPOSTOS!!!! é inconcebível q um político abra a boca pra dizer q antes de tomar qq decisão política, antes ele lê a bíblia! por acaso vivemos em uma teocracia??? vc conhece a realidade de países teocráticos? pelo visto não né? se conhecesse n estaria aki falando tamanha merda!!!!!!! mas ok, sou eu qn respeito os CRISTÃOS! qta estupidez de sua parte!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Dec/2015 às 17:45

        De boa, tudo que não precisamos a essa altura é de uma fundamentalista religiosa tomando a frente do país. É inaceitável esse papo de "consultar a Biblia", absolutamente inaceitável, inadmissível e indefensável. Essa característica fundamentalista é mortal, elimina Marina de cara entre minhas opções de voto, ela torna-se alguém em quem eu jamais votaria por conta dessa característica. "Consultar a Biblia" fere de morte a laicidade do estado. Fora isso, eu realmente fico de cara com quem compra esse discurso de "terceira via". Se Marina consegue vender a imagem de "terceira via", sendo ela uma óbvia "segunda via tucana", significa que qualquer um consegue vender qualquer coisa. Significa que qualquer balela pode ser transmitida como verdade, por mais que esteja evidente que seja balela, porque vai ter gente pra acreditar, pra defender e pra se orgulhar. Infelizmente essa FARSA tem força e deve disputar os holofotes em 2018 sim.

      • Trajano Postado em 25/Dec/2015 às 19:33

        Eduardo, Felipe e Poliana, achei os comentários de vocês interessantíssimos. Tenho grande admiração pela Marina Silva. A história de vida dela, de luta, de dificuldades, de resiliência, de respeito, de dignidade, de honra, de autoafirmação cultural, enfim, marca uma trajetória pessoal poderosa. Dos vários aspectos que ela representa, ser presidenta poderia carregar múltiplos significados positivos para o país. Nas eleições de 2010, por exemplo, ela foi a minha primeira opção, mesmo contrariado por naquela ocasião ela assumir a sigla do PV, partido que detesto. Já no pleito de 2014, mantive a ideia de Marina como primeira escolha até a sua aproximação com aquele pastor tragicômico. Não que eu tenha ficado decepcionado, minha opinião sobre ela permanece, mas se ela recua em temas mais polêmicos ao menor sinal de perda de votos, oras, politicamente, qual o diferencial que Marina Silva esperava angariar como candidata? E o seu discurso de “integração política” como se fosse uma coisa nova, mas parecia aquela musiquinha “esta é uma mistura de Brasil com Egito, tem que ter charme pra dançar bonito” de banda de axé. Muito genérico, pouquíssimo pragmático, nada sustentável e deixa explícito que, sim, estará em obediência a determinados interesses que, enfim, não tem nada de novo. Marina Silva atualmente virou segunda opção pra mim. Sobre o lance da bíblia, a culpa também é dela: quando Marina se deixou tragar pelo debate religioso justamente em ano eleitoral, ela criou um rombo de dúvidas no eleitorado e assim virou alvo fácil dos seus adversários políticos. É isso: tenho convicção da minha admiração pessoal pela trajetória de vida de Marina Silva, mas, infelizmente, não posso dizer o mesmo de suas propostas políticas para o cargo do executivo federal. Também não me parece que ela conseguiria segurar a marimba como a Dilma está fazendo, aliás, poucas pessoas conseguiriam aguentar. Em tempo: é claro que ela não poderia apoiar o PT no segundo turno. O próprio Lula foi muito cruel com ela, injusto, ofensivo, e isso a atingiu intimamente. Mas, novamente, isso não justifica o apoio público ao Aécio. Apoiar Aécio é como dar um tiro no próprio pé, e o pé dela já tá muito esburacado por causa dos seus constantes tiroteios contra si mesma.

      • Felipe Postado em 25/Dec/2015 às 23:35

        Ótimo comentário Trajano, ela ainda é minha primeira opção agora fiquei muito curioso com o contexto que ela disse consultar a biia para ser taxada de fundamentalista religiosa se puderem já que Poliana e Eduardo afirmam com tanto certeza coloquem a fonte aí pois eu sincerente não vi, quem sabe não mudo de ideia no mais Feliz Natal a todos ou pelo menos fim de natal rs

      • Antonio Palhares Postado em 31/Dec/2015 às 16:50

        Vamos esquecer da Marina . Nem por uma fatalidade destas que descem do além. Ela no lugar da Dilma, não teria aguentado dez por cento do que a Dilma aguentou. Não tem preparo nem envergadura para o cargo e foi atraida pelo discurso, e faz o jogo dos canalhas. não esquecer isto.

  8. C.Paoliello Postado em 24/Dec/2015 às 18:37

    Nassif revela quem é o procurador militante (mais um!) do TCU: http://jornalggn.com.br/noticia/o-procurador-militante-do-tcu

  9. Thiago Teixeira Postado em 28/Dec/2015 às 08:34

    Chora coxinha. Chora Pereira. Chora Xonga.

  10. sidney Postado em 29/Dec/2015 às 16:30

    Quero esclarecer quando digo marina em segundo lugar. É certo que ela se lança como candidata e ainda vai ganhar do "xeracoca". Sei que ela não é alternativa alguma , mas politica no Brasil é assim, seis e meia dúzia disputam entre si. O PT é que ainda é alternativa e lhes direi o que vai acontecer. A oportunidade do PT se livrar das alianças malditas veio agora com a limpeza dos corruptos, inclusive do próprio partido. Uma vez conseguindo isso pode andar com as próprias pernas e fazer o governo mais "ideológico e esquerdista". Claro que o capitalismo vai chiar, mas, a esquerda-ideológica a que me refiro é essencialmente o populismo do discurso e um pouco de distribuição de renda para o povo. O resto é neoliberalismo e ponto. Mas haverá um pouco mais de oportunidades para o povo... Os coxinhas morrerão de inveja...

  11. Antonio Palhares Postado em 31/Dec/2015 às 16:41

    Muita agua ainda vai passar debaixo desta ponte até 2018. Qualquer coisa que falarem e criarem agora será mera especulação do PIG. Vamos esperar a queda do Cunha, a consolidação da posição da Dilma que não vai cair, e a melhoria de indicadores economicos. Não esqueçam que batata do Aecím ja começa a queimar...

  12. Maurício de Souza Matos Postado em 06/Jan/2016 às 19:49

    Apesar do bombardeio da imprensa, da perseguição da Polícia Federal e do Juiz Sérgio Moro, o homem ainda tem 20% da preferência dos eleitores. O Aécio com todo o apoio da imprensa, da Polícia Federal, das manifestações e tudo mais, só tem 6% de frente. Já pensaram daqui a três anos? Em 2018 LULA, PIXULECO NELES.