Redação Pragmatismo
Compartilhar
PT 04/Dec/2015 às 18:29
10
Comentários

PT abre rito para expulsar Delcídio do Amaral

PT decide afastar Delcídio Amaral e abrir processo no Conselho de Ética do partido. Senador foi preso na Operação Lava Jato por suspeita de tentar atrapalhar as investigações do esquema de corrupção na Petrobras

Delcídio Amaral expulso PT
Senador Delcídio Amaral deverá ser expulso do PT

Reunido nesta sexta-feira (4) em São Paulo, o comando do PT decidiu afastar o senador Delcídio do Amaral (MS) e, na sequência, abrir um processo no conselho de ética do partido.

Ele vai ser suspenso por 60 dias. O caso será submetido ao diretório nacional da sigla.

Os petistas estavam divididos sobre o rito ideal para a expulsão do senador. Uma corrente do PT defendia sua expulsão sumária, enquanto outra ala recomendava que fosse estabelecido um cronograma, com o afastamento seguindo de julgamento na comissão –e que acabou vencedora.

Rui Falcão, presidente nacional da sigla, era um dos defensores da expulsão sumária. O partido também redige uma nota para conclamação de seus militantes para defesa do governo federal.

O presidente da Executiva Regional do PT em Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Biffi, protestou contra a ideia de expulsão sumária do senador. Biffi afirmou que Delcídio, de quem é amigo, tem direito de defesa, “como qualquer cidadão”.

“Só me manifestei contra a expulsão sem que ele tenha direito de se defender”, contou Biffi, à saída da reunião. Ele afirmou que o senador está preocupado com a família.

Delcídio foi preso na Operação Lava Jato por suspeita de tentar atrapalhar as investigações do esquema de corrupção na Petrobras. Em gravação feita por Bernardo, filho do ex-diretor da estatal Nestor Cerveró, Delcídio e o advogado Edson Ribeiro –que também foi preso (27)– discutiram uma forma de retirar Cerveró da prisão por meio de influência política no Supremo Tribunal Federal e, depois, retirá-lo do país pelo Paraguai.

Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 04/Dec/2015 às 21:51

    isso é o q dá aceitar cria de psdb no partido! agora aguente as consequências!!!!

    • poliana Postado em 05/Dec/2015 às 18:59

      vc me viu defendo-os aki??? onde? mostraí!!!

    • sidney Postado em 05/Dec/2015 às 22:13

      Naro Coxinha Solbo, tenha sua resposta... E aí? Também estão presos coxinha idiota. Mas se fosse o PSDBosta investigando tudo era engavetado como foi o governinho de FHC. Mas vc só tem 16 anos e não pode lembrar né?

    • poliana Postado em 07/Dec/2015 às 20:07

      naro, mais uma vez: DEIXE DE SER MAU CARÁTER! vc pegou uma citação minha e a tirou do contexto real! eu disse q morreria votando no pt, caso a eterna polarização pt x psdb continuasse! n seja tendencioso e desonesto!!! embora vindo de vc, n me espanta mais...depois vc tem a cara de pau de pedir pros outros lhe respeitarem.

  2. Thiago Teixeira Postado em 04/Dec/2015 às 22:47

    Nunca vi postura tão covarde como essa do presidente do PT, entregar de bandeja o líder do governo no senado para ser trucidado pelos golpistas (independente se o cara era tucano, de direita ou que tenha culpa no cartório). Eu é que não queria se filiar a um partido desses, por isso a cada dia vou me aproximando do PCO.

    • João Paulo F. de Assis Postado em 05/Dec/2015 às 11:38

      Prezado Thiago Teixeira É uma situação difícil. O PT já foi acusado pela mídia e pela oposição de proteger José Dirceu e José Genoino. Lembro-me que quando o DEM expulsou o Demóstenes Torres das suas fileiras, eles se vangloriaram de não agir igual ao PT, que protegeu Dirceu e Genoíno, enquanto o DEM expulsou o Demóstenes Torres. Se ele aliviasse para o Delcídio ele ouviria as mesmas acusações. E depois, o Delcídio sabia muito bem o que estava fazendo.

    • Peterson Postado em 05/Dec/2015 às 14:45

      "Não importa se era corrupto e ainda tentava fuder as instituições para ganho pessoal. Tem que proteger ele mesmo assim!" Que eu saiba, o resto do PT não é composto de mamães e papais do Delcídio. São (ou deveriam ser) agentes públicos responsivos a (e responsáveis perante) o povo. Se essa for a postura oficial do PCO, acho é muito bom que o partido seja praticamente insignificante na política brasileira.

  3. Filipe Postado em 05/Dec/2015 às 02:33

    Olha a ironia: Lembram do andre vargas? Foi "denunciado" (em aspas pq não é crime) de emprestar o avião de alberto youssef. Claro, suspeito e no mínimo antiético. Resultado? Expulso do pt e preso. Pega Aécio....Lua de mel paga por andré esteves. Ta preso? Foi expulso do psdb? Deu escândalo na midia??

  4. Thiago Teixeira Postado em 05/Dec/2015 às 09:22

    Enquanto isso os heróis dos coxinhas continuam tucanos e impunes.

    • Luciana Coelho Postado em 07/Dec/2015 às 14:12

      ... e perdendo eleições presidenciais desde o século passado...